A leitura bíblica de hoje encontra-se em Números 25-27 e Salmos 35.
Números
25.1 E Israel deteve-se em Sitim, e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.
25.2 Estas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu e inclinou-se aos seus deuses.
25.3 Juntando-se, pois, Israel a Baal-Peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel.
25.4 Disse o SENHOR a Moisés: Toma todos os cabeças do povo e enforca-os ao SENHOR diante do sol, e o ardor da ira do SENHOR se retirará de Israel.
25.5 Então, Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-Peor.
25.6 E eis que veio um homem dos filhos de Israel e trouxe a seus irmãos uma midianita perante os olhos de Moisés e de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação.
25.7 Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, se levantou do meio da congregação e tomou uma lança na sua mão;
25.8 e foi após o varão israelita até à tenda e os atravessou a ambos, ao varão israelita e à mulher, pela sua barriga; então, a praga cessou de sobre os filhos de Israel.
25.9 E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.
25.10 Então, o SENHOR falou a Moisés, dizendo:
25.11 Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois zelou o meu zelo no meio deles; de modo que no meu zelo não consumi os filhos de Israel.
25.12 Portanto, dize: Eis que lhe dou o meu concerto de paz,
25.13 e ele e a sua semente depois dele terão o concerto do sacerdócio perpétuo; porquanto teve zelo pelo seu Deus e fez propiciação pelos filhos de Israel.
25.14 E o nome do israelita morto, que foi morto com a midianita, era Zinri, filho de Salu, maioral da casa paterna dos simeonitas.
25.15 E o nome da mulher midianita morta era Cosbi, filha de Zur, cabeça do povo da casa paterna entre os midianitas.
25.16 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
25.17 Afligireis os midianitas e os ferireis,
25.18 porque eles vos afligiram a vós outros com os seus enganos com que vos enganaram no negócio de Peor e no negócio de Cosbi, filha do maioral dos midianitas, irmã deles, que foi morta no dia da praga no negócio de Peor.
26.1 Aconteceu, pois, que, depois daquela praga, falou o SENHOR a Moisés e a Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, dizendo:
26.2 Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, da idade de vinte anos para cima, segundo as casas de seus pais, todo que, em Israel, vai para o exército.
26.3 Falaram, pois, Moisés e Eleazar, o sacerdote, aos cabeças de Israel, nas campinas de Moabe, ao pé do Jordão, de Jericó, dizendo:
26.4 Contai o povo da idade de vinte anos para cima, como o SENHOR ordenara a Moisés e aos filhos de Israel, que saíram do Egito.
26.5 Rúben, o primogênito de Israel; os filhos de Rúben foram Enoque, do qual era a família dos enoquitas; de Palu, a família dos paluítas;
26.6 de Hezrom, a família dos hezronitas; de Carmi, a família dos carmitas.
26.7 Estas são as famílias dos rubenitas; e os que foram deles contados foram quarenta e três mil e setecentos e trinta.
26.8 E o filho de Palu: Eliabe.
26.9 E os filhos de Eliabe: Nemuel, e Datã, e Abirão; estes, Datã e Abirão, foram os chamados da congregação, que moveram a contenda contra Moisés e contra Arão na congregação de Corá, quando moveram a contenda contra o SENHOR;
26.10 e a terra abriu a sua boca e os tragou com Corá, quando morreu a congregação; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens, e foram por sinal.
26.11 Mas os filhos de Corá não morreram.
26.12 Os filhos de Simeão, segundo as suas famílias: de Nemuel, a família dos nemuelitas; de Jamim, a família dos jaminitas; de Jaquim, a família dos jaquinitas;
26.13 de Zerá, a família dos zeraítas; de Saul, a família dos saulitas.
26.14 Estas são as famílias dos simeonitas, vinte e dois mil e duzentos.
26.15 Os filhos de Gade, segundo as suas gerações: de Zefom, a família dos zefonitas; de Hagi, a família dos hagitas; de Suni, a família dos sunitas;
26.16 de Ozni, a família dos oznitas; de Eri, a família dos eritas;
26.17 de Arodi, a família dos aroditas; de Areli, a família dos arelitas.
26.18 Estas são as famílias dos filhos de Gade, segundo os que foram deles contados, quarenta mil e quinhentos.
26.19 Os filhos de Judá: Er e Onã; mas Er e Onã morreram na terra de Canaã.
26.20 Assim, os filhos de Judá foram segundo as suas famílias: de Selá, a família dos selaítas; de Perez, a família dos perezitas; de Zerá, a família dos zeraítas.
26.21 E os filhos de Perez foram: de Hezrom, a família dos hezronitas; de Hamul, a família dos hamulitas.
26.22 Estas são as famílias de Judá, segundo os que foram deles contados, setenta e seis mil e quinhentos.
26.23 Os filhos de Issacar, segundo as suas famílias, foram: de Tola, a família dos tolaítas; de Puva, a família dos puvitas;
26.24 de Jasube, a família dos jasubitas; de Sinrom, a família dos sinronitas.
26.25 Estas são as famílias de Issacar, segundo os que foram deles contados, sessenta e quatro mil e trezentos.
26.26 Os filhos de Zebulom, segundo as suas famílias, foram: de Serede, a família dos sereditas; de Elom, a família dos elonitas; de Jaleel, a família dos jaleelitas.
26.27 Estas são as famílias dos zebulonitas, segundo os que foram deles contados, sessenta mil e quinhentos.
26.28 Os filhos de José, segundo as suas famílias, foram Manassés e Efraim.
26.29 Os filhos de Manassés foram: de Maquir, a família dos maquiritas; e Maquir gerou a Gileade; de Gileade, a família dos gileaditas.
26.30 Estes são os filhos de Gileade: de Jezer, a família dos jezeritas; de Heleque, a família dos helequitas;
26.31 e de Asriel, a família dos asrielitas; e de Siquém, a família dos siquemitas;
26.32 e de Semida, a família dos semidaítas; e de Héfer, a família dos heferitas.
26.33 Porém Zelofeade, filho de Héfer, não tinha filhos, senão filhas; e os nomes das filhas de Zelofeade foram: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
26.34 Estas são as famílias de Manassés; e os que foram deles contados foram cinqüenta e dois mil e setecentos.
26.35 Estes são os filhos de Efraim, segundo as suas famílias: de Sutela, a família dos sutelaítas; de Bequer, a família dos bequeritas; de Taã, a família dos taanitas.
26.36 E estes são os filhos de Sutela: de Erã, a família dos eranitas.
26.37 Estas são as famílias dos filhos de Efraim, segundo os que foram deles contados, trinta e dois mil e quinhentos; estes são os filhos de José, segundo as suas famílias.
26.38 Os filhos de Benjamim, segundo as suas famílias: de Belá, a família dos belaítas; de Asbel, a família dos asbelitas; de Airão, a família dos airamitas;
26.39 de Sufã, a família dos sufamitas; de Hufã, a família dos hufamitas.
26.40 E os filhos de Belá foram Arde e Naamã: de Arde, a família dos arditas; de Naamã, a família dos naamanitas.
26.41 Estes são os filhos de Benjamim, segundo as suas famílias; e os que foram deles contados foram quarenta e cinco mil e seiscentos.
26.42 Estes são os filhos de Dã, segundo as suas famílias: de Suão, a família dos suamitas; estas são as famílias de Dã, segundo as suas famílias.
26.43 Todas as famílias dos suamitas, segundo os que foram deles contados foram sessenta e quatro mil e quatrocentos.
26.44 Os filhos de Aser, segundo as suas famílias, foram: de Imna, a família dos imnaítas; de Isvi, a família dos isvitas; de Berias, a família dos beriaítas.
26.45 Os filhos de Berias foram: de Héber, a família dos heberitas; de Malquiel, a família dos malquielitas.
26.46 E o nome da filha de Aser foi Sera.
26.47 Estas são as famílias dos filhos de Aser, segundo os que foram deles contados, cinqüenta e três mil e quatrocentos.
26.48 Os filhos de Naftali, segundo as suas famílias: de Jazeel, a família dos jazeelitas; de Guni, a família dos gunitas;
26.49 de Jezer, a família dos jezeritas; de Silém, a família dos silemitas.
26.50 Estas são as famílias de Naftali, segundo as suas famílias; e os que foram deles contados foram quarenta e cinco mil e quatrocentos.
26.51 Estes são os contados dos filhos de Israel, seiscentos e um mil e setecentos e trinta.
26.52 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
26.53 A estes se repartirá a terra em herança, segundo o número dos nomes.
26.54 Aos muitos, multiplicarás a sua herança; e, aos poucos, diminuirás a sua herança; a cada qual se dará a sua herança, segundo os que foram deles contados.
26.55 Todavia, a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais, a herdarão.
26.56 Segundo sair a sorte, se repartirá a herança deles entre os muitos e os poucos.
26.57 E estes são os que foram contados de Levi, segundo as suas famílias: de Gérson, a família dos gersonitas; de Coate, a família dos coatitas; de Merari, a família dos meraritas.
26.58 Estas são as famílias de Levi: a família dos libnitas, a família dos hebronitas, a família dos malitas, a família dos musitas, a família dos coraítas; e Coate gerou a Anrão.
26.59 E o nome da mulher de Anrão foi Joquebede, filha de Levi, a qual nasceu a Levi no Egito; e esta, a Anrão gerou Arão, e Moisés, e Miriã, sua irmã.
26.60 E a Arão nasceram Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
26.61 Porém Nadabe e Abiú morreram quando trouxeram fogo estranho perante o SENHOR.
26.62 E os que foram deles contados foram vinte e três mil, todo o varão da idade de um mês para cima; porque estes não foram contados entre os filhos de Israel, porquanto lhes não foi dada herança entre os filhos de Israel.
26.63 Estes são os que foram contados por Moisés e Eleazar, o sacerdote, que contaram os filhos de Israel nas campinas de Moabe, ao pé do Jordão, de Jericó.
26.64 E entre estes nenhum houve dos que foram contados por Moisés e Arão, o sacerdote, quando contaram aos filhos de Israel no deserto do Sinai.
26.65 Porque o SENHOR dissera deles que certamente morreriam no deserto; e nenhum deles ficou, senão Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
27.1 E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza);
27.2 e puseram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:
27.3 Nosso pai morreu no deserto e não estava entre a congregação dos que se congregaram contra o SENHOR na congregação de Corá; mas morreu no seu próprio pecado e não teve filhos.
27.4 Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.
27.5 E Moisés levou a sua causa perante o SENHOR.
27.6 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
27.7 As filhas de Zelofeade falam retamente; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas.
27.8 E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então, fareis passar a sua herança a sua filha.
27.9 E, se não tiver filha, então, a sua herança dareis a seus irmãos.
27.10 Porém, se não tiver irmãos, então, dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.
27.11 Se também seu pai não tiver irmãos, então, a sua herança dareis a seu parente, àquele que lhe for o mais chegado da sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será por estatuto de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés.
27.12 Depois, disse o SENHOR a Moisés: Sobe este monte Abarim e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel.
27.13 E, havendo-a visto, então, serás recolhido ao teu povo, assim como foi recolhido teu irmão Arão;
27.14 porquanto rebeldes fostes no deserto de Zim, na contenda da congregação, ao meu mandado de me santificardes nas águas diante dos seus olhos. (Estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim.)
27.15 Então, falou Moisés ao SENHOR, dizendo:
27.16 O SENHOR, Deus dos espíritos de toda carne, ponha um homem sobre esta congregação,
27.17 que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor.
27.18 Então, disse o SENHOR a Moisés: Toma para ti a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e põe a tua mão sobre ele.
27.19 E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe mandamentos aos olhos deles,
27.20 e põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.
27.21 E se porá perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o SENHOR; conforme o seu dito, sairão; e, conforme o seu dito, entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.
27.22 E fez Moisés como o SENHOR lhe ordenara; porque tomou a Josué e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação;
27.23 e sobre ele pôs as mãos e lhe deu mandamentos, como o SENHOR ordenara pela mão de Moisés.
25.2 Estas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu e inclinou-se aos seus deuses.
25.3 Juntando-se, pois, Israel a Baal-Peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel.
25.4 Disse o SENHOR a Moisés: Toma todos os cabeças do povo e enforca-os ao SENHOR diante do sol, e o ardor da ira do SENHOR se retirará de Israel.
25.5 Então, Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-Peor.
25.6 E eis que veio um homem dos filhos de Israel e trouxe a seus irmãos uma midianita perante os olhos de Moisés e de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação.
25.7 Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, se levantou do meio da congregação e tomou uma lança na sua mão;
25.8 e foi após o varão israelita até à tenda e os atravessou a ambos, ao varão israelita e à mulher, pela sua barriga; então, a praga cessou de sobre os filhos de Israel.
25.9 E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.
25.10 Então, o SENHOR falou a Moisés, dizendo:
25.11 Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois zelou o meu zelo no meio deles; de modo que no meu zelo não consumi os filhos de Israel.
25.12 Portanto, dize: Eis que lhe dou o meu concerto de paz,
25.13 e ele e a sua semente depois dele terão o concerto do sacerdócio perpétuo; porquanto teve zelo pelo seu Deus e fez propiciação pelos filhos de Israel.
25.14 E o nome do israelita morto, que foi morto com a midianita, era Zinri, filho de Salu, maioral da casa paterna dos simeonitas.
25.15 E o nome da mulher midianita morta era Cosbi, filha de Zur, cabeça do povo da casa paterna entre os midianitas.
25.16 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
25.17 Afligireis os midianitas e os ferireis,
25.18 porque eles vos afligiram a vós outros com os seus enganos com que vos enganaram no negócio de Peor e no negócio de Cosbi, filha do maioral dos midianitas, irmã deles, que foi morta no dia da praga no negócio de Peor.
26.1 Aconteceu, pois, que, depois daquela praga, falou o SENHOR a Moisés e a Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, dizendo:
26.2 Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, da idade de vinte anos para cima, segundo as casas de seus pais, todo que, em Israel, vai para o exército.
26.3 Falaram, pois, Moisés e Eleazar, o sacerdote, aos cabeças de Israel, nas campinas de Moabe, ao pé do Jordão, de Jericó, dizendo:
26.4 Contai o povo da idade de vinte anos para cima, como o SENHOR ordenara a Moisés e aos filhos de Israel, que saíram do Egito.
26.5 Rúben, o primogênito de Israel; os filhos de Rúben foram Enoque, do qual era a família dos enoquitas; de Palu, a família dos paluítas;
26.6 de Hezrom, a família dos hezronitas; de Carmi, a família dos carmitas.
26.7 Estas são as famílias dos rubenitas; e os que foram deles contados foram quarenta e três mil e setecentos e trinta.
26.8 E o filho de Palu: Eliabe.
26.9 E os filhos de Eliabe: Nemuel, e Datã, e Abirão; estes, Datã e Abirão, foram os chamados da congregação, que moveram a contenda contra Moisés e contra Arão na congregação de Corá, quando moveram a contenda contra o SENHOR;
26.10 e a terra abriu a sua boca e os tragou com Corá, quando morreu a congregação; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens, e foram por sinal.
26.11 Mas os filhos de Corá não morreram.
26.12 Os filhos de Simeão, segundo as suas famílias: de Nemuel, a família dos nemuelitas; de Jamim, a família dos jaminitas; de Jaquim, a família dos jaquinitas;
26.13 de Zerá, a família dos zeraítas; de Saul, a família dos saulitas.
26.14 Estas são as famílias dos simeonitas, vinte e dois mil e duzentos.
26.15 Os filhos de Gade, segundo as suas gerações: de Zefom, a família dos zefonitas; de Hagi, a família dos hagitas; de Suni, a família dos sunitas;
26.16 de Ozni, a família dos oznitas; de Eri, a família dos eritas;
26.17 de Arodi, a família dos aroditas; de Areli, a família dos arelitas.
