A leitura bíblica de hoje encontra-se em Êxodo 38-40 e Provérbios 8.
Êxodo
38.1 Fez também o altar do holocausto de madeira de cetim; de cinco côvados era o seu comprimento, e de cinco côvados, a sua largura, quadrado; e de três côvados, a sua altura.
38.2 E fez-lhe as suas pontas aos seus quatro cantos; as suas pontas formavam uma só peça com o altar; e cobriu-o de cobre.
38.3 Fez também todos os utensílios do altar: os caldeirões, e as pás, e as bacias, e os garfos, e os braseiros; todos os seus utensílios fez de cobre.
38.4 Fez também para o altar um crivo de cobre, de obra de rede, na sua cercadura debaixo, até ao meio dele.
38.5 E fundiu quatro argolas às quatro extremidades do crivo de cobre, para os lugares dos varais.
38.6 E fez os varais de madeira de cetim e os cobriu de cobre.
38.7 E meteu os varais pelas argolas aos lados do altar, para levá-lo com eles; fê-lo oco e de tábuas.
38.8 Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se ajuntavam, ajuntando-se à porta da tenda da congregação.
38.9 Fez também o pátio da banda do meio-dia ao sul; as cortinas do pátio eram de linho fino torcido, de cem côvados.
38.10 As suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de cobre; os colchetes destas colunas e as suas molduras eram de prata;
38.11 e da banda do norte, cortinas de cem côvados; as suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de cobre, e os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata.
38.12 E da banda do ocidente, cortinas de cinqüenta côvados; as suas colunas, dez, e as suas bases, dez; os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata.
38.13 E da banda oriental, ao oriente, cortinas de cinqüenta côvados.
38.14 As cortinas desta banda da porta eram de quinze côvados; as suas colunas, três, e as suas bases, três.
38.15 E da outra banda da porta do pátio, de ambos os lados, eram cortinas de quinze côvados; as suas colunas, três, e as suas bases, três.
38.16 Todas as cortinas do pátio ao redor eram de linho fino torcido.
38.17 E as bases das colunas eram de cobre; os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata; e a coberta das suas cabeças, de prata; e todas as colunas do pátio eram cingidas de prata.
38.18 E a coberta da porta do pátio era de obra de bordador, de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; e o comprimento era de vinte côvados, e a altura, na largura, de cinco côvados, defronte das cortinas do pátio.
38.19 E as suas quatro colunas e as suas quatro bases eram de cobre, os seus colchetes, de prata, e a coberta das suas cabeças e as suas molduras, de prata.
38.20 E todas as estacas do tabernáculo e do pátio ao redor eram de cobre.
38.21 Esta é a enumeração das coisas contadas do tabernáculo do Testemunho, que por ordem de Moisés foram contadas para o ministério dos levitas por mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.
38.22 Fez, pois, Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o SENHOR tinha ordenado a Moisés.
38.23 E com ele Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, um mestre de obra, e engenhoso artífice, e bordador em pano azul, e em púrpura, e em carmesim, e em linho fino.
38.24 Todo o ouro gasto na obra, em toda a obra do santuário, a saber, o ouro da oferta, foram vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, conforme o siclo do santuário;
38.25 e a prata dos arrolados da congregação foram cem talentos e mil e setecentos e setenta e cinco siclos, conforme o siclo do santuário:
38.26 Um beca para cada cabeça, isto é, meio siclo, conforme o siclo do santuário, de qualquer que passava aos arrolados, da idade de vinte anos e acima, que foram seiscentos e três mil e quinhentos e cinqüenta.
38.27 E houve cem talentos de prata para fundir as bases do santuário e as bases do véu; para cem bases eram cem talentos: um talento para cada base.
38.28 Mas dos mil e setecentos e setenta e cinco siclos fez os colchetes das colunas, e cobriu as suas cabeças, e as cingiu de molduras.
38.29 E o cobre da oferta foi setenta talentos e dois mil e quatrocentos siclos.
38.30 E dele fez as bases da porta da tenda da congregação, e o altar de cobre, e o crivo de cobre para ele, e todos os utensílios do altar,
38.31 e as bases do pátio ao redor, e as bases da porta do pátio, e todas as estacas do tabernáculo, e todas as estacas do pátio ao redor.
39.1 Fizeram também as vestes do ministério, para ministrar no santuário, de pano azul, e de púrpura, e de carmesim; também fizeram as vestes santas para Arão, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.2 Assim, fez o éfode de ouro, de pano azul, e de púrpura, e de carmesim e de linho fino torcido.
39.3 E estenderam as lâminas de ouro e as cortaram em fios, para entretecer entre o pano azul, e entre a púrpura, e entre o carmesim, e entre o linho fino da obra mais esmerada.
