A leitura bíblica de hoje encontra-se em Tiago 3-5 e Salmos 51.
Tiago
3.1 Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
3.2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo.
3.3 Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
3.4 Vede também as naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
3.5 Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
3.6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
3.7 Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
3.8 mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
3.9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus:
3.10 de uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
3.11 Porventura, deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
3.12 Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
3.13 Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.
3.14 Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
3.15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
3.16 Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa.
3.17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.
3.18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
4.1 Donde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
4.2 Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis.
4.3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
4.4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
4.5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
4.6 Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes.
4.7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
4.8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração.
4.9 Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza.
4.10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
4.11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
4.12 Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
4.13 Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos.
4.14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.
4.15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
4.16 Mas, agora, vos gloriais em vossas presunções; toda glória tal como esta é maligna.
4.17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.
5.1 Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
5.2 As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas da traça.
5.3 O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
5.4 Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras e que por vós foi diminuído clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
5.5 Deliciosamente, vivestes sobre a terra, e vos deleitastes, e cevastes o vosso coração, como num dia de matança.
5.6 Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
5.7 Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
5.8 Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima.
5.9 Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.
5.10 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
5.11 Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
5.12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação.
5.13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
5.14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
5.15 e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
5.16 Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
5.17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
5.18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
5.19 Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
5.20 saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.
3.2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo.
3.3 Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
3.4 Vede também as naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
3.5 Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
3.6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
3.7 Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
3.8 mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
3.9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus:
3.10 de uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
3.11 Porventura, deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
3.12 Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
3.13 Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.
3.14 Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
3.15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
3.16 Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa.
3.17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.
3.18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
4.1 Donde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
4.2 Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis.
4.3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
4.4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
4.5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
4.6 Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes.
4.7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
4.8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração.
4.9 Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza.
4.10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
4.11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
4.12 Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
4.13 Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos.
4.14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.
4.15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
4.16 Mas, agora, vos gloriais em vossas presunções; toda glória tal como esta é maligna.
4.17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.
5.1 Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
5.2 As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas da traça.
5.3 O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
5.4 Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras e que por vós foi diminuído clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
5.5 Deliciosamente, vivestes sobre a terra, e vos deleitastes, e cevastes o vosso coração, como num dia de matança.
5.6 Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
5.7 Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
5.8 Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima.
5.9 Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.
5.10 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
5.11 Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
5.12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação.
5.13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
5.14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
5.15 e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
5.16 Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
5.17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
5.18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
5.19 Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
5.20 saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.
Salmos
51.1 [Salmo de Davi para o cantor-mor, quando o profeta Natã veio a ele, depois de ele ter estado com Bate-Seba] Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
51.2 Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.
51.3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
51.4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.
51.5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
51.6 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
51.7 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.
51.8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
51.9 Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
51.10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.
51.11 Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.
51.12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.
51.13 Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
51.14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
51.15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
51.16 Porque te não comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
51.17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
51.18 Abençoa a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
51.19 Então, te agradarás de sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então, se oferecerão novilhos sobre o teu altar.
51.2 Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.
51.3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
51.4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.
51.5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
51.6 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
51.7 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.
51.8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
51.9 Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
51.10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.
51.11 Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.
51.12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.
51.13 Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
51.14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
51.15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
51.16 Porque te não comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
51.17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
51.18 Abençoa a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
51.19 Então, te agradarás de sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então, se oferecerão novilhos sobre o teu altar.
Tiago
3.1 Meus irmãos, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na Igreja, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros.
3.2 Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo.
3.3 Até na boca dos cavalos colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos.
3.4 Pensem no navio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer.
3.5 É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama!
3.6 A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas.
3.7 O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes.
3.8 Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar.
3.9 Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus.
3.10 Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim.
3.11 Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga?
3.12 Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce.
3.13 Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria.
3.14 Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios.
3.15 Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica.
3.16 Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.
3.17 A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento.
3.18 Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz.
4.1 De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês.
4.2 Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus.
4.3 E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.
4.4 Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.
4.5 Não pensem que não quer dizer nada esta passagem das Escrituras Sagradas: “O espírito que Deus pôs em nós está cheio de desejos violentos.”
4.6 Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.”
4.7 Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês.
4.8 Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas!
4.9 Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza.
4.10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.
4.11 Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a. Pois, se você julga a lei, então já não é uma pessoa que obedece à lei, mas é alguém que a julga.
4.12 Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é, para julgar os outros?
4.13 Agora escutem, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!”
4.14 Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece.
4.15 O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.”
4.16 Porém vocês são orgulhosos e vivem se gabando. Todo esse orgulho é mau.
4.17 Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.
5.1 Agora, ricos, escutem! Chorem e gritem pelas desgraças que vocês vão sofrer!
5.2 As suas riquezas estão podres, e as suas roupas finas estão comidas pelas traças.
5.3 O seu ouro e a sua prata estão cobertos de ferrugem, e essa ferrugem será testemunha contra vocês e, como fogo, comerá o corpo de vocês. Nestes últimos tempos vocês têm amontoado riquezas
5.4 e não têm pago os salários das pessoas que trabalham nos seus campos. Escutem as suas reclamações! Os gritos dos que trabalham nas colheitas têm chegado até os ouvidos de Deus, o Senhor Todo-Poderoso.
5.5 Vocês têm tido uma vida de luxo e prazeres aqui na terra e estão gordos como gado pronto para o matadouro.
5.6 Vocês têm condenado e matado os inocentes, e eles não podem fazer nada contra vocês.
5.7 Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha. Vejam como o lavrador espera com paciência que a sua terra dê colheitas preciosas. Ele espera pacientemente pelas chuvas do outono e da primavera.
5.8 Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo.
5.9 Irmãos, não se queixem uns dos outros para não serem julgados por Deus. O Juiz está perto, pronto para vir.
5.10 Lembrem dos profetas que falaram em nome do Senhor e os tomem como exemplo de paciência nos momentos de sofrimento.
5.11 E nós achamos que eles foram felizes por terem suportado o sofrimento com paciência. Vocês têm ouvido a respeito da paciência de Jó e sabem como no final Deus o abençoou. Porque o Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
5.12 Acima de tudo, meus irmãos, quando vocês prometerem alguma coisa, não jurem pelo céu, nem pela terra, nem por nada mais. Digam somente “sim”, quando for sim, e “não”, quando for não, para que Deus não os condene.