26.18 Estas são as famílias dos filhos de Gade, segundo os que foram deles contados, quarenta mil e quinhentos.
26.19 Os filhos de Judá: Er e Onã; mas Er e Onã morreram na terra de Canaã.
26.20 Assim, os filhos de Judá foram segundo as suas famílias: de Selá, a família dos selaítas; de Perez, a família dos perezitas; de Zerá, a família dos zeraítas.
26.21 E os filhos de Perez foram: de Hezrom, a família dos hezronitas; de Hamul, a família dos hamulitas.
26.22 Estas são as famílias de Judá, segundo os que foram deles contados, setenta e seis mil e quinhentos.
26.23 Os filhos de Issacar, segundo as suas famílias, foram: de Tola, a família dos tolaítas; de Puva, a família dos puvitas;
26.24 de Jasube, a família dos jasubitas; de Sinrom, a família dos sinronitas.
26.25 Estas são as famílias de Issacar, segundo os que foram deles contados, sessenta e quatro mil e trezentos.
26.26 Os filhos de Zebulom, segundo as suas famílias, foram: de Serede, a família dos sereditas; de Elom, a família dos elonitas; de Jaleel, a família dos jaleelitas.
26.27 Estas são as famílias dos zebulonitas, segundo os que foram deles contados, sessenta mil e quinhentos.
26.28 Os filhos de José, segundo as suas famílias, foram Manassés e Efraim.
26.29 Os filhos de Manassés foram: de Maquir, a família dos maquiritas; e Maquir gerou a Gileade; de Gileade, a família dos gileaditas.
26.30 Estes são os filhos de Gileade: de Jezer, a família dos jezeritas; de Heleque, a família dos helequitas;
26.31 e de Asriel, a família dos asrielitas; e de Siquém, a família dos siquemitas;
26.32 e de Semida, a família dos semidaítas; e de Héfer, a família dos heferitas.
26.33 Porém Zelofeade, filho de Héfer, não tinha filhos, senão filhas; e os nomes das filhas de Zelofeade foram: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
26.34 Estas são as famílias de Manassés; e os que foram deles contados foram cinqüenta e dois mil e setecentos.
26.35 Estes são os filhos de Efraim, segundo as suas famílias: de Sutela, a família dos sutelaítas; de Bequer, a família dos bequeritas; de Taã, a família dos taanitas.
26.36 E estes são os filhos de Sutela: de Erã, a família dos eranitas.
26.37 Estas são as famílias dos filhos de Efraim, segundo os que foram deles contados, trinta e dois mil e quinhentos; estes são os filhos de José, segundo as suas famílias.
26.38 Os filhos de Benjamim, segundo as suas famílias: de Belá, a família dos belaítas; de Asbel, a família dos asbelitas; de Airão, a família dos airamitas;
26.39 de Sufã, a família dos sufamitas; de Hufã, a família dos hufamitas.
26.40 E os filhos de Belá foram Arde e Naamã: de Arde, a família dos arditas; de Naamã, a família dos naamanitas.
26.41 Estes são os filhos de Benjamim, segundo as suas famílias; e os que foram deles contados foram quarenta e cinco mil e seiscentos.
26.42 Estes são os filhos de Dã, segundo as suas famílias: de Suão, a família dos suamitas; estas são as famílias de Dã, segundo as suas famílias.
26.43 Todas as famílias dos suamitas, segundo os que foram deles contados foram sessenta e quatro mil e quatrocentos.
26.44 Os filhos de Aser, segundo as suas famílias, foram: de Imna, a família dos imnaítas; de Isvi, a família dos isvitas; de Berias, a família dos beriaítas.
26.45 Os filhos de Berias foram: de Héber, a família dos heberitas; de Malquiel, a família dos malquielitas.
26.46 E o nome da filha de Aser foi Sera.
26.47 Estas são as famílias dos filhos de Aser, segundo os que foram deles contados, cinqüenta e três mil e quatrocentos.
26.48 Os filhos de Naftali, segundo as suas famílias: de Jazeel, a família dos jazeelitas; de Guni, a família dos gunitas;
26.49 de Jezer, a família dos jezeritas; de Silém, a família dos silemitas.
26.50 Estas são as famílias de Naftali, segundo as suas famílias; e os que foram deles contados foram quarenta e cinco mil e quatrocentos.
26.51 Estes são os contados dos filhos de Israel, seiscentos e um mil e setecentos e trinta.
26.52 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
26.53 A estes se repartirá a terra em herança, segundo o número dos nomes.
26.54 Aos muitos, multiplicarás a sua herança; e, aos poucos, diminuirás a sua herança; a cada qual se dará a sua herança, segundo os que foram deles contados.
26.55 Todavia, a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais, a herdarão.
26.56 Segundo sair a sorte, se repartirá a herança deles entre os muitos e os poucos.
26.57 E estes são os que foram contados de Levi, segundo as suas famílias: de Gérson, a família dos gersonitas; de Coate, a família dos coatitas; de Merari, a família dos meraritas.
26.58 Estas são as famílias de Levi: a família dos libnitas, a família dos hebronitas, a família dos malitas, a família dos musitas, a família dos coraítas; e Coate gerou a Anrão.
26.59 E o nome da mulher de Anrão foi Joquebede, filha de Levi, a qual nasceu a Levi no Egito; e esta, a Anrão gerou Arão, e Moisés, e Miriã, sua irmã.
26.60 E a Arão nasceram Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
26.61 Porém Nadabe e Abiú morreram quando trouxeram fogo estranho perante o SENHOR.
26.62 E os que foram deles contados foram vinte e três mil, todo o varão da idade de um mês para cima; porque estes não foram contados entre os filhos de Israel, porquanto lhes não foi dada herança entre os filhos de Israel.
26.63 Estes são os que foram contados por Moisés e Eleazar, o sacerdote, que contaram os filhos de Israel nas campinas de Moabe, ao pé do Jordão, de Jericó.
26.64 E entre estes nenhum houve dos que foram contados por Moisés e Arão, o sacerdote, quando contaram aos filhos de Israel no deserto do Sinai.
26.65 Porque o SENHOR dissera deles que certamente morreriam no deserto; e nenhum deles ficou, senão Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
27.1 E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza);
27.2 e puseram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:
27.3 Nosso pai morreu no deserto e não estava entre a congregação dos que se congregaram contra o SENHOR na congregação de Corá; mas morreu no seu próprio pecado e não teve filhos.
27.4 Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.
27.5 E Moisés levou a sua causa perante o SENHOR.
27.6 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
27.7 As filhas de Zelofeade falam retamente; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas.
27.8 E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então, fareis passar a sua herança a sua filha.
27.9 E, se não tiver filha, então, a sua herança dareis a seus irmãos.
27.10 Porém, se não tiver irmãos, então, dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.
27.11 Se também seu pai não tiver irmãos, então, a sua herança dareis a seu parente, àquele que lhe for o mais chegado da sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será por estatuto de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés.
27.12 Depois, disse o SENHOR a Moisés: Sobe este monte Abarim e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel.
27.13 E, havendo-a visto, então, serás recolhido ao teu povo, assim como foi recolhido teu irmão Arão;
27.14 porquanto rebeldes fostes no deserto de Zim, na contenda da congregação, ao meu mandado de me santificardes nas águas diante dos seus olhos. (Estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim.)
27.15 Então, falou Moisés ao SENHOR, dizendo:
27.16 O SENHOR, Deus dos espíritos de toda carne, ponha um homem sobre esta congregação,
27.17 que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor.
27.18 Então, disse o SENHOR a Moisés: Toma para ti a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e põe a tua mão sobre ele.
27.19 E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe mandamentos aos olhos deles,
27.20 e põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.
27.21 E se porá perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o SENHOR; conforme o seu dito, sairão; e, conforme o seu dito, entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.
27.22 E fez Moisés como o SENHOR lhe ordenara; porque tomou a Josué e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação;
27.23 e sobre ele pôs as mãos e lhe deu mandamentos, como o SENHOR ordenara pela mão de Moisés.
Salmos
35.1 [Salmo de Davi] Pleiteia, SENHOR, com aqueles que pleiteiam comigo; peleja contra os que pelejam contra mim.
35.2 Pega do escudo e da rodela e levanta-te em minha ajuda.
35.3 Tira da lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.
35.4 Sejam confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida; voltem atrás e envergonhem-se os que contra mim intentam o mal.
35.5 Sejam como pragana perante o vento; o anjo do SENHOR os faça fugir.
35.6 Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do SENHOR os persiga.
35.7 Porque sem causa encobriram de mim a rede na cova, que sem razão cavaram para a minha alma.
35.8 Sobrevenha-lhes destruição sem o saberem, e prenda-os a rede que ocultaram; caiam eles nessa mesma destruição.
35.9 E a minha alma se alegrará no SENHOR; alegrar-se-á na sua salvação.
35.10 Todos os meus ossos dirão: SENHOR, quem é como tu? Pois livras o pobre daquele que é mais forte do que ele; sim, o pobre e o necessitado, daquele que os rouba.
35.11 Falsas testemunhas se levantaram; depuseram contra mim coisas que eu não sabia.
35.12 Tornaram-me o mal pelo bem, roubando a minha alma.
35.13 Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, a minha veste era pano de saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio.
35.14 Portava-me com ele como se fora meu irmão ou amigo; andava lamentando e muito encurvado, como quem chora por sua mãe.
35.15 Mas eles com a minha adversidade se alegravam e se congregavam; os abjetos se congregavam contra mim, e eu não o sabia; rasgavam-me e não cessavam.
35.16 Como hipócritas zombadores nas festas, rangiam os dentes contra mim.
35.17 Senhor, até quando verás isto? Resgata a minha alma das suas assolações, e a minha predileta, dos leões.
35.18 Louvar-te-ei na grande congregação; entre muitíssimo povo te celebrarei.
35.19 Não se alegrem de mim os meus inimigos sem razão, nem pisquem os olhos aqueles que me aborrecem sem causa.
35.20 Pois não falam de paz; antes, projetam enganar os quietos da terra.
35.21 Abrem a boca de par em par contra mim e dizem: Ah! Ah! Os nossos olhos o viram!
35.22 Tu, SENHOR, o viste, não te cales; Senhor, não te alongues de mim;
35.23 desperta e acorda para o meu julgamento, para a minha causa, Deus meu e Senhor meu!
35.24 Julga-me segundo a tua justiça, SENHOR, Deus meu, e não deixes que se alegrem de mim.
35.25 Não digam em seu coração: Eia, sus, alma nossa! Não digam: Nós o havemos devorado!
35.26 Envergonhem-se e confundam-se à uma os que se alegram com o meu mal; vistam-se de vergonha e de confusão os que se engrandecem contra mim.
35.27 Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O SENHOR, que ama a prosperidade do seu servo, seja engrandecido.
35.28 E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor, todo o dia.
35.2 Pega do escudo e da rodela e levanta-te em minha ajuda.
35.3 Tira da lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.
35.4 Sejam confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida; voltem atrás e envergonhem-se os que contra mim intentam o mal.
35.5 Sejam como pragana perante o vento; o anjo do SENHOR os faça fugir.
35.6 Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do SENHOR os persiga.
35.7 Porque sem causa encobriram de mim a rede na cova, que sem razão cavaram para a minha alma.
35.8 Sobrevenha-lhes destruição sem o saberem, e prenda-os a rede que ocultaram; caiam eles nessa mesma destruição.
35.9 E a minha alma se alegrará no SENHOR; alegrar-se-á na sua salvação.
35.10 Todos os meus ossos dirão: SENHOR, quem é como tu? Pois livras o pobre daquele que é mais forte do que ele; sim, o pobre e o necessitado, daquele que os rouba.
35.11 Falsas testemunhas se levantaram; depuseram contra mim coisas que eu não sabia.
35.12 Tornaram-me o mal pelo bem, roubando a minha alma.
35.13 Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, a minha veste era pano de saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio.
35.14 Portava-me com ele como se fora meu irmão ou amigo; andava lamentando e muito encurvado, como quem chora por sua mãe.
35.15 Mas eles com a minha adversidade se alegravam e se congregavam; os abjetos se congregavam contra mim, e eu não o sabia; rasgavam-me e não cessavam.
35.16 Como hipócritas zombadores nas festas, rangiam os dentes contra mim.
35.17 Senhor, até quando verás isto? Resgata a minha alma das suas assolações, e a minha predileta, dos leões.
35.18 Louvar-te-ei na grande congregação; entre muitíssimo povo te celebrarei.
35.19 Não se alegrem de mim os meus inimigos sem razão, nem pisquem os olhos aqueles que me aborrecem sem causa.
35.20 Pois não falam de paz; antes, projetam enganar os quietos da terra.
35.21 Abrem a boca de par em par contra mim e dizem: Ah! Ah! Os nossos olhos o viram!
35.22 Tu, SENHOR, o viste, não te cales; Senhor, não te alongues de mim;
35.23 desperta e acorda para o meu julgamento, para a minha causa, Deus meu e Senhor meu!
35.24 Julga-me segundo a tua justiça, SENHOR, Deus meu, e não deixes que se alegrem de mim.
35.25 Não digam em seu coração: Eia, sus, alma nossa! Não digam: Nós o havemos devorado!
35.26 Envergonhem-se e confundam-se à uma os que se alegram com o meu mal; vistam-se de vergonha e de confusão os que se engrandecem contra mim.
35.27 Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O SENHOR, que ama a prosperidade do seu servo, seja engrandecido.
35.28 E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor, todo o dia.
Números
25.1 Quando os israelitas estavam acampados no vale das Acácias, os homens começaram a ter relações com as mulheres moabitas.
25.2 Elas convidavam o povo para as festas em que eram feitos sacrifícios aos seus deuses. E os israelitas tomavam parte nos seus banquetes e adoravam os seus deuses.
25.3 Assim, os israelitas se reuniram para adorar o deus Baal-Peor, e por isso o SENHOR Deus ficou muito irado com eles
25.4 e disse a Moisés: — Reúna os chefes do povo de Israel e os enforque diante de mim em plena luz do dia. Assim, a minha ira contra o povo de Israel acabará.
25.5 Moisés disse aos chefes: — Cada um de vocês mate os homens da sua tribo que foram adorar o deus Baal-Peor.
25.6 Moisés e todo o povo estavam chorando em frente da Tenda do SENHOR. Então um dos israelitas levou uma mulher midianita para dentro da sua barraca na presença de Moisés e de toda a gente.
25.7 Quando Finéias, filho de Eleazar e neto do sacerdote Arão, viu isso, levantou-se e saiu da reunião. Ele pegou uma lança,
25.8 seguiu o homem, entrou na barraca e enfiou a lança na barriga dele e da mulher. E assim acabou a epidemia que havia entre os israelitas
25.9 e que já havia matado vinte e quatro mil pessoas.
25.10 Então o SENHOR Deus disse a Moisés:
25.11 — Finéias fez com que terminasse a minha ira contra o povo de Israel. Finéias é como eu: não tolera a adoração de outros deuses além de mim. Por causa do que Finéias fez, eu, na minha ira, não destruí os israelitas.
25.12 Portanto, diga-lhe que faço agora com ele uma aliança de amizade.
25.13 Ele e os seus descendentes sempre serão sacerdotes porque ele não deixou que os israelitas adorassem outro deus além de mim e assim conseguiu que fossem perdoados.
25.14 O israelita que foi morto com a midianita se chamava Zinri; ele era filho de Salu e chefe de uma família da tribo de Simeão.
25.15 A mulher midianita que foi morta se chamava Cosbi; ela era filha de Zur, chefe de um grupo de famílias midianitas.
25.16 O SENHOR ordenou a Moisés:
25.17 — Ataquem e matem os midianitas.