39.4 Fizeram nele ombreiras que se ajuntassem; às suas duas pontas se ajuntavam.
39.5 E o cinto de artifício do éfode, que estava sobre ele, era conforme a sua obra, da mesma peça, de ouro, e de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.6 Também prepararam as pedras sardônicas, engastadas em ouro, lavradas com gravuras de selo, com os nomes dos filhos de Israel.
39.7 E as pôs sobre as ombreiras do éfode por pedras de memória para os filhos de Israel, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.8 Fez também o peitoral de obra de artífice, como a obra do éfode, de ouro, e de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.
39.9 Quadrado era; dobrado fizeram o peitoral; o seu comprimento era de um palmo, e a sua largura, de um palmo dobrado.
39.10 E engastaram nele quatro ordens de pedras: uma ordem de um sárdio, um topázio e um carbúnculo; esta é a primeira ordem.
39.11 E a segunda ordem, de uma esmeralda, uma safira e um diamante;
39.12 e a terceira ordem, de um jacinto, uma ágata e uma ametista;
39.13 e a quarta ordem, de uma turquesa, uma sardônica e um jaspe; e todas eram engastadas nos seus engastes de ouro.
39.14 Estas pedras, pois, eram, segundo os nomes dos filhos de Israel, doze, segundo os seus nomes; de gravura de selo, cada uma com o seu nome, segundo as doze tribos.
39.15 Também fizeram para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra de trança e de ouro puro.
39.16 E fizeram dois engastes de ouro e duas argolas de ouro; e puseram as duas argolas nas duas extremidades do peitoral.
39.17 E puseram as duas cadeiazinhas de trança de ouro nas duas argolas, nas duas extremidades do peitoral.
39.18 E as outras duas pontas das duas cadeiazinhas de trança, puseram nos dois engastes; e as puseram sobre as ombreiras do éfode, defronte dele.
39.19 Fizeram também duas argolas de ouro, que puseram nas outras duas extremidades do peitoral, na sua borda que estava junto ao éfode por dentro.
39.20 Fizeram mais duas argolas de ouro, que puseram nas duas ombreiras do éfode, debaixo, defronte dele, defronte da sua juntura, sobre o cinto de artifício do éfode.
39.21 E ligaram o peitoral com as suas argolas às argolas do éfode com um cordão azul, para que estivesse sobre o cinto de artifício do éfode, e o peitoral não se apartasse do éfode, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.22 E fez o manto do éfode de obra tecida, todo de pano azul.
39.23 E o colar do manto estava no meio dele, como colar de cota de malha; este colar tinha uma borda em volta, para que se não rompesse.
39.24 E nas bordas do manto fizeram romãs de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, a fio torcido.
39.25 Fizeram também as campainhas de ouro puro, pondo as campainhas no meio das romãs nas bordas da capa, em roda, entre as romãs:
39.26 Uma campainha e uma romã, outra campainha e outra romã, nas bordas do manto à roda, para ministrar, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.27 Fizeram também as túnicas de linho fino, de obra tecida, para Arão e para seus filhos,
39.28 e a mitra de linho fino, e o ornato das tiaras de linho fino, e os calções de linho fino torcido,
39.29 e o cinto de linho fino torcido, e de fio azul, e de púrpura, e de carmesim, de obra de bordador, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.30 Fizeram também a folha da coroa de santidade de ouro puro, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: SANTIDADE AO SENHOR.
39.31 E ataram-na com um cordão de azul, para a atar à mitra em cima, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.32 Assim, se acabou toda a obra do tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram conforme tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés; assim o fizeram.
39.33 Depois, trouxeram a Moisés o tabernáculo, e a tenda, e todos os seus móveis; e os seus colchetes, e as suas tábuas, e os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases;
39.34 e a coberta de peles de carneiro tintas de vermelho, e a coberta de peles de texugos, e o véu da coberta;
39.35 a arca do Testemunho, e os seus varais, e o propiciatório;
39.36 a mesa com todos os seus utensílios e os pães da proposição;
39.37 o castiçal puro com suas lâmpadas, as lâmpadas da ordenança, e todos os seus utensílios, e o azeite para a luminária;
39.38 também o altar de ouro, e o azeite da unção, e o incenso aromático, e a coberta da porta da tenda;
39.39 o altar de cobre, e o seu crivo de cobre, e os seus varais, e todos os seus utensílios, e a pia, e a sua base;
39.40 as cortinas do pátio, e as suas colunas, e as suas bases, e a coberta da porta do pátio, e as suas cordas, e os seus pregos, e todos os utensílios do serviço do tabernáculo, para a tenda da congregação;
39.41 as vestes do ministério para ministrar no santuário; as vestes santas de Arão, o sacerdote, e as vestes dos seus filhos, para administrarem o sacerdócio.
39.42 Conforme tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obra.
39.43 Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o SENHOR ordenara, assim a fizeram; então, Moisés os abençoou.
40.1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
40.2 No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação,
40.3 e porás nele a arca do Testemunho, e cobrirás a arca com o véu.
