A leitura bíblica de hoje encontra-se em Josué 19-21 e Salmos 58.
Josué
19.1 E saiu a segunda sorte a Simeão, à tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias, e foi a sua herança no meio da herança dos filhos de Judá.
19.2 E tiveram na sua herança: Berseba, e Seba, e Molada,
19.3 e Hazar-Sual, e Balá, e Ezém,
19.4 e Eltolade, e Betul, e Horma,
19.5 e Ziclague, e Bete-Marcabote, e Hazar-Susa,
19.6 e Bete-Lebaote, e Saruém: treze cidades e as suas aldeias.
19.7 Aim, e Rimom, e Eter, e Asã: quatro cidades e as suas aldeias.
19.8 E todas as aldeias que havia em redor destas cidades, até Baalate-Ber, que é Ramá do Sul; esta era a herança da tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias.
19.9 A herança dos filhos de Simeão estava entre o quinhão dos de Judá, porquanto a herança dos filhos de Judá era demasiadamente grande para eles; pelo que os filhos de Simeão tiveram a sua herança no meio deles.
19.10 E saiu a terceira sorte aos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias, e foi o termo da sua herança até Saride.
19.11 E subia o seu termo pelo ocidente a Marala, e chegava até Dabesete, e chegava também até ao ribeiro que está defronte de Jocneão.
19.12 E, de Saride, voltava para o oriente, para o nascente do sol, até ao termo de Quislote-Tabor, e saía a Daberate, e ia subindo a Jafia;
19.13 e, dali, passava pelo oriente, para o nascente, a Gate-Hefer, em Ete-Cazim, e saía a Rimom-Metoar, que é Neá;
19.14 e tornava este termo para o norte a Hanatom, e as suas saídas eram o vale de Ifta-El;
19.15 e Catate, e Naalal, e Sinrom, e Idala, e Belém: doze cidades e as suas aldeias.
19.16 Esta era a herança dos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
19.17 A quarta sorte saiu a Issacar, aos filhos de Issacar, segundo as suas famílias.
19.18 E foi o seu termo Jezreel, e Quesulote, e Suném,
19.19 e Hafaraim, e Siom, e Anacarate,
19.20 e Rabite, e Quisião, e Ebes,
19.21 e Remete, e En-Ganim, e En-Hada, e Bete-Pasês.
19.22 E chegava este termo até Tabor, e Saazima, e Bete-Semes; e as saídas do seu termo estavam no Jordão: dezesseis cidades e as suas aldeias.
19.23 Esta era a herança da tribo dos filhos de Issacar, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
19.24 E saiu a quinta sorte à tribo dos filhos de Aser, segundo as suas famílias.
19.25 E foi o seu termo Helcate, e Hali, e Béten, e Acsafe,
19.26 e Alameleque, e Amade, e Misal; e chegava ao Carmelo para o ocidente, e a Sior-Libnate;
19.27 e voltava do nascente do sol a Bete-Dagom, e chegava a Zebulom e ao vale de Ifta-El, ao norte de Bete-Emeque e de Neiel, e vinha sair a Cabul pela esquerda,
19.28 e Ebrom, e Reobe, e Hamom, e Caná, até à grande Sidom.
19.29 E voltava este termo a Ramá e até à forte cidade de Tiro; então, tornava este termo a Hosa, e as suas saídas estavam para o mar, desde o quinhão da terra até Aczibe;
19.30 e Umá, e Afeca, e Reobe: vinte e duas cidades e as suas aldeias.
19.31 Esta era a herança da tribo dos filhos de Aser, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
19.32 E saiu a sexta sorte aos filhos de Naftali, para os filhos de Naftali segundo as suas famílias.
19.33 E foi o seu termo desde Helefe e desde Alom em Zaananim, e Adami-Nequebe, e Jabneel, até Lacum, e estavam as suas saídas no Jordão.
19.34 E voltava este termo pelo ocidente a Aznote-Tabor, e dali passava a Hucoque, e chegava a Zebulom para o sul, e chegava a Aser para o ocidente, e a Judá pelo Jordão, para o nascente do sol.
19.35 E eram as cidades-fortes: Zidim, e Zer, e Hamate, e Racate, e Quinerete,
19.36 e Adamá, e Ramá, e Hazor,
19.37 e Quedes, e Edrei, e En-Hazor,
19.38 e Irom, e Migdal-El, e Horém, e Bete-Anate, e Bete-Semes: dezenove cidades e as suas aldeias.
19.39 Esta era a herança da tribo dos filhos de Naftali, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
19.40 A sétima sorte saiu à tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias.
19.41 E foi o termo da sua herança Zorá, e Estaol, e Ir-Semes,
19.42 e Saalabim, e Aijalom, e Itla,
19.43 e Elom, e Timna, e Ecrom,
19.44 e Elteque, e Gibetom, e Baalate,
19.45 e Jeúde, e Benê-Beraque, e Gate-Rimom,
19.46 e Me-Jarcom, e Racom com o termo defronte de Jafo.
19.47 Saiu, porém, pequeno o termo aos filhos de Dã; pelo que subiram os filhos de Dã, e pelejaram contra Lesém, e a tomaram, e a feriram a fio de espada, e a possuíram, e habitaram nela; e a Lesém chamaram Dã, conforme o nome de Dã, seu pai.
19.48 Esta era a herança da tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
19.49 Acabando, pois, de repartir a terra em herança segundo os seus termos, deram os filhos de Israel a Josué, filho de Num, herança no meio deles.
19.50 Segundo o dito do SENHOR, lhe deram a cidade que pediu, Timnate-Sera, na montanha de Efraim; e reedificou aquela cidade e habitou nela.
19.51 Estas eram as heranças que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças dos pais das famílias por sorte em herança repartiram pelas tribos dos filhos de Israel em Siló, perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação. E, assim, acabaram de repartir a terra.
20.1 Falou mais o SENHOR a Josué, dizendo:
20.2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Apartai para vós as cidades de refúgio, de que vos falei pelo ministério de Moisés;
20.3 para que fuja para ali o homicida que matar alguma pessoa por erro e não com intento; para que vos sejam refúgio do vingador do sangue.
20.4 E, fugindo para alguma daquelas cidades, pôr-se-á à porta da cidade e proporá as suas palavras perante os ouvidos dos anciãos da tal cidade; então, tomarão consigo na cidade e lhe darão lugar, para que habite com eles.
20.5 E, se o vingador do sangue o seguir, não entregarão na sua mão o homicida; porquanto não feriu a seu próximo com intento e o não aborrecia dantes.
20.6 E habitará na mesma cidade, até que se ponha a juízo perante a congregação, até que morra o sumo sacerdote que houver naqueles dias; então, o homicida voltará e virá à sua cidade e à sua casa, à cidade de onde fugiu.
20.7 Então, apartaram Quedes, na Galiléia, na montanha de Naftali, e Siquém, na montanha de Efraim, e Quiriate-Arba (esta é Hebrom), na montanha de Judá.
20.8 E, dalém do Jordão, de Jericó para o oriente, apartaram Bezer, no deserto, na campina da tribo de Rúben, e Ramote, em Gileade, da tribo de Gade; e Golã, em Basã, da tribo de Manassés.
20.9 Estas são as cidades que foram designadas para todos os filhos de Israel e para o estrangeiro que andasse entre eles; para que se acolhesse a elas todo aquele que ferisse alguma pessoa por erro; para que não morresse às mãos do vingador do sangue, até se pôr diante da congregação.
21.1 Então, os cabeças dos pais dos levitas se achegaram a Eleazar, o sacerdote, e a Josué, filho de Num, e aos cabeças dos pais das tribos dos filhos de Israel;
21.2 e falaram-lhes em Siló, na terra de Canaã, dizendo: O SENHOR ordenou, pelo ministério de Moisés, que se nos dessem cidades para habitar e os seus arrabaldes para os nossos animais.
21.3 Pelo que os filhos de Israel deram aos levitas, da sua herança, conforme o dito do SENHOR, estas cidades e os seus arrabaldes.
21.4 E saiu a sorte pelas famílias dos coatitas; e aos filhos de Arão, o sacerdote, dentre os levitas, caíram por sorte, da tribo de Judá, e da tribo de Simeão, e da tribo de Benjamim, treze cidades.
21.5 E aos outros filhos de Coate caíram por sorte, das famílias da tribo de Efraim, e da tribo de Dã, e da meia tribo de Manassés, dez cidades.
21.6 E aos filhos de Gérson caíram por sorte, das famílias da tribo de Issacar, e da tribo de Aser, e da tribo de Naftali, e da meia tribo de Manassés, em Basã, treze cidades.
21.7 Aos filhos de Merari, segundo as suas famílias, da tribo de Rúben, e da tribo de Gade, e da tribo de Zebulom, doze cidades.
21.8 E deram os filhos de Israel aos levitas estas cidades e os seus arrabaldes por sorte, como o SENHOR ordenara pelo ministério de Moisés.
21.9 Deram mais, da tribo dos filhos de Judá e da tribo dos filhos de Simeão, estas cidades, que por nome foram nomeadas,
21.10 para que fossem dos filhos de Arão, das famílias dos coatitas, dos filhos de Levi; porquanto a primeira sorte foi sua.
21.11 Assim, lhes deram a cidade de Arba, do pai de Anaque (esta é Hebrom), no monte de Judá, e os seus arrabaldes em redor dela.
21.12 Porém o campo da cidade e as suas aldeias deram a Calebe, filho de Jefoné, por sua possessão.
21.13 Assim, aos filhos de Arão, o sacerdote, deram a cidade de refúgio do homicida, Hebrom, e os seus arrabaldes, e Libna e os seus arrabaldes;
21.14 e Jatir e os seus arrabaldes, e Estemoa e os seus arrabaldes;
21.15 e Holom e os seus arrabaldes, e Debir e os seus arrabaldes;
21.16 e Aim e os seus arrabaldes, e Jutá e os seus arrabaldes, e Bete-Semes e os seus arrabaldes: nove cidades destas duas tribos.
21.17 E da tribo de Benjamim, Gibeão e os seus arrabaldes, Geba e os seus arrabaldes;
21.18 e Anatote e os seus arrabaldes, e Almom e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.19 Todas as cidades dos sacerdotes, filhos de Arão, foram treze cidades e os seus arrabaldes.
21.20 E as famílias dos filhos de Coate, levitas, que ficaram dos filhos de Coate, tiveram as cidades da sua sorte da tribo de Efraim.
21.21 E deram-lhes Siquém, cidade de refúgio do homicida, e os seus arrabaldes, no monte de Efraim, e Gezer e os seus arrabaldes;
21.22 e Quibzaim e os seus arrabaldes, e Bete-Horom e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.23 E da tribo de Dã, Elteque e os seus arrabaldes, Gibetom e os seus arrabaldes;
21.24 e Aijalom e os seus arrabaldes, Gate-Rimom e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.25 E da meia tribo de Manassés, Taanaque e os seus arrabaldes, e Gate-Rimom e os seus arrabaldes: duas cidades.
21.26 Todas as cidades para as famílias dos demais filhos de Coate foram dez e os seus arrabaldes.
21.27 E aos filhos de Gérson, das famílias dos levitas, Golã, da meia tribo de Manassés, cidade de refúgio do homicida, em Basã, e os seus arrabaldes, e Beesterá e os seus arrabaldes: duas cidades.
21.28 E da tribo de Issacar, Quisião e os seus arrabaldes, Daberate e os seus arrabaldes;
21.29 e Jarmute e os seus arrabaldes, En-Ganim e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.30 E da tribo de Aser, Misal e os seus arrabaldes, Abdom e os seus arrabaldes;
21.31 e Helcate e os seus arrabaldes, Reobe e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.32 E da tribo de Naftali, Quedes, cidade de refúgio do homicida, na Galiléia, e os seus arrabaldes, e Hamote-Dor e os seus arrabaldes; e Cartã e os seus arrabaldes: três cidades.
21.33 Todas as cidades dos gersonitas, segundo as suas famílias, foram treze cidades e os seus arrabaldes.
21.34 E às famílias dos demais filhos de Merari, dos levitas, foram dadas, da tribo de Zebulom, Jocneão e os seus arrabaldes, Cartá e os seus arrabaldes;
21.35 e Dimna e os seus arrabaldes, Naalal e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.36 E da tribo de Rúben, Bezer e os seus arrabaldes, e Jaza e os seus arrabaldes;
21.37 e Quedemote e os seus arrabaldes, e Mefaate e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.38 E da tribo de Gade, Ramote, cidade de refúgio do homicida, em Gileade, e os seus arrabaldes, e Maanaim e os seus arrabaldes;
21.39 e Hesbom e os seus arrabaldes, Jazer e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.40 Todas estas cidades foram dos filhos de Merari, segundo as suas famílias, que ainda restavam das famílias dos levitas; e foi a sua sorte doze cidades.
21.41 Todas as cidades dos levitas, no meio da herança dos filhos de Israel, foram quarenta e oito cidades e os seus arrabaldes.
21.42 Estavam estas cidades cada qual com os seus arrabaldes em redor delas; assim estavam todas estas cidades.
21.43 Desta sorte, deu o SENHOR a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais; e a possuíram e habitaram nela.
21.44 E o SENHOR lhes deu repouso em redor, conforme tudo quanto jurara a seus pais; e nenhum de todos os seus inimigos ficou em pé diante deles; todos os seus inimigos o SENHOR deu na sua mão.
21.45 Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.
19.2 E tiveram na sua herança: Berseba, e Seba, e Molada,
19.3 e Hazar-Sual, e Balá, e Ezém,
19.4 e Eltolade, e Betul, e Horma,
19.5 e Ziclague, e Bete-Marcabote, e Hazar-Susa,
19.6 e Bete-Lebaote, e Saruém: treze cidades e as suas aldeias.
19.7 Aim, e Rimom, e Eter, e Asã: quatro cidades e as suas aldeias.
19.8 E todas as aldeias que havia em redor destas cidades, até Baalate-Ber, que é Ramá do Sul; esta era a herança da tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias.
19.9 A herança dos filhos de Simeão estava entre o quinhão dos de Judá, porquanto a herança dos filhos de Judá era demasiadamente grande para eles; pelo que os filhos de Simeão tiveram a sua herança no meio deles.
19.10 E saiu a terceira sorte aos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias, e foi o termo da sua herança até Saride.
19.11 E subia o seu termo pelo ocidente a Marala, e chegava até Dabesete, e chegava também até ao ribeiro que está defronte de Jocneão.