25.18 Eles prejudicaram vocês, pois os enganaram, levando-os a adorar o ídolo de Peor, e também os enganaram no caso de Cosbi, filha do chefe midianita, que foi morta no tempo da epidemia que houve no monte Peor.
26.1 Depois da epidemia, o SENHOR disse a Moisés e a Eleazar, filho do sacerdote Arão, o seguinte:
26.2 — Façam a contagem de todos os homens israelitas de vinte anos para cima, família por família, isto é, todos os que já têm idade para o serviço militar.
26.3-4 Moisés e Eleazar obedeceram e reuniram todos os homens com idade para prestar serviço militar. Eles se reuniram nas planícies de Moabe, na beira do rio Jordão, na altura de Jericó, que ficava no outro lado do rio. São estes os israelitas que saíram do Egito:
26.5 A tribo de Rúben (Rúben era o filho mais velho de Jacó): os grupos de famílias de Enoque, Palu,
26.6 Hezrom e Carmi.
26.7 Desses grupos de famílias foram contados quarenta e três mil setecentos e trinta homens.
26.8 Os descendentes de Palu eram Eliabe
26.9 e os seus filhos Nemuel, Datã e Abirão (Datã e Abirão foram escolhidos pelo povo. Eles se revoltaram contra Moisés e Arão e se juntaram com os seguidores de Corá, na revolta contra Deus, o SENHOR.
26.10 A terra se abriu e os engoliu, e eles morreram com Corá e os seus seguidores. O fogo matou duzentos e cinqüenta homens, e isso serviu como um aviso para o povo.
26.11 Mas os filhos de Corá não foram mortos.).
26.12 A tribo de Simeão: os grupos de famílias de Nemuel, Jamim, Jaquim,
26.13 Zera e Saul.
26.14 Desses grupos de famílias foram contados vinte e dois mil e duzentos homens.
26.15 A tribo de Gade: os grupos de famílias de Zefom, Hagui, Suni,
26.16 Ozni, Eri,
26.17 Arode e Areli.
26.18 Desses grupos de famílias foram contados quarenta mil e quinhentos homens.
26.19-21 A tribo de Judá: os grupos de famílias de Selá, Peres, Zera, Hezrom e Hamul (Dois filhos de Judá, isto é, Er e Onã, haviam morrido em Canaã.).
26.22 Desses grupos de famílias foram contados setenta e seis mil e quinhentos homens.
26.23 A tribo de Issacar: os grupos de famílias de Tolá, Puva,
26.24 Jasube e Sinrom.
26.25 Desses grupos de famílias foram contados sessenta e quatro mil e trezentos homens.
26.26 A tribo de Zebulom: os grupos de famílias de Serede, Elom e Jaleel.
26.27 Desses grupos de famílias foram contados sessenta mil e quinhentos homens.
26.28 As tribos de Manassés e Efraim, que eram filhos de José.
26.29 A tribo de Manassés: Maquir, filho de Manassés, era pai de Gileade, e os seguintes grupos de famílias são descendentes de Gileade:
26.30 os grupos de famílias de Iezer, Heleque,
26.31 Asriel, Siquém,
26.32 Semida e Héfer.
26.33 Zelofeade, filho de Héfer, não tinha filhos; somente filhas. Os nomes das filhas de Zelofeade eram: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
26.34 Desses grupos de famílias foram contados cinqüenta e dois mil e setecentos homens.
26.35 A tribo de Efraim: os grupos de famílias de Sutela, Bequer e Taã.
26.36 O grupo de famílias de Erã descendia de Sutela.
26.37 Desses grupos de famílias foram contados trinta e dois mil e quinhentos homens. São esses os grupos de famílias descendentes de José.
26.38 A tribo de Benjamim: os grupos de famílias de Belá, Asbel, Airão,
26.39 Sufã e Hufã.
26.40 Os grupos de famílias de Arde e Naamã eram descendentes de Belá.
26.41 Desses grupos de famílias foram contados quarenta e cinco mil e seiscentos homens.
26.42 A tribo de Dã: o grupo de famílias de Suão,
26.43 que tinha sessenta e quatro mil e quatrocentos homens.
26.44 A tribo de Aser: os grupos de famílias de Imna, Isvi e Berias.
26.45 Os grupos de famílias de Héber e Malquiel são descendentes de Berias.
26.46 A filha de Aser se chamava Sera.
26.47 Desses grupos de famílias foram contados cinqüenta e três mil e quatrocentos homens.
26.48 A tribo de Naftali: os grupos de famílias de Jazeel, Guni,
26.49 Jezer e Silém.
26.50 Desses grupos de famílias foram contados quarenta e cinco mil e quatrocentos homens.
26.51 O número total dos homens israelitas era de seiscentos e um mil setecentos e trinta homens.
26.52 O SENHOR Deus disse a Moisés:
26.53 — Divida a terra entre as tribos, conforme o tamanho delas.
26.54-56 Divida por sorteio e dê as partes maiores para as tribos maiores; e as partes menores, para as tribos menores.
26.57 A tribo de Levi era formada pelos grupos de famílias de Gérson, Coate e Merari.
26.58 Os grupos de famílias de Libni, Hebrom, Mali, Musi e Corá eram descendentes de Levi. Coate era o pai de Anrão.
26.59 A mulher de Anrão era Joquebede, filha de Levi; ela havia nascido no Egito. Joquebede deu a Anrão dois filhos: Arão e Moisés, e uma filha, chamada Míriam.
26.60 Arão tinha quatro filhos: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
26.61 Porém Nadabe e Abiú morreram quando ofereceram a Deus, o SENHOR, fogo que não era sagrado.
26.62 Foram contados vinte e três mil levitas do sexo masculino, de um mês de idade para cima. Eles foram contados separadamente dos outros israelitas porque não receberam nenhuma propriedade em Israel.
26.63 São esses os que foram contados por Moisés e pelo sacerdote Eleazar, que fizeram a contagem dos israelitas nas planícies de Moabe, na beira do rio Jordão, na altura de Jericó, que ficava no outro lado do rio.
26.64 Entre esses da segunda contagem não havia nenhum dos que tinham sido contados por Moisés e pelo sacerdote Arão, quando fizeram a primeira contagem dos israelitas no deserto do Sinai.
26.65 O SENHOR Deus tinha dito que todos eles certamente morreriam no deserto; e todos morreram, menos Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
27.1 Na tribo de Manassés havia cinco irmãs que se chamavam Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Eram filhas de Zelofeade e descendentes diretas de Héfer, Gileade, Maquir, Manassés e José.
27.2 Elas foram falar com Moisés, com o sacerdote Eleazar, com as autoridades e com todo o povo, na entrada da Tenda Sagrada. Elas disseram:
27.3 — O nosso pai morreu no deserto e não deixou filhos homens. Ele não estava entre os seguidores de Corá, que se revoltaram contra Deus, o SENHOR, mas morreu por causa do seu próprio pecado.
27.4 Não é justo que o nome do nosso pai desapareça do meio do seu grupo de famílias só porque não teve nenhum filho homem. Dê uma propriedade para nós entre os parentes do nosso pai.
27.5 Moisés levou o caso delas ao SENHOR,
27.6 e o SENHOR disse:
27.7 — O que as filhas de Zelofeade estão pedindo é justo. Você deve dar a elas uma propriedade entre os parentes do seu pai. A herança do pai deve passar para elas.
27.8 Diga ao povo de Israel que, quando um homem morrer sem deixar um filho homem, a filha deverá herdar a propriedade dele.
27.9 E, se não tiver filhas, então a sua propriedade deverá ser dada aos irmãos dele.
27.10 Porém, se ele não tiver irmãos, a sua propriedade deverá ser dada aos irmãos do seu pai.
27.11 Se também o pai dele não tiver irmãos, a sua propriedade deverá ser dada ao parente mais chegado da sua família, para que tome posse dela. Os israelitas devem obedecer a essa lei como eu, o SENHOR, tenho ordenado a você, Moisés.
27.12 O SENHOR Deus disse a Moisés: — Suba esta serra de Abarim e veja a terra que estou dando aos israelitas.
27.13 Depois de a ter visto, você morrerá, como aconteceu com o seu irmão Arão,
27.14 porque vocês dois se revoltaram contra a minha ordem no deserto de Zim. Quando todo o povo se queixava contra mim em Meribá, vocês não quiseram reconhecer diante deles o meu santo poder (Meribá é uma fonte que existe em Cades, no deserto de Zim.).
27.15 Então Moisés disse o seguinte:
27.16 — Ó SENHOR Deus, que dás vida a todos, indica um homem que possa guiar o povo
27.17 e comandá-lo na batalha, para que a tua gente não seja como ovelhas que não têm pastor.
27.18 O SENHOR disse a Moisés: — Chame Josué, filho de Num, que é um homem competente, e ponha as mãos sobre ele;
27.19-20 assim, você estará dando a ele uma parte da sua autoridade, para que todo o povo de Israel obedeça a ele. Faça com que ele fique diante do sacerdote Eleazar e diante de todo o povo e ali você o apresentará como aquele que vai ficar no seu lugar.
27.21 Ele dependerá do sacerdote Eleazar, que lhe ensinará a minha vontade por meio do Urim e do Tumim. Deste modo Eleazar guiará Josué e todo o povo de Israel em tudo o que tiverem de fazer.
27.22 Moisés obedeceu à ordem de Deus, o SENHOR. Ele fez com que Josué ficasse em frente do sacerdote Eleazar e diante de todo o povo.
27.23 Como o SENHOR havia ordenado, Moisés pôs as mãos sobre a cabeça de Josué e o tornou o seu sucessor.
25.2 Elas convidavam o povo para as festas em que eram feitos sacrifícios aos seus deuses. E os israelitas tomavam parte nos seus banquetes e adoravam os seus deuses.
25.3 Assim, os israelitas se reuniram para adorar o deus Baal-Peor, e por isso o SENHOR Deus ficou muito irado com eles
25.4 e disse a Moisés: — Reúna os chefes do povo de Israel e os enforque diante de mim em plena luz do dia. Assim, a minha ira contra o povo de Israel acabará.
25.5 Moisés disse aos chefes: — Cada um de vocês mate os homens da sua tribo que foram adorar o deus Baal-Peor.
25.6 Moisés e todo o povo estavam chorando em frente da Tenda do SENHOR. Então um dos israelitas levou uma mulher midianita para dentro da sua barraca na presença de Moisés e de toda a gente.
25.7 Quando Finéias, filho de Eleazar e neto do sacerdote Arão, viu isso, levantou-se e saiu da reunião. Ele pegou uma lança,
25.8 seguiu o homem, entrou na barraca e enfiou a lança na barriga dele e da mulher. E assim acabou a epidemia que havia entre os israelitas
25.9 e que já havia matado vinte e quatro mil pessoas.
25.10 Então o SENHOR Deus disse a Moisés:
25.11 — Finéias fez com que terminasse a minha ira contra o povo de Israel. Finéias é como eu: não tolera a adoração de outros deuses além de mim. Por causa do que Finéias fez, eu, na minha ira, não destruí os israelitas.
25.12 Portanto, diga-lhe que faço agora com ele uma aliança de amizade.
25.13 Ele e os seus descendentes sempre serão sacerdotes porque ele não deixou que os israelitas adorassem outro deus além de mim e assim conseguiu que fossem perdoados.
25.14 O israelita que foi morto com a midianita se chamava Zinri; ele era filho de Salu e chefe de uma família da tribo de Simeão.
25.15 A mulher midianita que foi morta se chamava Cosbi; ela era filha de Zur, chefe de um grupo de famílias midianitas.
25.16 O SENHOR ordenou a Moisés:
25.17 — Ataquem e matem os midianitas.
25.18 Eles prejudicaram vocês, pois os enganaram, levando-os a adorar o ídolo de Peor, e também os enganaram no caso de Cosbi, filha do chefe midianita, que foi morta no tempo da epidemia que houve no monte Peor.
26.1 Depois da epidemia, o SENHOR disse a Moisés e a Eleazar, filho do sacerdote Arão, o seguinte:
26.2 — Façam a contagem de todos os homens israelitas de vinte anos para cima, família por família, isto é, todos os que já têm idade para o serviço militar.
26.3-4 Moisés e Eleazar obedeceram e reuniram todos os homens com idade para prestar serviço militar. Eles se reuniram nas planícies de Moabe, na beira do rio Jordão, na altura de Jericó, que ficava no outro lado do rio. São estes os israelitas que saíram do Egito:
26.5 A tribo de Rúben (Rúben era o filho mais velho de Jacó): os grupos de famílias de Enoque, Palu,
26.6 Hezrom e Carmi.
26.7 Desses grupos de famílias foram contados quarenta e três mil setecentos e trinta homens.
26.8 Os descendentes de Palu eram Eliabe
26.9 e os seus filhos Nemuel, Datã e Abirão (Datã e Abirão foram escolhidos pelo povo. Eles se revoltaram contra Moisés e Arão e se juntaram com os seguidores de Corá, na revolta contra Deus, o SENHOR.
26.10 A terra se abriu e os engoliu, e eles morreram com Corá e os seus seguidores. O fogo matou duzentos e cinqüenta homens, e isso serviu como um aviso para o povo.
26.11 Mas os filhos de Corá não foram mortos.).
26.12 A tribo de Simeão: os grupos de famílias de Nemuel, Jamim, Jaquim,
26.13 Zera e Saul.
26.14 Desses grupos de famílias foram contados vinte e dois mil e duzentos homens.
26.15 A tribo de Gade: os grupos de famílias de Zefom, Hagui, Suni,
26.16 Ozni, Eri,
26.17 Arode e Areli.
26.18 Desses grupos de famílias foram contados quarenta mil e quinhentos homens.
26.19-21 A tribo de Judá: os grupos de famílias de Selá, Peres, Zera, Hezrom e Hamul (Dois filhos de Judá, isto é, Er e Onã, haviam morrido em Canaã.).
26.22 Desses grupos de famílias foram contados setenta e seis mil e quinhentos homens.
26.23 A tribo de Issacar: os grupos de famílias de Tolá, Puva,
26.24 Jasube e Sinrom.
26.25 Desses grupos de famílias foram contados sessenta e quatro mil e trezentos homens.
26.26 A tribo de Zebulom: os grupos de famílias de Serede, Elom e Jaleel.
26.27 Desses grupos de famílias foram contados sessenta mil e quinhentos homens.
26.28 As tribos de Manassés e Efraim, que eram filhos de José.
26.29 A tribo de Manassés: Maquir, filho de Manassés, era pai de Gileade, e os seguintes grupos de famílias são descendentes de Gileade:
26.30 os grupos de famílias de Iezer, Heleque,
26.31 Asriel, Siquém,
26.32 Semida e Héfer.
26.33 Zelofeade, filho de Héfer, não tinha filhos; somente filhas. Os nomes das filhas de Zelofeade eram: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
26.34 Desses grupos de famílias foram contados cinqüenta e dois mil e setecentos homens.
26.35 A tribo de Efraim: os grupos de famílias de Sutela, Bequer e Taã.
26.36 O grupo de famílias de Erã descendia de Sutela.
26.37 Desses grupos de famílias foram contados trinta e dois mil e quinhentos homens. São esses os grupos de famílias descendentes de José.
26.38 A tribo de Benjamim: os grupos de famílias de Belá, Asbel, Airão,
26.39 Sufã e Hufã.
26.40 Os grupos de famílias de Arde e Naamã eram descendentes de Belá.
26.41 Desses grupos de famílias foram contados quarenta e cinco mil e seiscentos homens.
26.42 A tribo de Dã: o grupo de famílias de Suão,
26.43 que tinha sessenta e quatro mil e quatrocentos homens.