40.4 Depois, meterás nele a mesa e porás em ordem o que se deve pôr em ordem nela; também meterás nele o castiçal e acenderás as suas lâmpadas.
40.5 E porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do Testemunho; então, pendurarás a coberta da porta do tabernáculo.
40.6 Porás também o altar do holocausto diante da porta do tabernáculo da tenda da congregação.
40.7 E porás a pia entre a tenda da congregação e o altar e nela porás água.
40.8 Depois, porás o pátio ao redor e pendurarás a coberta à porta do pátio.
40.9 Então, tomarás o azeite da unção e ungirás o tabernáculo e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus móveis, e será santo.
40.10 Ungirás também o altar do holocausto e a todos os seus utensílios e santificarás o altar; e o altar será uma coisa santíssima.
40.11 Então, ungirás a pia e a sua base e a santificarás.
40.12 Farás também chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da congregação e os lavarás com água.
40.13 E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio.
40.14 Também farás chegar seus filhos, e lhes vestirás as túnicas,
40.15 e os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio; e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações.
40.16 E fê-lo Moisés; conforme tudo o que o SENHOR lhe ordenou, assim o fez.
40.17 E aconteceu no mês primeiro, no ano segundo, ao primeiro do mês, que o tabernáculo foi levantado;
40.18 porque Moisés levantou o tabernáculo, e pôs as suas bases, e armou as suas tábuas, e meteu nele os seus varais, e levantou as suas colunas;
40.19 e estendeu a tenda sobre o tabernáculo, e pôs a coberta da tenda sobre ela, em cima, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.20 E tomou o Testemunho, e pô-lo na arca, e meteu os varais à arca; e pôs o propiciatório sobre a arca, em cima.
40.21 E levou a arca ao tabernáculo, e pendurou o véu da cobertura, e cobriu a arca do Testemunho, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.22 Pôs também a mesa na tenda da congregação, ao lado do tabernáculo para o norte, fora do véu.
40.23 E sobre ela pôs em ordem o pão perante o SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.24 Pôs também na tenda da congregação o castiçal defronte da mesa, ao lado do tabernáculo para o sul,
40.25 e acendeu as lâmpadas perante o SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.26 E pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu.
40.27 E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.28 Pendurou também a coberta da porta do tabernáculo,
40.29 e pôs o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda da congregação, e ofereceu sobre ele holocausto e oferta de manjares, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.30 Pôs também a pia entre a tenda da congregação e o altar e derramou água nela, para lavar.
40.31 E Moisés, e Arão, e seus filhos, lavaram nela as mãos e os pés.
40.32 Quando entravam na tenda da congregação e quando chegavam ao altar, lavavam-se, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.33 Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra.
40.34 Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo,
40.35 de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo.
40.36 Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas.
40.37 Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam até ao dia em que ela se levantava;
40.38 porquanto a nuvem do SENHOR estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.
38.2 E fez-lhe as suas pontas aos seus quatro cantos; as suas pontas formavam uma só peça com o altar; e cobriu-o de cobre.
38.3 Fez também todos os utensílios do altar: os caldeirões, e as pás, e as bacias, e os garfos, e os braseiros; todos os seus utensílios fez de cobre.
38.4 Fez também para o altar um crivo de cobre, de obra de rede, na sua cercadura debaixo, até ao meio dele.
38.5 E fundiu quatro argolas às quatro extremidades do crivo de cobre, para os lugares dos varais.
38.6 E fez os varais de madeira de cetim e os cobriu de cobre.
38.7 E meteu os varais pelas argolas aos lados do altar, para levá-lo com eles; fê-lo oco e de tábuas.
38.8 Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se ajuntavam, ajuntando-se à porta da tenda da congregação.
38.9 Fez também o pátio da banda do meio-dia ao sul; as cortinas do pátio eram de linho fino torcido, de cem côvados.
38.10 As suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de cobre; os colchetes destas colunas e as suas molduras eram de prata;
38.11 e da banda do norte, cortinas de cem côvados; as suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de cobre, e os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata.
38.12 E da banda do ocidente, cortinas de cinqüenta côvados; as suas colunas, dez, e as suas bases, dez; os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata.
38.13 E da banda oriental, ao oriente, cortinas de cinqüenta côvados.
38.14 As cortinas desta banda da porta eram de quinze côvados; as suas colunas, três, e as suas bases, três.
38.15 E da outra banda da porta do pátio, de ambos os lados, eram cortinas de quinze côvados; as suas colunas, três, e as suas bases, três.
38.16 Todas as cortinas do pátio ao redor eram de linho fino torcido.
38.17 E as bases das colunas eram de cobre; os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata; e a coberta das suas cabeças, de prata; e todas as colunas do pátio eram cingidas de prata.
38.18 E a coberta da porta do pátio era de obra de bordador, de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; e o comprimento era de vinte côvados, e a altura, na largura, de cinco côvados, defronte das cortinas do pátio.