19.12 E, de Saride, voltava para o oriente, para o nascente do sol, até ao termo de Quislote-Tabor, e saía a Daberate, e ia subindo a Jafia;
19.13 e, dali, passava pelo oriente, para o nascente, a Gate-Hefer, em Ete-Cazim, e saía a Rimom-Metoar, que é Neá;
19.14 e tornava este termo para o norte a Hanatom, e as suas saídas eram o vale de Ifta-El;
19.15 e Catate, e Naalal, e Sinrom, e Idala, e Belém: doze cidades e as suas aldeias.
19.16 Esta era a herança dos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
19.17 A quarta sorte saiu a Issacar, aos filhos de Issacar, segundo as suas famílias.
19.18 E foi o seu termo Jezreel, e Quesulote, e Suném,
19.19 e Hafaraim, e Siom, e Anacarate,
19.20 e Rabite, e Quisião, e Ebes,
19.21 e Remete, e En-Ganim, e En-Hada, e Bete-Pasês.
19.22 E chegava este termo até Tabor, e Saazima, e Bete-Semes; e as saídas do seu termo estavam no Jordão: dezesseis cidades e as suas aldeias.
19.23 Esta era a herança da tribo dos filhos de Issacar, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
19.24 E saiu a quinta sorte à tribo dos filhos de Aser, segundo as suas famílias.
19.25 E foi o seu termo Helcate, e Hali, e Béten, e Acsafe,
19.26 e Alameleque, e Amade, e Misal; e chegava ao Carmelo para o ocidente, e a Sior-Libnate;
19.27 e voltava do nascente do sol a Bete-Dagom, e chegava a Zebulom e ao vale de Ifta-El, ao norte de Bete-Emeque e de Neiel, e vinha sair a Cabul pela esquerda,
19.28 e Ebrom, e Reobe, e Hamom, e Caná, até à grande Sidom.
19.29 E voltava este termo a Ramá e até à forte cidade de Tiro; então, tornava este termo a Hosa, e as suas saídas estavam para o mar, desde o quinhão da terra até Aczibe;
19.30 e Umá, e Afeca, e Reobe: vinte e duas cidades e as suas aldeias.
19.31 Esta era a herança da tribo dos filhos de Aser, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
19.32 E saiu a sexta sorte aos filhos de Naftali, para os filhos de Naftali segundo as suas famílias.
19.33 E foi o seu termo desde Helefe e desde Alom em Zaananim, e Adami-Nequebe, e Jabneel, até Lacum, e estavam as suas saídas no Jordão.
19.34 E voltava este termo pelo ocidente a Aznote-Tabor, e dali passava a Hucoque, e chegava a Zebulom para o sul, e chegava a Aser para o ocidente, e a Judá pelo Jordão, para o nascente do sol.
19.35 E eram as cidades-fortes: Zidim, e Zer, e Hamate, e Racate, e Quinerete,
19.36 e Adamá, e Ramá, e Hazor,
19.37 e Quedes, e Edrei, e En-Hazor,
19.38 e Irom, e Migdal-El, e Horém, e Bete-Anate, e Bete-Semes: dezenove cidades e as suas aldeias.
19.39 Esta era a herança da tribo dos filhos de Naftali, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
19.40 A sétima sorte saiu à tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias.
19.41 E foi o termo da sua herança Zorá, e Estaol, e Ir-Semes,
19.42 e Saalabim, e Aijalom, e Itla,
19.43 e Elom, e Timna, e Ecrom,
19.44 e Elteque, e Gibetom, e Baalate,
19.45 e Jeúde, e Benê-Beraque, e Gate-Rimom,
19.46 e Me-Jarcom, e Racom com o termo defronte de Jafo.
19.47 Saiu, porém, pequeno o termo aos filhos de Dã; pelo que subiram os filhos de Dã, e pelejaram contra Lesém, e a tomaram, e a feriram a fio de espada, e a possuíram, e habitaram nela; e a Lesém chamaram Dã, conforme o nome de Dã, seu pai.
19.48 Esta era a herança da tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.
19.49 Acabando, pois, de repartir a terra em herança segundo os seus termos, deram os filhos de Israel a Josué, filho de Num, herança no meio deles.
19.50 Segundo o dito do SENHOR, lhe deram a cidade que pediu, Timnate-Sera, na montanha de Efraim; e reedificou aquela cidade e habitou nela.
19.51 Estas eram as heranças que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças dos pais das famílias por sorte em herança repartiram pelas tribos dos filhos de Israel em Siló, perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação. E, assim, acabaram de repartir a terra.
20.1 Falou mais o SENHOR a Josué, dizendo:
20.2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Apartai para vós as cidades de refúgio, de que vos falei pelo ministério de Moisés;
20.3 para que fuja para ali o homicida que matar alguma pessoa por erro e não com intento; para que vos sejam refúgio do vingador do sangue.
20.4 E, fugindo para alguma daquelas cidades, pôr-se-á à porta da cidade e proporá as suas palavras perante os ouvidos dos anciãos da tal cidade; então, tomarão consigo na cidade e lhe darão lugar, para que habite com eles.
20.5 E, se o vingador do sangue o seguir, não entregarão na sua mão o homicida; porquanto não feriu a seu próximo com intento e o não aborrecia dantes.
20.6 E habitará na mesma cidade, até que se ponha a juízo perante a congregação, até que morra o sumo sacerdote que houver naqueles dias; então, o homicida voltará e virá à sua cidade e à sua casa, à cidade de onde fugiu.
20.7 Então, apartaram Quedes, na Galiléia, na montanha de Naftali, e Siquém, na montanha de Efraim, e Quiriate-Arba (esta é Hebrom), na montanha de Judá.
20.8 E, dalém do Jordão, de Jericó para o oriente, apartaram Bezer, no deserto, na campina da tribo de Rúben, e Ramote, em Gileade, da tribo de Gade; e Golã, em Basã, da tribo de Manassés.
20.9 Estas são as cidades que foram designadas para todos os filhos de Israel e para o estrangeiro que andasse entre eles; para que se acolhesse a elas todo aquele que ferisse alguma pessoa por erro; para que não morresse às mãos do vingador do sangue, até se pôr diante da congregação.
21.1 Então, os cabeças dos pais dos levitas se achegaram a Eleazar, o sacerdote, e a Josué, filho de Num, e aos cabeças dos pais das tribos dos filhos de Israel;
21.2 e falaram-lhes em Siló, na terra de Canaã, dizendo: O SENHOR ordenou, pelo ministério de Moisés, que se nos dessem cidades para habitar e os seus arrabaldes para os nossos animais.
21.3 Pelo que os filhos de Israel deram aos levitas, da sua herança, conforme o dito do SENHOR, estas cidades e os seus arrabaldes.
21.4 E saiu a sorte pelas famílias dos coatitas; e aos filhos de Arão, o sacerdote, dentre os levitas, caíram por sorte, da tribo de Judá, e da tribo de Simeão, e da tribo de Benjamim, treze cidades.
21.5 E aos outros filhos de Coate caíram por sorte, das famílias da tribo de Efraim, e da tribo de Dã, e da meia tribo de Manassés, dez cidades.
21.6 E aos filhos de Gérson caíram por sorte, das famílias da tribo de Issacar, e da tribo de Aser, e da tribo de Naftali, e da meia tribo de Manassés, em Basã, treze cidades.
21.7 Aos filhos de Merari, segundo as suas famílias, da tribo de Rúben, e da tribo de Gade, e da tribo de Zebulom, doze cidades.
21.8 E deram os filhos de Israel aos levitas estas cidades e os seus arrabaldes por sorte, como o SENHOR ordenara pelo ministério de Moisés.
21.9 Deram mais, da tribo dos filhos de Judá e da tribo dos filhos de Simeão, estas cidades, que por nome foram nomeadas,
21.10 para que fossem dos filhos de Arão, das famílias dos coatitas, dos filhos de Levi; porquanto a primeira sorte foi sua.
21.11 Assim, lhes deram a cidade de Arba, do pai de Anaque (esta é Hebrom), no monte de Judá, e os seus arrabaldes em redor dela.
21.12 Porém o campo da cidade e as suas aldeias deram a Calebe, filho de Jefoné, por sua possessão.
21.13 Assim, aos filhos de Arão, o sacerdote, deram a cidade de refúgio do homicida, Hebrom, e os seus arrabaldes, e Libna e os seus arrabaldes;
21.14 e Jatir e os seus arrabaldes, e Estemoa e os seus arrabaldes;
21.15 e Holom e os seus arrabaldes, e Debir e os seus arrabaldes;
21.16 e Aim e os seus arrabaldes, e Jutá e os seus arrabaldes, e Bete-Semes e os seus arrabaldes: nove cidades destas duas tribos.
21.17 E da tribo de Benjamim, Gibeão e os seus arrabaldes, Geba e os seus arrabaldes;
21.18 e Anatote e os seus arrabaldes, e Almom e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.19 Todas as cidades dos sacerdotes, filhos de Arão, foram treze cidades e os seus arrabaldes.
21.20 E as famílias dos filhos de Coate, levitas, que ficaram dos filhos de Coate, tiveram as cidades da sua sorte da tribo de Efraim.
21.21 E deram-lhes Siquém, cidade de refúgio do homicida, e os seus arrabaldes, no monte de Efraim, e Gezer e os seus arrabaldes;
21.22 e Quibzaim e os seus arrabaldes, e Bete-Horom e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.23 E da tribo de Dã, Elteque e os seus arrabaldes, Gibetom e os seus arrabaldes;
21.24 e Aijalom e os seus arrabaldes, Gate-Rimom e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.25 E da meia tribo de Manassés, Taanaque e os seus arrabaldes, e Gate-Rimom e os seus arrabaldes: duas cidades.
21.26 Todas as cidades para as famílias dos demais filhos de Coate foram dez e os seus arrabaldes.
21.27 E aos filhos de Gérson, das famílias dos levitas, Golã, da meia tribo de Manassés, cidade de refúgio do homicida, em Basã, e os seus arrabaldes, e Beesterá e os seus arrabaldes: duas cidades.
21.28 E da tribo de Issacar, Quisião e os seus arrabaldes, Daberate e os seus arrabaldes;
21.29 e Jarmute e os seus arrabaldes, En-Ganim e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.30 E da tribo de Aser, Misal e os seus arrabaldes, Abdom e os seus arrabaldes;
21.31 e Helcate e os seus arrabaldes, Reobe e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.32 E da tribo de Naftali, Quedes, cidade de refúgio do homicida, na Galiléia, e os seus arrabaldes, e Hamote-Dor e os seus arrabaldes; e Cartã e os seus arrabaldes: três cidades.
21.33 Todas as cidades dos gersonitas, segundo as suas famílias, foram treze cidades e os seus arrabaldes.
21.34 E às famílias dos demais filhos de Merari, dos levitas, foram dadas, da tribo de Zebulom, Jocneão e os seus arrabaldes, Cartá e os seus arrabaldes;
21.35 e Dimna e os seus arrabaldes, Naalal e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.36 E da tribo de Rúben, Bezer e os seus arrabaldes, e Jaza e os seus arrabaldes;
21.37 e Quedemote e os seus arrabaldes, e Mefaate e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.38 E da tribo de Gade, Ramote, cidade de refúgio do homicida, em Gileade, e os seus arrabaldes, e Maanaim e os seus arrabaldes;
21.39 e Hesbom e os seus arrabaldes, Jazer e os seus arrabaldes: quatro cidades.
21.40 Todas estas cidades foram dos filhos de Merari, segundo as suas famílias, que ainda restavam das famílias dos levitas; e foi a sua sorte doze cidades.
21.41 Todas as cidades dos levitas, no meio da herança dos filhos de Israel, foram quarenta e oito cidades e os seus arrabaldes.
21.42 Estavam estas cidades cada qual com os seus arrabaldes em redor delas; assim estavam todas estas cidades.
21.43 Desta sorte, deu o SENHOR a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais; e a possuíram e habitaram nela.
21.44 E o SENHOR lhes deu repouso em redor, conforme tudo quanto jurara a seus pais; e nenhum de todos os seus inimigos ficou em pé diante deles; todos os seus inimigos o SENHOR deu na sua mão.
21.45 Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.
Salmos
58.1 [Mictão de Davi para o cantor-mor, sobre Al-Tachete] Acaso falais vós deveras, ó congregação, a justiça? Julgais retamente, ó filhos dos homens?
58.2 Antes, no coração forjais iniqüidades; sobre a terra fazeis pesar a violência das vossas mãos.
58.3 Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.
58.4 Têm veneno semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda, que tem tapados os seus ouvidos
58.5 para não ouvir a voz dos encantadores, do encantador perito em encantamentos.
58.6 Ó Deus, quebra-lhes os dentes na boca; arranca, SENHOR, os queixais aos filhos dos leões.
58.7 Sumam-se como águas que se escoam; se armarem as suas flechas, fiquem estas feitas em pedaços.
58.8 Como a lesma que se derrete, assim se vão; como o aborto de uma mulher, nunca vejam o sol.
58.9 Antes que os espinhos cheguem a aquecer as vossas panelas, serão arrebatados, tanto os verdes como os que estão ardendo, como por um redemoinho.
58.10 O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio.
58.11 Então, dirá o homem: Deveras há uma recompensa para o justo; deveras há um Deus que julga na terra.
58.2 Antes, no coração forjais iniqüidades; sobre a terra fazeis pesar a violência das vossas mãos.
58.3 Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.
58.4 Têm veneno semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda, que tem tapados os seus ouvidos
58.5 para não ouvir a voz dos encantadores, do encantador perito em encantamentos.
58.6 Ó Deus, quebra-lhes os dentes na boca; arranca, SENHOR, os queixais aos filhos dos leões.
58.7 Sumam-se como águas que se escoam; se armarem as suas flechas, fiquem estas feitas em pedaços.
58.8 Como a lesma que se derrete, assim se vão; como o aborto de uma mulher, nunca vejam o sol.
58.9 Antes que os espinhos cheguem a aquecer as vossas panelas, serão arrebatados, tanto os verdes como os que estão ardendo, como por um redemoinho.
58.10 O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio.
58.11 Então, dirá o homem: Deveras há uma recompensa para o justo; deveras há um Deus que julga na terra.
Josué
19.1 A segunda distribuição de terras foi feita para as famílias da tribo de Simeão. A sua parte ficava no meio das terras da tribo de Judá.