26.44 A tribo de Aser: os grupos de famílias de Imna, Isvi e Berias.
26.45 Os grupos de famílias de Héber e Malquiel são descendentes de Berias.
26.46 A filha de Aser se chamava Sera.
26.47 Desses grupos de famílias foram contados cinqüenta e três mil e quatrocentos homens.
26.48 A tribo de Naftali: os grupos de famílias de Jazeel, Guni,
26.49 Jezer e Silém.
26.50 Desses grupos de famílias foram contados quarenta e cinco mil e quatrocentos homens.
26.51 O número total dos homens israelitas era de seiscentos e um mil setecentos e trinta homens.
26.52 O SENHOR Deus disse a Moisés:
26.53 — Divida a terra entre as tribos, conforme o tamanho delas.
26.54-56 Divida por sorteio e dê as partes maiores para as tribos maiores; e as partes menores, para as tribos menores.
26.57 A tribo de Levi era formada pelos grupos de famílias de Gérson, Coate e Merari.
26.58 Os grupos de famílias de Libni, Hebrom, Mali, Musi e Corá eram descendentes de Levi. Coate era o pai de Anrão.
26.59 A mulher de Anrão era Joquebede, filha de Levi; ela havia nascido no Egito. Joquebede deu a Anrão dois filhos: Arão e Moisés, e uma filha, chamada Míriam.
26.60 Arão tinha quatro filhos: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
26.61 Porém Nadabe e Abiú morreram quando ofereceram a Deus, o SENHOR, fogo que não era sagrado.
26.62 Foram contados vinte e três mil levitas do sexo masculino, de um mês de idade para cima. Eles foram contados separadamente dos outros israelitas porque não receberam nenhuma propriedade em Israel.
26.63 São esses os que foram contados por Moisés e pelo sacerdote Eleazar, que fizeram a contagem dos israelitas nas planícies de Moabe, na beira do rio Jordão, na altura de Jericó, que ficava no outro lado do rio.
26.64 Entre esses da segunda contagem não havia nenhum dos que tinham sido contados por Moisés e pelo sacerdote Arão, quando fizeram a primeira contagem dos israelitas no deserto do Sinai.
26.65 O SENHOR Deus tinha dito que todos eles certamente morreriam no deserto; e todos morreram, menos Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
27.1 Na tribo de Manassés havia cinco irmãs que se chamavam Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Eram filhas de Zelofeade e descendentes diretas de Héfer, Gileade, Maquir, Manassés e José.
27.2 Elas foram falar com Moisés, com o sacerdote Eleazar, com as autoridades e com todo o povo, na entrada da Tenda Sagrada. Elas disseram:
27.3 — O nosso pai morreu no deserto e não deixou filhos homens. Ele não estava entre os seguidores de Corá, que se revoltaram contra Deus, o SENHOR, mas morreu por causa do seu próprio pecado.
27.4 Não é justo que o nome do nosso pai desapareça do meio do seu grupo de famílias só porque não teve nenhum filho homem. Dê uma propriedade para nós entre os parentes do nosso pai.
27.5 Moisés levou o caso delas ao SENHOR,
27.6 e o SENHOR disse:
27.7 — O que as filhas de Zelofeade estão pedindo é justo. Você deve dar a elas uma propriedade entre os parentes do seu pai. A herança do pai deve passar para elas.
27.8 Diga ao povo de Israel que, quando um homem morrer sem deixar um filho homem, a filha deverá herdar a propriedade dele.
27.9 E, se não tiver filhas, então a sua propriedade deverá ser dada aos irmãos dele.
27.10 Porém, se ele não tiver irmãos, a sua propriedade deverá ser dada aos irmãos do seu pai.
27.11 Se também o pai dele não tiver irmãos, a sua propriedade deverá ser dada ao parente mais chegado da sua família, para que tome posse dela. Os israelitas devem obedecer a essa lei como eu, o SENHOR, tenho ordenado a você, Moisés.
27.12 O SENHOR Deus disse a Moisés: — Suba esta serra de Abarim e veja a terra que estou dando aos israelitas.
27.13 Depois de a ter visto, você morrerá, como aconteceu com o seu irmão Arão,
27.14 porque vocês dois se revoltaram contra a minha ordem no deserto de Zim. Quando todo o povo se queixava contra mim em Meribá, vocês não quiseram reconhecer diante deles o meu santo poder (Meribá é uma fonte que existe em Cades, no deserto de Zim.).
27.15 Então Moisés disse o seguinte:
27.16 — Ó SENHOR Deus, que dás vida a todos, indica um homem que possa guiar o povo
27.17 e comandá-lo na batalha, para que a tua gente não seja como ovelhas que não têm pastor.
27.18 O SENHOR disse a Moisés: — Chame Josué, filho de Num, que é um homem competente, e ponha as mãos sobre ele;
27.19-20 assim, você estará dando a ele uma parte da sua autoridade, para que todo o povo de Israel obedeça a ele. Faça com que ele fique diante do sacerdote Eleazar e diante de todo o povo e ali você o apresentará como aquele que vai ficar no seu lugar.
27.21 Ele dependerá do sacerdote Eleazar, que lhe ensinará a minha vontade por meio do Urim e do Tumim. Deste modo Eleazar guiará Josué e todo o povo de Israel em tudo o que tiverem de fazer.
27.22 Moisés obedeceu à ordem de Deus, o SENHOR. Ele fez com que Josué ficasse em frente do sacerdote Eleazar e diante de todo o povo.
27.23 Como o SENHOR havia ordenado, Moisés pôs as mãos sobre a cabeça de Josué e o tornou o seu sucessor.
Salmos
35.1 [De Davi.] Ó SENHOR Deus, ataca os que me atacam e combate os que me combatem!
35.2 Pega o teu escudo e a tua armadura e vem me ajudar.
35.3 Pega a tua lança e o teu machado de guerra e luta contra os que me perseguem. Dá-me a certeza de que vais me salvar.
35.4 Que sejam derrotados e humilhados aqueles que me querem matar! Que fujam envergonhados os que fazem planos contra mim!
35.5 Que sejam como a palha soprada pelo vento, quando o Anjo do SENHOR os atacar!
35.6 Que o caminho deles fique escuro e escorregadio quando o Anjo do SENHOR os perseguir!
35.7 Pois, sem motivo nenhum, armaram uma armadilha para mim; cavaram uma cova funda para me pegar.
35.8 Porém, quando menos esperarem, virá a destruição. Eles serão apanhados pelas suas próprias armadilhas; cairão nelas e serão destruídos.
35.9 Então eu me alegrarei por causa do que o SENHOR Deus tem feito; ficarei feliz porque ele me salvou da morte.
35.10 Com todo o coração eu lhe direi: “Não há ninguém como tu, ó SENHOR! Tu proteges os fracos quando são atacados pelos fortes e livras os pobres e os necessitados das mãos dos exploradores.”
35.11 Homens maus testemunham contra mim e me acusam de crimes que não cometi.
35.12 O bem que faço eles me pagam com o mal, e por isso estou desesperado.
35.13 Mas, quando eles estavam doentes, eu vesti roupas de luto e até deixei de comer. Curvei a cabeça e orei por eles.
35.14 Orei como se fosse por um amigo ou um irmão. Eu andava curvado, de luto, como quem chora por sua própria mãe.
35.15 Porém, quando eu estava aflito, eles se alegravam e ficavam em volta de mim, zombando. Pessoas desconhecidas me bateram e me feriram várias vezes.
35.16 Como homens que zombam de um coxo, eles zombaram de mim e me olharam feio, com ódio.
35.17 Ó Senhor, até quando ficarás apenas olhando? Livra-me dos ataques deles; salva a minha vida desses leões.
35.18 Então eu te agradecerei em público; eu te louvarei no meio da multidão.
35.19 Não deixes que os meus inimigos, aqueles mentirosos, se alegrem com a minha derrota! Não permitas que os que me odeiam sem motivo fiquem rindo, felizes, por causa da minha desgraça!
35.20 Eles não falam como amigos; pelo contrário, inventam acusações falsas contra as pessoas que amam a paz.
35.21 Eles me acusam e gritam: “Nós vimos o que você fez!”
35.22 Mas tu, ó SENHOR Deus, tens visto isso. Então não te cales, Senhor, e não fiques longe de mim!
35.23 Acorda, Senhor, para me fazeres justiça! Levanta-te, meu Deus, e defende a minha causa!
35.24 Ó SENHOR Deus, tu és justo; por isso, declara que estou inocente. Ó meu Deus, não deixes que os meus inimigos se alegrem à minha custa!
35.25 Não deixes que eles digam: “Nós acabamos com ele. Era isso mesmo o que queríamos.”
35.26 Que sejam completamente derrotados e envergonhados aqueles que se alegram com o meu sofrimento! Que fiquem cobertos de vergonha e de desgraça os que dizem que são melhores do que eu!
35.27 Porém que gritem de alegria os que desejam que eu seja declarado inocente! Que eles digam sempre: “Como é grande o SENHOR! Ele está contente porque tudo vai bem com o seu servo.”
35.28 Então anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
35.2 Pega o teu escudo e a tua armadura e vem me ajudar.
35.3 Pega a tua lança e o teu machado de guerra e luta contra os que me perseguem. Dá-me a certeza de que vais me salvar.
35.4 Que sejam derrotados e humilhados aqueles que me querem matar! Que fujam envergonhados os que fazem planos contra mim!
35.5 Que sejam como a palha soprada pelo vento, quando o Anjo do SENHOR os atacar!
35.6 Que o caminho deles fique escuro e escorregadio quando o Anjo do SENHOR os perseguir!
35.7 Pois, sem motivo nenhum, armaram uma armadilha para mim; cavaram uma cova funda para me pegar.
35.8 Porém, quando menos esperarem, virá a destruição. Eles serão apanhados pelas suas próprias armadilhas; cairão nelas e serão destruídos.
35.9 Então eu me alegrarei por causa do que o SENHOR Deus tem feito; ficarei feliz porque ele me salvou da morte.
35.10 Com todo o coração eu lhe direi: “Não há ninguém como tu, ó SENHOR! Tu proteges os fracos quando são atacados pelos fortes e livras os pobres e os necessitados das mãos dos exploradores.”
35.11 Homens maus testemunham contra mim e me acusam de crimes que não cometi.
35.12 O bem que faço eles me pagam com o mal, e por isso estou desesperado.
35.13 Mas, quando eles estavam doentes, eu vesti roupas de luto e até deixei de comer. Curvei a cabeça e orei por eles.
35.14 Orei como se fosse por um amigo ou um irmão. Eu andava curvado, de luto, como quem chora por sua própria mãe.
35.15 Porém, quando eu estava aflito, eles se alegravam e ficavam em volta de mim, zombando. Pessoas desconhecidas me bateram e me feriram várias vezes.
35.16 Como homens que zombam de um coxo, eles zombaram de mim e me olharam feio, com ódio.
35.17 Ó Senhor, até quando ficarás apenas olhando? Livra-me dos ataques deles; salva a minha vida desses leões.
35.18 Então eu te agradecerei em público; eu te louvarei no meio da multidão.
35.19 Não deixes que os meus inimigos, aqueles mentirosos, se alegrem com a minha derrota! Não permitas que os que me odeiam sem motivo fiquem rindo, felizes, por causa da minha desgraça!
35.20 Eles não falam como amigos; pelo contrário, inventam acusações falsas contra as pessoas que amam a paz.
35.21 Eles me acusam e gritam: “Nós vimos o que você fez!”
35.22 Mas tu, ó SENHOR Deus, tens visto isso. Então não te cales, Senhor, e não fiques longe de mim!
35.23 Acorda, Senhor, para me fazeres justiça! Levanta-te, meu Deus, e defende a minha causa!
35.24 Ó SENHOR Deus, tu és justo; por isso, declara que estou inocente. Ó meu Deus, não deixes que os meus inimigos se alegrem à minha custa!
35.25 Não deixes que eles digam: “Nós acabamos com ele. Era isso mesmo o que queríamos.”
35.26 Que sejam completamente derrotados e envergonhados aqueles que se alegram com o meu sofrimento! Que fiquem cobertos de vergonha e de desgraça os que dizem que são melhores do que eu!
35.27 Porém que gritem de alegria os que desejam que eu seja declarado inocente! Que eles digam sempre: “Como é grande o SENHOR! Ele está contente porque tudo vai bem com o seu servo.”
35.28 Então anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Numbers
25:1 And Israel abode in Shittim, and the people began to commit whoredom with the daughters of Moab.
25:2 And they called the people unto the sacrifices of their gods: and the people did eat, and bowed down to their gods.
25:3 And Israel joined himself unto Baalpeor: and the anger of the LORD was kindled against Israel.
25:4 And the LORD said unto Moses, Take all the heads of the people, and hang them up before the LORD against the sun, that the fierce anger of the LORD may be turned away from Israel.
25:5 And Moses said unto the judges of Israel, Slay ye every one his men that were joined unto Baalpeor.
25:6 And, behold, one of the children of Israel came and brought unto his brethren a Midianitish woman in the sight of Moses, and in the sight of all the congregation of the children of Israel, who [were] weeping [before] the door of the tabernacle of the congregation.
25:7 And when Phinehas, the son of Eleazar, the son of Aaron the priest, saw [it], he rose up from among the congregation, and took a javelin in his hand;
25:8 And he went after the man of Israel into the tent, and thrust both of them through, the man of Israel, and the woman through her belly. So the plague was stayed from the children of Israel.
25:9 And those that died in the plague were twenty and four thousand.
25:10 And the LORD spake unto Moses, saying,
25:11 Phinehas, the son of Eleazar, the son of Aaron the priest, hath turned my wrath away from the children of Israel, while he was zealous for my sake among them, that I consumed not the children of Israel in my jealousy.
25:12 Wherefore say, Behold, I give unto him my covenant of peace:
25:13 And he shall have it, and his seed after him, [even] the covenant of an everlasting priesthood; because he was zealous for his God, and made an atonement for the children of Israel.
25:14 Now the name of the Israelite that was slain, [even] that was slain with the Midianitish woman, [was] Zimri, the son of Salu, a prince of a chief house among the Simeonites.
25:15 And the name of the Midianitish woman that was slain [was] Cozbi, the daughter of Zur; he [was] head over a people, [and] of a chief house in Midian.
25:16 And the LORD spake unto Moses, saying,
25:17 Vex the Midianites, and smite them:
25:18 For they vex you with their wiles, wherewith they have beguiled you in the matter of Peor, and in the matter of Cozbi, the daughter of a prince of Midian, their sister, which was slain in the day of the plague for Peor's sake.
26:1 And it came to pass after the plague, that the LORD spake unto Moses and unto Eleazar the son of Aaron the priest, saying,
26:2 Take the sum of all the congregation of the children of Israel, from twenty years old and upward, throughout their fathers' house, all that are able to go to war in Israel.
26:3 And Moses and Eleazar the priest spake with them in the plains of Moab by Jordan [near] Jericho, saying,
26:4 [Take the sum of the people], from twenty years old and upward; as the LORD commanded Moses and the children of Israel, which went forth out of the land of Egypt.
26:5 Reuben, the eldest son of Israel: the children of Reuben; Hanoch, [of whom cometh] the family of the Hanochites: of Pallu, the family of the Palluites:
26:6 Of Hezron, the family of the Hezronites: of Carmi, the family of the Carmites.
26:7 These [are] the families of the Reubenites: and they that were numbered of them were forty and three thousand and seven hundred and thirty.
26:8 And the sons of Pallu; Eliab.
26:9 And the sons of Eliab; Nemuel, and Dathan, and Abiram. This [is that] Dathan and Abiram, [which were] famous in the congregation, who strove against Moses and against Aaron in the company of Korah, when they strove against the LORD:
26:10 And the earth opened her mouth, and swallowed them up together with Korah, when that company died, what time the fire devoured two hundred and fifty men: and they became a sign.
26:11 Notwithstanding the children of Korah died not.