38.19 E as suas quatro colunas e as suas quatro bases eram de cobre, os seus colchetes, de prata, e a coberta das suas cabeças e as suas molduras, de prata.
38.20 E todas as estacas do tabernáculo e do pátio ao redor eram de cobre.
38.21 Esta é a enumeração das coisas contadas do tabernáculo do Testemunho, que por ordem de Moisés foram contadas para o ministério dos levitas por mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.
38.22 Fez, pois, Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o SENHOR tinha ordenado a Moisés.
38.23 E com ele Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, um mestre de obra, e engenhoso artífice, e bordador em pano azul, e em púrpura, e em carmesim, e em linho fino.
38.24 Todo o ouro gasto na obra, em toda a obra do santuário, a saber, o ouro da oferta, foram vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, conforme o siclo do santuário;
38.25 e a prata dos arrolados da congregação foram cem talentos e mil e setecentos e setenta e cinco siclos, conforme o siclo do santuário:
38.26 Um beca para cada cabeça, isto é, meio siclo, conforme o siclo do santuário, de qualquer que passava aos arrolados, da idade de vinte anos e acima, que foram seiscentos e três mil e quinhentos e cinqüenta.
38.27 E houve cem talentos de prata para fundir as bases do santuário e as bases do véu; para cem bases eram cem talentos: um talento para cada base.
38.28 Mas dos mil e setecentos e setenta e cinco siclos fez os colchetes das colunas, e cobriu as suas cabeças, e as cingiu de molduras.
38.29 E o cobre da oferta foi setenta talentos e dois mil e quatrocentos siclos.
38.30 E dele fez as bases da porta da tenda da congregação, e o altar de cobre, e o crivo de cobre para ele, e todos os utensílios do altar,
38.31 e as bases do pátio ao redor, e as bases da porta do pátio, e todas as estacas do tabernáculo, e todas as estacas do pátio ao redor.
39.1 Fizeram também as vestes do ministério, para ministrar no santuário, de pano azul, e de púrpura, e de carmesim; também fizeram as vestes santas para Arão, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.2 Assim, fez o éfode de ouro, de pano azul, e de púrpura, e de carmesim e de linho fino torcido.
39.3 E estenderam as lâminas de ouro e as cortaram em fios, para entretecer entre o pano azul, e entre a púrpura, e entre o carmesim, e entre o linho fino da obra mais esmerada.
39.4 Fizeram nele ombreiras que se ajuntassem; às suas duas pontas se ajuntavam.
39.5 E o cinto de artifício do éfode, que estava sobre ele, era conforme a sua obra, da mesma peça, de ouro, e de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.6 Também prepararam as pedras sardônicas, engastadas em ouro, lavradas com gravuras de selo, com os nomes dos filhos de Israel.
39.7 E as pôs sobre as ombreiras do éfode por pedras de memória para os filhos de Israel, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.8 Fez também o peitoral de obra de artífice, como a obra do éfode, de ouro, e de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.
39.9 Quadrado era; dobrado fizeram o peitoral; o seu comprimento era de um palmo, e a sua largura, de um palmo dobrado.
39.10 E engastaram nele quatro ordens de pedras: uma ordem de um sárdio, um topázio e um carbúnculo; esta é a primeira ordem.
39.11 E a segunda ordem, de uma esmeralda, uma safira e um diamante;
39.12 e a terceira ordem, de um jacinto, uma ágata e uma ametista;
39.13 e a quarta ordem, de uma turquesa, uma sardônica e um jaspe; e todas eram engastadas nos seus engastes de ouro.
39.14 Estas pedras, pois, eram, segundo os nomes dos filhos de Israel, doze, segundo os seus nomes; de gravura de selo, cada uma com o seu nome, segundo as doze tribos.
39.15 Também fizeram para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra de trança e de ouro puro.
39.16 E fizeram dois engastes de ouro e duas argolas de ouro; e puseram as duas argolas nas duas extremidades do peitoral.
39.17 E puseram as duas cadeiazinhas de trança de ouro nas duas argolas, nas duas extremidades do peitoral.
39.18 E as outras duas pontas das duas cadeiazinhas de trança, puseram nos dois engastes; e as puseram sobre as ombreiras do éfode, defronte dele.
39.19 Fizeram também duas argolas de ouro, que puseram nas outras duas extremidades do peitoral, na sua borda que estava junto ao éfode por dentro.
39.20 Fizeram mais duas argolas de ouro, que puseram nas duas ombreiras do éfode, debaixo, defronte dele, defronte da sua juntura, sobre o cinto de artifício do éfode.
39.21 E ligaram o peitoral com as suas argolas às argolas do éfode com um cordão azul, para que estivesse sobre o cinto de artifício do éfode, e o peitoral não se apartasse do éfode, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.22 E fez o manto do éfode de obra tecida, todo de pano azul.
39.23 E o colar do manto estava no meio dele, como colar de cota de malha; este colar tinha uma borda em volta, para que se não rompesse.