5.13 Se algum de vocês está sofrendo, ore. Se alguém está contente, cante hinos de agradecimento.
5.14 Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração e ponham azeite na cabeça dessa pessoa em nome do Senhor.
5.15 Essa oração, feita com fé, salvará a pessoa doente. O Senhor lhe dará saúde e perdoará os pecados que tiver cometido.
5.16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.
5.17 O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra.
5.18 Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita.
5.19 Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade, e outro o fizer voltar para o bom caminho,
5.20 lembrem disto: quem fizer um pecador voltar do seu mau caminho salvará da morte esse pecador e fará com que muitos pecados sejam perdoados.
3.2 Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo.
3.3 Até na boca dos cavalos colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos.
3.4 Pensem no navio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer.
3.5 É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama!
3.6 A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas.
3.7 O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes.
3.8 Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar.
3.9 Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus.
3.10 Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim.
3.11 Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga?
3.12 Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce.
3.13 Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria.
3.14 Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios.
3.15 Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica.
3.16 Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.
3.17 A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento.
3.18 Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz.
4.1 De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês.
4.2 Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus.
4.3 E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.
4.4 Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.
4.5 Não pensem que não quer dizer nada esta passagem das Escrituras Sagradas: “O espírito que Deus pôs em nós está cheio de desejos violentos.”
4.6 Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.”
4.7 Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês.
4.8 Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas!
4.9 Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza.
4.10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.
4.11 Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a. Pois, se você julga a lei, então já não é uma pessoa que obedece à lei, mas é alguém que a julga.
4.12 Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é, para julgar os outros?
4.13 Agora escutem, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!”
4.14 Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece.
4.15 O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.”
4.16 Porém vocês são orgulhosos e vivem se gabando. Todo esse orgulho é mau.
4.17 Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.
5.1 Agora, ricos, escutem! Chorem e gritem pelas desgraças que vocês vão sofrer!
5.2 As suas riquezas estão podres, e as suas roupas finas estão comidas pelas traças.
5.3 O seu ouro e a sua prata estão cobertos de ferrugem, e essa ferrugem será testemunha contra vocês e, como fogo, comerá o corpo de vocês. Nestes últimos tempos vocês têm amontoado riquezas
5.4 e não têm pago os salários das pessoas que trabalham nos seus campos. Escutem as suas reclamações! Os gritos dos que trabalham nas colheitas têm chegado até os ouvidos de Deus, o Senhor Todo-Poderoso.
5.5 Vocês têm tido uma vida de luxo e prazeres aqui na terra e estão gordos como gado pronto para o matadouro.
5.6 Vocês têm condenado e matado os inocentes, e eles não podem fazer nada contra vocês.
5.7 Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha. Vejam como o lavrador espera com paciência que a sua terra dê colheitas preciosas. Ele espera pacientemente pelas chuvas do outono e da primavera.
5.8 Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo.
5.9 Irmãos, não se queixem uns dos outros para não serem julgados por Deus. O Juiz está perto, pronto para vir.
5.10 Lembrem dos profetas que falaram em nome do Senhor e os tomem como exemplo de paciência nos momentos de sofrimento.
5.11 E nós achamos que eles foram felizes por terem suportado o sofrimento com paciência. Vocês têm ouvido a respeito da paciência de Jó e sabem como no final Deus o abençoou. Porque o Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
5.12 Acima de tudo, meus irmãos, quando vocês prometerem alguma coisa, não jurem pelo céu, nem pela terra, nem por nada mais. Digam somente “sim”, quando for sim, e “não”, quando for não, para que Deus não os condene.
5.13 Se algum de vocês está sofrendo, ore. Se alguém está contente, cante hinos de agradecimento.
5.14 Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração e ponham azeite na cabeça dessa pessoa em nome do Senhor.
5.15 Essa oração, feita com fé, salvará a pessoa doente. O Senhor lhe dará saúde e perdoará os pecados que tiver cometido.
5.16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.
5.17 O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra.
5.18 Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita.
5.19 Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade, e outro o fizer voltar para o bom caminho,
5.20 lembrem disto: quem fizer um pecador voltar do seu mau caminho salvará da morte esse pecador e fará com que muitos pecados sejam perdoados.
Salmos
51.1 [Salmo de Davi. Ao regente do coro. Escrito depois que o profeta Natã falou com Davi a respeito do pecado que este havia cometido com Bate-Seba.] Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados.
51.2 Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado.
51.3 Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim.
51.4 Contra ti eu pequei — somente contra ti — e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas.
51.5 De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.
51.6 O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria.
51.7 Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
51.8 Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo.
51.9 Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades.
51.10 Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!
51.11 Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito.
51.12 Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente.
51.13 Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti.
51.14 Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação!
51.15 Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei!
51.16 Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti.
51.17 Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.
51.18 Ó Deus, com a tua bondade, ajuda Jerusalém e constrói de novo as suas muralhas!
51.19 Então terás prazer em receber os sacrifícios certos e os animais que são totalmente queimados. E touros novos serão oferecidos no teu altar.
51.2 Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado.
51.3 Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim.
51.4 Contra ti eu pequei — somente contra ti — e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas.
51.5 De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.
51.6 O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria.
51.7 Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
51.8 Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo.
51.9 Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades.
51.10 Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!
51.11 Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito.
51.12 Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente.
51.13 Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti.
51.14 Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação!
51.15 Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei!
51.16 Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti.
51.17 Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.
51.18 Ó Deus, com a tua bondade, ajuda Jerusalém e constrói de novo as suas muralhas!
51.19 Então terás prazer em receber os sacrifícios certos e os animais que são totalmente queimados. E touros novos serão oferecidos no teu altar.