26:12 The sons of Simeon after their families: of Nemuel, the family of the Nemuelites: of Jamin, the family of the Jaminites: of Jachin, the family of the Jachinites:
26:13 Of Zerah, the family of the Zarhites: of Shaul, the family of the Shaulites.
26:14 These [are] the families of the Simeonites, twenty and two thousand and two hundred.
26:15 The children of Gad after their families: of Zephon, the family of the Zephonites: of Haggi, the family of the Haggites: of Shuni, the family of the Shunites:
26:16 Of Ozni, the family of the Oznites: of Eri, the family of the Erites:
26:17 Of Arod, the family of the Arodites: of Areli, the family of the Arelites.
26:18 These [are] the families of the children of Gad according to those that were numbered of them, forty thousand and five hundred.
26:19 The sons of Judah [were] Er and Onan: and Er and Onan died in the land of Canaan.
26:20 And the sons of Judah after their families were; of Shelah, the family of the Shelanites: of Pharez, the family of the Pharzites: of Zerah, the family of the Zarhites.
26:21 And the sons of Pharez were; of Hezron, the family of the Hezronites: of Hamul, the family of the Hamulites.
26:22 These [are] the families of Judah according to those that were numbered of them, threescore and sixteen thousand and five hundred.
26:23 [Of] the sons of Issachar after their families: [of] Tola, the family of the Tolaites: of Pua, the family of the Punites:
26:24 Of Jashub, the family of the Jashubites: of Shimron, the family of the Shimronites.
26:25 These [are] the families of Issachar according to those that were numbered of them, threescore and four thousand and three hundred.
26:26 [Of] the sons of Zebulun after their families: of Sered, the family of the Sardites: of Elon, the family of the Elonites: of Jahleel, the family of the Jahleelites.
26:27 These [are] the families of the Zebulunites according to those that were numbered of them, threescore thousand and five hundred.
26:28 The sons of Joseph after their families [were] Manasseh and Ephraim.
26:29 Of the sons of Manasseh: of Machir, the family of the Machirites: and Machir begat Gilead: of Gilead [come] the family of the Gileadites.
26:30 These [are] the sons of Gilead: [of] Jeezer, the family of the Jeezerites: of Helek, the family of the Helekites:
26:31 And [of] Asriel, the family of the Asrielites: and [of] Shechem, the family of the Shechemites:
26:32 And [of] Shemida, the family of the Shemidaites: and [of] Hepher, the family of the Hepherites.
26:33 And Zelophehad the son of Hepher had no sons, but daughters: and the names of the daughters of Zelophehad [were] Mahlah, and Noah, Hoglah, Milcah, and Tirzah.
26:34 These [are] the families of Manasseh, and those that were numbered of them, fifty and two thousand and seven hundred.
26:35 These [are] the sons of Ephraim after their families: of Shuthelah, the family of the Shuthalhites: of Becher, the family of the Bachrites: of Tahan, the family of the Tahanites.
26:36 And these [are] the sons of Shuthelah: of Eran, the family of the Eranites.
26:37 These [are] the families of the sons of Ephraim according to those that were numbered of them, thirty and two thousand and five hundred. These [are] the sons of Joseph after their families.
26:38 The sons of Benjamin after their families: of Bela, the family of the Belaites: of Ashbel, the family of the Ashbelites: of Ahiram, the family of the Ahiramites:
26:39 Of Shupham, the family of the Shuphamites: of Hupham, the family of the Huphamites.
26:40 And the sons of Bela were Ard and Naaman: [of Ard], the family of the Ardites: [and] of Naaman, the family of the Naamites.
26:41 These [are] the sons of Benjamin after their families: and they that were numbered of them [were] forty and five thousand and six hundred.
26:42 These [are] the sons of Dan after their families: of Shuham, the family of the Shuhamites. These [are] the families of Dan after their families.
26:43 All the families of the Shuhamites, according to those that were numbered of them, [were] threescore and four thousand and four hundred.
26:44 [Of] the children of Asher after their families: of Jimna, the family of the Jimnites: of Jesui, the family of the Jesuites: of Beriah, the family of the Beriites.
26:45 Of the sons of Beriah: of Heber, the family of the Heberites: of Malchiel, the family of the Malchielites.
26:46 And the name of the daughter of Asher [was] Sarah.
26:47 These [are] the families of the sons of Asher according to those that were numbered of them; [who were] fifty and three thousand and four hundred.
26:48 [Of] the sons of Naphtali after their families: of Jahzeel, the family of the Jahzeelites: of Guni, the family of the Gunites:
26:49 Of Jezer, the family of the Jezerites: of Shillem, the family of the Shillemites.
26:50 These [are] the families of Naphtali according to their families: and they that were numbered of them [were] forty and five thousand and four hundred.
26:51 These [were] the numbered of the children of Israel, six hundred thousand and a thousand seven hundred and thirty.
26:52 And the LORD spake unto Moses, saying,
26:53 Unto these the land shall be divided for an inheritance according to the number of names.
26:54 To many thou shalt give the more inheritance, and to few thou shalt give the less inheritance: to every one shall his inheritance be given according to those that were numbered of him.
26:55 Notwithstanding the land shall be divided by lot: according to the names of the tribes of their fathers they shall inherit.
26:56 According to the lot shall the possession thereof be divided between many and few.
26:57 And these [are] they that were numbered of the Levites after their families: of Gershon, the family of the Gershonites: of Kohath, the family of the Kohathites: of Merari, the family of the Merarites.
26:58 These [are] the families of the Levites: the family of the Libnites, the family of the Hebronites, the family of the Mahlites, the family of the Mushites, the family of the Korathites. And Kohath begat Amram.
26:59 And the name of Amram's wife [was] Jochebed, the daughter of Levi, whom [her mother] bare to Levi in Egypt: and she bare unto Amram Aaron and Moses, and Miriam their sister.
26:60 And unto Aaron was born Nadab, and Abihu, Eleazar, and Ithamar.
26:61 And Nadab and Abihu died, when they offered strange fire before the LORD.
26:62 And those that were numbered of them were twenty and three thousand, all males from a month old and upward: for they were not numbered among the children of Israel, because there was no inheritance given them among the children of Israel.
26:63 These [are] they that were numbered by Moses and Eleazar the priest, who numbered the children of Israel in the plains of Moab by Jordan [near] Jericho.
26:64 But among these there was not a man of them whom Moses and Aaron the priest numbered, when they numbered the children of Israel in the wilderness of Sinai.
26:65 For the LORD had said of them, They shall surely die in the wilderness. And there was not left a man of them, save Caleb the son of Jephunneh, and Joshua the son of Nun.
27:1 Then came the daughters of Zelophehad, the son of Hepher, the son of Gilead, the son of Machir, the son of Manasseh, of the families of Manasseh the son of Joseph: and these [are] the names of his daughters; Mahlah, Noah, and Hoglah, and Milcah, and Tirzah.
27:2 And they stood before Moses, and before Eleazar the priest, and before the princes and all the congregation, [by] the door of the tabernacle of the congregation, saying,
27:3 Our father died in the wilderness, and he was not in the company of them that gathered themselves together against the LORD in the company of Korah; but died in his own sin, and had no sons.
27:4 Why should the name of our father be done away from among his family, because he hath no son? Give unto us [therefore] a possession among the brethren of our father.
27:5 And Moses brought their cause before the LORD.
27:6 And the LORD spake unto Moses, saying,
27:7 The daughters of Zelophehad speak right: thou shalt surely give them a possession of an inheritance among their father's brethren; and thou shalt cause the inheritance of their father to pass unto them.
27:8 And thou shalt speak unto the children of Israel, saying, If a man die, and have no son, then ye shall cause his inheritance to pass unto his daughter.
27:9 And if he have no daughter, then ye shall give his inheritance unto his brethren.
27:10 And if he have no brethren, then ye shall give his inheritance unto his father's brethren.
27:11 And if his father have no brethren, then ye shall give his inheritance unto his kinsman that is next to him of his family, and he shall possess it: and it shall be unto the children of Israel a statute of judgment, as the LORD commanded Moses.
27:12 And the LORD said unto Moses, Get thee up into this mount Abarim, and see the land which I have given unto the children of Israel.
27:13 And when thou hast seen it, thou also shalt be gathered unto thy people, as Aaron thy brother was gathered.
27:14 For ye rebelled against my commandment in the desert of Zin, in the strife of the congregation, to sanctify me at the water before their eyes: that [is] the water of Meribah in Kadesh in the wilderness of Zin.
27:15 And Moses spake unto the LORD, saying,
27:16 Let the LORD, the God of the spirits of all flesh, set a man over the congregation,
27:17 Which may go out before them, and which may go in before them, and which may lead them out, and which may bring them in; that the congregation of the LORD be not as sheep which have no shepherd.
27:18 And the LORD said unto Moses, Take thee Joshua the son of Nun, a man in whom [is] the spirit, and lay thine hand upon him;
27:19 And set him before Eleazar the priest, and before all the congregation; and give him a charge in their sight.
27:20 And thou shalt put [some] of thine honour upon him, that all the congregation of the children of Israel may be obedient.
27:21 And he shall stand before Eleazar the priest, who shall ask [counsel] for him after the judgment of Urim before the LORD: at his word shall they go out, and at his word they shall come in, [both] he, and all the children of Israel with him, even all the congregation.
27:22 And Moses did as the LORD commanded him: and he took Joshua, and set him before Eleazar the priest, and before all the congregation:
27:23 And he laid his hands upon him, and gave him a charge, as the LORD commanded by the hand of Moses.
25:2 And they called the people unto the sacrifices of their gods: and the people did eat, and bowed down to their gods.
25:3 And Israel joined himself unto Baalpeor: and the anger of the LORD was kindled against Israel.
25:4 And the LORD said unto Moses, Take all the heads of the people, and hang them up before the LORD against the sun, that the fierce anger of the LORD may be turned away from Israel.
25:5 And Moses said unto the judges of Israel, Slay ye every one his men that were joined unto Baalpeor.
25:6 And, behold, one of the children of Israel came and brought unto his brethren a Midianitish woman in the sight of Moses, and in the sight of all the congregation of the children of Israel, who [were] weeping [before] the door of the tabernacle of the congregation.
25:7 And when Phinehas, the son of Eleazar, the son of Aaron the priest, saw [it], he rose up from among the congregation, and took a javelin in his hand;
25:8 And he went after the man of Israel into the tent, and thrust both of them through, the man of Israel, and the woman through her belly. So the plague was stayed from the children of Israel.
25:9 And those that died in the plague were twenty and four thousand.
25:10 And the LORD spake unto Moses, saying,
25:11 Phinehas, the son of Eleazar, the son of Aaron the priest, hath turned my wrath away from the children of Israel, while he was zealous for my sake among them, that I consumed not the children of Israel in my jealousy.
25:12 Wherefore say, Behold, I give unto him my covenant of peace:
25:13 And he shall have it, and his seed after him, [even] the covenant of an everlasting priesthood; because he was zealous for his God, and made an atonement for the children of Israel.
25:14 Now the name of the Israelite that was slain, [even] that was slain with the Midianitish woman, [was] Zimri, the son of Salu, a prince of a chief house among the Simeonites.
25:15 And the name of the Midianitish woman that was slain [was] Cozbi, the daughter of Zur; he [was] head over a people, [and] of a chief house in Midian.
25:16 And the LORD spake unto Moses, saying,
25:17 Vex the Midianites, and smite them:
25:18 For they vex you with their wiles, wherewith they have beguiled you in the matter of Peor, and in the matter of Cozbi, the daughter of a prince of Midian, their sister, which was slain in the day of the plague for Peor's sake.
26:1 And it came to pass after the plague, that the LORD spake unto Moses and unto Eleazar the son of Aaron the priest, saying,
26:2 Take the sum of all the congregation of the children of Israel, from twenty years old and upward, throughout their fathers' house, all that are able to go to war in Israel.
26:3 And Moses and Eleazar the priest spake with them in the plains of Moab by Jordan [near] Jericho, saying,
26:4 [Take the sum of the people], from twenty years old and upward; as the LORD commanded Moses and the children of Israel, which went forth out of the land of Egypt.
26:5 Reuben, the eldest son of Israel: the children of Reuben; Hanoch, [of whom cometh] the family of the Hanochites: of Pallu, the family of the Palluites:
26:6 Of Hezron, the family of the Hezronites: of Carmi, the family of the Carmites.
26:7 These [are] the families of the Reubenites: and they that were numbered of them were forty and three thousand and seven hundred and thirty.
26:8 And the sons of Pallu; Eliab.
26:9 And the sons of Eliab; Nemuel, and Dathan, and Abiram. This [is that] Dathan and Abiram, [which were] famous in the congregation, who strove against Moses and against Aaron in the company of Korah, when they strove against the LORD:
26:10 And the earth opened her mouth, and swallowed them up together with Korah, when that company died, what time the fire devoured two hundred and fifty men: and they became a sign.
26:11 Notwithstanding the children of Korah died not.
26:12 The sons of Simeon after their families: of Nemuel, the family of the Nemuelites: of Jamin, the family of the Jaminites: of Jachin, the family of the Jachinites:
26:13 Of Zerah, the family of the Zarhites: of Shaul, the family of the Shaulites.
26:14 These [are] the families of the Simeonites, twenty and two thousand and two hundred.
26:15 The children of Gad after their families: of Zephon, the family of the Zephonites: of Haggi, the family of the Haggites: of Shuni, the family of the Shunites:
26:16 Of Ozni, the family of the Oznites: of Eri, the family of the Erites:
26:17 Of Arod, the family of the Arodites: of Areli, the family of the Arelites.
26:18 These [are] the families of the children of Gad according to those that were numbered of them, forty thousand and five hundred.
26:19 The sons of Judah [were] Er and Onan: and Er and Onan died in the land of Canaan.
26:20 And the sons of Judah after their families were; of Shelah, the family of the Shelanites: of Pharez, the family of the Pharzites: of Zerah, the family of the Zarhites.
26:21 And the sons of Pharez were; of Hezron, the family of the Hezronites: of Hamul, the family of the Hamulites.
26:22 These [are] the families of Judah according to those that were numbered of them, threescore and sixteen thousand and five hundred.
26:23 [Of] the sons of Issachar after their families: [of] Tola, the family of the Tolaites: of Pua, the family of the Punites:
26:24 Of Jashub, the family of the Jashubites: of Shimron, the family of the Shimronites.
26:25 These [are] the families of Issachar according to those that were numbered of them, threescore and four thousand and three hundred.
26:26 [Of] the sons of Zebulun after their families: of Sered, the family of the Sardites: of Elon, the family of the Elonites: of Jahleel, the family of the Jahleelites.
26:27 These [are] the families of the Zebulunites according to those that were numbered of them, threescore thousand and five hundred.
26:28 The sons of Joseph after their families [were] Manasseh and Ephraim.
26:29 Of the sons of Manasseh: of Machir, the family of the Machirites: and Machir begat Gilead: of Gilead [come] the family of the Gileadites.
26:30 These [are] the sons of Gilead: [of] Jeezer, the family of the Jeezerites: of Helek, the family of the Helekites:
26:31 And [of] Asriel, the family of the Asrielites: and [of] Shechem, the family of the Shechemites:
26:32 And [of] Shemida, the family of the Shemidaites: and [of] Hepher, the family of the Hepherites.
26:33 And Zelophehad the son of Hepher had no sons, but daughters: and the names of the daughters of Zelophehad [were] Mahlah, and Noah, Hoglah, Milcah, and Tirzah.
26:34 These [are] the families of Manasseh, and those that were numbered of them, fifty and two thousand and seven hundred.
26:35 These [are] the sons of Ephraim after their families: of Shuthelah, the family of the Shuthalhites: of Becher, the family of the Bachrites: of Tahan, the family of the Tahanites.