19.2 Eram da tribo de Simeão as cidades de Berseba, Seba, Molada,
19.3 Hazar-Sual, Balá, Ezém,
19.4 Eltolade, Betul, Horma,
19.5 Ziclague, Bete-Marcabote, Hazar-Susa,
19.6 Bete-Lebaote e Saruém. Ao todo treze cidades, mais os povoados vizinhos.
19.7 Também eram dessa tribo Aim, Rimom, Eter e Asã. Ao todo quatro cidades com os seus povoados.
19.8 Pertenciam ainda à tribo de Simeão todos os povoados vizinhos dessas cidades até Baalate-Ber, isto é, Ramá do Sul. Estas foram as terras que as famílias da tribo de Simeão receberam como sua propriedade.
19.9 A parte da tribo de Simeão foi tirada das terras de Judá. As terras dadas a Judá eram grandes demais para essa tribo, de modo que a de Simeão recebeu parte delas.
19.10 A terceira distribuição de terras foi feita para as famílias da tribo de Zebulom. Elas receberam terras que iam até Saride.
19.11 A sua divisa subia na direção oeste até Marala, passava por Dabasete e chegava ao riacho que fica a leste de Jocneão.
19.12 Do outro lado de Saride, seguia para o leste até a divisa com Quislote-Tabor, passava por Daberate e, subindo, chegava até Jafia.
19.13 Continuava na direção leste até Gate-Hefer e Ete-Cazim, virando para o lado de Néia, pelo caminho de Rimom.
19.14 No Norte a divisa virava para o lado de Hanatom, terminando no vale de Iftael.
19.15 Das terras de Zebulom também faziam parte Catate, Naalal, Sinrom, Idala e Belém. Ao todo doze cidades, mais os seus povoados.
19.16 Essas cidades e povoados estavam nas terras que as famílias da tribo de Zebulom receberam como sua propriedade.
19.17 A quarta distribuição de terras foi feita para as famílias da tribo de Issacar.
19.18 As suas terras incluíam as cidades de Jezreel, Quesulote, Suném,
19.19 Hafaraim, Seom, Anacarate,
19.20 Rabite, Quisião, Ebes,
19.21 Remete, En-Ganim, En-Hada e Bete-Pasês.
19.22 A divisa passava por Tabor, Saazima e Bete-Semes, terminando no rio Jordão. Faziam parte das terras de Issacar dezesseis cidades, mais os seus povoados.
19.23 Essas cidades e os seus povoados estavam nas terras que as famílias da tribo de Issacar receberam como sua propriedade.
19.24 A quinta distribuição de terras foi feita para as famílias da tribo de Aser.
19.25 Essas terras incluíam as cidades de Helcate, Hali, Betém, Acsafe,
19.26 Alameleque, Amade e Misal. No lado oeste a divisa chegava ao monte Carmelo e Sior-Libnate.
19.27 Depois virava para o leste até Bete-Dagom, passava por Zebulom e pelo vale de Iftael e ia para o norte até Bete-Emeque e Neiel. Continuava para o norte até as cidades de Cabul,
19.28 Ebrom, Reobe, Hamom e Caná, chegando até a grande Sidom.
19.29 A divisa então virava para o lado de Ramá, chegando a Tiro, a cidade cercada de muralhas. Daí virava para o lado de Hosa e terminava no mar Mediterrâneo. Das terras de Aser também faziam parte Maalabe, Aczibe,
19.30 Umá, Afeca e Reobe. Ao todo vinte e duas cidades, mais os seus povoados.
19.31 Essas cidades e os seus povoados estavam nas terras que as famílias da tribo de Aser receberam como sua propriedade.
19.32 A sexta distribuição de terras foi feita para as famílias da tribo de Naftali.
19.33 A sua divisa começava em Helefe, desde o carvalho de Zaananim, e ia de Adami-Nequebe e Jabneel até Lacum, terminando no rio Jordão.
19.34 A divisa virava para o oeste e ia até Aznote-Tabor; daí seguia até Hucoque, chegando até Zebulom ao sul, até Aser a oeste e até Judá a leste, no rio Jordão.
19.35 As cidades protegidas por muralhas eram Zidim, Zer, Hamate, Racate, Quinerete,
19.36 Adamá, Ramá, Hazor,
19.37 Quedes, Edrei, En-Hazor,
19.38 Irom, Migdalel, Horém, Bete-Anate e Bete-Semes. Ao todo dezenove cidades, mais os seus povoados.
19.39 Essas cidades e os seus povoados estavam nas terras que as famílias da tribo de Naftali receberam como sua propriedade.
19.40 A sétima distribuição de terras foi feita para as famílias da tribo de Dã.
19.41 As suas terras incluíam as cidades de Zora, Estaol, Ir-Semes,
19.42 Saalabim, Aijalom, Itla,
19.43 Elom, Timna, Ecrom,
19.44 Elteque, Gibetom, Baalate,
19.45 Jeúde, Benê-Beraque, Gate-Rimom,
19.46 Me-Jarcom, Racom e as terras que ficam em frente da cidade de Jope.
19.47 Quando os descendentes de Dã perderam as suas terras, eles foram a Laís e a atacaram. Tomaram a cidade e mataram os seus moradores. Então tomaram posse da terra e passaram a morar nela. Mudaram o nome da cidade de Laís para Dã, que era o nome do fundador da tribo.
19.48 Essas cidades e os seus povoados estavam nas terras que as famílias da tribo de Dã receberam como sua propriedade.
19.49 Quando os israelitas acabaram de fazer a divisão da terra, deram a Josué, filho de Num, uma parte para ser sua propriedade.
19.50 Como o SENHOR tinha ordenado, deram a Josué a cidade que ele havia pedido. Essa cidade ficava na região montanhosa de Efraim e se chamava Timnate-Sera. Josué construiu a cidade de novo e passou a morar nela.
19.51 O sacerdote Eleazar, Josué e os chefes das famílias das tribos de Israel fizeram a divisão da terra. Para fazerem essa divisão, consultaram o SENHOR, por sorteio, na entrada da Tenda Sagrada, em Siló. E assim acabaram de repartir a terra.
20.1 O SENHOR Deus ordenou a Josué:
20.2 — Diga ao povo de Israel: “Escolham algumas cidades para fugitivos. Eu falei dessas cidades a vocês por meio de Moisés.
20.3 A pessoa que, sem querer ou por engano, matar alguém poderá fugir para uma dessas cidades, para escapar do parente da vítima, que está procurando vingança.
20.4 O fugitivo irá ao lugar de julgamento na entrada da cidade e explicará aos líderes o que aconteceu. Então elas o deixarão ficar na cidade e lhe darão um lugar para morar ali.
20.5 O povo da cidade não entregará o fugitivo ao parente que está procurando vingança. Eles protegerão o fugitivo porque matou alguém sem querer e não por ódio.
20.6 O fugitivo ficará na cidade até ser julgado na presença do povo dali e até que morra o Grande Sacerdote que estiver servindo naquele tempo. Aí poderá voltar para a sua cidade, a cidade de onde fugiu.”
20.7 Como cidades para fugitivos escolheram Quedes, na Galiléia, na região montanhosa de Naftali; Siquém, na região montanhosa de Efraim; e Quiriate-Arba (ou Hebrom), na região montanhosa de Judá.
20.8 A leste do rio Jordão, no planalto a leste de Jericó, no deserto, escolheram Bezer, da tribo de Rúben; Ramote, em Gileade, da tribo de Gade; e Golã, em Basã, da tribo de Manassés.
20.9 Estas foram as cidades para fugitivos escolhidas para todo o povo de Israel e para todos os estrangeiros que moravam no meio dos israelitas. Qualquer pessoa que, sem querer, matasse alguém podia encontrar proteção nessas cidades. Essa pessoa não podia ser morta pelo parente que procurava vingança. Ela era julgada ali na presença do povo da cidade.
21.1-2 Os chefes das famílias dos levitas foram até a cidade de Siló, na terra de Canaã. Ali falaram com o sacerdote Eleazar, com Josué, filho de Num, e com os chefes das famílias de todas as tribos de Israel. Eles disseram: — O SENHOR Deus ordenou, por meio de Moisés, que nos dessem cidades para morar e também pastos ao redor delas para o nosso gado.
21.3 E os israelitas, obedecendo à ordem de Deus, o SENHOR, deram das suas terras cidades e pastos para os levitas.
21.4 As famílias dos coatitas foram as primeiras a receber cidades. Os levitas que eram descendentes do sacerdote Arão receberam treze cidades das tribos de Judá, Simeão e Benjamim.
21.5 Os outros coatitas receberam dez cidades das famílias das tribos de Efraim e de Dã e da metade oeste da tribo de Manassés.
21.6 Os gersonitas receberam treze cidades das famílias das tribos de Issacar, Aser, Naftali e da metade da tribo de Manassés que estava em Basã, a leste do Jordão.
21.7 As famílias dos meraritas receberam doze cidades das tribos de Rúben, Gade e Zebulom.
21.8 O povo de Israel, por meio de sorteio, separou para os levitas essas cidades e os pastos ao redor delas, como o SENHOR havia ordenado por meio de Moisés.
21.9 São citadas a seguir as cidades das tribos de Judá e de Simeão que foram dadas
21.10 aos descendentes de Arão que eram do grupo de famílias de Coate, filho de Levi. As terras dos coatitas foram as primeiras a serem sorteadas.
21.11 Deram a essas famílias a cidade de Quiriate-Arba (Arba foi o pai de Anaque), que é Hebrom, na região montanhosa de Judá, e os pastos ao seu redor.
21.12 Mas os campos em volta da cidade e os seus povoados tinham sido dados a Calebe, filho de Jefoné, como sua propriedade.
21.13 Aos descendentes de Arão deram Hebrom com os seus pastos. Esta era uma das cidades para os fugitivos que tivessem matado alguém. Deram também as cidades de Libna,
21.14 Jatir, Estemoa,
21.15 Holom, Debir,
21.16 Aim, Jutá e Bete-Semes, com os seus pastos. Ao todo nove cidades das tribos de Judá e de Simeão.
21.17 Da tribo de Benjamim deram quatro cidades: Gibeão, Geba,
21.18 Anatote e Almom.
21.19 Ao todo foram dadas treze cidades com os seus pastos aos sacerdotes, que eram descendentes de Arão.
21.20 Para as outras famílias coatitas, que eram levitas, eles deram algumas cidades da tribo de Efraim.
21.21 Essas famílias receberam Siquém e os seus pastos na região montanhosa de Efraim. Siquém era uma das cidades para os fugitivos que tivessem matado alguém. Os coatitas receberam também Gezer,
21.22 Quibzaim e Bete-Horom, com os seus pastos. Ao todo quatro cidades.
21.23 Da tribo de Dã eles receberam quatro cidades: Elteque, Gibetom,
21.24 Aijalom e Gate-Rimom, com os seus pastos.
21.25 Da metade oeste da tribo de Manassés eles receberam duas cidades: Taanaque e Gate-Rimom, com os seus pastos.
21.26 Essas famílias coatitas receberam ao todo dez cidades com os seus pastos.
21.27 Os gersonitas, que eram outra família de levitas, receberam da metade leste da tribo de Manassés a cidade de Golã, em Basã, com os seus pastos. Esta era uma das cidades para os fugitivos que tivessem matado alguém. Os gersonitas receberam também a cidade de Beesterá com os seus pastos.
21.28 Da tribo de Issacar eles receberam quatro cidades: Quisião, Daberate,
21.29 Jarmute e En-Ganim, com os seus pastos.
21.30 Da tribo de Aser eles receberam quatro cidades: Misal, Abdom,
21.31 Helcate e Reobe, com os seus pastos.
21.32 Da tribo de Naftali receberam a cidade de Quedes, na Galiléia, com os seus pastos. Quedes era uma cidade para os fugitivos que tivessem matado alguém. Os gersonitas receberam também Hamote-Dor e Cartã, com os seus pastos. Ao todo três cidades.
21.33 As várias famílias dos gersonitas receberam ao todo treze cidades com os seus pastos.
21.34 Os outros levitas, isto é, as famílias meraritas, receberam da tribo de Zebulom quatro cidades: Jocneão, Cartá,
21.35 Dimna e Naalal, com os seus pastos.
21.36 Da tribo de Rúben eles receberam quatro cidades: Bezer, Jasa,
21.37 Quedemote e Mefaate, com os seus pastos.
21.38 Da tribo de Gade eles receberam Ramote, em Gileade, com os seus pastos. Ramote era uma das cidades para os fugitivos que tivessem matado alguém. Os meraritas receberam também Maanaim,
21.39 Hesbom e Jazer, com os seus pastos. Ao todo quatro cidades.
21.40 Esses levitas, isto é, as várias famílias meraritas, receberam doze cidades ao todo.
21.41 Das terras dos israelitas foram dadas aos levitas, ao todo, quarenta e oito cidades com os seus pastos.
21.42 Cada uma dessas cidades tinha pastos ao seu redor.
21.43 Assim o SENHOR Deus deu aos israelitas toda a terra que havia prometido aos seus antepassados. E, quando tomaram posse da terra, eles passaram a morar nela.
21.44 O SENHOR lhes deu paz com os povos vizinhos, conforme havia prometido aos seus antepassados. Nenhum dos inimigos conseguiu resistir, pois o SENHOR deu ao povo de Israel a vitória sobre eles.
21.45 O SENHOR cumpriu todas as boas promessas que havia feito ao povo de Israel.
19.2 Eram da tribo de Simeão as cidades de Berseba, Seba, Molada,
19.3 Hazar-Sual, Balá, Ezém,
19.4 Eltolade, Betul, Horma,
19.5 Ziclague, Bete-Marcabote, Hazar-Susa,
19.6 Bete-Lebaote e Saruém. Ao todo treze cidades, mais os povoados vizinhos.
19.7 Também eram dessa tribo Aim, Rimom, Eter e Asã. Ao todo quatro cidades com os seus povoados.
19.8 Pertenciam ainda à tribo de Simeão todos os povoados vizinhos dessas cidades até Baalate-Ber, isto é, Ramá do Sul. Estas foram as terras que as famílias da tribo de Simeão receberam como sua propriedade.
19.9 A parte da tribo de Simeão foi tirada das terras de Judá. As terras dadas a Judá eram grandes demais para essa tribo, de modo que a de Simeão recebeu parte delas.
19.10 A terceira distribuição de terras foi feita para as famílias da tribo de Zebulom. Elas receberam terras que iam até Saride.
19.11 A sua divisa subia na direção oeste até Marala, passava por Dabasete e chegava ao riacho que fica a leste de Jocneão.
