A leitura bíblica de hoje encontra-se em Gálatas 4-6 e Salmos 39.
Gálatas
4.1 Digo, pois, que, todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo.
4.2 Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
4.3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo;
4.4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
4.5 para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
4.6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
4.7 Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
4.8 Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
4.9 Mas agora, conhecendo a Deus ou, antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
4.10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
4.11 Receio de vós que haja eu trabalhado em vão para convosco.
4.12 Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes.
4.13 E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne.
4.14 E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne; antes, me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.
4.15 Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os olhos, e mos daríeis.
4.16 Fiz-me, acaso, vosso inimigo, dizendo a verdade?
4.17 Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles.
4.18 É bom ser zeloso, mas sempre do bem e não somente quando estou presente convosco.
4.19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;
4.20 eu bem quisera, agora, estar presente convosco e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito.
4.21 Dizei-me vós, os que quereis estar debaixo da lei: não ouvis vós a lei?
4.22 Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.
4.23 Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas o que era da livre, por promessa,
4.24 o que se entende por alegoria; porque estes são os dois concertos: um, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
4.25 Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
4.26 Mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós;
4.27 porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz, esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
4.28 Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa, como Isaque.
4.29 Mas, como, então, aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também, agora.
4.30 Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque, de modo algum, o filho da escrava herdará com o filho da livre.
4.31 De maneira que, irmãos, somos filhos não da escrava, mas da livre.
5.1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.
5.2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
5.3 E, de novo, protesto a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.
5.4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
5.5 Porque nós, pelo espírito da fé, aguardamos a esperança da justiça.
5.6 Porque, em Jesus Cristo, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas, sim, a fé que opera por caridade.
5.7 Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?
5.8 Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.
5.9 Um pouco de fermento leveda toda a massa.
5.10 Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
5.11 Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo, o escândalo da cruz está aniquilado.
5.12 Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando.
5.13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade.
5.14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
5.15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.
5.16 Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
5.17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.
5.18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
5.19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
5.20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
5.21 invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
5.22 Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
5.23 Contra essas coisas não há lei.
5.24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
5.25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
5.26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
6.1 Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
6.2 Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.
6.3 Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
6.4 Mas prove cada um a sua própria obra e terá glória só em si mesmo e não noutro.
6.5 Porque cada qual levará a sua própria carga.
6.6 E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.
6.7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
6.8 Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna.
6.9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
6.10 Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
6.11 Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão.
6.12 Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
6.13 Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
6.14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo.
6.15 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
6.16 E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.
6.17 Desde agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.
6.18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém!
4.2 Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
4.3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo;
4.4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
4.5 para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
4.6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
4.7 Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
4.8 Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
4.9 Mas agora, conhecendo a Deus ou, antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
4.10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
4.11 Receio de vós que haja eu trabalhado em vão para convosco.
4.12 Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes.
4.13 E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne.
4.14 E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne; antes, me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.
4.15 Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os olhos, e mos daríeis.
4.16 Fiz-me, acaso, vosso inimigo, dizendo a verdade?
4.17 Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles.
4.18 É bom ser zeloso, mas sempre do bem e não somente quando estou presente convosco.
4.19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;
4.20 eu bem quisera, agora, estar presente convosco e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito.
4.21 Dizei-me vós, os que quereis estar debaixo da lei: não ouvis vós a lei?
4.22 Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.
4.23 Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas o que era da livre, por promessa,
4.24 o que se entende por alegoria; porque estes são os dois concertos: um, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
4.25 Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
4.26 Mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós;
4.27 porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz, esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
4.28 Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa, como Isaque.
4.29 Mas, como, então, aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também, agora.
4.30 Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque, de modo algum, o filho da escrava herdará com o filho da livre.
4.31 De maneira que, irmãos, somos filhos não da escrava, mas da livre.
5.1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.
5.2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
5.3 E, de novo, protesto a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.
5.4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
5.5 Porque nós, pelo espírito da fé, aguardamos a esperança da justiça.
5.6 Porque, em Jesus Cristo, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas, sim, a fé que opera por caridade.
5.7 Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?
5.8 Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.
5.9 Um pouco de fermento leveda toda a massa.
5.10 Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
5.11 Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo, o escândalo da cruz está aniquilado.
5.12 Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando.
5.13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade.
5.14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
5.15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.
5.16 Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
5.17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.
5.18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
5.19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
5.20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
5.21 invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
5.22 Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
5.23 Contra essas coisas não há lei.
5.24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
5.25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
5.26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
6.1 Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
6.2 Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.
6.3 Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
6.4 Mas prove cada um a sua própria obra e terá glória só em si mesmo e não noutro.
6.5 Porque cada qual levará a sua própria carga.
6.6 E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.
6.7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
6.8 Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna.
6.9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
6.10 Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
6.11 Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão.
6.12 Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
6.13 Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
6.14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo.
6.15 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
6.16 E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.
6.17 Desde agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.
6.18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém!
Salmos
39.1 [Salmo de Davi para o cantor-mor, para Jedutum] Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não delinqüir com a minha língua; enfrearei a minha boca enquanto o ímpio estiver diante de mim.
39.2 Com o silêncio fiquei como mudo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou.
39.3 Incendeu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava se acendeu um fogo: então falei com a minha língua. Disse:
39.4 Faze-me conhecer, SENHOR, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil.
39.5 Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá)
39.6 Na verdade, todo homem anda como uma sombra; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas e não sabem quem as levará.
39.7 Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti.
39.8 Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio dos loucos.
39.9 Emudeci; não abro a minha boca, porquanto tu o fizeste.
39.10 Tira de sobre mim a tua praga; estou desfalecido pelo golpe da tua mão.
39.11 Se com repreensões castigas alguém, por causa da iniqüidade, logo destróis, como traça, a sua beleza; de sorte que todo homem é vaidade. (Selá)
39.12 Ouve, SENHOR, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um estranho, e peregrino como todos os meus pais.
39.13 Poupa-me, até que tome alento, antes que me vá e não seja mais.
39.2 Com o silêncio fiquei como mudo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou.
39.3 Incendeu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava se acendeu um fogo: então falei com a minha língua. Disse:
39.4 Faze-me conhecer, SENHOR, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil.
39.5 Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá)
39.6 Na verdade, todo homem anda como uma sombra; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas e não sabem quem as levará.
39.7 Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti.
39.8 Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio dos loucos.
39.9 Emudeci; não abro a minha boca, porquanto tu o fizeste.
39.10 Tira de sobre mim a tua praga; estou desfalecido pelo golpe da tua mão.
39.11 Se com repreensões castigas alguém, por causa da iniqüidade, logo destróis, como traça, a sua beleza; de sorte que todo homem é vaidade. (Selá)
39.12 Ouve, SENHOR, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um estranho, e peregrino como todos os meus pais.
39.13 Poupa-me, até que tome alento, antes que me vá e não seja mais.
Gálatas
4.1 Digo mais isto: enquanto é menor de idade, o filho que vai herdar a propriedade do pai é tratado como escravo, mesmo sendo, de fato, o dono de tudo.
4.2 Enquanto é menor, há pessoas que tomam conta dele e cuidam dos seus negócios até o tempo marcado pelo pai.
4.3 Assim também nós, antes de ficarmos adultos espiritualmente, fomos escravos dos poderes espirituais que dominam o mundo.
4.4 Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei
4.5 para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.
4.6 E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: “Pai, meu Pai.”
4.7 Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos.
4.8 No passado vocês não conheciam a Deus e por isso eram escravos de deuses que, de fato, não são deuses.
4.9 Mas, agora que vocês conhecem a Deus, ou melhor, agora que Deus os conhece, como é que vocês querem voltar para aqueles poderes espirituais fracos e sem valor? Por que querem se tornar escravos deles outra vez?