James
3:1 My brethren, be not many masters, knowing that we shall receive the greater condemnation.
3:2 For in many things we offend all. If any man offend not in word, the same [is] a perfect man, [and] able also to bridle the whole body.
3:3 Behold, we put bits in the horses' mouths, that they may obey us; and we turn about their whole body.
3:4 Behold also the ships, which though [they be] so great, and [are] driven of fierce winds, yet are they turned about with a very small helm, whithersoever the governor listeth.
3:5 Even so the tongue is a little member, and boasteth great things. Behold, how great a matter a little fire kindleth!
3:6 And the tongue [is] a fire, a world of iniquity: so is the tongue among our members, that it defileth the whole body, and setteth on fire the course of nature; and it is set on fire of hell.
3:7 For every kind of beasts, and of birds, and of serpents, and of things in the sea, is tamed, and hath been tamed of mankind:
3:8 But the tongue can no man tame; [it is] an unruly evil, full of deadly poison.
3:9 Therewith bless we God, even the Father; and therewith curse we men, which are made after the similitude of God.
3:10 Out of the same mouth proceedeth blessing and cursing. My brethren, these things ought not so to be.
3:11 Doth a fountain send forth at the same place sweet [water] and bitter?
3:12 Can the fig tree, my brethren, bear olive berries? either a vine, figs? so [can] no fountain both yield salt water and fresh.
3:13 Who [is] a wise man and endued with knowledge among you? let him shew out of a good conversation his works with meekness of wisdom.
3:14 But if ye have bitter envying and strife in your hearts, glory not, and lie not against the truth.
3:15 This wisdom descendeth not from above, but [is] earthly, sensual, devilish.
3:16 For where envying and strife [is], there [is] confusion and every evil work.
3:17 But the wisdom that is from above is first pure, then peaceable, gentle, [and] easy to be intreated, full of mercy and good fruits, without partiality, and without hypocrisy.
3:18 And the fruit of righteousness is sown in peace of them that make peace.
4:1 From whence [come] wars and fightings among you? [come they] not hence, [even] of your lusts that war in your members?
4:2 Ye lust, and have not: ye kill, and desire to have, and cannot obtain: ye fight and war, yet ye have not, because ye ask not.
4:3 Ye ask, and receive not, because ye ask amiss, that ye may consume [it] upon your lusts.
4:4 Ye adulterers and adulteresses, know ye not that the friendship of the world is enmity with God? whosoever therefore will be a friend of the world is the enemy of God.
4:5 Do ye think that the scripture saith in vain, The spirit that dwelleth in us lusteth to envy?
4:6 But he giveth more grace. Wherefore he saith, God resisteth the proud, but giveth grace unto the humble.
4:7 Submit yourselves therefore to God. Resist the devil, and he will flee from you.
4:8 Draw nigh to God, and he will draw nigh to you. Cleanse [your] hands, [ye] sinners; and purify [your] hearts, [ye] double minded.
4:9 Be afflicted, and mourn, and weep: let your laughter be turned to mourning, and [your] joy to heaviness.
4:10 Humble yourselves in the sight of the Lord, and he shall lift you up.
4:11 Speak not evil one of another, brethren. He that speaketh evil of [his] brother, and judgeth his brother, speaketh evil of the law, and judgeth the law: but if thou judge the law, thou art not a doer of the law, but a judge.
4:12 There is one lawgiver, who is able to save and to destroy: who art thou that judgest another?
4:13 Go to now, ye that say, To day or to morrow we will go into such a city, and continue there a year, and buy and sell, and get gain:
4:14 Whereas ye know not what [shall be] on the morrow. For what [is] your life? It is even a vapour, that appeareth for a little time, and then vanisheth away.
4:15 For that ye [ought] to say, If the Lord will, we shall live, and do this, or that.
4:16 But now ye rejoice in your boastings: all such rejoicing is evil.
4:17 Therefore to him that knoweth to do good, and doeth [it] not, to him it is sin.
5:1 Go to now, [ye] rich men, weep and howl for your miseries that shall come upon [you].
5:2 Your riches are corrupted, and your garments are motheaten.
5:3 Your gold and silver is cankered; and the rust of them shall be a witness against you, and shall eat your flesh as it were fire. Ye have heaped treasure together for the last days.
5:4 Behold, the hire of the labourers who have reaped down your fields, which is of you kept back by fraud, crieth: and the cries of them which have reaped are entered into the ears of the Lord of sabaoth.
5:5 Ye have lived in pleasure on the earth, and been wanton; ye have nourished your hearts, as in a day of slaughter.
5:6 Ye have condemned [and] killed the just; [and] he doth not resist you.
5:7 Be patient therefore, brethren, unto the coming of the Lord. Behold, the husbandman waiteth for the precious fruit of the earth, and hath long patience for it, until he receive the early and latter rain.
5:8 Be ye also patient; stablish your hearts: for the coming of the Lord draweth nigh.
5:9 Grudge not one against another, brethren, lest ye be condemned: behold, the judge standeth before the door.
5:10 Take, my brethren, the prophets, who have spoken in the name of the Lord, for an example of suffering affliction, and of patience.
5:11 Behold, we count them happy which endure. Ye have heard of the patience of Job, and have seen the end of the Lord; that the Lord is very pitiful, and of tender mercy.
5:12 But above all things, my brethren, swear not, neither by heaven, neither by the earth, neither by any other oath: but let your yea be yea; and [your] nay, nay; lest ye fall into condemnation.
5:13 Is any among you afflicted? let him pray. Is any merry? let him sing psalms.
5:14 Is any sick among you? let him call for the elders of the church; and let them pray over him, anointing him with oil in the name of the Lord:
5:15 And the prayer of faith shall save the sick, and the Lord shall raise him up; and if he have committed sins, they shall be forgiven him.
5:16 Confess [your] faults one to another, and pray one for another, that ye may be healed. The effectual fervent prayer of a righteous man availeth much.