19.12 Do outro lado de Saride, seguia para o leste até a divisa com Quislote-Tabor, passava por Daberate e, subindo, chegava até Jafia.
19.13 Continuava na direção leste até Gate-Hefer e Ete-Cazim, virando para o lado de Néia, pelo caminho de Rimom.
19.14 No Norte a divisa virava para o lado de Hanatom, terminando no vale de Iftael.
19.15 Das terras de Zebulom também faziam parte Catate, Naalal, Sinrom, Idala e Belém. Ao todo doze cidades, mais os seus povoados.
19.16 Essas cidades e povoados estavam nas terras que as famílias da tribo de Zebulom receberam como sua propriedade.
19.17 A quarta distribuição de terras foi feita para as famílias da tribo de Issacar.
19.18 As suas terras incluíam as cidades de Jezreel, Quesulote, Suném,
19.19 Hafaraim, Seom, Anacarate,
19.20 Rabite, Quisião, Ebes,
19.21 Remete, En-Ganim, En-Hada e Bete-Pasês.
19.22 A divisa passava por Tabor, Saazima e Bete-Semes, terminando no rio Jordão. Faziam parte das terras de Issacar dezesseis cidades, mais os seus povoados.
19.23 Essas cidades e os seus povoados estavam nas terras que as famílias da tribo de Issacar receberam como sua propriedade.
19.24 A quinta distribuição de terras foi feita para as famílias da tribo de Aser.
19.25 Essas terras incluíam as cidades de Helcate, Hali, Betém, Acsafe,
19.26 Alameleque, Amade e Misal. No lado oeste a divisa chegava ao monte Carmelo e Sior-Libnate.
19.27 Depois virava para o leste até Bete-Dagom, passava por Zebulom e pelo vale de Iftael e ia para o norte até Bete-Emeque e Neiel. Continuava para o norte até as cidades de Cabul,
19.28 Ebrom, Reobe, Hamom e Caná, chegando até a grande Sidom.
19.29 A divisa então virava para o lado de Ramá, chegando a Tiro, a cidade cercada de muralhas. Daí virava para o lado de Hosa e terminava no mar Mediterrâneo. Das terras de Aser também faziam parte Maalabe, Aczibe,
19.30 Umá, Afeca e Reobe. Ao todo vinte e duas cidades, mais os seus povoados.
19.31 Essas cidades e os seus povoados estavam nas terras que as famílias da tribo de Aser receberam como sua propriedade.
19.32 A sexta distribuição de terras foi feita para as famílias da tribo de Naftali.
19.33 A sua divisa começava em Helefe, desde o carvalho de Zaananim, e ia de Adami-Nequebe e Jabneel até Lacum, terminando no rio Jordão.
19.34 A divisa virava para o oeste e ia até Aznote-Tabor; daí seguia até Hucoque, chegando até Zebulom ao sul, até Aser a oeste e até Judá a leste, no rio Jordão.
19.35 As cidades protegidas por muralhas eram Zidim, Zer, Hamate, Racate, Quinerete,
19.36 Adamá, Ramá, Hazor,
19.37 Quedes, Edrei, En-Hazor,
19.38 Irom, Migdalel, Horém, Bete-Anate e Bete-Semes. Ao todo dezenove cidades, mais os seus povoados.
19.39 Essas cidades e os seus povoados estavam nas terras que as famílias da tribo de Naftali receberam como sua propriedade.
19.40 A sétima distribuição de terras foi feita para as famílias da tribo de Dã.
19.41 As suas terras incluíam as cidades de Zora, Estaol, Ir-Semes,
19.42 Saalabim, Aijalom, Itla,
19.43 Elom, Timna, Ecrom,
19.44 Elteque, Gibetom, Baalate,
19.45 Jeúde, Benê-Beraque, Gate-Rimom,
19.46 Me-Jarcom, Racom e as terras que ficam em frente da cidade de Jope.
19.47 Quando os descendentes de Dã perderam as suas terras, eles foram a Laís e a atacaram. Tomaram a cidade e mataram os seus moradores. Então tomaram posse da terra e passaram a morar nela. Mudaram o nome da cidade de Laís para Dã, que era o nome do fundador da tribo.
19.48 Essas cidades e os seus povoados estavam nas terras que as famílias da tribo de Dã receberam como sua propriedade.
19.49 Quando os israelitas acabaram de fazer a divisão da terra, deram a Josué, filho de Num, uma parte para ser sua propriedade.
19.50 Como o SENHOR tinha ordenado, deram a Josué a cidade que ele havia pedido. Essa cidade ficava na região montanhosa de Efraim e se chamava Timnate-Sera. Josué construiu a cidade de novo e passou a morar nela.
19.51 O sacerdote Eleazar, Josué e os chefes das famílias das tribos de Israel fizeram a divisão da terra. Para fazerem essa divisão, consultaram o SENHOR, por sorteio, na entrada da Tenda Sagrada, em Siló. E assim acabaram de repartir a terra.
20.1 O SENHOR Deus ordenou a Josué:
20.2 — Diga ao povo de Israel: “Escolham algumas cidades para fugitivos. Eu falei dessas cidades a vocês por meio de Moisés.
20.3 A pessoa que, sem querer ou por engano, matar alguém poderá fugir para uma dessas cidades, para escapar do parente da vítima, que está procurando vingança.
20.4 O fugitivo irá ao lugar de julgamento na entrada da cidade e explicará aos líderes o que aconteceu. Então elas o deixarão ficar na cidade e lhe darão um lugar para morar ali.
20.5 O povo da cidade não entregará o fugitivo ao parente que está procurando vingança. Eles protegerão o fugitivo porque matou alguém sem querer e não por ódio.
20.6 O fugitivo ficará na cidade até ser julgado na presença do povo dali e até que morra o Grande Sacerdote que estiver servindo naquele tempo. Aí poderá voltar para a sua cidade, a cidade de onde fugiu.”
20.7 Como cidades para fugitivos escolheram Quedes, na Galiléia, na região montanhosa de Naftali; Siquém, na região montanhosa de Efraim; e Quiriate-Arba (ou Hebrom), na região montanhosa de Judá.
20.8 A leste do rio Jordão, no planalto a leste de Jericó, no deserto, escolheram Bezer, da tribo de Rúben; Ramote, em Gileade, da tribo de Gade; e Golã, em Basã, da tribo de Manassés.
20.9 Estas foram as cidades para fugitivos escolhidas para todo o povo de Israel e para todos os estrangeiros que moravam no meio dos israelitas. Qualquer pessoa que, sem querer, matasse alguém podia encontrar proteção nessas cidades. Essa pessoa não podia ser morta pelo parente que procurava vingança. Ela era julgada ali na presença do povo da cidade.
21.1-2 Os chefes das famílias dos levitas foram até a cidade de Siló, na terra de Canaã. Ali falaram com o sacerdote Eleazar, com Josué, filho de Num, e com os chefes das famílias de todas as tribos de Israel. Eles disseram: — O SENHOR Deus ordenou, por meio de Moisés, que nos dessem cidades para morar e também pastos ao redor delas para o nosso gado.
21.3 E os israelitas, obedecendo à ordem de Deus, o SENHOR, deram das suas terras cidades e pastos para os levitas.
21.4 As famílias dos coatitas foram as primeiras a receber cidades. Os levitas que eram descendentes do sacerdote Arão receberam treze cidades das tribos de Judá, Simeão e Benjamim.
21.5 Os outros coatitas receberam dez cidades das famílias das tribos de Efraim e de Dã e da metade oeste da tribo de Manassés.
21.6 Os gersonitas receberam treze cidades das famílias das tribos de Issacar, Aser, Naftali e da metade da tribo de Manassés que estava em Basã, a leste do Jordão.
21.7 As famílias dos meraritas receberam doze cidades das tribos de Rúben, Gade e Zebulom.
21.8 O povo de Israel, por meio de sorteio, separou para os levitas essas cidades e os pastos ao redor delas, como o SENHOR havia ordenado por meio de Moisés.
21.9 São citadas a seguir as cidades das tribos de Judá e de Simeão que foram dadas
21.10 aos descendentes de Arão que eram do grupo de famílias de Coate, filho de Levi. As terras dos coatitas foram as primeiras a serem sorteadas.
21.11 Deram a essas famílias a cidade de Quiriate-Arba (Arba foi o pai de Anaque), que é Hebrom, na região montanhosa de Judá, e os pastos ao seu redor.
21.12 Mas os campos em volta da cidade e os seus povoados tinham sido dados a Calebe, filho de Jefoné, como sua propriedade.
21.13 Aos descendentes de Arão deram Hebrom com os seus pastos. Esta era uma das cidades para os fugitivos que tivessem matado alguém. Deram também as cidades de Libna,
21.14 Jatir, Estemoa,
21.15 Holom, Debir,
21.16 Aim, Jutá e Bete-Semes, com os seus pastos. Ao todo nove cidades das tribos de Judá e de Simeão.
21.17 Da tribo de Benjamim deram quatro cidades: Gibeão, Geba,
21.18 Anatote e Almom.
21.19 Ao todo foram dadas treze cidades com os seus pastos aos sacerdotes, que eram descendentes de Arão.
21.20 Para as outras famílias coatitas, que eram levitas, eles deram algumas cidades da tribo de Efraim.
21.21 Essas famílias receberam Siquém e os seus pastos na região montanhosa de Efraim. Siquém era uma das cidades para os fugitivos que tivessem matado alguém. Os coatitas receberam também Gezer,
21.22 Quibzaim e Bete-Horom, com os seus pastos. Ao todo quatro cidades.
21.23 Da tribo de Dã eles receberam quatro cidades: Elteque, Gibetom,
21.24 Aijalom e Gate-Rimom, com os seus pastos.
21.25 Da metade oeste da tribo de Manassés eles receberam duas cidades: Taanaque e Gate-Rimom, com os seus pastos.
21.26 Essas famílias coatitas receberam ao todo dez cidades com os seus pastos.
21.27 Os gersonitas, que eram outra família de levitas, receberam da metade leste da tribo de Manassés a cidade de Golã, em Basã, com os seus pastos. Esta era uma das cidades para os fugitivos que tivessem matado alguém. Os gersonitas receberam também a cidade de Beesterá com os seus pastos.
21.28 Da tribo de Issacar eles receberam quatro cidades: Quisião, Daberate,
21.29 Jarmute e En-Ganim, com os seus pastos.
21.30 Da tribo de Aser eles receberam quatro cidades: Misal, Abdom,
21.31 Helcate e Reobe, com os seus pastos.
21.32 Da tribo de Naftali receberam a cidade de Quedes, na Galiléia, com os seus pastos. Quedes era uma cidade para os fugitivos que tivessem matado alguém. Os gersonitas receberam também Hamote-Dor e Cartã, com os seus pastos. Ao todo três cidades.
21.33 As várias famílias dos gersonitas receberam ao todo treze cidades com os seus pastos.
21.34 Os outros levitas, isto é, as famílias meraritas, receberam da tribo de Zebulom quatro cidades: Jocneão, Cartá,
21.35 Dimna e Naalal, com os seus pastos.
21.36 Da tribo de Rúben eles receberam quatro cidades: Bezer, Jasa,
21.37 Quedemote e Mefaate, com os seus pastos.
21.38 Da tribo de Gade eles receberam Ramote, em Gileade, com os seus pastos. Ramote era uma das cidades para os fugitivos que tivessem matado alguém. Os meraritas receberam também Maanaim,
21.39 Hesbom e Jazer, com os seus pastos. Ao todo quatro cidades.
21.40 Esses levitas, isto é, as várias famílias meraritas, receberam doze cidades ao todo.
21.41 Das terras dos israelitas foram dadas aos levitas, ao todo, quarenta e oito cidades com os seus pastos.
21.42 Cada uma dessas cidades tinha pastos ao seu redor.
21.43 Assim o SENHOR Deus deu aos israelitas toda a terra que havia prometido aos seus antepassados. E, quando tomaram posse da terra, eles passaram a morar nela.
21.44 O SENHOR lhes deu paz com os povos vizinhos, conforme havia prometido aos seus antepassados. Nenhum dos inimigos conseguiu resistir, pois o SENHOR deu ao povo de Israel a vitória sobre eles.
21.45 O SENHOR cumpriu todas as boas promessas que havia feito ao povo de Israel.
Salmos
58.1 [Hino de Davi. Ao regente do coro — com a melodia de “Não Destruas”.] Será que vocês, autoridades, dão sentenças justas? Será que julgam com justiça as pessoas?
58.2 Não. Vocês só pensam em fazer o mal e cometem crimes de violência no país.
58.3 Os maus passam a vida praticando o mal; desde o dia em que nascem, só contam mentiras.
58.4 Estão cheios de veneno como as cobras; tapam os ouvidos como uma cobra que se faz de surda,
58.5 que não quer ouvir a voz do encantador de serpentes.
58.6 Ó Deus, quebra os dentes dos maus! Ó SENHOR Deus, arranca os dentes desses leões ferozes!
58.7 Que os maus desapareçam como a água derramada na terra! Que sejam esmagados como a erva que nasce no caminho!
58.8 Que se derretam como o caracol na lama! Que sejam como a criança que nasce morta, que nunca viu a luz do sol!
58.9 Antes que os maus percebam o que está acontecendo, serão cortados como mato. Enquanto ainda estiverem vivos, Deus, em sua fúria terrível, os expulsará com um sopro.
58.10 Os bons ficarão contentes ao verem os maus sendo castigados; os bons lavarão os pés no sangue deles.
58.11 E as pessoas dirão: “De fato, os bons são recompensados. Realmente existe um Deus que julga o mundo.”
58.2 Não. Vocês só pensam em fazer o mal e cometem crimes de violência no país.
58.3 Os maus passam a vida praticando o mal; desde o dia em que nascem, só contam mentiras.
58.4 Estão cheios de veneno como as cobras; tapam os ouvidos como uma cobra que se faz de surda,
58.5 que não quer ouvir a voz do encantador de serpentes.
58.6 Ó Deus, quebra os dentes dos maus! Ó SENHOR Deus, arranca os dentes desses leões ferozes!
58.7 Que os maus desapareçam como a água derramada na terra! Que sejam esmagados como a erva que nasce no caminho!
58.8 Que se derretam como o caracol na lama! Que sejam como a criança que nasce morta, que nunca viu a luz do sol!
58.9 Antes que os maus percebam o que está acontecendo, serão cortados como mato. Enquanto ainda estiverem vivos, Deus, em sua fúria terrível, os expulsará com um sopro.