4.10 Por que dão tanta importância a certos dias, meses, estações e anos?
4.11 Estou muito preocupado com vocês! Será que todo o trabalho que tive com vocês não valeu nada?
4.12 Meus irmãos, peço que sejam como eu. Afinal eu sou como vocês, e vocês não me ofenderam em nada.
4.13 Lembram por que foi que lhes anunciei pela primeira vez o evangelho? Foi porque eu estava doente.
4.14 Mas vocês não me desprezaram, nem me rejeitaram, embora o meu estado de saúde fosse uma dura prova para vocês. Pelo contrário, vocês me receberam como se eu fosse um anjo de Deus ou mesmo como se eu fosse Cristo Jesus.
4.15 E como vocês estavam felizes! Eu posso afirmar que, se pudessem, vocês teriam arrancado os seus próprios olhos para me dar! O que foi que aconteceu?
4.16 Será que agora, por ter dito a verdade, eu me tornei inimigo de vocês?
4.17 Esses homens mostram grande interesse por vocês, mas a intenção deles não é boa. O que eles querem é separar vocês de mim para que vocês sintam por eles o mesmo interesse que eles sentem por vocês.
4.18 É bom vocês terem um interesse sincero sempre e não somente quando estou com vocês.
4.19 Meus queridos filhos, eu estou sofrendo por vocês, como uma mulher que tem dores de parto. E continuarei sofrendo até que Cristo esteja vivendo em vocês.
4.20 Como eu gostaria de estar aí agora para poder falar com vocês de modo diferente! Estou muito preocupado com vocês.
4.21 Vocês que querem estar debaixo da lei, me digam uma coisa: vocês não estão ouvindo o que a Lei diz?
4.22 Ela diz que Abraão teve dois filhos: um, de uma escrava, Agar; e outro, de uma mulher livre, Sara.
4.23 O filho da escrava foi gerado como todas as crianças são geradas, mas o filho da mulher livre foi gerado por causa da promessa de Deus.
4.24 Isto serve como um símbolo: as duas mulheres representam as duas alianças. Uma aliança é a do monte Sinai e está representada por Agar. Os que são dessa aliança nascem escravos.
4.25 Pois Agar representa o monte Sinai, na Arábia, e Agar é o símbolo da Jerusalém atual, que é escrava com todo o seu povo.
4.26 Mas a Jerusalém celestial é livre e ela é a nossa mãe.
4.27 Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Você, mulher que nunca teve filhos, fique alegre! Você que nunca sentiu dores de parto, grite de alegria! Pois a mulher abandonada terá mais filhos do que a que mora com o marido.”
4.28 Meus irmãos, vocês são como Isaque; são filhos de Deus por causa da promessa divina.
4.29 Naquela época o filho que havia sido gerado como todas as crianças são geradas perseguiu o que havia sido gerado por causa do Espírito de Deus; e a mesma coisa está acontecendo agora.
4.30 Mas o que é que as Escrituras Sagradas dizem? Elas dizem: “Mande embora a escrava e o filho dela, pois o filho da escrava não herdará a propriedade do pai, junto com o filho da mulher livre.”
4.31 Portanto, meus irmãos, nós não somos filhos de uma escrava, mas de uma mulher livre.
5.1 Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente.
5.2 Prestem atenção! Eu, Paulo, afirmo que, se vocês deixarem que os circuncidem, então Cristo não tem nenhum valor para vocês.
5.3 Repito isto mais uma vez para qualquer homem que deixar que o circuncidem: esse homem é obrigado a obedecer a toda a lei.
5.4 Vocês que querem que Deus os aceite porque obedecem à lei estão separados de Cristo e não têm a graça de Deus.
5.5 Mas nós temos a esperança de que Deus nos aceitará, e é isso o que esperamos pelo poder do Espírito de Deus, que age por meio da nossa fé.
5.6 Pois, quando estamos unidos com Cristo Jesus, não faz diferença nenhuma estar ou não estar circuncidado. O que importa é a fé que age por meio do amor.
5.7 Vocês estavam indo tão bem! Quem convenceu vocês a deixarem de seguir a verdade?
5.8 É claro que quem os convenceu não foi Deus, que os chamou.
5.9 Como dizem por aí: “Um pouco de fermento fermenta toda a massa.”
5.10 Mas eu ainda tenho confiança em vocês. A nossa união com o Senhor me dá a certeza de que vocês voltarão a pensar da maneira certa. E também tenho certeza de que o homem que está perturbando vocês, seja ele quem for, será castigado por Deus.
5.11 Porém, irmãos, se é verdade que eu continuo a anunciar que a circuncisão é necessária, por que é que sou perseguido? Se eu anunciasse isso, então a minha pregação a respeito da cruz de Cristo não causaria dificuldade para ninguém.
5.12 E, quanto a esses homens que andam perturbando vocês, eu gostaria que se castrassem de uma vez!
5.13 Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros.
5.14 Pois a lei inteira se resume em um mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”
5.15 Mas, se vocês agem como animais selvagens, ferindo e prejudicando uns aos outros, então cuidado para não acabarem se matando!
5.16 Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana.
5.17 Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.
5.18 Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei.
5.19 As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes,
5.20 a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões,
5.21 as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.
5.22 Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade,
5.23 a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.
5.24 As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza.
5.25 Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!
5.26 Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros.
6.1 Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também.
6.2 Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo.
6.3 A pessoa que pensa que é importante, quando, de fato, não é, está enganando a si mesma.
6.4 Que cada pessoa examine o seu próprio modo de agir! Se ele for bom, então a pessoa pode se orgulhar do que fez, sem precisar comparar o seu modo de agir com o dos outros.
6.5 Porque cada pessoa deve carregar a sua própria carga.
6.6 A pessoa que está aprendendo o evangelho de Cristo deve repartir todas as suas coisas boas com quem a estiver ensinando.
6.7 Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.
6.8 Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.
6.9 Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita.
6.10 Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé.
6.11 Vejam as letras grandes que estou escrevendo com a minha própria mão!
6.12 Os que estão forçando vocês a se circuncidarem são pessoas que querem ficar orgulhosas de coisas de pouca importância. Eles fazem isso somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
6.13 Pois nem mesmo os que praticam a circuncisão obedecem à lei. Porém eles querem que vocês se circuncidem para que eles possam se gabar de terem colocado o sinal da circuncisão no corpo de vocês.
6.14 Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo.
6.15 Não faz nenhuma diferença se o homem é circuncidado ou não; o importante é que ele seja uma nova pessoa.
6.16 E, para todos os que seguem essa regra na sua vida, que a paz e a misericórdia estejam com eles e com todo o povo de Deus!
6.17 Para terminar: que mais ninguém crie dificuldades para mim, pois as marcas no meu corpo mostram que sou escravo de Jesus.
6.18 Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês, meus irmãos! Amém!
4.2 Enquanto é menor, há pessoas que tomam conta dele e cuidam dos seus negócios até o tempo marcado pelo pai.
4.3 Assim também nós, antes de ficarmos adultos espiritualmente, fomos escravos dos poderes espirituais que dominam o mundo.
4.4 Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei
4.5 para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.
4.6 E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: “Pai, meu Pai.”
4.7 Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos.
4.8 No passado vocês não conheciam a Deus e por isso eram escravos de deuses que, de fato, não são deuses.
4.9 Mas, agora que vocês conhecem a Deus, ou melhor, agora que Deus os conhece, como é que vocês querem voltar para aqueles poderes espirituais fracos e sem valor? Por que querem se tornar escravos deles outra vez?
4.10 Por que dão tanta importância a certos dias, meses, estações e anos?
4.11 Estou muito preocupado com vocês! Será que todo o trabalho que tive com vocês não valeu nada?
4.12 Meus irmãos, peço que sejam como eu. Afinal eu sou como vocês, e vocês não me ofenderam em nada.
4.13 Lembram por que foi que lhes anunciei pela primeira vez o evangelho? Foi porque eu estava doente.
4.14 Mas vocês não me desprezaram, nem me rejeitaram, embora o meu estado de saúde fosse uma dura prova para vocês. Pelo contrário, vocês me receberam como se eu fosse um anjo de Deus ou mesmo como se eu fosse Cristo Jesus.