5:17 Elias was a man subject to like passions as we are, and he prayed earnestly that it might not rain: and it rained not on the earth by the space of three years and six months.
5:18 And he prayed again, and the heaven gave rain, and the earth brought forth her fruit.
5:19 Brethren, if any of you do err from the truth, and one convert him;
5:20 Let him know, that he which converteth the sinner from the error of his way shall save a soul from death, and shall hide a multitude of sins.
3:2 For in many things we offend all. If any man offend not in word, the same [is] a perfect man, [and] able also to bridle the whole body.
3:3 Behold, we put bits in the horses' mouths, that they may obey us; and we turn about their whole body.
3:4 Behold also the ships, which though [they be] so great, and [are] driven of fierce winds, yet are they turned about with a very small helm, whithersoever the governor listeth.
3:5 Even so the tongue is a little member, and boasteth great things. Behold, how great a matter a little fire kindleth!
3:6 And the tongue [is] a fire, a world of iniquity: so is the tongue among our members, that it defileth the whole body, and setteth on fire the course of nature; and it is set on fire of hell.
3:7 For every kind of beasts, and of birds, and of serpents, and of things in the sea, is tamed, and hath been tamed of mankind:
3:8 But the tongue can no man tame; [it is] an unruly evil, full of deadly poison.
3:9 Therewith bless we God, even the Father; and therewith curse we men, which are made after the similitude of God.
3:10 Out of the same mouth proceedeth blessing and cursing. My brethren, these things ought not so to be.
3:11 Doth a fountain send forth at the same place sweet [water] and bitter?
3:12 Can the fig tree, my brethren, bear olive berries? either a vine, figs? so [can] no fountain both yield salt water and fresh.
3:13 Who [is] a wise man and endued with knowledge among you? let him shew out of a good conversation his works with meekness of wisdom.
3:14 But if ye have bitter envying and strife in your hearts, glory not, and lie not against the truth.
3:15 This wisdom descendeth not from above, but [is] earthly, sensual, devilish.
3:16 For where envying and strife [is], there [is] confusion and every evil work.
3:17 But the wisdom that is from above is first pure, then peaceable, gentle, [and] easy to be intreated, full of mercy and good fruits, without partiality, and without hypocrisy.
3:18 And the fruit of righteousness is sown in peace of them that make peace.
4:1 From whence [come] wars and fightings among you? [come they] not hence, [even] of your lusts that war in your members?
4:2 Ye lust, and have not: ye kill, and desire to have, and cannot obtain: ye fight and war, yet ye have not, because ye ask not.
4:3 Ye ask, and receive not, because ye ask amiss, that ye may consume [it] upon your lusts.
4:4 Ye adulterers and adulteresses, know ye not that the friendship of the world is enmity with God? whosoever therefore will be a friend of the world is the enemy of God.
4:5 Do ye think that the scripture saith in vain, The spirit that dwelleth in us lusteth to envy?
4:6 But he giveth more grace. Wherefore he saith, God resisteth the proud, but giveth grace unto the humble.
4:7 Submit yourselves therefore to God. Resist the devil, and he will flee from you.
4:8 Draw nigh to God, and he will draw nigh to you. Cleanse [your] hands, [ye] sinners; and purify [your] hearts, [ye] double minded.
4:9 Be afflicted, and mourn, and weep: let your laughter be turned to mourning, and [your] joy to heaviness.
4:10 Humble yourselves in the sight of the Lord, and he shall lift you up.
4:11 Speak not evil one of another, brethren. He that speaketh evil of [his] brother, and judgeth his brother, speaketh evil of the law, and judgeth the law: but if thou judge the law, thou art not a doer of the law, but a judge.
4:12 There is one lawgiver, who is able to save and to destroy: who art thou that judgest another?
4:13 Go to now, ye that say, To day or to morrow we will go into such a city, and continue there a year, and buy and sell, and get gain:
4:14 Whereas ye know not what [shall be] on the morrow. For what [is] your life? It is even a vapour, that appeareth for a little time, and then vanisheth away.
4:15 For that ye [ought] to say, If the Lord will, we shall live, and do this, or that.
4:16 But now ye rejoice in your boastings: all such rejoicing is evil.
4:17 Therefore to him that knoweth to do good, and doeth [it] not, to him it is sin.
5:1 Go to now, [ye] rich men, weep and howl for your miseries that shall come upon [you].
5:2 Your riches are corrupted, and your garments are motheaten.
5:3 Your gold and silver is cankered; and the rust of them shall be a witness against you, and shall eat your flesh as it were fire. Ye have heaped treasure together for the last days.
5:4 Behold, the hire of the labourers who have reaped down your fields, which is of you kept back by fraud, crieth: and the cries of them which have reaped are entered into the ears of the Lord of sabaoth.
5:5 Ye have lived in pleasure on the earth, and been wanton; ye have nourished your hearts, as in a day of slaughter.
5:6 Ye have condemned [and] killed the just; [and] he doth not resist you.
5:7 Be patient therefore, brethren, unto the coming of the Lord. Behold, the husbandman waiteth for the precious fruit of the earth, and hath long patience for it, until he receive the early and latter rain.
5:8 Be ye also patient; stablish your hearts: for the coming of the Lord draweth nigh.
5:9 Grudge not one against another, brethren, lest ye be condemned: behold, the judge standeth before the door.
5:10 Take, my brethren, the prophets, who have spoken in the name of the Lord, for an example of suffering affliction, and of patience.
5:11 Behold, we count them happy which endure. Ye have heard of the patience of Job, and have seen the end of the Lord; that the Lord is very pitiful, and of tender mercy.
5:12 But above all things, my brethren, swear not, neither by heaven, neither by the earth, neither by any other oath: but let your yea be yea; and [your] nay, nay; lest ye fall into condemnation.
5:13 Is any among you afflicted? let him pray. Is any merry? let him sing psalms.