58.10 Os bons ficarão contentes ao verem os maus sendo castigados; os bons lavarão os pés no sangue deles.
58.11 E as pessoas dirão: “De fato, os bons são recompensados. Realmente existe um Deus que julga o mundo.”
Joshua
19:1 And the second lot came forth to Simeon, [even] for the tribe of the children of Simeon according to their families: and their inheritance was within the inheritance of the children of Judah.
19:2 And they had in their inheritance Beersheba, or Sheba, and Moladah,
19:3 And Hazarshual, and Balah, and Azem,
19:4 And Eltolad, and Bethul, and Hormah,
19:5 And Ziklag, and Bethmarcaboth, and Hazarsusah,
19:6 And Bethlebaoth, and Sharuhen; thirteen cities and their villages:
19:7 Ain, Remmon, and Ether, and Ashan; four cities and their villages:
19:8 And all the villages that [were] round about these cities to Baalathbeer, Ramath of the south. This [is] the inheritance of the tribe of the children of Simeon according to their families.
19:9 Out of the portion of the children of Judah [was] the inheritance of the children of Simeon: for the part of the children of Judah was too much for them: therefore the children of Simeon had their inheritance within the inheritance of them.
19:10 And the third lot came up for the children of Zebulun according to their families: and the border of their inheritance was unto Sarid:
19:11 And their border went up toward the sea, and Maralah, and reached to Dabbasheth, and reached to the river that [is] before Jokneam;
19:12 And turned from Sarid eastward toward the sunrising unto the border of Chislothtabor, and then goeth out to Daberath, and goeth up to Japhia,
19:13 And from thence passeth on along on the east to Gittahhepher, to Ittahkazin, and goeth out to Remmonmethoar to Neah;
19:14 And the border compasseth it on the north side to Hannathon: and the outgoings thereof are in the valley of Jiphthahel:
19:15 And Kattath, and Nahallal, and Shimron, and Idalah, and Bethlehem: twelve cities with their villages.
19:16 This [is] the inheritance of the children of Zebulun according to their families, these cities with their villages.
19:17 [And] the fourth lot came out to Issachar, for the children of Issachar according to their families.
19:18 And their border was toward Jezreel, and Chesulloth, and Shunem,
19:19 And Hapharaim, and Shion, and Anaharath,
19:20 And Rabbith, and Kishion, and Abez,
19:21 And Remeth, and Engannim, and Enhaddah, and Bethpazzez;
19:22 And the coast reacheth to Tabor, and Shahazimah, and Bethshemesh; and the outgoings of their border were at Jordan: sixteen cities with their villages.
19:23 This [is] the inheritance of the tribe of the children of Issachar according to their families, the cities and their villages.
19:24 And the fifth lot came out for the tribe of the children of Asher according to their families.
19:25 And their border was Helkath, and Hali, and Beten, and Achshaph,
19:26 And Alammelech, and Amad, and Misheal; and reacheth to Carmel westward, and to Shihorlibnath;
19:27 And turneth toward the sunrising to Bethdagon, and reacheth to Zebulun, and to the valley of Jiphthahel toward the north side of Bethemek, and Neiel, and goeth out to Cabul on the left hand,
19:28 And Hebron, and Rehob, and Hammon, and Kanah, [even] unto great Zidon;
19:29 And [then] the coast turneth to Ramah, and to the strong city Tyre; and the coast turneth to Hosah; and the outgoings thereof are at the sea from the coast to Achzib:
19:30 Ummah also, and Aphek, and Rehob: twenty and two cities with their villages.
19:31 This [is] the inheritance of the tribe of the children of Asher according to their families, these cities with their villages.
19:32 The sixth lot came out to the children of Naphtali, [even] for the children of Naphtali according to their families.
19:33 And their coast was from Heleph, from Allon to Zaanannim, and Adami, Nekeb, and Jabneel, unto Lakum; and the outgoings thereof were at Jordan:
19:34 And [then] the coast turneth westward to Aznothtabor, and goeth out from thence to Hukkok, and reacheth to Zebulun on the south side, and reacheth to Asher on the west side, and to Judah upon Jordan toward the sunrising.
19:35 And the fenced cities [are] Ziddim, Zer, and Hammath, Rakkath, and Chinnereth,
19:36 And Adamah, and Ramah, and Hazor,
19:37 And Kedesh, and Edrei, and Enhazor,
19:38 And Iron, and Migdalel, Horem, and Bethanath, and Bethshemesh; nineteen cities with their villages.
19:39 This [is] the inheritance of the tribe of the children of Naphtali according to their families, the cities and their villages.
19:40 [And] the seventh lot came out for the tribe of the children of Dan according to their families.
19:41 And the coast of their inheritance was Zorah, and Eshtaol, and Irshemesh,
19:42 And Shaalabbin, and Ajalon, and Jethlah,
19:43 And Elon, and Thimnathah, and Ekron,
19:44 And Eltekeh, and Gibbethon, and Baalath,
19:45 And Jehud, and Beneberak, and Gathrimmon,
19:46 And Mejarkon, and Rakkon, with the border before Japho.
19:47 And the coast of the children of Dan went out [too little] for them: therefore the children of Dan went up to fight against Leshem, and took it, and smote it with the edge of the sword, and possessed it, and dwelt therein, and called Leshem, Dan, after the name of Dan their father.
19:48 This [is] the inheritance of the tribe of the children of Dan according to their families, these cities with their villages.
19:49 When they had made an end of dividing the land for inheritance by their coasts, the children of Israel gave an inheritance to Joshua the son of Nun among them:
19:50 According to the word of the LORD they gave him the city which he asked, [even] Timnathserah in mount Ephraim: and he built the city, and dwelt therein.
19:51 These [are] the inheritances, which Eleazar the priest, and Joshua the son of Nun, and the heads of the fathers of the tribes of the children of Israel, divided for an inheritance by lot in Shiloh before the LORD, at the door of the tabernacle of the congregation. So they made an end of dividing the country.
20:1 The LORD also spake unto Joshua, saying,
20:2 Speak to the children of Israel, saying, Appoint out for you cities of refuge, whereof I spake unto you by the hand of Moses:
20:3 That the slayer that killeth [any] person unawares [and] unwittingly may flee thither: and they shall be your refuge from the avenger of blood.
20:4 And when he that doth flee unto one of those cities shall stand at the entering of the gate of the city, and shall declare his cause in the ears of the elders of that city, they shall take him into the city unto them, and give him a place, that he may dwell among them.
20:5 And if the avenger of blood pursue after him, then they shall not deliver the slayer up into his hand; because he smote his neighbour unwittingly, and hated him not beforetime.
20:6 And he shall dwell in that city, until he stand before the congregation for judgment, [and] until the death of the high priest that shall be in those days: then shall the slayer return, and come unto his own city, and unto his own house, unto the city from whence he fled.
20:7 And they appointed Kedesh in Galilee in mount Naphtali, and Shechem in mount Ephraim, and Kirjatharba, which [is] Hebron, in the mountain of Judah.
20:8 And on the other side Jordan by Jericho eastward, they assigned Bezer in the wilderness upon the plain out of the tribe of Reuben, and Ramoth in Gilead out of the tribe of Gad, and Golan in Bashan out of the tribe of Manasseh.
20:9 These were the cities appointed for all the children of Israel, and for the stranger that sojourneth among them, that whosoever killeth [any] person at unawares might flee thither, and not die by the hand of the avenger of blood, until he stood before the congregation.
21:1 Then came near the heads of the fathers of the Levites unto Eleazar the priest, and unto Joshua the son of Nun, and unto the heads of the fathers of the tribes of the children of Israel;
21:2 And they spake unto them at Shiloh in the land of Canaan, saying, The LORD commanded by the hand of Moses to give us cities to dwell in, with the suburbs thereof for our cattle.
21:3 And the children of Israel gave unto the Levites out of their inheritance, at the commandment of the LORD, these cities and their suburbs.
21:4 And the lot came out for the families of the Kohathites: and the children of Aaron the priest, [which were] of the Levites, had by lot out of the tribe of Judah, and out of the tribe of Simeon, and out of the tribe of Benjamin, thirteen cities.
21:5 And the rest of the children of Kohath [had] by lot out of the families of the tribe of Ephraim, and out of the tribe of Dan, and out of the half tribe of Manasseh, ten cities.
21:6 And the children of Gershon [had] by lot out of the families of the tribe of Issachar, and out of the tribe of Asher, and out of the tribe of Naphtali, and out of the half tribe of Manasseh in Bashan, thirteen cities.
21:7 The children of Merari by their families [had] out of the tribe of Reuben, and out of the tribe of Gad, and out of the tribe of Zebulun, twelve cities.
21:8 And the children of Israel gave by lot unto the Levites these cities with their suburbs, as the LORD commanded by the hand of Moses.
21:9 And they gave out of the tribe of the children of Judah, and out of the tribe of the children of Simeon, these cities which are [here] mentioned by name,
21:10 Which the children of Aaron, [being] of the families of the Kohathites, [who were] of the children of Levi, had: for theirs was the first lot.
21:11 And they gave them the city of Arba the father of Anak, which [city is] Hebron, in the hill [country] of Judah, with the suburbs thereof round about it.
21:12 But the fields of the city, and the villages thereof, gave they to Caleb the son of Jephunneh for his possession.
21:13 Thus they gave to the children of Aaron the priest Hebron with her suburbs, [to be] a city of refuge for the slayer; and Libnah with her suburbs,
21:14 And Jattir with her suburbs, and Eshtemoa with her suburbs,
21:15 And Holon with her suburbs, and Debir with her suburbs,
21:16 And Ain with her suburbs, and Juttah with her suburbs, [and] Bethshemesh with her suburbs; nine cities out of those two tribes.
21:17 And out of the tribe of Benjamin, Gibeon with her suburbs, Geba with her suburbs,
21:18 Anathoth with her suburbs, and Almon with her suburbs; four cities.
21:19 All the cities of the children of Aaron, the priests, [were] thirteen cities with their suburbs.
21:20 And the families of the children of Kohath, the Levites which remained of the children of Kohath, even they had the cities of their lot out of the tribe of Ephraim.
21:21 For they gave them Shechem with her suburbs in mount Ephraim, [to be] a city of refuge for the slayer; and Gezer with her suburbs,
21:22 And Kibzaim with her suburbs, and Bethhoron with her suburbs; four cities.
21:23 And out of the tribe of Dan, Eltekeh with her suburbs, Gibbethon with her suburbs,
21:24 Aijalon with her suburbs, Gathrimmon with her suburbs; four cities.
21:25 And out of the half tribe of Manasseh, Tanach with her suburbs, and Gathrimmon with her suburbs; two cities.
21:26 All the cities [were] ten with their suburbs for the families of the children of Kohath that remained.
21:27 And unto the children of Gershon, of the families of the Levites, out of the [other] half tribe of Manasseh [they gave] Golan in Bashan with her suburbs, [to be] a city of refuge for the slayer; and Beeshterah with her suburbs; two cities.
21:28 And out of the tribe of Issachar, Kishon with her suburbs, Dabareh with her suburbs,
21:29 Jarmuth with her suburbs, Engannim with her suburbs; four cities.
21:30 And out of the tribe of Asher, Mishal with her suburbs, Abdon with her suburbs,
21:31 Helkath with her suburbs, and Rehob with her suburbs; four cities.
21:32 And out of the tribe of Naphtali, Kedesh in Galilee with her suburbs, [to be] a city of refuge for the slayer; and Hammothdor with her suburbs, and Kartan with her suburbs; three cities.
21:33 All the cities of the Gershonites according to their families [were] thirteen cities with their suburbs.
21:34 And unto the families of the children of Merari, the rest of the Levites, out of the tribe of Zebulun, Jokneam with her suburbs, and Kartah with her suburbs,
21:35 Dimnah with her suburbs, Nahalal with her suburbs; four cities.
21:36 And out of the tribe of Reuben, Bezer with her suburbs, and Jahazah with her suburbs,
21:37 Kedemoth with her suburbs, and Mephaath with her suburbs; four cities.
21:38 And out of the tribe of Gad, Ramoth in Gilead with her suburbs, [to be] a city of refuge for the slayer; and Mahanaim with her suburbs,
21:39 Heshbon with her suburbs, Jazer with her suburbs; four cities in all.
21:40 So all the cities for the children of Merari by their families, which were remaining of the families of the Levites, were [by] their lot twelve cities.
21:41 All the cities of the Levites within the possession of the children of Israel [were] forty and eight cities with their suburbs.
21:42 These cities were every one with their suburbs round about them: thus [were] all these cities.
21:43 And the LORD gave unto Israel all the land which he sware to give unto their fathers; and they possessed it, and dwelt therein.
21:44 And the LORD gave them rest round about, according to all that he sware unto their fathers: and there stood not a man of all their enemies before them; the LORD delivered all their enemies into their hand.
21:45 There failed not ought of any good thing which the LORD had spoken unto the house of Israel; all came to pass.
19:2 And they had in their inheritance Beersheba, or Sheba, and Moladah,
19:3 And Hazarshual, and Balah, and Azem,
19:4 And Eltolad, and Bethul, and Hormah,
19:5 And Ziklag, and Bethmarcaboth, and Hazarsusah,
19:6 And Bethlebaoth, and Sharuhen; thirteen cities and their villages:
19:7 Ain, Remmon, and Ether, and Ashan; four cities and their villages:
19:8 And all the villages that [were] round about these cities to Baalathbeer, Ramath of the south. This [is] the inheritance of the tribe of the children of Simeon according to their families.
19:9 Out of the portion of the children of Judah [was] the inheritance of the children of Simeon: for the part of the children of Judah was too much for them: therefore the children of Simeon had their inheritance within the inheritance of them.
19:10 And the third lot came up for the children of Zebulun according to their families: and the border of their inheritance was unto Sarid:
19:11 And their border went up toward the sea, and Maralah, and reached to Dabbasheth, and reached to the river that [is] before Jokneam;
19:12 And turned from Sarid eastward toward the sunrising unto the border of Chislothtabor, and then goeth out to Daberath, and goeth up to Japhia,
19:13 And from thence passeth on along on the east to Gittahhepher, to Ittahkazin, and goeth out to Remmonmethoar to Neah;
19:14 And the border compasseth it on the north side to Hannathon: and the outgoings thereof are in the valley of Jiphthahel:
19:15 And Kattath, and Nahallal, and Shimron, and Idalah, and Bethlehem: twelve cities with their villages.
19:16 This [is] the inheritance of the children of Zebulun according to their families, these cities with their villages.
19:17 [And] the fourth lot came out to Issachar, for the children of Issachar according to their families.