4.15 E como vocês estavam felizes! Eu posso afirmar que, se pudessem, vocês teriam arrancado os seus próprios olhos para me dar! O que foi que aconteceu?
4.16 Será que agora, por ter dito a verdade, eu me tornei inimigo de vocês?
4.17 Esses homens mostram grande interesse por vocês, mas a intenção deles não é boa. O que eles querem é separar vocês de mim para que vocês sintam por eles o mesmo interesse que eles sentem por vocês.
4.18 É bom vocês terem um interesse sincero sempre e não somente quando estou com vocês.
4.19 Meus queridos filhos, eu estou sofrendo por vocês, como uma mulher que tem dores de parto. E continuarei sofrendo até que Cristo esteja vivendo em vocês.
4.20 Como eu gostaria de estar aí agora para poder falar com vocês de modo diferente! Estou muito preocupado com vocês.
4.21 Vocês que querem estar debaixo da lei, me digam uma coisa: vocês não estão ouvindo o que a Lei diz?
4.22 Ela diz que Abraão teve dois filhos: um, de uma escrava, Agar; e outro, de uma mulher livre, Sara.
4.23 O filho da escrava foi gerado como todas as crianças são geradas, mas o filho da mulher livre foi gerado por causa da promessa de Deus.
4.24 Isto serve como um símbolo: as duas mulheres representam as duas alianças. Uma aliança é a do monte Sinai e está representada por Agar. Os que são dessa aliança nascem escravos.
4.25 Pois Agar representa o monte Sinai, na Arábia, e Agar é o símbolo da Jerusalém atual, que é escrava com todo o seu povo.
4.26 Mas a Jerusalém celestial é livre e ela é a nossa mãe.
4.27 Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Você, mulher que nunca teve filhos, fique alegre! Você que nunca sentiu dores de parto, grite de alegria! Pois a mulher abandonada terá mais filhos do que a que mora com o marido.”
4.28 Meus irmãos, vocês são como Isaque; são filhos de Deus por causa da promessa divina.
4.29 Naquela época o filho que havia sido gerado como todas as crianças são geradas perseguiu o que havia sido gerado por causa do Espírito de Deus; e a mesma coisa está acontecendo agora.
4.30 Mas o que é que as Escrituras Sagradas dizem? Elas dizem: “Mande embora a escrava e o filho dela, pois o filho da escrava não herdará a propriedade do pai, junto com o filho da mulher livre.”
4.31 Portanto, meus irmãos, nós não somos filhos de uma escrava, mas de uma mulher livre.
5.1 Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente.
5.2 Prestem atenção! Eu, Paulo, afirmo que, se vocês deixarem que os circuncidem, então Cristo não tem nenhum valor para vocês.
5.3 Repito isto mais uma vez para qualquer homem que deixar que o circuncidem: esse homem é obrigado a obedecer a toda a lei.
5.4 Vocês que querem que Deus os aceite porque obedecem à lei estão separados de Cristo e não têm a graça de Deus.
5.5 Mas nós temos a esperança de que Deus nos aceitará, e é isso o que esperamos pelo poder do Espírito de Deus, que age por meio da nossa fé.
5.6 Pois, quando estamos unidos com Cristo Jesus, não faz diferença nenhuma estar ou não estar circuncidado. O que importa é a fé que age por meio do amor.
5.7 Vocês estavam indo tão bem! Quem convenceu vocês a deixarem de seguir a verdade?
5.8 É claro que quem os convenceu não foi Deus, que os chamou.
5.9 Como dizem por aí: “Um pouco de fermento fermenta toda a massa.”
5.10 Mas eu ainda tenho confiança em vocês. A nossa união com o Senhor me dá a certeza de que vocês voltarão a pensar da maneira certa. E também tenho certeza de que o homem que está perturbando vocês, seja ele quem for, será castigado por Deus.
5.11 Porém, irmãos, se é verdade que eu continuo a anunciar que a circuncisão é necessária, por que é que sou perseguido? Se eu anunciasse isso, então a minha pregação a respeito da cruz de Cristo não causaria dificuldade para ninguém.
5.12 E, quanto a esses homens que andam perturbando vocês, eu gostaria que se castrassem de uma vez!
5.13 Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros.
5.14 Pois a lei inteira se resume em um mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”
5.15 Mas, se vocês agem como animais selvagens, ferindo e prejudicando uns aos outros, então cuidado para não acabarem se matando!
5.16 Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana.
5.17 Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.
5.18 Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei.
5.19 As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes,
5.20 a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões,
5.21 as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.
5.22 Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade,
5.23 a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.
5.24 As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza.
5.25 Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!
5.26 Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros.
6.1 Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também.
6.2 Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo.
6.3 A pessoa que pensa que é importante, quando, de fato, não é, está enganando a si mesma.
6.4 Que cada pessoa examine o seu próprio modo de agir! Se ele for bom, então a pessoa pode se orgulhar do que fez, sem precisar comparar o seu modo de agir com o dos outros.
6.5 Porque cada pessoa deve carregar a sua própria carga.
6.6 A pessoa que está aprendendo o evangelho de Cristo deve repartir todas as suas coisas boas com quem a estiver ensinando.
6.7 Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.
6.8 Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.
6.9 Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita.
6.10 Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé.
6.11 Vejam as letras grandes que estou escrevendo com a minha própria mão!
6.12 Os que estão forçando vocês a se circuncidarem são pessoas que querem ficar orgulhosas de coisas de pouca importância. Eles fazem isso somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
6.13 Pois nem mesmo os que praticam a circuncisão obedecem à lei. Porém eles querem que vocês se circuncidem para que eles possam se gabar de terem colocado o sinal da circuncisão no corpo de vocês.
6.14 Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo.
6.15 Não faz nenhuma diferença se o homem é circuncidado ou não; o importante é que ele seja uma nova pessoa.
6.16 E, para todos os que seguem essa regra na sua vida, que a paz e a misericórdia estejam com eles e com todo o povo de Deus!
6.17 Para terminar: que mais ninguém crie dificuldades para mim, pois as marcas no meu corpo mostram que sou escravo de Jesus.
6.18 Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês, meus irmãos! Amém!
Salmos
39.1 [Salmo de Davi. Ao regente do coro — para confissão.] Eu disse: “Vou ter cuidado com a minha maneira de viver e não vou deixar que a minha língua me faça pecar. Enquanto os maus estiverem em volta de mim, não falarei nada.”
39.2 Fiquei calado, não disse uma palavra nem mesmo a respeito de coisas boas. Mas o meu sofrimento piorou ainda mais,
39.3 e o meu coração ficou muito aflito. Quanto mais eu pensava, mais agoniado ficava. Então comecei a perguntar:
39.4 “Ó SENHOR Deus, quanto tempo ainda vou viver? Mostra-me como é passageira a minha vida. Quando é que vou morrer?”
39.5 Como é curta a vida que me deste! Diante de ti, a duração da minha vida não é nada. De fato, o ser humano é apenas um sopro.
39.6 Ele anda por aí como uma sombra. Não adianta nada ele se esforçar; ajunta riquezas, mas não sabe quem vai ficar com elas.
39.7 E agora, Senhor, o que posso esperar? A minha esperança está em ti.
39.8 Livra-me de todos os meus pecados e não deixes que os tolos zombem de mim.
39.9 Não falo, não digo nada, pois foste tu que me fizeste sofrer assim.
39.10 Senhor, pára de me castigar, pois estou quase morrendo por causa das tuas chicotadas!
39.11 Tu nos repreendes e assim nos castigas por causa dos nossos pecados. Tu destróis, como a traça, aquilo que mais amamos. De fato, o ser humano é apenas um sopro!
39.12 Ó SENHOR Deus, ouve a minha oração! Escuta o meu pedido. Não te cales quando choro. Como todos os meus antepassados, sou teu hóspede por pouco tempo.