39.24 E nas bordas do manto fizeram romãs de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, a fio torcido.
39.25 Fizeram também as campainhas de ouro puro, pondo as campainhas no meio das romãs nas bordas da capa, em roda, entre as romãs:
39.26 Uma campainha e uma romã, outra campainha e outra romã, nas bordas do manto à roda, para ministrar, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.27 Fizeram também as túnicas de linho fino, de obra tecida, para Arão e para seus filhos,
39.28 e a mitra de linho fino, e o ornato das tiaras de linho fino, e os calções de linho fino torcido,
39.29 e o cinto de linho fino torcido, e de fio azul, e de púrpura, e de carmesim, de obra de bordador, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.30 Fizeram também a folha da coroa de santidade de ouro puro, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: SANTIDADE AO SENHOR.
39.31 E ataram-na com um cordão de azul, para a atar à mitra em cima, como o SENHOR ordenara a Moisés.
39.32 Assim, se acabou toda a obra do tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram conforme tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés; assim o fizeram.
39.33 Depois, trouxeram a Moisés o tabernáculo, e a tenda, e todos os seus móveis; e os seus colchetes, e as suas tábuas, e os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases;
39.34 e a coberta de peles de carneiro tintas de vermelho, e a coberta de peles de texugos, e o véu da coberta;
39.35 a arca do Testemunho, e os seus varais, e o propiciatório;
39.36 a mesa com todos os seus utensílios e os pães da proposição;
39.37 o castiçal puro com suas lâmpadas, as lâmpadas da ordenança, e todos os seus utensílios, e o azeite para a luminária;
39.38 também o altar de ouro, e o azeite da unção, e o incenso aromático, e a coberta da porta da tenda;
39.39 o altar de cobre, e o seu crivo de cobre, e os seus varais, e todos os seus utensílios, e a pia, e a sua base;
39.40 as cortinas do pátio, e as suas colunas, e as suas bases, e a coberta da porta do pátio, e as suas cordas, e os seus pregos, e todos os utensílios do serviço do tabernáculo, para a tenda da congregação;
39.41 as vestes do ministério para ministrar no santuário; as vestes santas de Arão, o sacerdote, e as vestes dos seus filhos, para administrarem o sacerdócio.
39.42 Conforme tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obra.
39.43 Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o SENHOR ordenara, assim a fizeram; então, Moisés os abençoou.
40.1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
40.2 No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação,
40.3 e porás nele a arca do Testemunho, e cobrirás a arca com o véu.
40.4 Depois, meterás nele a mesa e porás em ordem o que se deve pôr em ordem nela; também meterás nele o castiçal e acenderás as suas lâmpadas.
40.5 E porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do Testemunho; então, pendurarás a coberta da porta do tabernáculo.
40.6 Porás também o altar do holocausto diante da porta do tabernáculo da tenda da congregação.
40.7 E porás a pia entre a tenda da congregação e o altar e nela porás água.
40.8 Depois, porás o pátio ao redor e pendurarás a coberta à porta do pátio.
40.9 Então, tomarás o azeite da unção e ungirás o tabernáculo e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus móveis, e será santo.
40.10 Ungirás também o altar do holocausto e a todos os seus utensílios e santificarás o altar; e o altar será uma coisa santíssima.
40.11 Então, ungirás a pia e a sua base e a santificarás.
40.12 Farás também chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da congregação e os lavarás com água.
40.13 E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio.
40.14 Também farás chegar seus filhos, e lhes vestirás as túnicas,
40.15 e os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio; e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações.
40.16 E fê-lo Moisés; conforme tudo o que o SENHOR lhe ordenou, assim o fez.
40.17 E aconteceu no mês primeiro, no ano segundo, ao primeiro do mês, que o tabernáculo foi levantado;
40.18 porque Moisés levantou o tabernáculo, e pôs as suas bases, e armou as suas tábuas, e meteu nele os seus varais, e levantou as suas colunas;
40.19 e estendeu a tenda sobre o tabernáculo, e pôs a coberta da tenda sobre ela, em cima, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.20 E tomou o Testemunho, e pô-lo na arca, e meteu os varais à arca; e pôs o propiciatório sobre a arca, em cima.
40.21 E levou a arca ao tabernáculo, e pendurou o véu da cobertura, e cobriu a arca do Testemunho, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.22 Pôs também a mesa na tenda da congregação, ao lado do tabernáculo para o norte, fora do véu.
40.23 E sobre ela pôs em ordem o pão perante o SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.24 Pôs também na tenda da congregação o castiçal defronte da mesa, ao lado do tabernáculo para o sul,
40.25 e acendeu as lâmpadas perante o SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.26 E pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu.
40.27 E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.28 Pendurou também a coberta da porta do tabernáculo,
40.29 e pôs o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda da congregação, e ofereceu sobre ele holocausto e oferta de manjares, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.30 Pôs também a pia entre a tenda da congregação e o altar e derramou água nela, para lavar.