26:36 And these [are] the sons of Shuthelah: of Eran, the family of the Eranites.
26:37 These [are] the families of the sons of Ephraim according to those that were numbered of them, thirty and two thousand and five hundred. These [are] the sons of Joseph after their families.
26:38 The sons of Benjamin after their families: of Bela, the family of the Belaites: of Ashbel, the family of the Ashbelites: of Ahiram, the family of the Ahiramites:
26:39 Of Shupham, the family of the Shuphamites: of Hupham, the family of the Huphamites.
26:40 And the sons of Bela were Ard and Naaman: [of Ard], the family of the Ardites: [and] of Naaman, the family of the Naamites.
26:41 These [are] the sons of Benjamin after their families: and they that were numbered of them [were] forty and five thousand and six hundred.
26:42 These [are] the sons of Dan after their families: of Shuham, the family of the Shuhamites. These [are] the families of Dan after their families.
26:43 All the families of the Shuhamites, according to those that were numbered of them, [were] threescore and four thousand and four hundred.
26:44 [Of] the children of Asher after their families: of Jimna, the family of the Jimnites: of Jesui, the family of the Jesuites: of Beriah, the family of the Beriites.
26:45 Of the sons of Beriah: of Heber, the family of the Heberites: of Malchiel, the family of the Malchielites.
26:46 And the name of the daughter of Asher [was] Sarah.
26:47 These [are] the families of the sons of Asher according to those that were numbered of them; [who were] fifty and three thousand and four hundred.
26:48 [Of] the sons of Naphtali after their families: of Jahzeel, the family of the Jahzeelites: of Guni, the family of the Gunites:
26:49 Of Jezer, the family of the Jezerites: of Shillem, the family of the Shillemites.
26:50 These [are] the families of Naphtali according to their families: and they that were numbered of them [were] forty and five thousand and four hundred.
26:51 These [were] the numbered of the children of Israel, six hundred thousand and a thousand seven hundred and thirty.
26:52 And the LORD spake unto Moses, saying,
26:53 Unto these the land shall be divided for an inheritance according to the number of names.
26:54 To many thou shalt give the more inheritance, and to few thou shalt give the less inheritance: to every one shall his inheritance be given according to those that were numbered of him.
26:55 Notwithstanding the land shall be divided by lot: according to the names of the tribes of their fathers they shall inherit.
26:56 According to the lot shall the possession thereof be divided between many and few.
26:57 And these [are] they that were numbered of the Levites after their families: of Gershon, the family of the Gershonites: of Kohath, the family of the Kohathites: of Merari, the family of the Merarites.
26:58 These [are] the families of the Levites: the family of the Libnites, the family of the Hebronites, the family of the Mahlites, the family of the Mushites, the family of the Korathites. And Kohath begat Amram.
26:59 And the name of Amram's wife [was] Jochebed, the daughter of Levi, whom [her mother] bare to Levi in Egypt: and she bare unto Amram Aaron and Moses, and Miriam their sister.
26:60 And unto Aaron was born Nadab, and Abihu, Eleazar, and Ithamar.
26:61 And Nadab and Abihu died, when they offered strange fire before the LORD.
26:62 And those that were numbered of them were twenty and three thousand, all males from a month old and upward: for they were not numbered among the children of Israel, because there was no inheritance given them among the children of Israel.
26:63 These [are] they that were numbered by Moses and Eleazar the priest, who numbered the children of Israel in the plains of Moab by Jordan [near] Jericho.
26:64 But among these there was not a man of them whom Moses and Aaron the priest numbered, when they numbered the children of Israel in the wilderness of Sinai.
26:65 For the LORD had said of them, They shall surely die in the wilderness. And there was not left a man of them, save Caleb the son of Jephunneh, and Joshua the son of Nun.
27:1 Then came the daughters of Zelophehad, the son of Hepher, the son of Gilead, the son of Machir, the son of Manasseh, of the families of Manasseh the son of Joseph: and these [are] the names of his daughters; Mahlah, Noah, and Hoglah, and Milcah, and Tirzah.
27:2 And they stood before Moses, and before Eleazar the priest, and before the princes and all the congregation, [by] the door of the tabernacle of the congregation, saying,
27:3 Our father died in the wilderness, and he was not in the company of them that gathered themselves together against the LORD in the company of Korah; but died in his own sin, and had no sons.
27:4 Why should the name of our father be done away from among his family, because he hath no son? Give unto us [therefore] a possession among the brethren of our father.
27:5 And Moses brought their cause before the LORD.
27:6 And the LORD spake unto Moses, saying,
27:7 The daughters of Zelophehad speak right: thou shalt surely give them a possession of an inheritance among their father's brethren; and thou shalt cause the inheritance of their father to pass unto them.
27:8 And thou shalt speak unto the children of Israel, saying, If a man die, and have no son, then ye shall cause his inheritance to pass unto his daughter.
27:9 And if he have no daughter, then ye shall give his inheritance unto his brethren.
27:10 And if he have no brethren, then ye shall give his inheritance unto his father's brethren.
27:11 And if his father have no brethren, then ye shall give his inheritance unto his kinsman that is next to him of his family, and he shall possess it: and it shall be unto the children of Israel a statute of judgment, as the LORD commanded Moses.
27:12 And the LORD said unto Moses, Get thee up into this mount Abarim, and see the land which I have given unto the children of Israel.
27:13 And when thou hast seen it, thou also shalt be gathered unto thy people, as Aaron thy brother was gathered.
27:14 For ye rebelled against my commandment in the desert of Zin, in the strife of the congregation, to sanctify me at the water before their eyes: that [is] the water of Meribah in Kadesh in the wilderness of Zin.
27:15 And Moses spake unto the LORD, saying,
27:16 Let the LORD, the God of the spirits of all flesh, set a man over the congregation,
27:17 Which may go out before them, and which may go in before them, and which may lead them out, and which may bring them in; that the congregation of the LORD be not as sheep which have no shepherd.
27:18 And the LORD said unto Moses, Take thee Joshua the son of Nun, a man in whom [is] the spirit, and lay thine hand upon him;
27:19 And set him before Eleazar the priest, and before all the congregation; and give him a charge in their sight.
27:20 And thou shalt put [some] of thine honour upon him, that all the congregation of the children of Israel may be obedient.
27:21 And he shall stand before Eleazar the priest, who shall ask [counsel] for him after the judgment of Urim before the LORD: at his word shall they go out, and at his word they shall come in, [both] he, and all the children of Israel with him, even all the congregation.
27:22 And Moses did as the LORD commanded him: and he took Joshua, and set him before Eleazar the priest, and before all the congregation:
27:23 And he laid his hands upon him, and gave him a charge, as the LORD commanded by the hand of Moses.
Psalms
35:1 <[A Psalm] of David.> Plead [my cause], O LORD, with them that strive with me: fight against them that fight against me.
35:2 Take hold of shield and buckler, and stand up for mine help.
35:3 Draw out also the spear, and stop [the way] against them that persecute me: say unto my soul, I [am] thy salvation.
35:4 Let them be confounded and put to shame that seek after my soul: let them be turned back and brought to confusion that devise my hurt.
35:5 Let them be as chaff before the wind: and let the angel of the LORD chase [them].
35:6 Let their way be dark and slippery: and let the angel of the LORD persecute them.
35:7 For without cause have they hid for me their net [in] a pit, [which] without cause they have digged for my soul.
35:8 Let destruction come upon him at unawares; and let his net that he hath hid catch himself: into that very destruction let him fall.
35:9 And my soul shall be joyful in the LORD: it shall rejoice in his salvation.
35:10 All my bones shall say, LORD, who [is] like unto thee, which deliverest the poor from him that is too strong for him, yea, the poor and the needy from him that spoileth him?
35:11 False witnesses did rise up; they laid to my charge [things] that I knew not.
35:12 They rewarded me evil for good [to] the spoiling of my soul.
35:13 But as for me, when they were sick, my clothing [was] sackcloth: I humbled my soul with fasting; and my prayer returned into mine own bosom.
35:14 I behaved myself as though [he had been] my friend [or] brother: I bowed down heavily, as one that mourneth [for his] mother.
35:15 But in mine adversity they rejoiced, and gathered themselves together: [yea], the abjects gathered themselves together against me, and I knew [it] not; they did tear [me], and ceased not:
35:16 With hypocritical mockers in feasts, they gnashed upon me with their teeth.
35:17 Lord, how long wilt thou look on? rescue my soul from their destructions, my darling from the lions.
35:18 I will give thee thanks in the great congregation: I will praise thee among much people.
35:19 Let not them that are mine enemies wrongfully rejoice over me: [neither] let them wink with the eye that hate me without a cause.
35:20 For they speak not peace: but they devise deceitful matters against [them that are] quiet in the land.
35:21 Yea, they opened their mouth wide against me, [and] said, Aha, aha, our eye hath seen [it].
35:22 [This] thou hast seen, O LORD: keep not silence: O Lord, be not far from me.
35:23 Stir up thyself, and awake to my judgment, [even] unto my cause, my God and my Lord.
35:24 Judge me, O LORD my God, according to thy righteousness; and let them not rejoice over me.
35:25 Let them not say in their hearts, Ah, so would we have it: let them not say, We have swallowed him up.
35:26 Let them be ashamed and brought to confusion together that rejoice at mine hurt: let them be clothed with shame and dishonour that magnify [themselves] against me.
35:27 Let them shout for joy, and be glad, that favour my righteous cause: yea, let them say continually, Let the LORD be magnified, which hath pleasure in the prosperity of his servant.
35:28 And my tongue shall speak of thy righteousness [and] of thy praise all the day long.
35:2 Take hold of shield and buckler, and stand up for mine help.
35:3 Draw out also the spear, and stop [the way] against them that persecute me: say unto my soul, I [am] thy salvation.
35:4 Let them be confounded and put to shame that seek after my soul: let them be turned back and brought to confusion that devise my hurt.
35:5 Let them be as chaff before the wind: and let the angel of the LORD chase [them].
35:6 Let their way be dark and slippery: and let the angel of the LORD persecute them.
35:7 For without cause have they hid for me their net [in] a pit, [which] without cause they have digged for my soul.
35:8 Let destruction come upon him at unawares; and let his net that he hath hid catch himself: into that very destruction let him fall.
35:9 And my soul shall be joyful in the LORD: it shall rejoice in his salvation.
35:10 All my bones shall say, LORD, who [is] like unto thee, which deliverest the poor from him that is too strong for him, yea, the poor and the needy from him that spoileth him?
35:11 False witnesses did rise up; they laid to my charge [things] that I knew not.
35:12 They rewarded me evil for good [to] the spoiling of my soul.
35:13 But as for me, when they were sick, my clothing [was] sackcloth: I humbled my soul with fasting; and my prayer returned into mine own bosom.
35:14 I behaved myself as though [he had been] my friend [or] brother: I bowed down heavily, as one that mourneth [for his] mother.
35:15 But in mine adversity they rejoiced, and gathered themselves together: [yea], the abjects gathered themselves together against me, and I knew [it] not; they did tear [me], and ceased not:
35:16 With hypocritical mockers in feasts, they gnashed upon me with their teeth.
35:17 Lord, how long wilt thou look on? rescue my soul from their destructions, my darling from the lions.
35:18 I will give thee thanks in the great congregation: I will praise thee among much people.
35:19 Let not them that are mine enemies wrongfully rejoice over me: [neither] let them wink with the eye that hate me without a cause.
35:20 For they speak not peace: but they devise deceitful matters against [them that are] quiet in the land.
35:21 Yea, they opened their mouth wide against me, [and] said, Aha, aha, our eye hath seen [it].
35:22 [This] thou hast seen, O LORD: keep not silence: O Lord, be not far from me.
35:23 Stir up thyself, and awake to my judgment, [even] unto my cause, my God and my Lord.
35:24 Judge me, O LORD my God, according to thy righteousness; and let them not rejoice over me.
35:25 Let them not say in their hearts, Ah, so would we have it: let them not say, We have swallowed him up.
35:26 Let them be ashamed and brought to confusion together that rejoice at mine hurt: let them be clothed with shame and dishonour that magnify [themselves] against me.
35:27 Let them shout for joy, and be glad, that favour my righteous cause: yea, let them say continually, Let the LORD be magnified, which hath pleasure in the prosperity of his servant.
35:28 And my tongue shall speak of thy righteousness [and] of thy praise all the day long.
Números
25:1 Y REPOSÓ Israel en Sittim, y el pueblo empezó á fornicar con las hijas de Moab:
25:2 Las cuales llamaron al pueblo á los sacrificios de sus dioses: y el pueblo comió, é inclinóse á sus dioses.
25:3 Y allegóse el pueblo á Baal-peor; y el furor de Jehová se encendió contra Israel.
25:4 Y Jehová dijo á Moisés: Toma todos los príncipes del pueblo, y ahórcalos á Jehová delante del sol; y la ira del furor de Jehová se apartará de Israel.
25:5 Entonces Moisés dijo á los jueces de Israel: Matad cada uno á aquellos de los suyos que se han allegado á Baal-peor.
25:6 Y he aquí un varón de los hijos de Israel vino y trajo una Madianita á sus hermanos, á ojos de Moisés y de toda la congregación de los hijos de Israel, llorando ellos á la puerta del tabernáculo del testimonio.
25:7 Y viólo Phinees, hijo de Eleazar, hijo de Aarón el sacerdote, y levantóse de en medio de la congregación, y tomó una lanza en su mano:
25:8 Y fué tras el varón de Israel á la tienda, y alanceólos á ambos, al varón de Israel, y á la mujer por su vientre. Y cesó la mortandad de los hijos de Israel.
25:9 Y murieron de aquella mortandad veinte y cuatro mil.
25:10 Entonces Jehová habló á Moisés, diciendo:
25:11 Phinees, hijo de Eleazar, hijo de Aarón el sacerdote, ha hecho tornar mi furor de los hijos de Israel, llevado de celo entre ellos: por lo cual yo no he consumido en mi celo á los hijos de Israel.
25:12 Por tanto di les: He aquí yo establezco mi pacto de paz con él;
25:13 Y tendrá él, y su simiente después de él, el pacto del sacerdocio perpetuo; por cuanto tuvo celo por su Dios, é hizo expiación por los hijos de Israel.
25:14 Y el nombre del varón muerto, que fué muerto con la Madianita, era Zimri hijo de Salu, jefe de una familia de la tribu de Simeón.
25:15 Y el nombre de la mujer Madianita muerta, era Cozbi, hija de Zur, príncipe de pueblos, padre de familia en Madián.
25:16 Y Jehová habló á Moisés, diciendo:
25:17 Hostilizaréis á los Madianitas, y los heriréis:
25:18 Por cuanto ellos os afligieron á vosotros con sus ardides, con que os han engañado en el negocio de Peor, y en el negocio de Cozbi, hija del príncipe de Madián, su hermana, la cual fué muerta el día de la mortandad por causa de Peor.
26:1 Y ACONTECIÓ después de la mortandad, que Jehová habló á Moisés, y á Eleazar hijo del sacerdote Aarón, diciendo:
26:2 Tomad la suma de toda la congregación de los hijos de Israel, de veinte años arriba, por las casas de sus padres, todos los que puedan salir á la guerra en Israel.
26:3 Y Moisés y Eleazar el sacerdote hablaron con ellos en los campos de Moab, junto al Jordán de Jericó, diciendo:
26:4 Contaréis el pueblo de veinte años arriba, como mandó Jehová á Moisés y á los hijos de Israel, que habían salido de tierra de Egipto.
26:5 Rubén primogénito de Israel: los hijos de Rubén: Hanoc, del cual era la familia de los Hanochîtas; de Phallú, la familia de los Phalluitas;
26:6 De Hesrón, la familia de los Hesronitas; de Carmi, la familia de los Carmitas.