39.13 Desvia de mim o teu olhar, para que eu possa ter um pouco de felicidade, antes que eu vá embora e não exista mais.
39.2 Fiquei calado, não disse uma palavra nem mesmo a respeito de coisas boas. Mas o meu sofrimento piorou ainda mais,
39.3 e o meu coração ficou muito aflito. Quanto mais eu pensava, mais agoniado ficava. Então comecei a perguntar:
39.4 “Ó SENHOR Deus, quanto tempo ainda vou viver? Mostra-me como é passageira a minha vida. Quando é que vou morrer?”
39.5 Como é curta a vida que me deste! Diante de ti, a duração da minha vida não é nada. De fato, o ser humano é apenas um sopro.
39.6 Ele anda por aí como uma sombra. Não adianta nada ele se esforçar; ajunta riquezas, mas não sabe quem vai ficar com elas.
39.7 E agora, Senhor, o que posso esperar? A minha esperança está em ti.
39.8 Livra-me de todos os meus pecados e não deixes que os tolos zombem de mim.
39.9 Não falo, não digo nada, pois foste tu que me fizeste sofrer assim.
39.10 Senhor, pára de me castigar, pois estou quase morrendo por causa das tuas chicotadas!
39.11 Tu nos repreendes e assim nos castigas por causa dos nossos pecados. Tu destróis, como a traça, aquilo que mais amamos. De fato, o ser humano é apenas um sopro!
39.12 Ó SENHOR Deus, ouve a minha oração! Escuta o meu pedido. Não te cales quando choro. Como todos os meus antepassados, sou teu hóspede por pouco tempo.
39.13 Desvia de mim o teu olhar, para que eu possa ter um pouco de felicidade, antes que eu vá embora e não exista mais.
Galatians
4:1 Now I say, [That] the heir, as long as he is a child, differeth nothing from a servant, though he be lord of all;
4:2 But is under tutors and governors until the time appointed of the father.
4:3 Even so we, when we were children, were in bondage under the elements of the world:
4:4 But when the fulness of the time was come, God sent forth his Son, made of a woman, made under the law,
4:5 To redeem them that were under the law, that we might receive the adoption of sons.
4:6 And because ye are sons, God hath sent forth the Spirit of his Son into your hearts, crying, Abba, Father.
4:7 Wherefore thou art no more a servant, but a son; and if a son, then an heir of God through Christ.
4:8 Howbeit then, when ye knew not God, ye did service unto them which by nature are no gods.
4:9 But now, after that ye have known God, or rather are known of God, how turn ye again to the weak and beggarly elements, whereunto ye desire again to be in bondage?
4:10 Ye observe days, and months, and times, and years.
4:11 I am afraid of you, lest I have bestowed upon you labour in vain.
4:12 Brethren, I beseech you, be as I [am]; for I [am] as ye [are]: ye have not injured me at all.
4:13 Ye know how through infirmity of the flesh I preached the gospel unto you at the first.
4:14 And my temptation which was in my flesh ye despised not, nor rejected; but received me as an angel of God, [even] as Christ Jesus.
4:15 Where is then the blessedness ye spake of? for I bear you record, that, if [it had been] possible, ye would have plucked out your own eyes, and have given them to me.
4:16 Am I therefore become your enemy, because I tell you the truth?
4:17 They zealously affect you, [but] not well; yea, they would exclude you, that ye might affect them.
4:18 But [it is] good to be zealously affected always in [a] good [thing], and not only when I am present with you.
4:19 My little children, of whom I travail in birth again until Christ be formed in you,
4:20 I desire to be present with you now, and to change my voice; for I stand in doubt of you.
4:21 Tell me, ye that desire to be under the law, do ye not hear the law?
4:22 For it is written, that Abraham had two sons, the one by a bondmaid, the other by a freewoman.
4:23 But he [who was] of the bondwoman was born after the flesh; but he of the freewoman [was] by promise.
4:24 Which things are an allegory: for these are the two covenants; the one from the mount Sinai, which gendereth to bondage, which is Agar.
4:25 For this Agar is mount Sinai in Arabia, and answereth to Jerusalem which now is, and is in bondage with her children.
4:26 But Jerusalem which is above is free, which is the mother of us all.
4:27 For it is written, Rejoice, [thou] barren that bearest not; break forth and cry, thou that travailest not: for the desolate hath many more children than she which hath an husband.
4:28 Now we, brethren, as Isaac was, are the children of promise.
4:29 But as then he that was born after the flesh persecuted him [that was born] after the Spirit, even so [it is] now.
4:30 Nevertheless what saith the scripture? Cast out the bondwoman and her son: for the son of the bondwoman shall not be heir with the son of the freewoman.
4:31 So then, brethren, we are not children of the bondwoman, but of the free.
5:1 Stand fast therefore in the liberty wherewith Christ hath made us free, and be not entangled again with the yoke of bondage.
5:2 Behold, I Paul say unto you, that if ye be circumcised, Christ shall profit you nothing.
5:3 For I testify again to every man that is circumcised, that he is a debtor to do the whole law.
5:4 Christ is become of no effect unto you, whosoever of you are justified by the law; ye are fallen from grace.
5:5 For we through the Spirit wait for the hope of righteousness by faith.
5:6 For in Jesus Christ neither circumcision availeth any thing, nor uncircumcision; but faith which worketh by love.
5:7 Ye did run well; who did hinder you that ye should not obey the truth?
5:8 This persuasion [cometh] not of him that calleth you.
5:9 A little leaven leaveneth the whole lump.
5:10 I have confidence in you through the Lord, that ye will be none otherwise minded: but he that troubleth you shall bear his judgment, whosoever he be.
5:11 And I, brethren, if I yet preach circumcision, why do I yet suffer persecution? then is the offence of the cross ceased.
5:12 I would they were even cut off which trouble you.
5:13 For, brethren, ye have been called unto liberty; only [use] not liberty for an occasion to the flesh, but by love serve one another.
5:14 For all the law is fulfilled in one word, [even] in this; Thou shalt love thy neighbour as thyself.
5:15 But if ye bite and devour one another, take heed that ye be not consumed one of another.
5:16 [This] I say then, Walk in the Spirit, and ye shall not fulfil the lust of the flesh.
5:17 For the flesh lusteth against the Spirit, and the Spirit against the flesh: and these are contrary the one to the other: so that ye cannot do the things that ye would.
5:18 But if ye be led of the Spirit, ye are not under the law.
5:19 Now the works of the flesh are manifest, which are [these]; Adultery, fornication, uncleanness, lasciviousness,
5:20 Idolatry, witchcraft, hatred, variance, emulations, wrath, strife, seditions, heresies,
5:21 Envyings, murders, drunkenness, revellings, and such like: of the which I tell you before, as I have also told [you] in time past, that they which do such things shall not inherit the kingdom of God.
5:22 But the fruit of the Spirit is love, joy, peace, longsuffering, gentleness, goodness, faith,
5:23 Meekness, temperance: against such there is no law.
5:24 And they that are Christ's have crucified the flesh with the affections and lusts.
5:25 If we live in the Spirit, let us also walk in the Spirit.
5:26 Let us not be desirous of vain glory, provoking one another, envying one another.
6:1 Brethren, if a man be overtaken in a fault, ye which are spiritual, restore such an one in the spirit of meekness; considering thyself, lest thou also be tempted.
6:2 Bear ye one another's burdens, and so fulfil the law of Christ.
6:3 For if a man think himself to be something, when he is nothing, he deceiveth himself.
6:4 But let every man prove his own work, and then shall he have rejoicing in himself alone, and not in another.
6:5 For every man shall bear his own burden.
6:6 Let him that is taught in the word communicate unto him that teacheth in all good things.
6:7 Be not deceived; God is not mocked: for whatsoever a man soweth, that shall he also reap.
6:8 For he that soweth to his flesh shall of the flesh reap corruption; but he that soweth to the Spirit shall of the Spirit reap life everlasting.
6:9 And let us not be weary in well doing: for in due season we shall reap, if we faint not.