5:14 Is any sick among you? let him call for the elders of the church; and let them pray over him, anointing him with oil in the name of the Lord:
5:15 And the prayer of faith shall save the sick, and the Lord shall raise him up; and if he have committed sins, they shall be forgiven him.
5:16 Confess [your] faults one to another, and pray one for another, that ye may be healed. The effectual fervent prayer of a righteous man availeth much.
5:17 Elias was a man subject to like passions as we are, and he prayed earnestly that it might not rain: and it rained not on the earth by the space of three years and six months.
5:18 And he prayed again, and the heaven gave rain, and the earth brought forth her fruit.
5:19 Brethren, if any of you do err from the truth, and one convert him;
5:20 Let him know, that he which converteth the sinner from the error of his way shall save a soul from death, and shall hide a multitude of sins.
Psalms
51:1 Have mercy upon me, O God, according to thy lovingkindness: according unto the multitude of thy tender mercies blot out my transgressions.
51:2 Wash me throughly from mine iniquity, and cleanse me from my sin.
51:3 For I acknowledge my transgressions: and my sin [is] ever before me.
51:4 Against thee, thee only, have I sinned, and done [this] evil in thy sight: that thou mightest be justified when thou speakest, [and] be clear when thou judgest.
51:5 Behold, I was shapen in iniquity; and in sin did my mother conceive me.
51:6 Behold, thou desirest truth in the inward parts: and in the hidden [part] thou shalt make me to know wisdom.
51:7 Purge me with hyssop, and I shall be clean: wash me, and I shall be whiter than snow.
51:8 Make me to hear joy and gladness; [that] the bones [which] thou hast broken may rejoice.
51:9 Hide thy face from my sins, and blot out all mine iniquities.
51:10 Create in me a clean heart, O God; and renew a right spirit within me.
51:11 Cast me not away from thy presence; and take not thy holy spirit from me.
51:12 Restore unto me the joy of thy salvation; and uphold me [with thy] free spirit.
51:13 [Then] will I teach transgressors thy ways; and sinners shall be converted unto thee.
51:14 Deliver me from bloodguiltiness, O God, thou God of my salvation: [and] my tongue shall sing aloud of thy righteousness.
51:15 O Lord, open thou my lips; and my mouth shall shew forth thy praise.
51:16 For thou desirest not sacrifice; else would I give [it]: thou delightest not in burnt offering.
51:17 The sacrifices of God [are] a broken spirit: a broken and a contrite heart, O God, thou wilt not despise.
51:18 Do good in thy good pleasure unto Zion: build thou the walls of Jerusalem.
51:19 Then shalt thou be pleased with the sacrifices of righteousness, with burnt offering and whole burnt offering: then shall they offer bullocks upon thine altar.
51:2 Wash me throughly from mine iniquity, and cleanse me from my sin.
51:3 For I acknowledge my transgressions: and my sin [is] ever before me.
51:4 Against thee, thee only, have I sinned, and done [this] evil in thy sight: that thou mightest be justified when thou speakest, [and] be clear when thou judgest.
51:5 Behold, I was shapen in iniquity; and in sin did my mother conceive me.
51:6 Behold, thou desirest truth in the inward parts: and in the hidden [part] thou shalt make me to know wisdom.
51:7 Purge me with hyssop, and I shall be clean: wash me, and I shall be whiter than snow.
51:8 Make me to hear joy and gladness; [that] the bones [which] thou hast broken may rejoice.
51:9 Hide thy face from my sins, and blot out all mine iniquities.
51:10 Create in me a clean heart, O God; and renew a right spirit within me.
51:11 Cast me not away from thy presence; and take not thy holy spirit from me.
51:12 Restore unto me the joy of thy salvation; and uphold me [with thy] free spirit.
51:13 [Then] will I teach transgressors thy ways; and sinners shall be converted unto thee.
51:14 Deliver me from bloodguiltiness, O God, thou God of my salvation: [and] my tongue shall sing aloud of thy righteousness.
51:15 O Lord, open thou my lips; and my mouth shall shew forth thy praise.
51:16 For thou desirest not sacrifice; else would I give [it]: thou delightest not in burnt offering.
51:17 The sacrifices of God [are] a broken spirit: a broken and a contrite heart, O God, thou wilt not despise.
51:18 Do good in thy good pleasure unto Zion: build thou the walls of Jerusalem.
51:19 Then shalt thou be pleased with the sacrifices of righteousness, with burnt offering and whole burnt offering: then shall they offer bullocks upon thine altar.
Santiago
3:1 HERMANOS míos, no os hagáis muchos maestros, sabiendo que recibiremos mayor condenación.
3:2 Porque todos ofendemos en muchas cosas. Si alguno no ofende en palabra, éste es varón perfecto, que también puede con freno gobernar todo el cuerpo.
3:3 He aquí nosotros ponemos frenos en las bocas de los caballos para que nos obedezcan, y gobernamos todo su cuerpo.
3:4 Mirad también las naves: aunque tan grandes, y llevadas de impetuosos vientos, son gobernadas con un muy pequeño timón por donde quisiere el que las gobierna.
3:5 Así también, la lengua es un miembro pequeño, y se gloría de grandes cosas. He aquí, un pequeño fuego ¡cuán grande bosque enciende!
3:6 Y la lengua es un fuego, un mundo de maldad. Así la lengua está puesta entre nuestros miembros, la cual contamina todo el cuerpo, é inflama la rueda de la creación, y es inflamada del infierno.
3:7 Porque toda naturaleza de bestias, y de aves, y de serpientes, y de seres de la mar, se doma y es domada de la naturaleza humana:
3:8 Pero ningún hombre puede domar la lengua, que es un mal que no puede ser refrenado; llena de veneno mortal.
3:9 Con ella bendecimos al Dios y Padre, y con ella maldecimos á los hombres, los cuales son hechos á la semejanza de Dios.
3:10 De una misma boca proceden bendición y maldición. Hermanos míos, no conviene que estas cosas sean así hechas.