19:18 And their border was toward Jezreel, and Chesulloth, and Shunem,
19:19 And Hapharaim, and Shion, and Anaharath,
19:20 And Rabbith, and Kishion, and Abez,
19:21 And Remeth, and Engannim, and Enhaddah, and Bethpazzez;
19:22 And the coast reacheth to Tabor, and Shahazimah, and Bethshemesh; and the outgoings of their border were at Jordan: sixteen cities with their villages.
19:23 This [is] the inheritance of the tribe of the children of Issachar according to their families, the cities and their villages.
19:24 And the fifth lot came out for the tribe of the children of Asher according to their families.
19:25 And their border was Helkath, and Hali, and Beten, and Achshaph,
19:26 And Alammelech, and Amad, and Misheal; and reacheth to Carmel westward, and to Shihorlibnath;
19:27 And turneth toward the sunrising to Bethdagon, and reacheth to Zebulun, and to the valley of Jiphthahel toward the north side of Bethemek, and Neiel, and goeth out to Cabul on the left hand,
19:28 And Hebron, and Rehob, and Hammon, and Kanah, [even] unto great Zidon;
19:29 And [then] the coast turneth to Ramah, and to the strong city Tyre; and the coast turneth to Hosah; and the outgoings thereof are at the sea from the coast to Achzib:
19:30 Ummah also, and Aphek, and Rehob: twenty and two cities with their villages.
19:31 This [is] the inheritance of the tribe of the children of Asher according to their families, these cities with their villages.
19:32 The sixth lot came out to the children of Naphtali, [even] for the children of Naphtali according to their families.
19:33 And their coast was from Heleph, from Allon to Zaanannim, and Adami, Nekeb, and Jabneel, unto Lakum; and the outgoings thereof were at Jordan:
19:34 And [then] the coast turneth westward to Aznothtabor, and goeth out from thence to Hukkok, and reacheth to Zebulun on the south side, and reacheth to Asher on the west side, and to Judah upon Jordan toward the sunrising.
19:35 And the fenced cities [are] Ziddim, Zer, and Hammath, Rakkath, and Chinnereth,
19:36 And Adamah, and Ramah, and Hazor,
19:37 And Kedesh, and Edrei, and Enhazor,
19:38 And Iron, and Migdalel, Horem, and Bethanath, and Bethshemesh; nineteen cities with their villages.
19:39 This [is] the inheritance of the tribe of the children of Naphtali according to their families, the cities and their villages.
19:40 [And] the seventh lot came out for the tribe of the children of Dan according to their families.
19:41 And the coast of their inheritance was Zorah, and Eshtaol, and Irshemesh,
19:42 And Shaalabbin, and Ajalon, and Jethlah,
19:43 And Elon, and Thimnathah, and Ekron,
19:44 And Eltekeh, and Gibbethon, and Baalath,
19:45 And Jehud, and Beneberak, and Gathrimmon,
19:46 And Mejarkon, and Rakkon, with the border before Japho.
19:47 And the coast of the children of Dan went out [too little] for them: therefore the children of Dan went up to fight against Leshem, and took it, and smote it with the edge of the sword, and possessed it, and dwelt therein, and called Leshem, Dan, after the name of Dan their father.
19:48 This [is] the inheritance of the tribe of the children of Dan according to their families, these cities with their villages.
19:49 When they had made an end of dividing the land for inheritance by their coasts, the children of Israel gave an inheritance to Joshua the son of Nun among them:
19:50 According to the word of the LORD they gave him the city which he asked, [even] Timnathserah in mount Ephraim: and he built the city, and dwelt therein.
19:51 These [are] the inheritances, which Eleazar the priest, and Joshua the son of Nun, and the heads of the fathers of the tribes of the children of Israel, divided for an inheritance by lot in Shiloh before the LORD, at the door of the tabernacle of the congregation. So they made an end of dividing the country.
20:1 The LORD also spake unto Joshua, saying,
20:2 Speak to the children of Israel, saying, Appoint out for you cities of refuge, whereof I spake unto you by the hand of Moses:
20:3 That the slayer that killeth [any] person unawares [and] unwittingly may flee thither: and they shall be your refuge from the avenger of blood.
20:4 And when he that doth flee unto one of those cities shall stand at the entering of the gate of the city, and shall declare his cause in the ears of the elders of that city, they shall take him into the city unto them, and give him a place, that he may dwell among them.
20:5 And if the avenger of blood pursue after him, then they shall not deliver the slayer up into his hand; because he smote his neighbour unwittingly, and hated him not beforetime.
20:6 And he shall dwell in that city, until he stand before the congregation for judgment, [and] until the death of the high priest that shall be in those days: then shall the slayer return, and come unto his own city, and unto his own house, unto the city from whence he fled.
20:7 And they appointed Kedesh in Galilee in mount Naphtali, and Shechem in mount Ephraim, and Kirjatharba, which [is] Hebron, in the mountain of Judah.
20:8 And on the other side Jordan by Jericho eastward, they assigned Bezer in the wilderness upon the plain out of the tribe of Reuben, and Ramoth in Gilead out of the tribe of Gad, and Golan in Bashan out of the tribe of Manasseh.
20:9 These were the cities appointed for all the children of Israel, and for the stranger that sojourneth among them, that whosoever killeth [any] person at unawares might flee thither, and not die by the hand of the avenger of blood, until he stood before the congregation.
21:1 Then came near the heads of the fathers of the Levites unto Eleazar the priest, and unto Joshua the son of Nun, and unto the heads of the fathers of the tribes of the children of Israel;
21:2 And they spake unto them at Shiloh in the land of Canaan, saying, The LORD commanded by the hand of Moses to give us cities to dwell in, with the suburbs thereof for our cattle.
21:3 And the children of Israel gave unto the Levites out of their inheritance, at the commandment of the LORD, these cities and their suburbs.
21:4 And the lot came out for the families of the Kohathites: and the children of Aaron the priest, [which were] of the Levites, had by lot out of the tribe of Judah, and out of the tribe of Simeon, and out of the tribe of Benjamin, thirteen cities.
21:5 And the rest of the children of Kohath [had] by lot out of the families of the tribe of Ephraim, and out of the tribe of Dan, and out of the half tribe of Manasseh, ten cities.
21:6 And the children of Gershon [had] by lot out of the families of the tribe of Issachar, and out of the tribe of Asher, and out of the tribe of Naphtali, and out of the half tribe of Manasseh in Bashan, thirteen cities.
21:7 The children of Merari by their families [had] out of the tribe of Reuben, and out of the tribe of Gad, and out of the tribe of Zebulun, twelve cities.
21:8 And the children of Israel gave by lot unto the Levites these cities with their suburbs, as the LORD commanded by the hand of Moses.
21:9 And they gave out of the tribe of the children of Judah, and out of the tribe of the children of Simeon, these cities which are [here] mentioned by name,
21:10 Which the children of Aaron, [being] of the families of the Kohathites, [who were] of the children of Levi, had: for theirs was the first lot.
21:11 And they gave them the city of Arba the father of Anak, which [city is] Hebron, in the hill [country] of Judah, with the suburbs thereof round about it.
21:12 But the fields of the city, and the villages thereof, gave they to Caleb the son of Jephunneh for his possession.
21:13 Thus they gave to the children of Aaron the priest Hebron with her suburbs, [to be] a city of refuge for the slayer; and Libnah with her suburbs,
21:14 And Jattir with her suburbs, and Eshtemoa with her suburbs,
21:15 And Holon with her suburbs, and Debir with her suburbs,
21:16 And Ain with her suburbs, and Juttah with her suburbs, [and] Bethshemesh with her suburbs; nine cities out of those two tribes.
21:17 And out of the tribe of Benjamin, Gibeon with her suburbs, Geba with her suburbs,
21:18 Anathoth with her suburbs, and Almon with her suburbs; four cities.
21:19 All the cities of the children of Aaron, the priests, [were] thirteen cities with their suburbs.
21:20 And the families of the children of Kohath, the Levites which remained of the children of Kohath, even they had the cities of their lot out of the tribe of Ephraim.
21:21 For they gave them Shechem with her suburbs in mount Ephraim, [to be] a city of refuge for the slayer; and Gezer with her suburbs,
21:22 And Kibzaim with her suburbs, and Bethhoron with her suburbs; four cities.
21:23 And out of the tribe of Dan, Eltekeh with her suburbs, Gibbethon with her suburbs,
21:24 Aijalon with her suburbs, Gathrimmon with her suburbs; four cities.
21:25 And out of the half tribe of Manasseh, Tanach with her suburbs, and Gathrimmon with her suburbs; two cities.
21:26 All the cities [were] ten with their suburbs for the families of the children of Kohath that remained.
21:27 And unto the children of Gershon, of the families of the Levites, out of the [other] half tribe of Manasseh [they gave] Golan in Bashan with her suburbs, [to be] a city of refuge for the slayer; and Beeshterah with her suburbs; two cities.
21:28 And out of the tribe of Issachar, Kishon with her suburbs, Dabareh with her suburbs,
21:29 Jarmuth with her suburbs, Engannim with her suburbs; four cities.
21:30 And out of the tribe of Asher, Mishal with her suburbs, Abdon with her suburbs,
21:31 Helkath with her suburbs, and Rehob with her suburbs; four cities.
21:32 And out of the tribe of Naphtali, Kedesh in Galilee with her suburbs, [to be] a city of refuge for the slayer; and Hammothdor with her suburbs, and Kartan with her suburbs; three cities.
21:33 All the cities of the Gershonites according to their families [were] thirteen cities with their suburbs.
21:34 And unto the families of the children of Merari, the rest of the Levites, out of the tribe of Zebulun, Jokneam with her suburbs, and Kartah with her suburbs,
21:35 Dimnah with her suburbs, Nahalal with her suburbs; four cities.
21:36 And out of the tribe of Reuben, Bezer with her suburbs, and Jahazah with her suburbs,
21:37 Kedemoth with her suburbs, and Mephaath with her suburbs; four cities.
21:38 And out of the tribe of Gad, Ramoth in Gilead with her suburbs, [to be] a city of refuge for the slayer; and Mahanaim with her suburbs,
21:39 Heshbon with her suburbs, Jazer with her suburbs; four cities in all.
21:40 So all the cities for the children of Merari by their families, which were remaining of the families of the Levites, were [by] their lot twelve cities.
21:41 All the cities of the Levites within the possession of the children of Israel [were] forty and eight cities with their suburbs.
21:42 These cities were every one with their suburbs round about them: thus [were] all these cities.
21:43 And the LORD gave unto Israel all the land which he sware to give unto their fathers; and they possessed it, and dwelt therein.
21:44 And the LORD gave them rest round about, according to all that he sware unto their fathers: and there stood not a man of all their enemies before them; the LORD delivered all their enemies into their hand.
21:45 There failed not ought of any good thing which the LORD had spoken unto the house of Israel; all came to pass.
Psalms
58:1 Do ye indeed speak righteousness, O congregation? do ye judge uprightly, O ye sons of men?
58:2 Yea, in heart ye work wickedness; ye weigh the violence of your hands in the earth.
58:3 The wicked are estranged from the womb: they go astray as soon as they be born, speaking lies.
58:4 Their poison [is] like the poison of a serpent: [they are] like the deaf adder [that] stoppeth her ear;
58:5 Which will not hearken to the voice of charmers, charming never so wisely.
58:6 Break their teeth, O God, in their mouth: break out the great teeth of the young lions, O LORD.
58:7 Let them melt away as waters [which] run continually: [when] he bendeth [his bow to shoot] his arrows, let them be as cut in pieces.
58:8 As a snail [which] melteth, let [every one of them] pass away: [like] the untimely birth of a woman, [that] they may not see the sun.
58:9 Before your pots can feel the thorns, he shall take them away as with a whirlwind, both living, and in [his] wrath.
58:10 The righteous shall rejoice when he seeth the vengeance: he shall wash his feet in the blood of the wicked.
58:11 So that a man shall say, Verily [there is] a reward for the righteous: verily he is a God that judgeth in the earth.
58:2 Yea, in heart ye work wickedness; ye weigh the violence of your hands in the earth.
58:3 The wicked are estranged from the womb: they go astray as soon as they be born, speaking lies.
58:4 Their poison [is] like the poison of a serpent: [they are] like the deaf adder [that] stoppeth her ear;
58:5 Which will not hearken to the voice of charmers, charming never so wisely.
58:6 Break their teeth, O God, in their mouth: break out the great teeth of the young lions, O LORD.
58:7 Let them melt away as waters [which] run continually: [when] he bendeth [his bow to shoot] his arrows, let them be as cut in pieces.
58:8 As a snail [which] melteth, let [every one of them] pass away: [like] the untimely birth of a woman, [that] they may not see the sun.
58:9 Before your pots can feel the thorns, he shall take them away as with a whirlwind, both living, and in [his] wrath.
58:10 The righteous shall rejoice when he seeth the vengeance: he shall wash his feet in the blood of the wicked.
58:11 So that a man shall say, Verily [there is] a reward for the righteous: verily he is a God that judgeth in the earth.
Josué
19:1 LA SEGUNDA suerte salió por Simeón, por la tribu de los hijos de Simeón conforme á sus familias; y su heredad fué entre la heredad de los hijos de Judá.
19:2 Y tuvieron en su heredad á Beer-seba, Seba, y Molada,
19:3 Hasar-sual, Bala, y Esem,
19:4 Heltolad, Betul, y Horma,
19:5 Siclag, Beth-marchâboth, y Hasar-susa,
19:6 Beth-lebaoth, y Saruhén; trece ciudades con sus aldeas:
19:7 Aín, Rimmón, Eter, y Asán; cuatro ciudades con sus aldeas:
19:8 Y todas las aldeas que estaban alrededor de estas ciudades hasta Baalath-beer, que es Ramat del mediodía. Esta es la heredad de la tribu de los hijos de Simeón, según sus familias.
19:9 De la suerte de los hijos de Judá fué sacada la heredad de los hijos de Simeón; por cuanto la parte de los hijos de Judá era excesiva para ellos: así que los hijos de Simeón tuvieron su heredad en medio de la de ellos.
19:10 La tercera suerte salió por los hijos de Zabulón conforme á sus familias: y el término de su heredad fué hasta Sarid.
19:11 Y su término sube hasta la mar y hasta Merala, y llega hasta Dabbe-seth, y de allí llega al arroyo que está delante de Jocneam.