6:10 As we have therefore opportunity, let us do good unto all [men], especially unto them who are of the household of faith.
6:11 Ye see how large a letter I have written unto you with mine own hand.
6:12 As many as desire to make a fair shew in the flesh, they constrain you to be circumcised; only lest they should suffer persecution for the cross of Christ.
6:13 For neither they themselves who are circumcised keep the law; but desire to have you circumcised, that they may glory in your flesh.
6:14 But God forbid that I should glory, save in the cross of our Lord Jesus Christ, by whom the world is crucified unto me, and I unto the world.
6:15 For in Christ Jesus neither circumcision availeth any thing, nor uncircumcision, but a new creature.
6:16 And as many as walk according to this rule, peace [be] on them, and mercy, and upon the Israel of God.
6:17 From henceforth let no man trouble me: for I bear in my body the marks of the Lord Jesus.
6:18 Brethren, the grace of our Lord Jesus Christ [be] with your spirit. Amen.
4:2 But is under tutors and governors until the time appointed of the father.
4:3 Even so we, when we were children, were in bondage under the elements of the world:
4:4 But when the fulness of the time was come, God sent forth his Son, made of a woman, made under the law,
4:5 To redeem them that were under the law, that we might receive the adoption of sons.
4:6 And because ye are sons, God hath sent forth the Spirit of his Son into your hearts, crying, Abba, Father.
4:7 Wherefore thou art no more a servant, but a son; and if a son, then an heir of God through Christ.
4:8 Howbeit then, when ye knew not God, ye did service unto them which by nature are no gods.
4:9 But now, after that ye have known God, or rather are known of God, how turn ye again to the weak and beggarly elements, whereunto ye desire again to be in bondage?
4:10 Ye observe days, and months, and times, and years.
4:11 I am afraid of you, lest I have bestowed upon you labour in vain.
4:12 Brethren, I beseech you, be as I [am]; for I [am] as ye [are]: ye have not injured me at all.
4:13 Ye know how through infirmity of the flesh I preached the gospel unto you at the first.
4:14 And my temptation which was in my flesh ye despised not, nor rejected; but received me as an angel of God, [even] as Christ Jesus.
4:15 Where is then the blessedness ye spake of? for I bear you record, that, if [it had been] possible, ye would have plucked out your own eyes, and have given them to me.
4:16 Am I therefore become your enemy, because I tell you the truth?
4:17 They zealously affect you, [but] not well; yea, they would exclude you, that ye might affect them.
4:18 But [it is] good to be zealously affected always in [a] good [thing], and not only when I am present with you.
4:19 My little children, of whom I travail in birth again until Christ be formed in you,
4:20 I desire to be present with you now, and to change my voice; for I stand in doubt of you.
4:21 Tell me, ye that desire to be under the law, do ye not hear the law?
4:22 For it is written, that Abraham had two sons, the one by a bondmaid, the other by a freewoman.
4:23 But he [who was] of the bondwoman was born after the flesh; but he of the freewoman [was] by promise.
4:24 Which things are an allegory: for these are the two covenants; the one from the mount Sinai, which gendereth to bondage, which is Agar.
4:25 For this Agar is mount Sinai in Arabia, and answereth to Jerusalem which now is, and is in bondage with her children.
4:26 But Jerusalem which is above is free, which is the mother of us all.
4:27 For it is written, Rejoice, [thou] barren that bearest not; break forth and cry, thou that travailest not: for the desolate hath many more children than she which hath an husband.
4:28 Now we, brethren, as Isaac was, are the children of promise.
4:29 But as then he that was born after the flesh persecuted him [that was born] after the Spirit, even so [it is] now.
4:30 Nevertheless what saith the scripture? Cast out the bondwoman and her son: for the son of the bondwoman shall not be heir with the son of the freewoman.
4:31 So then, brethren, we are not children of the bondwoman, but of the free.
5:1 Stand fast therefore in the liberty wherewith Christ hath made us free, and be not entangled again with the yoke of bondage.
5:2 Behold, I Paul say unto you, that if ye be circumcised, Christ shall profit you nothing.
5:3 For I testify again to every man that is circumcised, that he is a debtor to do the whole law.
5:4 Christ is become of no effect unto you, whosoever of you are justified by the law; ye are fallen from grace.
5:5 For we through the Spirit wait for the hope of righteousness by faith.
5:6 For in Jesus Christ neither circumcision availeth any thing, nor uncircumcision; but faith which worketh by love.
5:7 Ye did run well; who did hinder you that ye should not obey the truth?
5:8 This persuasion [cometh] not of him that calleth you.
5:9 A little leaven leaveneth the whole lump.
5:10 I have confidence in you through the Lord, that ye will be none otherwise minded: but he that troubleth you shall bear his judgment, whosoever he be.
5:11 And I, brethren, if I yet preach circumcision, why do I yet suffer persecution? then is the offence of the cross ceased.
5:12 I would they were even cut off which trouble you.
5:13 For, brethren, ye have been called unto liberty; only [use] not liberty for an occasion to the flesh, but by love serve one another.
5:14 For all the law is fulfilled in one word, [even] in this; Thou shalt love thy neighbour as thyself.
5:15 But if ye bite and devour one another, take heed that ye be not consumed one of another.
5:16 [This] I say then, Walk in the Spirit, and ye shall not fulfil the lust of the flesh.
5:17 For the flesh lusteth against the Spirit, and the Spirit against the flesh: and these are contrary the one to the other: so that ye cannot do the things that ye would.
5:18 But if ye be led of the Spirit, ye are not under the law.
5:19 Now the works of the flesh are manifest, which are [these]; Adultery, fornication, uncleanness, lasciviousness,
5:20 Idolatry, witchcraft, hatred, variance, emulations, wrath, strife, seditions, heresies,
5:21 Envyings, murders, drunkenness, revellings, and such like: of the which I tell you before, as I have also told [you] in time past, that they which do such things shall not inherit the kingdom of God.
5:22 But the fruit of the Spirit is love, joy, peace, longsuffering, gentleness, goodness, faith,
5:23 Meekness, temperance: against such there is no law.
5:24 And they that are Christ's have crucified the flesh with the affections and lusts.
5:25 If we live in the Spirit, let us also walk in the Spirit.
5:26 Let us not be desirous of vain glory, provoking one another, envying one another.
6:1 Brethren, if a man be overtaken in a fault, ye which are spiritual, restore such an one in the spirit of meekness; considering thyself, lest thou also be tempted.
6:2 Bear ye one another's burdens, and so fulfil the law of Christ.
6:3 For if a man think himself to be something, when he is nothing, he deceiveth himself.
6:4 But let every man prove his own work, and then shall he have rejoicing in himself alone, and not in another.
6:5 For every man shall bear his own burden.
6:6 Let him that is taught in the word communicate unto him that teacheth in all good things.
6:7 Be not deceived; God is not mocked: for whatsoever a man soweth, that shall he also reap.
6:8 For he that soweth to his flesh shall of the flesh reap corruption; but he that soweth to the Spirit shall of the Spirit reap life everlasting.
6:9 And let us not be weary in well doing: for in due season we shall reap, if we faint not.
6:10 As we have therefore opportunity, let us do good unto all [men], especially unto them who are of the household of faith.
6:11 Ye see how large a letter I have written unto you with mine own hand.
6:12 As many as desire to make a fair shew in the flesh, they constrain you to be circumcised; only lest they should suffer persecution for the cross of Christ.
6:13 For neither they themselves who are circumcised keep the law; but desire to have you circumcised, that they may glory in your flesh.
6:14 But God forbid that I should glory, save in the cross of our Lord Jesus Christ, by whom the world is crucified unto me, and I unto the world.
6:15 For in Christ Jesus neither circumcision availeth any thing, nor uncircumcision, but a new creature.
6:16 And as many as walk according to this rule, peace [be] on them, and mercy, and upon the Israel of God.
6:17 From henceforth let no man trouble me: for I bear in my body the marks of the Lord Jesus.