3:11 ¿Echa alguna fuente por una misma abertura agua dulce y amarga?
3:12 Hermanos míos, ¿puede la higuera producir aceitunas, ó la vid higos? Así ninguna fuente puede hacer agua salada y dulce.
3:13 ¿Quién es sabio y avisado entre vosotros? muestre por buena conversación sus obras en mansedumbre de sabiduría.
3:14 Pero si tenéis envidia amarga y contención en vuestros corazones, no os gloriéis, ni seáis mentirosos contra la verdad:
3:15 Que esta sabiduría no es la que desciende de lo alto, sino terrena, animal, diabólica.
3:16 Porque donde hay envidia y contención, allí hay perturbación y toda obra perversa.
3:17 Mas la sabiduría que es de lo alto, primeramente es pura, después pacífica, modesta, benigna, llena de misericordia y de buenos frutos, no juzgadora, no fingida.
3:18 Y el fruto de justicia se siembra en paz para aquellos que hacen paz.
4:1 ¿DE dónde vienen las guerras y los pleitos entre vosotros? ¿No son de vuestras concupiscencias, las cuales combaten en vuestros miembros?
4:2 Codiciáis, y no tenéis; matáis y ardéis de envidia, y no podéis alcanzar; combatís y guerreáis, y no tenéis lo que deseáis, porque no pedís.
4:3 Pedís, y no recibís, porque pedís mal, para gastar en vuestros deleites.
4:4 Adúlteros y adúlteras, ¿no sabéis que la amistad del mundo es enemistad con Dios? Cualquiera pues que quisiere ser amigo del mundo, se constituye enemigo de Dios.
4:5 ¿Pensáis que la Escritura dice sin causa: Es espíritu que mora en nosotros codicia para envidia?
4:6 Mas Él da mayor gracia. Por esto dice: Dios resiste á los soberbios, y da gracia á los humildes.
4:7 Someteos pues á Dios; resistid al diablo, y de vosotros huirá.
4:8 Allegaos á Dios, y él se allegará á vosotros. Pecadores, limpiad las manos; y vosotros de doblado ánimo, purificad los corazones.
4:9 Afligíos, y lamentad, y llorad. Vuestra risa se convierta en lloro, y vuestro gozo en tristeza.
4:10 Humillaos delante del Señor, y Él os ensalzará.
4:11 Hermanos, no murmuréis los unos de los otros. El que murmura del hermano, y juzga á su hermano, este tal murmura de la ley, y juzga á la ley; pero si tú juzgas á la ley, no eres guardador de la ley, sino juez.
4:12 Uno es el dador de la ley, que puede salvar y perder: ¿quién eres tú que juzgas á otro?
4:13 Ea ahora, los que decís: Hoy y mañana iremos á tal ciudad, y estaremos allá un año, y compraremos mercadería, y ganaremos:
4:14 Y no sabéis lo que será mañana. Porque ¿qué es vuestra vida? Ciertamente es un vapor que se aparece por un poco de tiempo, y luego se desvanece.
4:15 En lugar de lo cual deberíais decir: Si el Señor quisiere, y si viviéremos, haremos esto ó aquello.
4:16 Mas ahora os jactáis en vuestras soberbias. Toda jactancia semejante es mala.
4:17 El pecado, pues, está en aquel que sabe hacer lo bueno, y no lo hace.
5:1 EA ya ahora, oh ricos, llorad aullando por vuestras miserias que os vendrán.
5:2 Vuestras riquezas están podridas: vuestras ropas están comidas de polilla.
5:3 Vuestro oro y plata están corrompidos de orín; y su orín os será testimonio, y comerá del todo vuestras carnes como fuego. Os habéis allegado tesoro para en los postreros días.
5:4 He aquí, el jornal de los obreros que han segado vuestras tierras, el cual por engaño no les ha sido pagado de vosotros, clama; y los clamores de los que habían segado, han entrado en los oídos del Señor de los ejércitos.
5:5 Habéis vivido en deleites sobre la tierra, y sido disolutos; habéis cebado vuestros corazones como en el día de sacrificios.
5:6 Habéis condenado y muerto al justo; y Él no os resiste.
5:7 Pues, hermanos, tened paciencia hasta la venida del Señor. Mirad cómo el labrador espera el precioso fruto de la tierra, aguardando con paciencia, hasta que reciba la lluvia temprana y tardía.
5:8 Tened también vosotros paciencia; confirmad vuestros corazones: porque la venida del Señor se acerca.
5:9 Hermanos, no os quejéis unos contra otros, porque no seáis condenados; he aquí, el juez está delante de la puerta.
5:10 Hermanos míos, tomad por ejemplo de aflicción y de paciencia, á los profetas que hablaron en nombre del Señor.
5:11 He aquí, tenemos por bienaventurados á los que sufren. Habéis oído la paciencia de Job, y habéis visto el fin del Señor, que el Señor es muy misericordioso y piadoso.
5:12 Mas sobre todo, hermanos míos, no juréis, ni por el cielo, ni por la tierra, ni por otro cualquier juramento; sino vuestro sí sea sí, y vuestro no sea no; porque no caigáis en condenación.
5:13 ¿Está alguno entre vosotros afligido? haga oración. ¿Está alguno alegre? cante salmos.
5:14 ¿Está alguno enfermo entre vosotros? llame á los ancianos de la iglesia, y oren por Él, ungiéndole con aceite en el nombre del Señor.
5:15 Y la oración de fe salvará al enfermo, y el Señor lo levantará; y si estuviere en pecados, le serán perdonados.
5:16 Confesaos vuestras faltas unos á otros, y rogad los unos por los otros, para que seáis sanos; la oración del justo, obrando eficazmente, puede mucho.
5:17 Elías era hombre sujeto á semejantes pasiones que nosotros, y rogó con oración que no lloviese, y no llovió sobre la tierra en tres años y seis meses.
5:18 Y otra vez oró, y el cielo dió lluvia, y la tierra produjo su fruto.