19:12 Y tornando de Sarid hacia oriente, donde nace el sol al término de Chisiloth-tabor, sale á Dabrath, y sube á Japhia;
19:13 Y pasando de allí hacia el lado oriental á Gith-hepher y á Itta-kazin, sale á Rimmón rodeando á Nea;
19:14 Y de aquí torna este término al norte á Hanatón, viniendo á salir al valle de Iphtael;
19:15 Y abraza Catah, y Naalal, y Simrón, é Ideala, y Beth-lehem; doce ciudades con sus aldeas.
19:16 Esta es la heredad de los hijos de Zabulón por sus familias; estas ciudades con sus aldeas.
19:17 La cuarta suerte salió por Issachâr, por los hijos de Issachâr conforme á sus familias.
19:18 Y fué su término Izreel, y Chesullot, y Sunem,
19:19 Y Hapharaim, y Sión, y Anaarath,
19:20 Y Rabbit, y Chisión, y Ebes,
19:21 Y Rameth, y En-gannim, y En-hadda y Beth-passes;
19:22 Y llega este término hasta Tabor, y Sahasim, y Beth-semes; y sale su término al Jordán: diez y seis ciudades con sus aldeas.
19:23 Esta es la heredad de la tribu de los hijos de Issachâr conforme á sus familias; estas ciudades con sus aldeas.
19:24 Y salió la quinta suerte por la tribu de los hijos de Aser por sus familias.
19:25 Y su término fué Helchât, y Halí, y Betén, y Axaph,
19:26 Y Alammelec, y Amead, y Miseal; y llega hasta Carmel al occidente, y á Sihor-libnath;
19:27 Y tornando de donde nace el sol á Beth-dagón, llega á Zabulón, y al valle de Iphtael al norte, á Beth-emec, y á Nehiel, y sale á Cabul á la izquierda;
19:28 Y abraza á Hebrón, y Rehob, y Hammón, y Cana, hasta la gran Sidón;
19:29 Y torna de allí este término á Horma, y hasta la fuerte ciudad de Tiro, y torna este término á Hosa, y sale á la mar desde el territorio de Achzib:
19:30 Abraza también Umma, y Aphec, y Rehob: veinte y dos ciudades con sus aldeas.
19:31 Esta es la heredad de la tribu de los hijos de Aser por sus familias; estas ciudades con sus aldeas.
19:32 La sexta suerte salió por los hijos de Nephtalí, por los hijos de Nephtalí conforme á sus familias.
19:33 Y fué su término desde Heleph, y Allón-saananim, y Adami-neceb, y Jabneel, hasta Lacum; y sale al Jordán;
19:34 Y tornando de allí este término hacia el occidente á Aznot-tabor, pasa de allí á Hucuca, y llega hasta Zabulón al mediodía, y al occidente confina con Aser, y con Judá al Jordán hacia donde nace el sol.
19:35 Y las ciudades fuertes son Siddim, Ser, y Hamath, Raccath, y Cinneroth,
19:36 Y Adama, y Rama, y Asor,
19:37 Y Cedes, y Edrei, y En-hasor,
19:38 E Irón, y Migdalel, y Horem, y Beth-anath, y Beth-semes: diez y nueve ciudades con sus aldeas.
19:39 Esta es la heredad de la tribu de los hijos de Nephtalí por sus familias; estas ciudades con sus aldeas.
19:40 La séptima suerte salió por la tribu de los hijos de Dan por sus familias.
19:41 Y fué el término de su heredad, Sora, y Estaol, é Ir-semes,
19:42 Y Saalabín, y Ailón, y Jeth-la,
19:43 Y Elón, y Timnatha, y Ecrón,
19:44 Y Eltechê, Gibbethón, y Baalath,
19:45 Y Jehud, y Bene-berác, y Gath-rimmón,
19:46 Y Mejarcón, y Raccón, con el término que está delante de Joppa.
19:47 Y faltóles término á los hijos de Dan; y subieron los hijos de Dan y combatieron á Lesem, y tomándola metiéronla á filo de espada, y la poseyeron, y habitaron en ella; y llamaron á Lesem, Dan, del nombre de Dan su padre.
19:48 Esta es la heredad de la tribu de los hijos de Dan conforme á sus familias; estas ciudades con sus aldeas.
19:49 Y después que acabaron de repartir la tierra en heredad por sus términos, dieron los hijos de Israel heredad á Josué hijo de Nun en medio de ellos:
19:50 Según la palabra de Jehová, le dieron la ciudad que él pidió, Timnath-sera, en el monte de Ephraim; y él reedificó la ciudad, y habitó en ella.
19:51 Estas son las heredades que Eleazar sacerdote, y Josué hijo de Nun, y los principales de los padres, entregaron por suerte en posesión á las tribus de los hijos de Israel en Silo delante de Jehová, á la entrada del tabernáculo del testimonio; y acabaron de repartir la tierra.
20:1 Y HABLÓ Jehová á Josué, diciendo:
20:2 Habla á los hijos de Israel, diciendo: Señalaos las ciudades de refugio, de las cuales yo os hablé por Moisés;
20:3 Para que se acoja allí el homicida que matare á alguno por yerro y no á sabiendas; que os sean por acogimiento del cercano del muerto.
20:4 Y el que se acogiere á alguna de aquellas ciudades, presentaráse á la puerta de la ciudad, y dirá sus causas, oyéndolo los ancianos de aquella ciudad: y ellos le recibirán consigo dentro de la ciudad, y le darán lugar que habite con ellos.
20:5 Y cuando el cercano del muerto le siguiere, no entregarán en su mano al homicida, por cuanto hirió á su prójimo por yerro, ni tuvo con él antes enemistad.
20:6 Y quedará en aquella ciudad hasta que parezca en juicio delante del ayuntamiento, hasta la muerte del gran sacerdote que fuere en aquel tiempo: entonces el homicida tornará y vendrá á su ciudad y á su casa y á la ciudad de donde huyó.
20:7 Entonces señalaron á Cedes en Galilea, en el monte de Nephtalí, y á Sichêm en el monte de Ephraim, y á Chîriath-arba, que es Hebrón, en el monte de Judá.
20:8 Y de la otra parte del Jordán de Jericó, al oriente, señalaron á Beser en el desierto, en la llanura de la tribu de Rubén, y á Ramoth en Galaad de la tribu de Gad, y á Gaulón en Basán de la tribu de Manasés.
20:9 Estas fueron las ciudades señaladas para todos los hijos de Israel, y para el extranjero que morase entre ellos, para que se acogiese á ellas cualquiera que hiriese hombre por yerro, y no muriese por mano del cercano del muerto, hasta que compareciese delante del ayuntamiento.
21:1 Y LOS principales de los padres de los Levitas vinieron á Eleazar sacerdote, y á Josué hijo de Nun, y á los principales de los padres de las tribus de los hijos de Israel;
21:2 Y habláronles en Silo en la tierra de Canaán, diciendo: Jehová mandó por Moisés que nos fuesen dadas villas para habitar, con sus ejidos para nuestras bestias.
21:3 Entonces los hijos de Israel dieron á los Levitas de sus posesiones, conforme á la palabra de Jehová, estas villas con sus ejidos.
21:4 Y salió la suerte por las familias de los Coathitas; y fueron dadas por suerte á los hijos de Aarón sacerdote, que eran de los Levitas, por la tribu de Judá, por la de Simeón y por la de Benjamín, trece villas.
21:5 Y á los otros hijos de Coath se dieron por suerte diez villas de las familias de la tribu de Ephraim, y de la tribu de Dan, y de la media tribu de Manasés;
21:6 Y á los hijos de Gersón, por las familias de la tribu de Issachâr, y de la tribu de Aser, y de la tribu de Nephtalí, y de la media tribu de Manasés en Basán, fueron dadas por suerte trece villas.
21:7 A los hijos de Merari por sus familias se dieron doce villas por la tribu de Rubén, y por la tribu de Gad, y por la tribu de Zabulón.
21:8 Y así dieron por suerte los hijos de Israel á los Levitas estas villas con sus ejidos, como Jehová lo había mandado por Moisés.
21:9 Y de la tribu de los hijos de Judá, y de la tribu de los hijos de Simeón dieron estas villas que fueron nombradas:
21:10 Y la primera suerte fué de los hijos de Aarón, de la familia de Coath, de los hijos de Leví;
21:11 A los cuales dieron Chîriath-arba, del padre de Anac, la cual es Hebrón, en el monte de Judá, con sus ejidos en sus contornos.
21:12 Mas el campo de aquesta ciudad y sus aldeas dieron á Caleb hijo de Jephone, por su posesión.
21:13 Y á los hijos de Aarón sacerdote dieron la ciudad de refugio para los homicidas, á Hebrón con sus ejidos; y á Libna con sus ejidos,
21:14 Y á Jattir con sus ejidos, y á Estemoa con sus ejidos,
21:15 A Helón con sus ejidos, y á Debir con sus ejidos,
21:16 A Ain con sus ejidos, á Jutta con sus ejidos, y á Beth-semes con sus ejidos; nueve villas de estas dos tribus:
21:17 Y de la tribu de Benjamín, á Gibeón con sus ejidos, á Geba con sus ejidos,
21:18 A Anathoth con sus ejidos, á Almón con sus ejidos: cuatro villas.
21:19 Todas las villas de los sacerdotes, hijos de Aarón, son trece con sus ejidos.
21:20 Mas las familias de los hijos de Coath, Levitas, los que quedaban de los hijos de Coath, recibieron por suerte villas de la tribu de Ephraim.
21:21 Y diéronles á Sichêm, villa de refugio para los homicidas, con sus ejidos, en el monte de Ephraim; y á Geser con sus ejidos.
21:22 Y á Kibsaim con sus ejidos, y á Beth-oron con sus ejidos: cuatro villas:
21:23 Y de la tribu de Dan á Eltheco con sus ejidos, á Gibethón con sus ejidos,
21:24 A Ayalón con sus ejidos, á Gath-rimmón con sus ejidos: cuatro villas:
21:25 Y de la media tribu de Manasés, á Taanach con sus ejidos, y á Gath-rimmón con sus ejidos: dos villas.
21:26 Todas las villas para el resto de las familias de los hijos de Coath fueron diez con sus ejidos.
21:27 A los hijos de Gersón de las familias de los Levitas, dieron la villa de refugio para los homicidas, de la media tribu de Manasés: á Gaulón en Basán con sus ejidos, y á Bosra con sus ejidos: dos villas.
21:28 Y de la tribu de Issachâr, á Cesión con sus ejidos, á Dabereth con sus ejidos,
21:29 A Jarmuth con sus ejidos, y á En-gannim con sus ejidos: cuatro villas:
21:30 Y de la tribu de Aser, á Miseal con sus ejidos, á Abdón con sus ejidos,
21:31 A Helchâth con sus ejidos, y á Rehob con sus ejidos: cuatro villas:
21:32 Y de la tribu de Nephtalí, la villa de refugio para los homicidas, á Cedes en Galilea con sus ejidos, á Hammoth-dor con sus ejidos, y á Cartán con sus ejidos: tres villas:
21:33 Todas las villas de los Gersonitas por sus familias fueron trece villas con sus ejidos.
21:34 Y á las familias de los hijos de Merari, Levitas que quedaban, dióseles de la tribu de Zabulón, á Jocneam con sus ejidos, Cartha con sus ejidos,
21:35 Dimna con sus ejidos, Naalal con sus ejidos: cuatro villas:
21:36 Y de la tribu de Rubén, á Beser con sus ejidos, á Jasa con sus ejidos,
21:37 A Cedemoth con sus ejidos, y Mephaat con sus ejidos: cuatro villas:
21:38 De la tribu de Gad, la villa de refugio para los homicidas, Ramoth en Galaad con sus ejidos, y Mahanaim con sus ejidos,
21:39 Hesbón con sus ejidos, y Jacer con sus ejidos: cuatro villas.
21:40 Todas las villas de los hijos de Merari por sus familias, que restaban de las familias de los Levitas, fueron por sus suertes doce villas.
21:41 Y todas la villas de los Levitas en medio de la posesión de los hijos de Israel, fueron cuarenta y ocho villas con sus ejidos.
21:42 Y estas ciudades estaban apartadas la una de la otra cada cual con sus ejidos alrededor de ellas: lo cual fué en todas estas ciudades.
21:43 Así dió Jehová á Israel toda la tierra que había jurado dar á sus padres; y poseyéronla, y habitaron en ella.
21:44 Y Jehová les dió reposo alrededor, conforme á todo lo que había jurado á sus padres: y ninguno de todos los enemigos les paró delante, sino que Jehová entregó en sus manos á todos sus enemigos.
21:45 No faltó palabra de todas la buenas que habló Jehová á la casa de Israel; todo se cumplió.
19:2 Y tuvieron en su heredad á Beer-seba, Seba, y Molada,
19:3 Hasar-sual, Bala, y Esem,
19:4 Heltolad, Betul, y Horma,
19:5 Siclag, Beth-marchâboth, y Hasar-susa,
19:6 Beth-lebaoth, y Saruhén; trece ciudades con sus aldeas:
19:7 Aín, Rimmón, Eter, y Asán; cuatro ciudades con sus aldeas:
19:8 Y todas las aldeas que estaban alrededor de estas ciudades hasta Baalath-beer, que es Ramat del mediodía. Esta es la heredad de la tribu de los hijos de Simeón, según sus familias.
19:9 De la suerte de los hijos de Judá fué sacada la heredad de los hijos de Simeón; por cuanto la parte de los hijos de Judá era excesiva para ellos: así que los hijos de Simeón tuvieron su heredad en medio de la de ellos.
19:10 La tercera suerte salió por los hijos de Zabulón conforme á sus familias: y el término de su heredad fué hasta Sarid.
19:11 Y su término sube hasta la mar y hasta Merala, y llega hasta Dabbe-seth, y de allí llega al arroyo que está delante de Jocneam.
19:12 Y tornando de Sarid hacia oriente, donde nace el sol al término de Chisiloth-tabor, sale á Dabrath, y sube á Japhia;
19:13 Y pasando de allí hacia el lado oriental á Gith-hepher y á Itta-kazin, sale á Rimmón rodeando á Nea;
19:14 Y de aquí torna este término al norte á Hanatón, viniendo á salir al valle de Iphtael;
19:15 Y abraza Catah, y Naalal, y Simrón, é Ideala, y Beth-lehem; doce ciudades con sus aldeas.
19:16 Esta es la heredad de los hijos de Zabulón por sus familias; estas ciudades con sus aldeas.
19:17 La cuarta suerte salió por Issachâr, por los hijos de Issachâr conforme á sus familias.