6:18 Brethren, the grace of our Lord Jesus Christ [be] with your spirit. Amen.
Psalms
39:1 I said, I will take heed to my ways, that I sin not with my tongue: I will keep my mouth with a bridle, while the wicked is before me.
39:2 I was dumb with silence, I held my peace, [even] from good; and my sorrow was stirred.
39:3 My heart was hot within me, while I was musing the fire burned: [then] spake I with my tongue,
39:4 LORD, make me to know mine end, and the measure of my days, what it [is; that] I may know how frail I [am].
39:5 Behold, thou hast made my days [as] an handbreadth; and mine age [is] as nothing before thee: verily every man at his best state [is] altogether vanity. Selah.
39:6 Surely every man walketh in a vain shew: surely they are disquieted in vain: he heapeth up [riches], and knoweth not who shall gather them.
39:7 And now, Lord, what wait I for? my hope [is] in thee.
39:8 Deliver me from all my transgressions: make me not the reproach of the foolish.
39:9 I was dumb, I opened not my mouth; because thou didst [it].
39:10 Remove thy stroke away from me: I am consumed by the blow of thine hand.
39:11 When thou with rebukes dost correct man for iniquity, thou makest his beauty to consume away like a moth: surely every man [is] vanity. Selah.
39:12 Hear my prayer, O LORD, and give ear unto my cry; hold not thy peace at my tears: for I [am] a stranger with thee, [and] a sojourner, as all my fathers [were].
39:13 O spare me, that I may recover strength, before I go hence, and be no more.
39:2 I was dumb with silence, I held my peace, [even] from good; and my sorrow was stirred.
39:3 My heart was hot within me, while I was musing the fire burned: [then] spake I with my tongue,
39:4 LORD, make me to know mine end, and the measure of my days, what it [is; that] I may know how frail I [am].
39:5 Behold, thou hast made my days [as] an handbreadth; and mine age [is] as nothing before thee: verily every man at his best state [is] altogether vanity. Selah.
39:6 Surely every man walketh in a vain shew: surely they are disquieted in vain: he heapeth up [riches], and knoweth not who shall gather them.
39:7 And now, Lord, what wait I for? my hope [is] in thee.
39:8 Deliver me from all my transgressions: make me not the reproach of the foolish.
39:9 I was dumb, I opened not my mouth; because thou didst [it].
39:10 Remove thy stroke away from me: I am consumed by the blow of thine hand.
39:11 When thou with rebukes dost correct man for iniquity, thou makest his beauty to consume away like a moth: surely every man [is] vanity. Selah.
39:12 Hear my prayer, O LORD, and give ear unto my cry; hold not thy peace at my tears: for I [am] a stranger with thee, [and] a sojourner, as all my fathers [were].
39:13 O spare me, that I may recover strength, before I go hence, and be no more.
Gálatas
4:1 TAMBIÉN digo: Entre tanto que el heredero es niño, en nada difiere del siervo, aunque es señor de todo;
4:2 Mas está debajo de tutores y curadores hasta el tiempo señalado por el padre.
4:3 Así también nosotros, cuando éramos niños, éramos siervos bajo los rudimentos del mundo.
4:4 Mas venido el cumplimiento del tiempo, Dios envió su Hijo, hecho de mujer, hecho súbdito á la ley,
4:5 Para que redimiese á los que estaban debajo de la ley, á fin de que recibiésemos la adopción de hijos.
4:6 Y por cuanto sois hijos, Dios envió el Espíritu de su Hijo en vuestros corazones, el cual clama: Abba, Padre.
4:7 Así que ya no eres más siervo, sino hijo, y si hijo, también heredero de Dios por Cristo.
4:8 Antes, en otro tiempo, no conociendo á Dios, servíais á los que por naturaleza no son dioses:
4:9 Mas ahora, habiendo conocido á Dios, ó más bien, siendo conocidos de Dios, ¿cómo os volvéis de nuevo á los flacos y pobres rudimentos, en los cuales queréis volver á servir?
4:10 Guardáis los días, y los meses, y los tiempos, y los años.
4:11 Temo de vosotros, que no haya trabajado en vano en vosotros.
4:12 Hermanos, os ruego, sed como yo, porque yo soy como vosotros: ningún agravio me habéis hecho.
4:13 Que vosotros sabéis que por flaqueza de carne os anuncié el evangelio al principio:
4:14 Y no desechasteis ni menospreciasteis mi tentación que estaba en mi carne: antes me recibisteis como á un ángel de Dios, como á Cristo Jesús.
4:15 ¿Dónde está pues vuestra bienaventuranza? porque yo os doy testimonio que si se pudiera hacer, os hubierais sacado vuestros ojos para dármelos.
4:16 ¿Heme pues hecho vuestro enemigo, diciéndoos la verdad?
4:17 Tienen celos de vosotros, pero no bien: antes os quieren echar fuera para que vosotros los celéis á ellos.
4:18 Bueno es ser celosos en bien siempre; y no solamente cuando estoy presente con vosotros.
4:19 Hijitos míos, que vuelvo otra vez á estar de parto de vosotros, hasta que Cristo sea formado en vosotros;
4:20 Querría cierto estar ahora con vosotros, y mudar mi voz; porque estoy perplejo en cuanto á vosotros.
4:21 Decidme, los que queréis estar debajo de la ley, ¿no habéis oído la ley?
4:22 Porque escrito está que Abraham tuvo dos hijos; uno de la sierva, el otro de la libre.
4:23 Mas el de la sierva nació según la carne; pero el de la libre nació por la promesa.
4:24 Las cuales cosas son dichas por alegoría: porque estas mujeres son los dos pactos; el uno ciertamente del monte Sinaí, el cual engendró para servidumbre, que es Agar.
4:25 Porque Agar ó Sinaí es un monte de Arabia, el cual es conjunto á la que ahora es Jerusalem, la cual sirve con sus hijos.
4:26 Mas la Jerusalem de arriba libre es; la cual es la madre de todos nosotros.
4:27 Porque está escrito: Alégrate, estéril, que no pares: Prorrumpe y clama, la que no estás de parto; Porque más son los hijos de la dejada, que de la que tiene marido.
4:28 Así que, hermanos, nosotros como Isaac somos hijos de la promesa.
4:29 Empero como entonces el que era engendrado según la carne, perseguía al que había nacido según el Espíritu, así también ahora.
4:30 Mas ¿qué dice la Escritura? Echa fuera á la sierva y á su hijo; porque no será heredero el hijo de la sierva con el hijo de la libre.
4:31 De manera, hermanos, que no somos hijos de la sierva, mas de la libre.
5:1 ESTAD, pues, firmes en la libertad con que Cristo nos hizo libres, y no volváis otra vez á ser presos en el yugo de servidumbre.
5:2 He aquí yo Pablo os digo, que si os circuncidareis, Cristo no os aprovechará nada.
5:3 Y otra vez vuelvo á protestar á todo hombre que se circuncidare, que está obligado á hacer toda la ley.
5:4 Vacíos sois de Cristo los que por la ley os justificáis; de la gracia habéis caído.
5:5 Porque nosotros por el Espíritu esperamos la esperanza de la justicia por la fe.
5:6 Porque en Cristo Jesús ni la circuncisión vale algo, ni la incircuncisión; sino la fe que obra por la caridad.
5:7 Vosotros corríais bien: ¿quién os embarazó para no obedecer á la verdad?
5:8 Esta persuasión no es de aquel que os llama.
5:9 Un poco de levadura leuda toda la masa.
5:10 Yo confío de vosotros en el Señor, que ninguna otra cosa sentiréis: mas el que os inquieta, llevará el juicio, quienquiera que Él sea.
5:11 Y yo, hermanos, si aun predico la circuncisión, ¿por qué padezco persecución todavía? pues que quitado es el escándalo de la cruz.
5:12 Ojalá fuesen también cortados los que os inquietan.