5:19 Hermanos, si alguno de entre vosotros ha errado de la verdad, y alguno le convirtiere,
5:20 Sepa que el que hubiere hecho convertir al pecador del error de su camino, salvará un alma de muerte, y cubrirá multitud de pecados.
3:2 Porque todos ofendemos en muchas cosas. Si alguno no ofende en palabra, éste es varón perfecto, que también puede con freno gobernar todo el cuerpo.
3:3 He aquí nosotros ponemos frenos en las bocas de los caballos para que nos obedezcan, y gobernamos todo su cuerpo.
3:4 Mirad también las naves: aunque tan grandes, y llevadas de impetuosos vientos, son gobernadas con un muy pequeño timón por donde quisiere el que las gobierna.
3:5 Así también, la lengua es un miembro pequeño, y se gloría de grandes cosas. He aquí, un pequeño fuego ¡cuán grande bosque enciende!
3:6 Y la lengua es un fuego, un mundo de maldad. Así la lengua está puesta entre nuestros miembros, la cual contamina todo el cuerpo, é inflama la rueda de la creación, y es inflamada del infierno.
3:7 Porque toda naturaleza de bestias, y de aves, y de serpientes, y de seres de la mar, se doma y es domada de la naturaleza humana:
3:8 Pero ningún hombre puede domar la lengua, que es un mal que no puede ser refrenado; llena de veneno mortal.
3:9 Con ella bendecimos al Dios y Padre, y con ella maldecimos á los hombres, los cuales son hechos á la semejanza de Dios.
3:10 De una misma boca proceden bendición y maldición. Hermanos míos, no conviene que estas cosas sean así hechas.
3:11 ¿Echa alguna fuente por una misma abertura agua dulce y amarga?
3:12 Hermanos míos, ¿puede la higuera producir aceitunas, ó la vid higos? Así ninguna fuente puede hacer agua salada y dulce.
3:13 ¿Quién es sabio y avisado entre vosotros? muestre por buena conversación sus obras en mansedumbre de sabiduría.
3:14 Pero si tenéis envidia amarga y contención en vuestros corazones, no os gloriéis, ni seáis mentirosos contra la verdad:
3:15 Que esta sabiduría no es la que desciende de lo alto, sino terrena, animal, diabólica.
3:16 Porque donde hay envidia y contención, allí hay perturbación y toda obra perversa.
3:17 Mas la sabiduría que es de lo alto, primeramente es pura, después pacífica, modesta, benigna, llena de misericordia y de buenos frutos, no juzgadora, no fingida.
3:18 Y el fruto de justicia se siembra en paz para aquellos que hacen paz.
4:1 ¿DE dónde vienen las guerras y los pleitos entre vosotros? ¿No son de vuestras concupiscencias, las cuales combaten en vuestros miembros?
4:2 Codiciáis, y no tenéis; matáis y ardéis de envidia, y no podéis alcanzar; combatís y guerreáis, y no tenéis lo que deseáis, porque no pedís.
4:3 Pedís, y no recibís, porque pedís mal, para gastar en vuestros deleites.
4:4 Adúlteros y adúlteras, ¿no sabéis que la amistad del mundo es enemistad con Dios? Cualquiera pues que quisiere ser amigo del mundo, se constituye enemigo de Dios.
4:5 ¿Pensáis que la Escritura dice sin causa: Es espíritu que mora en nosotros codicia para envidia?
4:6 Mas Él da mayor gracia. Por esto dice: Dios resiste á los soberbios, y da gracia á los humildes.
4:7 Someteos pues á Dios; resistid al diablo, y de vosotros huirá.
4:8 Allegaos á Dios, y él se allegará á vosotros. Pecadores, limpiad las manos; y vosotros de doblado ánimo, purificad los corazones.
4:9 Afligíos, y lamentad, y llorad. Vuestra risa se convierta en lloro, y vuestro gozo en tristeza.
4:10 Humillaos delante del Señor, y Él os ensalzará.
4:11 Hermanos, no murmuréis los unos de los otros. El que murmura del hermano, y juzga á su hermano, este tal murmura de la ley, y juzga á la ley; pero si tú juzgas á la ley, no eres guardador de la ley, sino juez.
4:12 Uno es el dador de la ley, que puede salvar y perder: ¿quién eres tú que juzgas á otro?
4:13 Ea ahora, los que decís: Hoy y mañana iremos á tal ciudad, y estaremos allá un año, y compraremos mercadería, y ganaremos:
4:14 Y no sabéis lo que será mañana. Porque ¿qué es vuestra vida? Ciertamente es un vapor que se aparece por un poco de tiempo, y luego se desvanece.
4:15 En lugar de lo cual deberíais decir: Si el Señor quisiere, y si viviéremos, haremos esto ó aquello.
4:16 Mas ahora os jactáis en vuestras soberbias. Toda jactancia semejante es mala.
4:17 El pecado, pues, está en aquel que sabe hacer lo bueno, y no lo hace.
5:1 EA ya ahora, oh ricos, llorad aullando por vuestras miserias que os vendrán.
5:2 Vuestras riquezas están podridas: vuestras ropas están comidas de polilla.
5:3 Vuestro oro y plata están corrompidos de orín; y su orín os será testimonio, y comerá del todo vuestras carnes como fuego. Os habéis allegado tesoro para en los postreros días.
5:4 He aquí, el jornal de los obreros que han segado vuestras tierras, el cual por engaño no les ha sido pagado de vosotros, clama; y los clamores de los que habían segado, han entrado en los oídos del Señor de los ejércitos.
5:5 Habéis vivido en deleites sobre la tierra, y sido disolutos; habéis cebado vuestros corazones como en el día de sacrificios.
5:6 Habéis condenado y muerto al justo; y Él no os resiste.
5:7 Pues, hermanos, tened paciencia hasta la venida del Señor. Mirad cómo el labrador espera el precioso fruto de la tierra, aguardando con paciencia, hasta que reciba la lluvia temprana y tardía.
