Diante da tentação externa, é imperativo "resistir". Quando estamos expostos à concupiscência da carne, a alternativa é "fugir": "Portanto, meus amados, fugi da idolatria." (1 Coríntios 10:14). Colossenses 3:5 nos fala de "fazer morrer" a nossa natureza carnal. Aqui, o termo "fazer morrer" tem o sentido de deixar que o órgão vá morrendo por falta de alimento, provocando com isso a sua atrofia total. Que "alimento" conseguimos das imagens que atraem o nosso olhar, de nossas leituras, dos lugares que frequentamos? Tal livro ou revista, tal anúncio, coisas que parecem não causar nenhuma impressão no momento, reaparecem tarde na memória com toda a sua nocividade.
Para um crente "atraído e seduzido" pelo desejo da carne, o recurso indicado pela Palavra do Senhor é o de "cortar". Na maioria das vezes é muito duro, mas o que deve prevalecer para a alma: o amor ao Senhor ou a satisfação a si mesmo?
Pedro exorta o crente a abster-se "das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma" (1 Pedro 2:11). "Nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências" (Romanos 13:14). Quantas ocasiões de cair poderiam ser evitadas se cuidássemos de não "entrar em tentação"!
A carreira de Sansão em Israel (Juízes 13 a 16) perdeu muito de seu valor por causa da concupiscência da carne. E a vida de Davi foi tomada de tristezas até o fim por causa de um dia de despreocupação, no qual o desejo, despertado através de seus olhos teve as mais trágicas consequências.
Fazer bom uso dos dias é uma salvaguarda para a vida. Sem dúvida alguma, o primeiro lugar corresponde à Palavra de Deus e à oração, alimento e respiração de nossa alma. Quantos benefícios Deus semeia em nosso caminho para que possamos desfrutá-los "com Ele". Esta são ocupação do espírito nos preservará de muitos extravios.
A mãe de Lemuel deixou três conselhos a seu filho:
"Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis".
"Não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não bebam, e se esqueçam da lei".
"Abre a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que acham desamparados. Abre a boca... "
(Provérbios 31:3-5, 8-9)
Não há só exortações negativas, há também uma positiva: "Abre a boca para compartilhar as riquezas que o Senhor Jesus lhe tem concedido. Abre a boca pelos que não reconhecem a Deus e não sabem comunicar-se com Ele. Abre a boca pelos desvalidos e abandonados. Abre a boca para difundir o Evangelho da graça". Consagrar tempo ao serviço do Senhor em Sua dependência e por amor a Ele poderá salvar muitas vidas da morte. Ocupados na obra do Senhor, pouco tempo nos restará para as coisas do mundo.
"Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31)
"E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem" (2 Tessalonicenses 3:13)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já, agradecemos por comentar em nosso blog.
Se quiser comentar sem efetuar login em algumas das contas sugeridas na caixa "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL" e apenas digite seu nome, assim é mais prático e mais rápido.