5:13 Porque vosotros, hermanos, á libertad habéis sido llamados; solamente que no uséis la libertad como ocasión á la carne, sino servíos por amor los unos á los otros.
5:14 Porque toda la ley en aquesta sola palabra se cumple: Amarás á tu prójimo como á ti mismo.
5:15 Y si os mordéis y os coméis los unos á los otros, mirad que también no os consumáis los unos á los otros.
5:16 Digo pues: Andad en el Espíritu, y no satisfagáis la concupiscencia de la carne.
5:17 Porque la carne codicia contra el Espíritu, y el Espíritu contra la carne: y estas cosas se oponen la una á la otra, para que no hagáis lo que quisieres.
5:18 Mas si sois guiados del Espíritu, no estáis bajo la ley.
5:19 Y manifiestas son las obras de la carne, que son: adulterio, fornicación, inmundicia, disolución,
5:20 Idolatría, hechicerías, enemistades, pleitos, celos, iras, contiendas, disensiones, herejías,
5:21 Envidias, homicidios, borracheras, banqueteos, y cosas semejantes á éstas: de las cuales os denuncio, como ya os he anunciado, que los que hacen tales cosas no heredarán el reino de Dios.
5:22 Mas el fruto del Espíritu es: caridad, gozo, paz, tolerancia, benignidad, bondad, fe,
5:23 Mansedumbre, templanza: contra tales cosas no hay ley.
5:24 Porque los que son de Cristo, han crucificado la carne con los afectos y concupiscencias.
5:25 Si vivimos en el Espíritu, andemos también en el Espíritu.
5:26 No seamos codiciosos de vana gloria, irritando los unos á los otros, envidiándose los unos á los otros.
6:1 HERMANOS, si alguno fuere tomado en alguna falta, vosotros que sois espirituales, restaurad al tal con el espíritu de mansedumbre; considerándote á ti mismo, porque tú no seas también tentado.
6:2 Sobrellevad los unos las cargas de los otros; y cumplid así la ley de Cristo.
6:3 Porque el que estima de sí que es algo, no siendo nada, á sí mismo se engaña.
6:4 Así que cada uno examine su obra, y entonces tendrá gloria sólo respecto de sí mismo, y no en otro.
6:5 Porque cada cual llevará su carga.
6:6 Y el que es enseñado en la palabra, comunique en todos los bienes al que lo instruye.
6:7 No os engañéis: Dios no puede ser burlado: que todo lo que el hombre sembrare, eso también segará.
6:8 Porque el que siembra para su carne, de la carne segará corrupción; mas el que siembra para el Espíritu, del Espíritu segará vida eterna.
6:9 No nos cansemos, pues, de hacer bien; que á su tiempo segaremos, si no hubiéremos desmayado.
6:10 Así que, entre tanto que tenemos tiempo, hagamos bien á todos, y mayormente á los domésticos de la fe.
6:11 Mirad en cuán grandes letras os he escrito de mi mano.
6:12 Todos los que quieren agradar en al carne, éstos os constriñen á que os circuncidéis, solamente por no padecer persecución por la cruz de Cristo.
6:13 Porque ni aun los mismos que se circuncidan guardan la ley; sino que quieren que vosotros seáis circuncidados, para gloriarse en vuestra carne.
6:14 Mas lejos esté de mí gloriarme, sino en la cruz de nuestro Señor Jesucristo, por el cual el mundo me es crucificado á mí, y yo al mundo.
6:15 Porque en Cristo Jesús, ni la circuncisión vale nada, ni la incircuncisión, sino la nueva criatura.
6:16 Y todos los que anduvieren conforme á esta regla, paz sobre ellos, y misericordia, y sobre el Israel de Dios.
6:17 De aquí adelante nadie me sea molesto; porque yo traigo en mi cuerpo las marcas del Señor Jesús.
6:18 Hermanos, la gracia de nuestro Señor Jesucristo sea con vuestro espíritu. Amén. Enviada de Roma á los Gálatas.
4:2 Mas está debajo de tutores y curadores hasta el tiempo señalado por el padre.
4:3 Así también nosotros, cuando éramos niños, éramos siervos bajo los rudimentos del mundo.
4:4 Mas venido el cumplimiento del tiempo, Dios envió su Hijo, hecho de mujer, hecho súbdito á la ley,
4:5 Para que redimiese á los que estaban debajo de la ley, á fin de que recibiésemos la adopción de hijos.
4:6 Y por cuanto sois hijos, Dios envió el Espíritu de su Hijo en vuestros corazones, el cual clama: Abba, Padre.
4:7 Así que ya no eres más siervo, sino hijo, y si hijo, también heredero de Dios por Cristo.
4:8 Antes, en otro tiempo, no conociendo á Dios, servíais á los que por naturaleza no son dioses:
4:9 Mas ahora, habiendo conocido á Dios, ó más bien, siendo conocidos de Dios, ¿cómo os volvéis de nuevo á los flacos y pobres rudimentos, en los cuales queréis volver á servir?
4:10 Guardáis los días, y los meses, y los tiempos, y los años.
4:11 Temo de vosotros, que no haya trabajado en vano en vosotros.
4:12 Hermanos, os ruego, sed como yo, porque yo soy como vosotros: ningún agravio me habéis hecho.
4:13 Que vosotros sabéis que por flaqueza de carne os anuncié el evangelio al principio:
4:14 Y no desechasteis ni menospreciasteis mi tentación que estaba en mi carne: antes me recibisteis como á un ángel de Dios, como á Cristo Jesús.
4:15 ¿Dónde está pues vuestra bienaventuranza? porque yo os doy testimonio que si se pudiera hacer, os hubierais sacado vuestros ojos para dármelos.
4:16 ¿Heme pues hecho vuestro enemigo, diciéndoos la verdad?
4:17 Tienen celos de vosotros, pero no bien: antes os quieren echar fuera para que vosotros los celéis á ellos.
4:18 Bueno es ser celosos en bien siempre; y no solamente cuando estoy presente con vosotros.
4:19 Hijitos míos, que vuelvo otra vez á estar de parto de vosotros, hasta que Cristo sea formado en vosotros;
4:20 Querría cierto estar ahora con vosotros, y mudar mi voz; porque estoy perplejo en cuanto á vosotros.
4:21 Decidme, los que queréis estar debajo de la ley, ¿no habéis oído la ley?
4:22 Porque escrito está que Abraham tuvo dos hijos; uno de la sierva, el otro de la libre.
4:23 Mas el de la sierva nació según la carne; pero el de la libre nació por la promesa.
4:24 Las cuales cosas son dichas por alegoría: porque estas mujeres son los dos pactos; el uno ciertamente del monte Sinaí, el cual engendró para servidumbre, que es Agar.
4:25 Porque Agar ó Sinaí es un monte de Arabia, el cual es conjunto á la que ahora es Jerusalem, la cual sirve con sus hijos.
4:26 Mas la Jerusalem de arriba libre es; la cual es la madre de todos nosotros.
4:27 Porque está escrito: Alégrate, estéril, que no pares: Prorrumpe y clama, la que no estás de parto; Porque más son los hijos de la dejada, que de la que tiene marido.
4:28 Así que, hermanos, nosotros como Isaac somos hijos de la promesa.
4:29 Empero como entonces el que era engendrado según la carne, perseguía al que había nacido según el Espíritu, así también ahora.
4:30 Mas ¿qué dice la Escritura? Echa fuera á la sierva y á su hijo; porque no será heredero el hijo de la sierva con el hijo de la libre.
4:31 De manera, hermanos, que no somos hijos de la sierva, mas de la libre.
5:1 ESTAD, pues, firmes en la libertad con que Cristo nos hizo libres, y no volváis otra vez á ser presos en el yugo de servidumbre.
5:2 He aquí yo Pablo os digo, que si os circuncidareis, Cristo no os aprovechará nada.
5:3 Y otra vez vuelvo á protestar á todo hombre que se circuncidare, que está obligado á hacer toda la ley.