26:7 Estas son las familias de los Rubenitas: y sus contados fueron cuarenta y tres mil setecientos y treinta.
26:8 Y los hijos de Phallú: Eliab.
26:9 Y los hijos de Eliab: Nemuel, y Dathán, y Abiram. Estos Dathán y Abiram fueron los del consejo de la congregación, que hicieron el motín contra Moisés y Aarón con la compañía de Coré, cuando se amotinaron contra Jehová.
26:10 Que la tierra abrió su boca y tragó á ellos y á Coré, cuando aquella compañía murió, cuando consumió el fuego doscientos y cincuenta varones, los cuales fueron por señal.
26:11 Mas los hijos de Coré no murieron.
26:12 Los hijos de Simeón por sus familias: de Nemuel, la familia de los Nemuelitas; de Jamín, la familia de los Jaminitas; de Jachîn, la familia de los Jachînitas;
26:13 De Zera, la familia de los Zeraitas; de Saul, la familia de los Saulitas.
26:14 Estas son las familias de los Simeonitas, veinte y dos mil y doscientos.
26:15 Los hijos de Gad por sus familias: de Zephón, la familia de los Zephonitas; de Aggi, la familia de los Aggitas; de Suni, la familia de los Sunitas;
26:16 De Ozni, la familia de los Oznitas; de Eri, la familia de los Eritas;
26:17 De Aroz, la familia de los Aroditas; de Areli, la familia de los Arelitas.
26:18 Estas son las familias de Gad, por sus contados, cuarenta mil y quinientos.
26:19 Los hijos de Judá: Er y Onán; y Er y Onán murieron en la tierra de Canaán.
26:20 Y fueron los hijos de Judá por sus familias: de Sela, la familia de los Selaitas; de Phares, la familia de los Pharesitas; de Zera, la familia de los Zeraitas.
26:21 Y fueron los hijos de Phares: de Hesrón, la familia de los Hesronitas; de Hamul, la familia de los Hamulitas.
26:22 Estas son las familias de Judá, por sus contados, setenta y seis mil y quinientos.
26:23 Los hijos de Issachâr por sus familias: de Thola, la familia de los Tholaitas; de Puá la familia de los Puanitas;
26:24 De Jasub, la familia de los Jasubitas; de Simron, la familia de los Simronitas.
26:25 Estas son las familias de Issachâr, por sus contados, sesenta y cuatro mil y trescientos.
26:26 Los hijos de Zabulón por sus familias: de Sered, la familia de los Sereditas; de Elón, la familia de los Elonitas; de Jalel, la familia de los Jalelitas.
26:27 Estas son las familias de los Zabulonitas, por sus contados, sesenta mil y quinientos.
26:28 Los hijos de José por sus familias: Manasés y Ephraim.
26:29 Los hijos de Manasés: de Machîr, la familia de los Machîritas; y Machîr engendró á Galaad; de Galaad, la familia de los Galaaditas.
26:30 Estos son los hijos de Galaad: de Jezer, la familia de los Jezeritas; de Helec, la familia de los Helecitas;
26:31 De Asriel, la familia de los Asrielitas: de Sechêm, la familia de los Sechêmitas;
26:32 De Semida, la familia de los Semidaitas; de Hepher, la familia de los Hepheritas.
26:33 Y Salphaad, hijo de Hepher, no tuvo hijos sino hijas: y los nombres de las hijas de Salphaad fueron Maala, y Noa, y Hogla, y Milca, y Tirsa.
26:34 Estas son las familias de Manasés; y sus contados, cincuenta y dos mil y setecientos.
26:35 Estos son los hijos de Ephraim por sus familias: de Suthala, la familia de los Suthalaitas; de Bechêr, la familia de los Bechêritas; de Tahan, la familia de los Tahanitas.
26:36 Y estos son los hijos de Suthala: de Herán, la familia de los Heranitas.
26:37 Estas son las familias de los hijos de Ephraim, por sus contados, treinta y dos mil y quinientos. Estos son los hijos de José por sus familias.
26:38 Los hijos de Benjamín por sus familias: de Bela, la familia de los Belaitas; de Asbel, la familia de los Asbelitas; de Achîram, la familia de los Achîramitas;
26:39 De Supham, la familia de los Suphamitas; de Hupham, la familia de los Huphamitas.
26:40 Y los hijos de Bela fueron Ard y Naamán: de Ard, la familia de los Arditas; de Naamán, la familia de los Naamanitas.
26:41 Estos son los hijos de Benjamín por sus familias; y sus contados, cuarenta y cinco mil y seiscientos.
26:42 Estos son los hijos de Dan por sus familias: de Suham, la familia de los Suhamitas. Estas son las familias de Dan por sus familias.
26:43 Todas las familias de los Suhamitas, por sus contados, sesenta y cuatro mil y cuatrocientos.
26:44 Los hijos de Aser por sus familias: de Imna, la familia de los Imnaitas; de Issui, la familia de los Issuitas; de Beria, la familia de los Beriaitas.
26:45 Los hijos de Beria: de Heber, la familia de los Heberitas; de Malchîel, la familia de los Malchîelitas.
26:46 Y el nombre de la hija de Aser fué Sera.
26:47 Estas son las familias de los hijos de Aser, por sus contados, cincuenta y tres mil y cuatrocientos.
26:48 Los hijos de Nephtalí por sus familias: de Jahzeel, la familia de los Jahzeelitas; de Guni, la familia de los Gunitas;
26:49 De Jeser, la familia de los Jeseritas; de Sillem, la familia de los Sillemitas.
26:50 Estas son las familias de Nephtalí por sus familias; y sus contados, cuarenta y cinco mil y cuatrocientos.
26:51 Estos son los contados de los hijos de Israel, seiscientos y un mil setecientos y treinta.
26:52 Y habló Jehová á Moisés, diciendo:
26:53 A estos se repartirá la tierra en heredad, por la cuenta de los nombres.
26:54 A los más darás mayor heredad, y á los menos menor; y á cada uno se le dará su heredad conforme á sus contados.
26:55 Empero la tierra será repartida por suerte; y por los nombres de las tribus de sus padres heredarán.
26:56 Conforme á la suerte será repartida su heredad entre el grande y el pequeño.
26:57 Y los contados de los Levitas por sus familias son estos: de Gersón, la familia de los Gersonitas; de Coath, la familia de los Coathitas; de Merari, la familia de los Meraritas.
26:58 Estas son las familias de los Levitas: la familia de los Libnitas, la familia de los Hebronitas, la familia de los Mahalitas, la familia de los Musitas, la familia de los Coritas. Y Coath engendró á Amram.
26:59 Y la mujer de Amram se llamó Jochâbed, hija de Leví, la cual nació á Leví en Egipto: ésta parió de Amram á Aarón y á Moisés, y á María su hermana.
26:60 Y á Aarón nacieron Nadab y Abiú, Eleazar é Ithamar.
26:61 Mas Nadab y Abiú murieron, cuando ofrecieron fuego extraño delante de Jehová.
26:62 Y los contados de los Levitas fueron veinte y tres mil, todos varones de un mes arriba: porque no fueron contados entre los hijos de Israel, por cuanto no les había de ser dada heredad entre los hijos de Israel.
26:63 Estos son los contados por Moisés y Eleazar el sacerdote, los cuales contaron los hijos de Israel en los campos de Moab, junto al Jordán de Jericó.
26:64 Y entre estos ninguno hubo de los contados por Moisés y Aarón el sacerdote, los cuales contaron á los hijos de Israel en el desierto de Sinaí.
26:65 Porque Jehová les dijo: Han de morir en el desierto: y no quedó varón de ellos, sino Caleb hijo de Jephone, y Josué hijo de Nun.
27:1 Y LAS hijas de Salphaad, hijo de Hepher, hijo de Galaad, hijo de Machîr, hijo de Manasés, de las familias de Manasés, hijo de José, los nombres de las cuales eran Maala, y Noa, y Hogla, y Milca, y Tirsa, llegaron;
27:2 Y presentáronse delante de Moisés, y delante del sacerdote Eleazar, y delante de los príncipes, y de toda la congregación, á la puerta del tabernáculo del testimonio, y dijeron:
27:3 Nuestro padre murió en el desierto, el cual no estuvo en la junta que se reunió contra Jehová en la compañía de Coré: sino que en su pecado murió, y no tuvo hijos.
27:4 ¿Por qué será quitado el nombre de nuestro padre de entre su familia, por no haber tenido hijo? Danos heredad entre los hermanos de nuestro padre.
27:5 Y Moisés llevó su causa delante de Jehová.
27:6 Y Jehová respondió á Moisés, diciendo:
27:7 Bien dicen las hijas de Salphaad: has de darles posesión de heredad entre los hermanos de su padre; y traspasarás la heredad de su padre á ellas.
27:8 Y á los hijos de Israel hablarás, diciendo: Cuando alguno muriere sin hijos, traspasaréis su herencia á su hija:
27:9 Y si no tuviere hija, daréis su herencia á sus hermanos:
27:10 Y si no tuviere hermanos, daréis su herencia á los hermanos de su padre.
27:11 Y si su padre no tuviere hermanos, daréis su herencia á su pariente más cercano de su linaje, el cual la poseerá: y será á los hijos de Israel por estatuto de derecho, como Jehová mandó á Moisés.
27:12 Y Jehová dijo á Moisés: Sube á este monte Abarim, y verás la tierra que he dado á los hijos de Israel.
27:13 Y después que la habrás visto, tú también serás reunido á tus pueblos, como fué reunido tu hermano Aarón:
27:14 Pues fuisteis rebeldes á mi dicho en el desierto de Zin, en la rencilla de la congregación, para santificarme en las aguas á ojos de ellos. Estas son las aguas de la rencilla de Cades en el desierto de Zin.
27:15 Entonces respondió Moisés á Jehová, diciendo:
27:16 Ponga Jehová, Dios de los espíritus de toda carne, varón sobre la congregación,
27:17 Que salga delante de ellos, y que entre delante de ellos, que los saque y los introduzca; porque la congregación de Jehová no sea como ovejas sin pastor.
27:18 Y Jehová dijo á Moisés: Toma á Josué hijo de Nun, varón en el cual hay espíritu, y pondrás tu mano sobre él;
27:19 Y ponerlo has delante de Eleazar el sacerdote, y delante de toda la congregación; y le darás órdenes en presencia de ellos.
27:20 Y pondrás de tu dignidad sobre él, para que toda la congregación de los hijos de Israel le obedezcan.
27:21 Y él estará delante de Eleazar el sacerdote, y á él preguntará por el juicio del Urim delante de Jehová: por el dicho de él saldrán, y por el dicho de él entrarán, él, y todos los hijos de Israel con él, y toda la congregación.
27:22 Y Moisés hizo como Jehová le había mandado; que tomó á Josué, y le puso delante de Eleazar el sacerdote, y de toda la congregación:
27:23 Y puso sobre él sus manos, y dióle órdenes, como Jehová había mandado por mano de Moisés.
25:2 Las cuales llamaron al pueblo á los sacrificios de sus dioses: y el pueblo comió, é inclinóse á sus dioses.
25:3 Y allegóse el pueblo á Baal-peor; y el furor de Jehová se encendió contra Israel.
25:4 Y Jehová dijo á Moisés: Toma todos los príncipes del pueblo, y ahórcalos á Jehová delante del sol; y la ira del furor de Jehová se apartará de Israel.
25:5 Entonces Moisés dijo á los jueces de Israel: Matad cada uno á aquellos de los suyos que se han allegado á Baal-peor.
25:6 Y he aquí un varón de los hijos de Israel vino y trajo una Madianita á sus hermanos, á ojos de Moisés y de toda la congregación de los hijos de Israel, llorando ellos á la puerta del tabernáculo del testimonio.
25:7 Y viólo Phinees, hijo de Eleazar, hijo de Aarón el sacerdote, y levantóse de en medio de la congregación, y tomó una lanza en su mano:
25:8 Y fué tras el varón de Israel á la tienda, y alanceólos á ambos, al varón de Israel, y á la mujer por su vientre. Y cesó la mortandad de los hijos de Israel.
25:9 Y murieron de aquella mortandad veinte y cuatro mil.
25:10 Entonces Jehová habló á Moisés, diciendo:
25:11 Phinees, hijo de Eleazar, hijo de Aarón el sacerdote, ha hecho tornar mi furor de los hijos de Israel, llevado de celo entre ellos: por lo cual yo no he consumido en mi celo á los hijos de Israel.
25:12 Por tanto di les: He aquí yo establezco mi pacto de paz con él;
25:13 Y tendrá él, y su simiente después de él, el pacto del sacerdocio perpetuo; por cuanto tuvo celo por su Dios, é hizo expiación por los hijos de Israel.
25:14 Y el nombre del varón muerto, que fué muerto con la Madianita, era Zimri hijo de Salu, jefe de una familia de la tribu de Simeón.
25:15 Y el nombre de la mujer Madianita muerta, era Cozbi, hija de Zur, príncipe de pueblos, padre de familia en Madián.
25:16 Y Jehová habló á Moisés, diciendo:
25:17 Hostilizaréis á los Madianitas, y los heriréis:
25:18 Por cuanto ellos os afligieron á vosotros con sus ardides, con que os han engañado en el negocio de Peor, y en el negocio de Cozbi, hija del príncipe de Madián, su hermana, la cual fué muerta el día de la mortandad por causa de Peor.
26:1 Y ACONTECIÓ después de la mortandad, que Jehová habló á Moisés, y á Eleazar hijo del sacerdote Aarón, diciendo:
26:2 Tomad la suma de toda la congregación de los hijos de Israel, de veinte años arriba, por las casas de sus padres, todos los que puedan salir á la guerra en Israel.
26:3 Y Moisés y Eleazar el sacerdote hablaron con ellos en los campos de Moab, junto al Jordán de Jericó, diciendo:
26:4 Contaréis el pueblo de veinte años arriba, como mandó Jehová á Moisés y á los hijos de Israel, que habían salido de tierra de Egipto.
26:5 Rubén primogénito de Israel: los hijos de Rubén: Hanoc, del cual era la familia de los Hanochîtas; de Phallú, la familia de los Phalluitas;
26:6 De Hesrón, la familia de los Hesronitas; de Carmi, la familia de los Carmitas.
26:7 Estas son las familias de los Rubenitas: y sus contados fueron cuarenta y tres mil setecientos y treinta.
26:8 Y los hijos de Phallú: Eliab.
26:9 Y los hijos de Eliab: Nemuel, y Dathán, y Abiram. Estos Dathán y Abiram fueron los del consejo de la congregación, que hicieron el motín contra Moisés y Aarón con la compañía de Coré, cuando se amotinaron contra Jehová.
26:10 Que la tierra abrió su boca y tragó á ellos y á Coré, cuando aquella compañía murió, cuando consumió el fuego doscientos y cincuenta varones, los cuales fueron por señal.
26:11 Mas los hijos de Coré no murieron.
26:12 Los hijos de Simeón por sus familias: de Nemuel, la familia de los Nemuelitas; de Jamín, la familia de los Jaminitas; de Jachîn, la familia de los Jachînitas;
26:13 De Zera, la familia de los Zeraitas; de Saul, la familia de los Saulitas.
26:14 Estas son las familias de los Simeonitas, veinte y dos mil y doscientos.
26:15 Los hijos de Gad por sus familias: de Zephón, la familia de los Zephonitas; de Aggi, la familia de los Aggitas; de Suni, la familia de los Sunitas;
26:16 De Ozni, la familia de los Oznitas; de Eri, la familia de los Eritas;
26:17 De Aroz, la familia de los Aroditas; de Areli, la familia de los Arelitas.
26:18 Estas son las familias de Gad, por sus contados, cuarenta mil y quinientos.