40.31 E Moisés, e Arão, e seus filhos, lavaram nela as mãos e os pés.
40.32 Quando entravam na tenda da congregação e quando chegavam ao altar, lavavam-se, como o SENHOR ordenara a Moisés.
40.33 Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra.
40.34 Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo,
40.35 de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo.
40.36 Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas.
40.37 Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam até ao dia em que ela se levantava;
40.38 porquanto a nuvem do SENHOR estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.
Provérbios
8.1 Não clama, porventura, a Sabedoria? E a Inteligência não dá a sua voz?
8.2 No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas, ela se coloca.
8.3 Da banda das portas da cidade, à entrada da cidade e à entrada das portas está clamando:
8.4 A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.
8.5 Entendei, ó simples, a prudência; e vós, loucos, entendei de coração.
8.6 Ouvi, porque proferirei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a eqüidade.
8.7 Porque a minha boca proferirá a verdade; os meus lábios abominam a impiedade.
8.8 Em justiça são todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa.
8.9 Todas elas são retas para o que bem as entende e justas, para os que acham o conhecimento.
8.10 Aceitai a minha correção, e não a prata, e o conhecimento mais do que o ouro fino escolhido.
8.11 Porque melhor é a sabedoria do que os rubins; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.
8.12 Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e acho a ciência dos conselhos.
8.13 O temor do SENHOR é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço.
8.14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza.
8.15 Por mim, reinam os reis, e os príncipes ordenam justiça.
8.16 Por mim governam os príncipes e os nobres; sim, todos os juízes da terra.
8.17 Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.
8.18 Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça.
8.19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e as minhas novidades, melhores do que a prata escolhida.
8.20 Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
8.21 Para fazer herdar bens permanentes aos que me amam e encher os seus tesouros.
8.22 O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas.
8.23 Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra.
8.24 Antes de haver abismos, fui gerada; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas.
8.25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada.
8.26 Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
8.27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo;
8.28 quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo;
8.29 quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando; quando compunha os fundamentos da terra,
8.30 então, eu estava com ele e era seu aluno; e era cada dia as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo,
8.31 folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.
8.32 Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.
8.33 Ouvi a correção, não a rejeiteis e sede sábios.
8.34 Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.
8.35 Porque o que me achar achará a vida e alcançará favor do SENHOR.
8.36 Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me aborrecem amam a morte.
8.2 No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas, ela se coloca.
8.3 Da banda das portas da cidade, à entrada da cidade e à entrada das portas está clamando:
8.4 A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.
8.5 Entendei, ó simples, a prudência; e vós, loucos, entendei de coração.
8.6 Ouvi, porque proferirei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a eqüidade.
8.7 Porque a minha boca proferirá a verdade; os meus lábios abominam a impiedade.
8.8 Em justiça são todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa.
8.9 Todas elas são retas para o que bem as entende e justas, para os que acham o conhecimento.
8.10 Aceitai a minha correção, e não a prata, e o conhecimento mais do que o ouro fino escolhido.
8.11 Porque melhor é a sabedoria do que os rubins; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.
8.12 Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e acho a ciência dos conselhos.
8.13 O temor do SENHOR é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço.
8.14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza.
8.15 Por mim, reinam os reis, e os príncipes ordenam justiça.
8.16 Por mim governam os príncipes e os nobres; sim, todos os juízes da terra.
8.17 Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.
8.18 Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça.
8.19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e as minhas novidades, melhores do que a prata escolhida.
8.20 Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
8.21 Para fazer herdar bens permanentes aos que me amam e encher os seus tesouros.
8.22 O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas.
8.23 Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra.
8.24 Antes de haver abismos, fui gerada; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas.
8.25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada.
8.26 Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
8.27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo;
8.28 quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo;
8.29 quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando; quando compunha os fundamentos da terra,
8.30 então, eu estava com ele e era seu aluno; e era cada dia as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo,
8.31 folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.
8.32 Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.
8.33 Ouvi a correção, não a rejeiteis e sede sábios.
8.34 Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.
8.35 Porque o que me achar achará a vida e alcançará favor do SENHOR.
8.36 Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me aborrecem amam a morte.
Êxodo
38.1 Para os sacrifícios que eram completamente queimados, Bezalel fez um altar de madeira de acácia. O tampo do altar era quadrado, medindo dois metros e vinte de comprimento por dois metros e vinte de largura; e o altar media um metro e trinta de altura.
38.2 Bezalel fez quatro pontas para os quatro cantos do altar. Essas quatro pontas formavam uma só peça com o altar. E ele o revestiu todo de bronze.
38.3 Fez também todas as peças para serem usadas no altar, isto é, as vasilhas, as pás, as bacias, os garfos e os braseiros. Todas essas peças foram feitas de bronze.