5:8 Tened también vosotros paciencia; confirmad vuestros corazones: porque la venida del Señor se acerca.
5:9 Hermanos, no os quejéis unos contra otros, porque no seáis condenados; he aquí, el juez está delante de la puerta.
5:10 Hermanos míos, tomad por ejemplo de aflicción y de paciencia, á los profetas que hablaron en nombre del Señor.
5:11 He aquí, tenemos por bienaventurados á los que sufren. Habéis oído la paciencia de Job, y habéis visto el fin del Señor, que el Señor es muy misericordioso y piadoso.
5:12 Mas sobre todo, hermanos míos, no juréis, ni por el cielo, ni por la tierra, ni por otro cualquier juramento; sino vuestro sí sea sí, y vuestro no sea no; porque no caigáis en condenación.
5:13 ¿Está alguno entre vosotros afligido? haga oración. ¿Está alguno alegre? cante salmos.
5:14 ¿Está alguno enfermo entre vosotros? llame á los ancianos de la iglesia, y oren por Él, ungiéndole con aceite en el nombre del Señor.
5:15 Y la oración de fe salvará al enfermo, y el Señor lo levantará; y si estuviere en pecados, le serán perdonados.
5:16 Confesaos vuestras faltas unos á otros, y rogad los unos por los otros, para que seáis sanos; la oración del justo, obrando eficazmente, puede mucho.
5:17 Elías era hombre sujeto á semejantes pasiones que nosotros, y rogó con oración que no lloviese, y no llovió sobre la tierra en tres años y seis meses.
5:18 Y otra vez oró, y el cielo dió lluvia, y la tierra produjo su fruto.
5:19 Hermanos, si alguno de entre vosotros ha errado de la verdad, y alguno le convirtiere,
5:20 Sepa que el que hubiere hecho convertir al pecador del error de su camino, salvará un alma de muerte, y cubrirá multitud de pecados.
Salmos
51:1 TEN piedad de mí, oh Dios, conforme á tu misericordia: Conforme á la multitud de tus piedades borra mis rebeliones.
51:2 Lávame más y más de mi maldad, Y límpiame de mi pecado.
51:3 Porque yo reconozco mis rebeliones; Y mi pecado está siempre delante de mí.
51:4 A ti, á ti solo he pecado, Y he hecho lo malo delante de tus ojos: Porque seas reconocido justo en tu palabra, Y tenido por puro en tu juicio.
51:5 He aquí, en maldad he sido formado, Y en pecado me concibió mi madre.
51:6 He aquí, tú amas la verdad en lo íntimo: Y en lo secreto me has hecho comprender sabiduría.
51:7 Purifícame con hisopo, y será limpio: Lávame, y seré emblanquecido más que la nieve.
51:8 Hazme oir gozo y alegría; Y se recrearán los huesos que has abatido.
51:9 Esconde tu rostro de mis pecados, Y borra todas mis maldades.
51:10 Crea en mí, oh Dios, un corazón limpio; Y renueva un espíritu recto dentro de mí.
51:11 No me eches de delante de ti; Y no quites de mí tu santo espíritu.
51:12 Vuélveme el gozo de tu salud; Y el espíritu libre me sustente.
51:13 Enseñaré á los prevaricadores tus caminos; Y los pecadores se convertirán á ti.
51:14 Líbrame de homicidios, oh Dios, Dios de mi salud: Cantará mi lengua tu justicia.
51:15 Señor, abre mis labios; Y publicará mi boca tu alabanza.
51:16 Porque no quieres tú sacrificio, que yo daría; No quieres holocausto.
51:17 Los sacrificios de Dios son el espíritu quebrantado: Al corazón contrito y humillado no despreciarás tú, oh Dios.
51:18 Haz bien con tu benevolencia á Sión: Edifica los muros de Jerusalem.
51:19 Entonces te agradarán los sacrificios de justicia, el holocausto ú ofrenda del todo quemada: Entonces ofrecerán sobre tu altar becerros.
51:2 Lávame más y más de mi maldad, Y límpiame de mi pecado.
51:3 Porque yo reconozco mis rebeliones; Y mi pecado está siempre delante de mí.
51:4 A ti, á ti solo he pecado, Y he hecho lo malo delante de tus ojos: Porque seas reconocido justo en tu palabra, Y tenido por puro en tu juicio.
51:5 He aquí, en maldad he sido formado, Y en pecado me concibió mi madre.
51:6 He aquí, tú amas la verdad en lo íntimo: Y en lo secreto me has hecho comprender sabiduría.
51:7 Purifícame con hisopo, y será limpio: Lávame, y seré emblanquecido más que la nieve.
51:8 Hazme oir gozo y alegría; Y se recrearán los huesos que has abatido.
51:9 Esconde tu rostro de mis pecados, Y borra todas mis maldades.
51:10 Crea en mí, oh Dios, un corazón limpio; Y renueva un espíritu recto dentro de mí.
51:11 No me eches de delante de ti; Y no quites de mí tu santo espíritu.
51:12 Vuélveme el gozo de tu salud; Y el espíritu libre me sustente.
51:13 Enseñaré á los prevaricadores tus caminos; Y los pecadores se convertirán á ti.
51:14 Líbrame de homicidios, oh Dios, Dios de mi salud: Cantará mi lengua tu justicia.
51:15 Señor, abre mis labios; Y publicará mi boca tu alabanza.
51:16 Porque no quieres tú sacrificio, que yo daría; No quieres holocausto.
51:17 Los sacrificios de Dios son el espíritu quebrantado: Al corazón contrito y humillado no despreciarás tú, oh Dios.
51:18 Haz bien con tu benevolencia á Sión: Edifica los muros de Jerusalem.
51:19 Entonces te agradarán los sacrificios de justicia, el holocausto ú ofrenda del todo quemada: Entonces ofrecerán sobre tu altar becerros.
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