26:19 Los hijos de Judá: Er y Onán; y Er y Onán murieron en la tierra de Canaán.
26:20 Y fueron los hijos de Judá por sus familias: de Sela, la familia de los Selaitas; de Phares, la familia de los Pharesitas; de Zera, la familia de los Zeraitas.
26:21 Y fueron los hijos de Phares: de Hesrón, la familia de los Hesronitas; de Hamul, la familia de los Hamulitas.
26:22 Estas son las familias de Judá, por sus contados, setenta y seis mil y quinientos.
26:23 Los hijos de Issachâr por sus familias: de Thola, la familia de los Tholaitas; de Puá la familia de los Puanitas;
26:24 De Jasub, la familia de los Jasubitas; de Simron, la familia de los Simronitas.
26:25 Estas son las familias de Issachâr, por sus contados, sesenta y cuatro mil y trescientos.
26:26 Los hijos de Zabulón por sus familias: de Sered, la familia de los Sereditas; de Elón, la familia de los Elonitas; de Jalel, la familia de los Jalelitas.
26:27 Estas son las familias de los Zabulonitas, por sus contados, sesenta mil y quinientos.
26:28 Los hijos de José por sus familias: Manasés y Ephraim.
26:29 Los hijos de Manasés: de Machîr, la familia de los Machîritas; y Machîr engendró á Galaad; de Galaad, la familia de los Galaaditas.
26:30 Estos son los hijos de Galaad: de Jezer, la familia de los Jezeritas; de Helec, la familia de los Helecitas;
26:31 De Asriel, la familia de los Asrielitas: de Sechêm, la familia de los Sechêmitas;
26:32 De Semida, la familia de los Semidaitas; de Hepher, la familia de los Hepheritas.
26:33 Y Salphaad, hijo de Hepher, no tuvo hijos sino hijas: y los nombres de las hijas de Salphaad fueron Maala, y Noa, y Hogla, y Milca, y Tirsa.
26:34 Estas son las familias de Manasés; y sus contados, cincuenta y dos mil y setecientos.
26:35 Estos son los hijos de Ephraim por sus familias: de Suthala, la familia de los Suthalaitas; de Bechêr, la familia de los Bechêritas; de Tahan, la familia de los Tahanitas.
26:36 Y estos son los hijos de Suthala: de Herán, la familia de los Heranitas.
26:37 Estas son las familias de los hijos de Ephraim, por sus contados, treinta y dos mil y quinientos. Estos son los hijos de José por sus familias.
26:38 Los hijos de Benjamín por sus familias: de Bela, la familia de los Belaitas; de Asbel, la familia de los Asbelitas; de Achîram, la familia de los Achîramitas;
26:39 De Supham, la familia de los Suphamitas; de Hupham, la familia de los Huphamitas.
26:40 Y los hijos de Bela fueron Ard y Naamán: de Ard, la familia de los Arditas; de Naamán, la familia de los Naamanitas.
26:41 Estos son los hijos de Benjamín por sus familias; y sus contados, cuarenta y cinco mil y seiscientos.
26:42 Estos son los hijos de Dan por sus familias: de Suham, la familia de los Suhamitas. Estas son las familias de Dan por sus familias.
26:43 Todas las familias de los Suhamitas, por sus contados, sesenta y cuatro mil y cuatrocientos.
26:44 Los hijos de Aser por sus familias: de Imna, la familia de los Imnaitas; de Issui, la familia de los Issuitas; de Beria, la familia de los Beriaitas.
26:45 Los hijos de Beria: de Heber, la familia de los Heberitas; de Malchîel, la familia de los Malchîelitas.
26:46 Y el nombre de la hija de Aser fué Sera.
26:47 Estas son las familias de los hijos de Aser, por sus contados, cincuenta y tres mil y cuatrocientos.
26:48 Los hijos de Nephtalí por sus familias: de Jahzeel, la familia de los Jahzeelitas; de Guni, la familia de los Gunitas;
26:49 De Jeser, la familia de los Jeseritas; de Sillem, la familia de los Sillemitas.
26:50 Estas son las familias de Nephtalí por sus familias; y sus contados, cuarenta y cinco mil y cuatrocientos.
26:51 Estos son los contados de los hijos de Israel, seiscientos y un mil setecientos y treinta.
26:52 Y habló Jehová á Moisés, diciendo:
26:53 A estos se repartirá la tierra en heredad, por la cuenta de los nombres.
26:54 A los más darás mayor heredad, y á los menos menor; y á cada uno se le dará su heredad conforme á sus contados.
26:55 Empero la tierra será repartida por suerte; y por los nombres de las tribus de sus padres heredarán.
26:56 Conforme á la suerte será repartida su heredad entre el grande y el pequeño.
26:57 Y los contados de los Levitas por sus familias son estos: de Gersón, la familia de los Gersonitas; de Coath, la familia de los Coathitas; de Merari, la familia de los Meraritas.
26:58 Estas son las familias de los Levitas: la familia de los Libnitas, la familia de los Hebronitas, la familia de los Mahalitas, la familia de los Musitas, la familia de los Coritas. Y Coath engendró á Amram.
26:59 Y la mujer de Amram se llamó Jochâbed, hija de Leví, la cual nació á Leví en Egipto: ésta parió de Amram á Aarón y á Moisés, y á María su hermana.
26:60 Y á Aarón nacieron Nadab y Abiú, Eleazar é Ithamar.
26:61 Mas Nadab y Abiú murieron, cuando ofrecieron fuego extraño delante de Jehová.
26:62 Y los contados de los Levitas fueron veinte y tres mil, todos varones de un mes arriba: porque no fueron contados entre los hijos de Israel, por cuanto no les había de ser dada heredad entre los hijos de Israel.
26:63 Estos son los contados por Moisés y Eleazar el sacerdote, los cuales contaron los hijos de Israel en los campos de Moab, junto al Jordán de Jericó.
26:64 Y entre estos ninguno hubo de los contados por Moisés y Aarón el sacerdote, los cuales contaron á los hijos de Israel en el desierto de Sinaí.
26:65 Porque Jehová les dijo: Han de morir en el desierto: y no quedó varón de ellos, sino Caleb hijo de Jephone, y Josué hijo de Nun.
27:1 Y LAS hijas de Salphaad, hijo de Hepher, hijo de Galaad, hijo de Machîr, hijo de Manasés, de las familias de Manasés, hijo de José, los nombres de las cuales eran Maala, y Noa, y Hogla, y Milca, y Tirsa, llegaron;
27:2 Y presentáronse delante de Moisés, y delante del sacerdote Eleazar, y delante de los príncipes, y de toda la congregación, á la puerta del tabernáculo del testimonio, y dijeron:
27:3 Nuestro padre murió en el desierto, el cual no estuvo en la junta que se reunió contra Jehová en la compañía de Coré: sino que en su pecado murió, y no tuvo hijos.
27:4 ¿Por qué será quitado el nombre de nuestro padre de entre su familia, por no haber tenido hijo? Danos heredad entre los hermanos de nuestro padre.
27:5 Y Moisés llevó su causa delante de Jehová.
27:6 Y Jehová respondió á Moisés, diciendo:
27:7 Bien dicen las hijas de Salphaad: has de darles posesión de heredad entre los hermanos de su padre; y traspasarás la heredad de su padre á ellas.
27:8 Y á los hijos de Israel hablarás, diciendo: Cuando alguno muriere sin hijos, traspasaréis su herencia á su hija:
27:9 Y si no tuviere hija, daréis su herencia á sus hermanos:
27:10 Y si no tuviere hermanos, daréis su herencia á los hermanos de su padre.
27:11 Y si su padre no tuviere hermanos, daréis su herencia á su pariente más cercano de su linaje, el cual la poseerá: y será á los hijos de Israel por estatuto de derecho, como Jehová mandó á Moisés.
27:12 Y Jehová dijo á Moisés: Sube á este monte Abarim, y verás la tierra que he dado á los hijos de Israel.
27:13 Y después que la habrás visto, tú también serás reunido á tus pueblos, como fué reunido tu hermano Aarón:
27:14 Pues fuisteis rebeldes á mi dicho en el desierto de Zin, en la rencilla de la congregación, para santificarme en las aguas á ojos de ellos. Estas son las aguas de la rencilla de Cades en el desierto de Zin.
27:15 Entonces respondió Moisés á Jehová, diciendo:
27:16 Ponga Jehová, Dios de los espíritus de toda carne, varón sobre la congregación,
27:17 Que salga delante de ellos, y que entre delante de ellos, que los saque y los introduzca; porque la congregación de Jehová no sea como ovejas sin pastor.
27:18 Y Jehová dijo á Moisés: Toma á Josué hijo de Nun, varón en el cual hay espíritu, y pondrás tu mano sobre él;
27:19 Y ponerlo has delante de Eleazar el sacerdote, y delante de toda la congregación; y le darás órdenes en presencia de ellos.
27:20 Y pondrás de tu dignidad sobre él, para que toda la congregación de los hijos de Israel le obedezcan.
27:21 Y él estará delante de Eleazar el sacerdote, y á él preguntará por el juicio del Urim delante de Jehová: por el dicho de él saldrán, y por el dicho de él entrarán, él, y todos los hijos de Israel con él, y toda la congregación.
27:22 Y Moisés hizo como Jehová le había mandado; que tomó á Josué, y le puso delante de Eleazar el sacerdote, y de toda la congregación:
27:23 Y puso sobre él sus manos, y dióle órdenes, como Jehová había mandado por mano de Moisés.
Salmos
35:1 DISPUTA, oh Jehová, con los que contra mí contienden; Pelea con los que me combaten.
35:2 Echa mano al escudo y al pavés, Y levántate en mi ayuda.
35:3 Y saca la lanza, cierra contra mis perseguidores; Di á mi alma: Yo soy tu salud.
35:4 Avergüéncense y confúndanse los que buscan mi alma: Vuelvan atrás, y sean avergonzados los que mi mal intentan.
35:5 Sean como el tamo delante del viento; Y el ángel de Jehová los acose.
35:6 Sea su camino oscuridad y resbaladeros; Y el ángel de Jehová los persiga.
35:7 Porque sin causa escondieron para mí su red en un hoyo; Sin causa hicieron hoyo para mi alma.
35:8 Véngale el quebrantamiento que no sepa, Y su red que escondió lo prenda: Con quebrantamiento en ella caiga.
35:9 Y gócese mi alma en Jehová; Y alégrese en su salud.
35:10 Todos mis huesos dirán: Jehová, ¿quién como tú, Que libras al afligido del más fuerte que él, Y al pobre y menesteroso del que le despoja?
35:11 Levantáronse testigos falsos; Demandáronme lo que no sabía;
35:12 Volviéronme mal por bien, Para abatir á mi alma.
35:13 Mas yo, cuando ellos enfermaron, me vestí de saco; Afligí con ayuno mi alma, Y mi oración se revolvía en mi seno.
35:14 Como por mi compañero, como por mi hermano andaba; Como el que trae luto por madre, enlutado me humillaba.
35:15 Pero ellos se alegraron en mi adversidad, y se juntaron; Juntáronse contra mí gentes despreciables, y yo no lo entendía: Despedazábanme, y no cesaban;
35:16 Con los lisonjeros escarnecedores truhanes, Crujiendo sobre mí sus dientes.
35:17 Señor, ¿hasta cuándo verás esto? Recobra mi alma de sus quebrantamientos, mi única de los leones.
35:18 Te confesaré en grande congregación; Te alabaré entre numeroso pueblo.
35:19 No se alegren de mí mis enemigos injustos: Ni los que me aborrecen sin causa hagan del ojo.
35:20 Porque no hablan paz; Y contra los mansos de la tierra piensan palabras engañosas.
35:21 Y ensancharon sobre mí su boca; Dijeron: ¡Ea, ea, nuestros ojos lo han visto!
35:22 Tú lo has visto, oh Jehová; no calles: Señor, de mí no te alejes.
35:23 Muévete y despierta para mi juicio, Para mi causa, Dios mío y Señor mío.
35:24 Júzgame conforme á tu justicia, Jehová Dios mío; Y no se alegren de mí.
35:25 No digan en su corazón: ¡Ea, alma nuestra! No digan: ¡Hémoslo devorado!
35:26 Avergüencense, y sean confundidos á una los que de mi mal se alegran: Vístanse de vergüenza y de confusión los que se engrandecen contra mí.
35:27 Canten y alégrense los que están á favor de mi justa causa, Y digan siempre: Sea ensalzado Jehová, Que ama la paz de su siervo.
35:28 Y mi lengua hablará de tu justicia, Y de tu loor todo el día.
35:2 Echa mano al escudo y al pavés, Y levántate en mi ayuda.
35:3 Y saca la lanza, cierra contra mis perseguidores; Di á mi alma: Yo soy tu salud.
35:4 Avergüéncense y confúndanse los que buscan mi alma: Vuelvan atrás, y sean avergonzados los que mi mal intentan.
35:5 Sean como el tamo delante del viento; Y el ángel de Jehová los acose.
35:6 Sea su camino oscuridad y resbaladeros; Y el ángel de Jehová los persiga.
35:7 Porque sin causa escondieron para mí su red en un hoyo; Sin causa hicieron hoyo para mi alma.
35:8 Véngale el quebrantamiento que no sepa, Y su red que escondió lo prenda: Con quebrantamiento en ella caiga.
35:9 Y gócese mi alma en Jehová; Y alégrese en su salud.
35:10 Todos mis huesos dirán: Jehová, ¿quién como tú, Que libras al afligido del más fuerte que él, Y al pobre y menesteroso del que le despoja?
35:11 Levantáronse testigos falsos; Demandáronme lo que no sabía;
35:12 Volviéronme mal por bien, Para abatir á mi alma.
35:13 Mas yo, cuando ellos enfermaron, me vestí de saco; Afligí con ayuno mi alma, Y mi oración se revolvía en mi seno.
35:14 Como por mi compañero, como por mi hermano andaba; Como el que trae luto por madre, enlutado me humillaba.
35:15 Pero ellos se alegraron en mi adversidad, y se juntaron; Juntáronse contra mí gentes despreciables, y yo no lo entendía: Despedazábanme, y no cesaban;
35:16 Con los lisonjeros escarnecedores truhanes, Crujiendo sobre mí sus dientes.
35:17 Señor, ¿hasta cuándo verás esto? Recobra mi alma de sus quebrantamientos, mi única de los leones.
35:18 Te confesaré en grande congregación; Te alabaré entre numeroso pueblo.
35:19 No se alegren de mí mis enemigos injustos: Ni los que me aborrecen sin causa hagan del ojo.
35:20 Porque no hablan paz; Y contra los mansos de la tierra piensan palabras engañosas.
35:21 Y ensancharon sobre mí su boca; Dijeron: ¡Ea, ea, nuestros ojos lo han visto!
35:22 Tú lo has visto, oh Jehová; no calles: Señor, de mí no te alejes.
35:23 Muévete y despierta para mi juicio, Para mi causa, Dios mío y Señor mío.
35:24 Júzgame conforme á tu justicia, Jehová Dios mío; Y no se alegren de mí.
35:25 No digan en su corazón: ¡Ea, alma nuestra! No digan: ¡Hémoslo devorado!
35:26 Avergüencense, y sean confundidos á una los que de mi mal se alegran: Vístanse de vergüenza y de confusión los que se engrandecen contra mí.
35:27 Canten y alégrense los que están á favor de mi justa causa, Y digan siempre: Sea ensalzado Jehová, Que ama la paz de su siervo.
35:28 Y mi lengua hablará de tu justicia, Y de tu loor todo el día.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já, agradecemos por comentar em nosso blog.
Se quiser comentar sem efetuar login em algumas das contas sugeridas na caixa "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL" e apenas digite seu nome, assim é mais prático e mais rápido.