38.4 Ele fez uma grelha de bronze em forma de rede e a colocou debaixo da beirada do altar, de modo que a grelha chegava até a metade da altura do altar.
38.5 Fez quatro argolas para os quatro cantos da grelha, para enfiar nelas os cabos.
38.6 Os cabos foram feitos de madeira de acácia e revestidos de bronze.
38.7 Depois Bezalel enfiou os cabos nas argolas nos dois lados do altar. O altar foi feito de madeira e era oco.
38.8 Com os espelhos de bronze das mulheres que faziam serviços na entrada da Tenda da Presença de Deus, Bezalel fez a pia e a sua base.
38.9 Para a Tenda da Presença de Deus, Bezalel fez um pátio cercado de cortinas de linho fino. No lado sul as cortinas tinham quarenta e quatro metros de comprimento.
38.10 Elas eram sustentadas por vinte postes de bronze com bases também de bronze. Os ganchos dos postes e os suportes das cortinas eram de prata.
38.11 Bezalel fez a mesma coisa no lado norte do pátio.
38.12-13 O pátio tinha vinte e dois metros de largura; portanto, nos lados oeste e leste as cortinas tinham vinte e dois metros de comprimento. Para sustentarem as cortinas, havia dez postes e dez bases; os ganchos e os suportes eram de prata. A entrada do pátio ficava no lado leste.
38.14-15 De cada lado da entrada havia cortinas de seis metros e sessenta de comprimento, com três postes e três bases para sustentarem as cortinas.
38.16 Todas as cortinas que ficavam em volta do pátio eram de linho fino.
38.17 As bases das colunas eram de bronze, e os ganchos, os suportes e a parte de cima dos postes eram de prata. E todos os postes em volta do pátio eram unidos por suportes de prata.
38.18 A cortina da entrada do pátio era de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha, enfeitada com bordados. O comprimento dessa cortina era de oito metros e oitenta, e a altura, de dois metros e vinte, como as cortinas do pátio.
38.19 Ela era sustentada por quatro postes com bases de bronze. Os ganchos, a parte de cima dos postes e os suportes eram de prata.
38.20 Todas as estacas da Tenda e do pátio eram de bronze.
38.21 A seguir vem a lista da quantidade dos metais usados na Tenda da Presença de Deus, onde estavam guardadas as duas placas de pedra, com os dez mandamentos. Moisés mandou fazer a lista, e ela foi preparada pelos levitas dirigidos por Itamar, filho do sacerdote Arão.
38.22 Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, fez tudo o que o SENHOR havia ordenado a Moisés.
38.23 O seu ajudante foi Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Aoliabe era gravador, desenhista e tecia linho fino e fios de lã azul, púrpura e vermelha.
38.24 Todo o ouro que havia sido oferecido ao SENHOR para a Tenda Sagrada pesava mil quilos, de acordo com a tabela oficial.
38.25 A prata da contagem do povo pesava três mil quatrocentos e trinta quilos, de acordo com a tabela oficial.
38.26 Essa quantia foi igual ao total pago por todos os homens alistados na contagem do povo; e cada homem pagava a importância exigida, pesada de acordo com a tabela oficial. Foram alistados na contagem seiscentos e três mil quinhentos e cinqüenta homens de vinte anos para cima.
38.27 Foram usados três mil e quatrocentos quilos de prata para fazer as cem bases da Tenda Sagrada e da cortina, isto é, trinta e quatro quilos para cada base.
38.28 Com os trinta quilos de prata que sobraram, Bezalel fez os cabos, os ganchos para os postes e a parte de cima dos postes.
38.29 O bronze que foi oferecido a Deus dava um total de dois mil quatrocentos e vinte e cinco quilos.
38.30 Com isso Bezalel fez as bases para a entrada da Tenda da Presença de Deus; o altar de bronze com a sua grelha, também de bronze; todos os objetos para o altar,
38.31 para as bases que ficavam em volta do pátio e para a entrada do pátio; e todas as estacas para a Tenda e para o pátio que ficava em volta da Tenda.
39.1 Com fios de lã azul, púrpura e vermelha foram feitas as roupas sagradas que os sacerdotes deveriam usar quando servissem no Lugar Santo. As roupas de sacerdote para Arão foram feitas como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.2 Fizeram o manto sacerdotal de fios de lã azul, púrpura e vermelha, de linho fino e de fios de ouro.
39.3 Fizeram lâminas finas de ouro batido, que foram cortadas em fios para serem tecidos com o linho fino e com os fios de lã azul, púrpura e vermelha.
39.4 Fizeram duas alças para o manto, as quais foram presas nos seus dois lados.
39.5 O cinto, que passava pela cintura do manto, formava uma só peça com ele e era feito dos mesmos materiais, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.6 As pedras de ágata foram preparadas e montadas em engastes de ouro. E, com muita habilidade, gravaram nas pedras os nomes dos filhos de Jacó.