19:18 Y fué su término Izreel, y Chesullot, y Sunem,
19:19 Y Hapharaim, y Sión, y Anaarath,
19:20 Y Rabbit, y Chisión, y Ebes,
19:21 Y Rameth, y En-gannim, y En-hadda y Beth-passes;
19:22 Y llega este término hasta Tabor, y Sahasim, y Beth-semes; y sale su término al Jordán: diez y seis ciudades con sus aldeas.
19:23 Esta es la heredad de la tribu de los hijos de Issachâr conforme á sus familias; estas ciudades con sus aldeas.
19:24 Y salió la quinta suerte por la tribu de los hijos de Aser por sus familias.
19:25 Y su término fué Helchât, y Halí, y Betén, y Axaph,
19:26 Y Alammelec, y Amead, y Miseal; y llega hasta Carmel al occidente, y á Sihor-libnath;
19:27 Y tornando de donde nace el sol á Beth-dagón, llega á Zabulón, y al valle de Iphtael al norte, á Beth-emec, y á Nehiel, y sale á Cabul á la izquierda;
19:28 Y abraza á Hebrón, y Rehob, y Hammón, y Cana, hasta la gran Sidón;
19:29 Y torna de allí este término á Horma, y hasta la fuerte ciudad de Tiro, y torna este término á Hosa, y sale á la mar desde el territorio de Achzib:
19:30 Abraza también Umma, y Aphec, y Rehob: veinte y dos ciudades con sus aldeas.
19:31 Esta es la heredad de la tribu de los hijos de Aser por sus familias; estas ciudades con sus aldeas.
19:32 La sexta suerte salió por los hijos de Nephtalí, por los hijos de Nephtalí conforme á sus familias.
19:33 Y fué su término desde Heleph, y Allón-saananim, y Adami-neceb, y Jabneel, hasta Lacum; y sale al Jordán;
19:34 Y tornando de allí este término hacia el occidente á Aznot-tabor, pasa de allí á Hucuca, y llega hasta Zabulón al mediodía, y al occidente confina con Aser, y con Judá al Jordán hacia donde nace el sol.
19:35 Y las ciudades fuertes son Siddim, Ser, y Hamath, Raccath, y Cinneroth,
19:36 Y Adama, y Rama, y Asor,
19:37 Y Cedes, y Edrei, y En-hasor,
19:38 E Irón, y Migdalel, y Horem, y Beth-anath, y Beth-semes: diez y nueve ciudades con sus aldeas.
19:39 Esta es la heredad de la tribu de los hijos de Nephtalí por sus familias; estas ciudades con sus aldeas.
19:40 La séptima suerte salió por la tribu de los hijos de Dan por sus familias.
19:41 Y fué el término de su heredad, Sora, y Estaol, é Ir-semes,
19:42 Y Saalabín, y Ailón, y Jeth-la,
19:43 Y Elón, y Timnatha, y Ecrón,
19:44 Y Eltechê, Gibbethón, y Baalath,
19:45 Y Jehud, y Bene-berác, y Gath-rimmón,
19:46 Y Mejarcón, y Raccón, con el término que está delante de Joppa.
19:47 Y faltóles término á los hijos de Dan; y subieron los hijos de Dan y combatieron á Lesem, y tomándola metiéronla á filo de espada, y la poseyeron, y habitaron en ella; y llamaron á Lesem, Dan, del nombre de Dan su padre.
19:48 Esta es la heredad de la tribu de los hijos de Dan conforme á sus familias; estas ciudades con sus aldeas.
19:49 Y después que acabaron de repartir la tierra en heredad por sus términos, dieron los hijos de Israel heredad á Josué hijo de Nun en medio de ellos:
19:50 Según la palabra de Jehová, le dieron la ciudad que él pidió, Timnath-sera, en el monte de Ephraim; y él reedificó la ciudad, y habitó en ella.
19:51 Estas son las heredades que Eleazar sacerdote, y Josué hijo de Nun, y los principales de los padres, entregaron por suerte en posesión á las tribus de los hijos de Israel en Silo delante de Jehová, á la entrada del tabernáculo del testimonio; y acabaron de repartir la tierra.
20:1 Y HABLÓ Jehová á Josué, diciendo:
20:2 Habla á los hijos de Israel, diciendo: Señalaos las ciudades de refugio, de las cuales yo os hablé por Moisés;
20:3 Para que se acoja allí el homicida que matare á alguno por yerro y no á sabiendas; que os sean por acogimiento del cercano del muerto.
20:4 Y el que se acogiere á alguna de aquellas ciudades, presentaráse á la puerta de la ciudad, y dirá sus causas, oyéndolo los ancianos de aquella ciudad: y ellos le recibirán consigo dentro de la ciudad, y le darán lugar que habite con ellos.
20:5 Y cuando el cercano del muerto le siguiere, no entregarán en su mano al homicida, por cuanto hirió á su prójimo por yerro, ni tuvo con él antes enemistad.
20:6 Y quedará en aquella ciudad hasta que parezca en juicio delante del ayuntamiento, hasta la muerte del gran sacerdote que fuere en aquel tiempo: entonces el homicida tornará y vendrá á su ciudad y á su casa y á la ciudad de donde huyó.
20:7 Entonces señalaron á Cedes en Galilea, en el monte de Nephtalí, y á Sichêm en el monte de Ephraim, y á Chîriath-arba, que es Hebrón, en el monte de Judá.
20:8 Y de la otra parte del Jordán de Jericó, al oriente, señalaron á Beser en el desierto, en la llanura de la tribu de Rubén, y á Ramoth en Galaad de la tribu de Gad, y á Gaulón en Basán de la tribu de Manasés.
20:9 Estas fueron las ciudades señaladas para todos los hijos de Israel, y para el extranjero que morase entre ellos, para que se acogiese á ellas cualquiera que hiriese hombre por yerro, y no muriese por mano del cercano del muerto, hasta que compareciese delante del ayuntamiento.
21:1 Y LOS principales de los padres de los Levitas vinieron á Eleazar sacerdote, y á Josué hijo de Nun, y á los principales de los padres de las tribus de los hijos de Israel;
21:2 Y habláronles en Silo en la tierra de Canaán, diciendo: Jehová mandó por Moisés que nos fuesen dadas villas para habitar, con sus ejidos para nuestras bestias.
21:3 Entonces los hijos de Israel dieron á los Levitas de sus posesiones, conforme á la palabra de Jehová, estas villas con sus ejidos.
21:4 Y salió la suerte por las familias de los Coathitas; y fueron dadas por suerte á los hijos de Aarón sacerdote, que eran de los Levitas, por la tribu de Judá, por la de Simeón y por la de Benjamín, trece villas.
21:5 Y á los otros hijos de Coath se dieron por suerte diez villas de las familias de la tribu de Ephraim, y de la tribu de Dan, y de la media tribu de Manasés;
21:6 Y á los hijos de Gersón, por las familias de la tribu de Issachâr, y de la tribu de Aser, y de la tribu de Nephtalí, y de la media tribu de Manasés en Basán, fueron dadas por suerte trece villas.
21:7 A los hijos de Merari por sus familias se dieron doce villas por la tribu de Rubén, y por la tribu de Gad, y por la tribu de Zabulón.
21:8 Y así dieron por suerte los hijos de Israel á los Levitas estas villas con sus ejidos, como Jehová lo había mandado por Moisés.
21:9 Y de la tribu de los hijos de Judá, y de la tribu de los hijos de Simeón dieron estas villas que fueron nombradas:
21:10 Y la primera suerte fué de los hijos de Aarón, de la familia de Coath, de los hijos de Leví;
21:11 A los cuales dieron Chîriath-arba, del padre de Anac, la cual es Hebrón, en el monte de Judá, con sus ejidos en sus contornos.
21:12 Mas el campo de aquesta ciudad y sus aldeas dieron á Caleb hijo de Jephone, por su posesión.
21:13 Y á los hijos de Aarón sacerdote dieron la ciudad de refugio para los homicidas, á Hebrón con sus ejidos; y á Libna con sus ejidos,
21:14 Y á Jattir con sus ejidos, y á Estemoa con sus ejidos,
21:15 A Helón con sus ejidos, y á Debir con sus ejidos,
21:16 A Ain con sus ejidos, á Jutta con sus ejidos, y á Beth-semes con sus ejidos; nueve villas de estas dos tribus:
21:17 Y de la tribu de Benjamín, á Gibeón con sus ejidos, á Geba con sus ejidos,
21:18 A Anathoth con sus ejidos, á Almón con sus ejidos: cuatro villas.
21:19 Todas las villas de los sacerdotes, hijos de Aarón, son trece con sus ejidos.
21:20 Mas las familias de los hijos de Coath, Levitas, los que quedaban de los hijos de Coath, recibieron por suerte villas de la tribu de Ephraim.
21:21 Y diéronles á Sichêm, villa de refugio para los homicidas, con sus ejidos, en el monte de Ephraim; y á Geser con sus ejidos.
21:22 Y á Kibsaim con sus ejidos, y á Beth-oron con sus ejidos: cuatro villas:
21:23 Y de la tribu de Dan á Eltheco con sus ejidos, á Gibethón con sus ejidos,
21:24 A Ayalón con sus ejidos, á Gath-rimmón con sus ejidos: cuatro villas:
21:25 Y de la media tribu de Manasés, á Taanach con sus ejidos, y á Gath-rimmón con sus ejidos: dos villas.
21:26 Todas las villas para el resto de las familias de los hijos de Coath fueron diez con sus ejidos.
21:27 A los hijos de Gersón de las familias de los Levitas, dieron la villa de refugio para los homicidas, de la media tribu de Manasés: á Gaulón en Basán con sus ejidos, y á Bosra con sus ejidos: dos villas.
21:28 Y de la tribu de Issachâr, á Cesión con sus ejidos, á Dabereth con sus ejidos,
21:29 A Jarmuth con sus ejidos, y á En-gannim con sus ejidos: cuatro villas:
21:30 Y de la tribu de Aser, á Miseal con sus ejidos, á Abdón con sus ejidos,
21:31 A Helchâth con sus ejidos, y á Rehob con sus ejidos: cuatro villas:
21:32 Y de la tribu de Nephtalí, la villa de refugio para los homicidas, á Cedes en Galilea con sus ejidos, á Hammoth-dor con sus ejidos, y á Cartán con sus ejidos: tres villas:
21:33 Todas las villas de los Gersonitas por sus familias fueron trece villas con sus ejidos.
21:34 Y á las familias de los hijos de Merari, Levitas que quedaban, dióseles de la tribu de Zabulón, á Jocneam con sus ejidos, Cartha con sus ejidos,
21:35 Dimna con sus ejidos, Naalal con sus ejidos: cuatro villas:
21:36 Y de la tribu de Rubén, á Beser con sus ejidos, á Jasa con sus ejidos,
21:37 A Cedemoth con sus ejidos, y Mephaat con sus ejidos: cuatro villas:
21:38 De la tribu de Gad, la villa de refugio para los homicidas, Ramoth en Galaad con sus ejidos, y Mahanaim con sus ejidos,
21:39 Hesbón con sus ejidos, y Jacer con sus ejidos: cuatro villas.
21:40 Todas las villas de los hijos de Merari por sus familias, que restaban de las familias de los Levitas, fueron por sus suertes doce villas.
21:41 Y todas la villas de los Levitas en medio de la posesión de los hijos de Israel, fueron cuarenta y ocho villas con sus ejidos.
21:42 Y estas ciudades estaban apartadas la una de la otra cada cual con sus ejidos alrededor de ellas: lo cual fué en todas estas ciudades.
21:43 Así dió Jehová á Israel toda la tierra que había jurado dar á sus padres; y poseyéronla, y habitaron en ella.
21:44 Y Jehová les dió reposo alrededor, conforme á todo lo que había jurado á sus padres: y ninguno de todos los enemigos les paró delante, sino que Jehová entregó en sus manos á todos sus enemigos.
21:45 No faltó palabra de todas la buenas que habló Jehová á la casa de Israel; todo se cumplió.
Salmos
58:1 OH congregación, ¿pronunciáis en verdad justicia? ¿Juzgáis rectamente, hijos de los hombres?
58:2 Antes con el corazón obráis iniquidades: Hacéis pesar la violencia de vuestras manos en la tierra.
58:3 Enajenáronse los impíos desde la matriz; Descarriáronse desde el vientre, hablando mentira.
58:4 Veneno tienen semejante al veneno de la serpiente: Son como áspide sordo que cierra su oído;
58:5 Que no oye la voz de los que encantan, Por más hábil que el encantador sea.
58:6 Oh Dios, quiebra sus dientes en sus bocas: Quiebra, oh Jehová, las muelas de los leoncillos.
58:7 Corránse como aguas que se van de suyo: En entesando sus saetas, luego sean hechas pedazos.
58:8 Pasen ellos como el caracol que se deslíe: Como el abortivo de mujer, no vean el sol.
58:9 Antes que vuestras ollas sientan las espinas, Así vivos, así airados, los arrebatará él con tempestad.
58:10 Alegraráse el justo cuando viere la venganza: Sus pies lavará en la sangre del impío.
58:11 Entonces dirá el hombre: Ciertamente hay fruto para el justo; Ciertamente hay Dios que juzga en la tierra.
58:2 Antes con el corazón obráis iniquidades: Hacéis pesar la violencia de vuestras manos en la tierra.
58:3 Enajenáronse los impíos desde la matriz; Descarriáronse desde el vientre, hablando mentira.
58:4 Veneno tienen semejante al veneno de la serpiente: Son como áspide sordo que cierra su oído;
58:5 Que no oye la voz de los que encantan, Por más hábil que el encantador sea.
58:6 Oh Dios, quiebra sus dientes en sus bocas: Quiebra, oh Jehová, las muelas de los leoncillos.
58:7 Corránse como aguas que se van de suyo: En entesando sus saetas, luego sean hechas pedazos.
58:8 Pasen ellos como el caracol que se deslíe: Como el abortivo de mujer, no vean el sol.
58:9 Antes que vuestras ollas sientan las espinas, Así vivos, así airados, los arrebatará él con tempestad.
58:10 Alegraráse el justo cuando viere la venganza: Sus pies lavará en la sangre del impío.
58:11 Entonces dirá el hombre: Ciertamente hay fruto para el justo; Ciertamente hay Dios que juzga en la tierra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já, agradecemos por comentar em nosso blog.
Se quiser comentar sem efetuar login em algumas das contas sugeridas na caixa "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL" e apenas digite seu nome, assim é mais prático e mais rápido.