5:4 Vacíos sois de Cristo los que por la ley os justificáis; de la gracia habéis caído.
5:5 Porque nosotros por el Espíritu esperamos la esperanza de la justicia por la fe.
5:6 Porque en Cristo Jesús ni la circuncisión vale algo, ni la incircuncisión; sino la fe que obra por la caridad.
5:7 Vosotros corríais bien: ¿quién os embarazó para no obedecer á la verdad?
5:8 Esta persuasión no es de aquel que os llama.
5:9 Un poco de levadura leuda toda la masa.
5:10 Yo confío de vosotros en el Señor, que ninguna otra cosa sentiréis: mas el que os inquieta, llevará el juicio, quienquiera que Él sea.
5:11 Y yo, hermanos, si aun predico la circuncisión, ¿por qué padezco persecución todavía? pues que quitado es el escándalo de la cruz.
5:12 Ojalá fuesen también cortados los que os inquietan.
5:13 Porque vosotros, hermanos, á libertad habéis sido llamados; solamente que no uséis la libertad como ocasión á la carne, sino servíos por amor los unos á los otros.
5:14 Porque toda la ley en aquesta sola palabra se cumple: Amarás á tu prójimo como á ti mismo.
5:15 Y si os mordéis y os coméis los unos á los otros, mirad que también no os consumáis los unos á los otros.
5:16 Digo pues: Andad en el Espíritu, y no satisfagáis la concupiscencia de la carne.
5:17 Porque la carne codicia contra el Espíritu, y el Espíritu contra la carne: y estas cosas se oponen la una á la otra, para que no hagáis lo que quisieres.
5:18 Mas si sois guiados del Espíritu, no estáis bajo la ley.
5:19 Y manifiestas son las obras de la carne, que son: adulterio, fornicación, inmundicia, disolución,
5:20 Idolatría, hechicerías, enemistades, pleitos, celos, iras, contiendas, disensiones, herejías,
5:21 Envidias, homicidios, borracheras, banqueteos, y cosas semejantes á éstas: de las cuales os denuncio, como ya os he anunciado, que los que hacen tales cosas no heredarán el reino de Dios.
5:22 Mas el fruto del Espíritu es: caridad, gozo, paz, tolerancia, benignidad, bondad, fe,
5:23 Mansedumbre, templanza: contra tales cosas no hay ley.
5:24 Porque los que son de Cristo, han crucificado la carne con los afectos y concupiscencias.
5:25 Si vivimos en el Espíritu, andemos también en el Espíritu.
5:26 No seamos codiciosos de vana gloria, irritando los unos á los otros, envidiándose los unos á los otros.
6:1 HERMANOS, si alguno fuere tomado en alguna falta, vosotros que sois espirituales, restaurad al tal con el espíritu de mansedumbre; considerándote á ti mismo, porque tú no seas también tentado.
6:2 Sobrellevad los unos las cargas de los otros; y cumplid así la ley de Cristo.
6:3 Porque el que estima de sí que es algo, no siendo nada, á sí mismo se engaña.
6:4 Así que cada uno examine su obra, y entonces tendrá gloria sólo respecto de sí mismo, y no en otro.
6:5 Porque cada cual llevará su carga.
6:6 Y el que es enseñado en la palabra, comunique en todos los bienes al que lo instruye.
6:7 No os engañéis: Dios no puede ser burlado: que todo lo que el hombre sembrare, eso también segará.
6:8 Porque el que siembra para su carne, de la carne segará corrupción; mas el que siembra para el Espíritu, del Espíritu segará vida eterna.
6:9 No nos cansemos, pues, de hacer bien; que á su tiempo segaremos, si no hubiéremos desmayado.
6:10 Así que, entre tanto que tenemos tiempo, hagamos bien á todos, y mayormente á los domésticos de la fe.
6:11 Mirad en cuán grandes letras os he escrito de mi mano.
6:12 Todos los que quieren agradar en al carne, éstos os constriñen á que os circuncidéis, solamente por no padecer persecución por la cruz de Cristo.
6:13 Porque ni aun los mismos que se circuncidan guardan la ley; sino que quieren que vosotros seáis circuncidados, para gloriarse en vuestra carne.
6:14 Mas lejos esté de mí gloriarme, sino en la cruz de nuestro Señor Jesucristo, por el cual el mundo me es crucificado á mí, y yo al mundo.
6:15 Porque en Cristo Jesús, ni la circuncisión vale nada, ni la incircuncisión, sino la nueva criatura.
6:16 Y todos los que anduvieren conforme á esta regla, paz sobre ellos, y misericordia, y sobre el Israel de Dios.
6:17 De aquí adelante nadie me sea molesto; porque yo traigo en mi cuerpo las marcas del Señor Jesús.
6:18 Hermanos, la gracia de nuestro Señor Jesucristo sea con vuestro espíritu. Amén. Enviada de Roma á los Gálatas.
Salmos
39:1 YO DIJE: Atenderé á mis caminos, Para no pecar con mi lengua: Guardaré mi boca con freno, En tanto que el impío fuere contra mí.
39:2 Enmudecí con silencio, calléme aun respecto de lo bueno: Y excitóse mi dolor.
39:3 Enardecióse mi corazón dentro de mí; Encendióse fuego en mi meditación, Y así proferí con mi lengua:
39:4 Hazme saber, Jehová, mi fin, Y cuánta sea la medida de mis días; Sepa yo cuánto tengo de ser del mundo.
39:5 He aquí diste á mis días término corto, Y mi edad es como nada delante de ti: Ciertamente es completa vanidad todo hombre que vive. (Selah.)
39:6 Ciertamente en tinieblas anda el hombre; Ciertamente en vano se inquieta: Junta, y no sabe quién lo allegará.
39:7 Y ahora, Señor, ¿qué esperaré? Mi esperanza en ti está.
39:8 Líbrame de todas mis rebeliones; No me pongas por escarnio del insensato.
39:9 Enmudecí, no abrí mi boca; Porque tú lo hiciste.
39:10 Quita de sobre mí tu plaga; De la guerra de tu mano soy consumido.
39:11 Con castigos sobre el pecado corriges al hombre, Y haces consumirse como de polilla su grandeza: Ciertamente vanidad es todo hombre. (Selah.)
39:12 Oye mi oración, oh Jehová, y escucha mi clamor: No calles á mis lágrimas; Porque peregrino soy para contigo, Y advenedizo, como todos mis padres.
39:13 Déjame, y tomaré fuerzas, Antes que vaya y perezca.
39:2 Enmudecí con silencio, calléme aun respecto de lo bueno: Y excitóse mi dolor.
39:3 Enardecióse mi corazón dentro de mí; Encendióse fuego en mi meditación, Y así proferí con mi lengua:
39:4 Hazme saber, Jehová, mi fin, Y cuánta sea la medida de mis días; Sepa yo cuánto tengo de ser del mundo.
39:5 He aquí diste á mis días término corto, Y mi edad es como nada delante de ti: Ciertamente es completa vanidad todo hombre que vive. (Selah.)
39:6 Ciertamente en tinieblas anda el hombre; Ciertamente en vano se inquieta: Junta, y no sabe quién lo allegará.
39:7 Y ahora, Señor, ¿qué esperaré? Mi esperanza en ti está.
39:8 Líbrame de todas mis rebeliones; No me pongas por escarnio del insensato.
39:9 Enmudecí, no abrí mi boca; Porque tú lo hiciste.
39:10 Quita de sobre mí tu plaga; De la guerra de tu mano soy consumido.
39:11 Con castigos sobre el pecado corriges al hombre, Y haces consumirse como de polilla su grandeza: Ciertamente vanidad es todo hombre. (Selah.)
39:12 Oye mi oración, oh Jehová, y escucha mi clamor: No calles á mis lágrimas; Porque peregrino soy para contigo, Y advenedizo, como todos mis padres.
39:13 Déjame, y tomaré fuerzas, Antes que vaya y perezca.
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