39.7 Colocaram essas pedras nas alças do manto sacerdotal para representarem as doze tribos do povo de Israel, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.8 O peitoral foi feito como o manto sacerdotal. Eles o fizeram de fios de lã azul, púrpura e vermelha e de linho fino enfeitado com bordados.
39.9 O peitoral era quadrado e dobrado em dois. Media um palmo de comprimento por um palmo de largura.
39.10 Nele foram colocadas quatro carreiras de pedras preciosas. Na primeira puseram um rubi, um topázio e uma granada;
39.11 na segunda carreira puseram uma esmeralda, uma safira e um diamante;
39.12 na terceira puseram uma turquesa, uma ágata e uma ametista;
39.13 e na quarta, um berilo, um ônix e um jaspe. Essas pedras foram montadas em engastes de ouro.
39.14 Em cada uma dessas pedras estava gravado o nome de um dos filhos de Jacó, para representar as doze tribos de Israel.
39.15 Com fios de ouro puro trançados fizeram cordões para o peitoral.
39.16 Fizeram também duas argolas de ouro e as prenderam nas pontas da parte de cima do peitoral.
39.17 Passaram os dois cordões de ouro nas duas argolas
39.18 e prenderam as duas pontas dos cordões nos dois engastes de ouro do peitoral, que foram presos nas duas alças do manto, na parte da frente.
39.19 Fizeram outras duas argolas de ouro e as prenderam nas duas pontas de baixo do peitoral, na borda do lado de dentro do manto.
39.20 Fizeram mais duas argolas de ouro e as prenderam nas pontas das duas alças do manto, embaixo, na frente dele, perto da costura e acima do cinto.
39.21 Como o SENHOR havia ordenado a Moisés, com um cordão azul eles prenderam as argolas do peitoral nas argolas do manto para que o peitoral ficasse preso acima do cinto e não se soltasse.
39.22 A sobrepeliz, roupa que vai por cima do manto sacerdotal, era tecida inteiramente de fios de lã azul.
39.23 No meio dela havia uma abertura para a cabeça. Essa abertura era rematada com uma tira de malha para que não se rasgasse.
39.24 Em volta de toda a barra da sobrepeliz colocaram aplicações em forma de romãs, feitas de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha.
39.25 Fizeram também sininhos de ouro puro e os puseram entre uma romã e outra.
39.26 Desse modo a barra da sobrepeliz ficou enfeitada com uma carreira de sininhos intercalados com romãs, da seguinte maneira: um sininho, uma romã, outro sininho, outra romã, conforme o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.27 Fizeram túnicas de linho para Arão e os seus filhos,
39.28 e a mitra, os chapéus, os calções de linho
39.29 e o cinto tecido de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha, enfeitado com bordados, conforme o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.30 Fizeram ainda de ouro puro uma placa para a coroa sagrada e nela gravaram a seguinte frase: “Separado para o SENHOR.”
39.31 E amarraram a placa com um cordão de lã azul, para prendê-la na parte de cima da mitra, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.32 Todo o trabalho da Tenda da Presença de Deus foi acabado. Os israelitas fizeram tudo como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.33 Eles levaram a Moisés a Tenda e todo o seu equipamento, os prendedores, as armações, as travessas, os postes e as bases.
39.34 Levaram a cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho, a cobertura de peles finas, a cortina que separava o Lugar Santíssimo do Lugar Santo,
39.35 a arca da aliança com as placas de pedra, os cabos e a tampa da arca.
39.36 Levaram a mesa e todo o seu equipamento; os pães oferecidos a Deus;
39.37 o candelabro de ouro puro, as suas lamparinas, todo o seu equipamento e o azeite para as lamparinas.
39.38 Levaram o altar de ouro, o azeite de ungir, o incenso cheiroso, a cortina da entrada da Tenda,
39.39 o altar de bronze com a sua grelha, os seus cabos e todo o seu equipamento; e a pia com o seu suporte.
39.40 Levaram as cortinas do pátio, os seus postes e as suas bases; a cortina da entrada do pátio e as suas cordas; as estacas da Tenda e todo o equipamento para ser usado nela.
39.41 Levaram as roupas vistosas para os sacerdotes usarem no Lugar Santo, isto é, as roupas sagradas do sacerdote Arão e dos seus filhos.
39.42 Os israelitas fizeram todo o trabalho como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.43 Moisés examinou cada coisa e viu que eles tinham feito tudo de acordo com o que o SENHOR havia ordenado. Então Moisés os abençoou.
40.1 O SENHOR Deus disse a Moisés:
40.2 — No dia primeiro do primeiro mês, arme a Tenda da Presença de Deus.
40.3 Coloque na Tenda a arca da aliança, onde estão guardadas as placas com os dez mandamentos; e ponha a cortina na frente da arca.
40.4 Ponha dentro da Tenda a mesa e coloque em ordem as coisas que estão sobre ela. Ponha dentro da Tenda o candelabro e monte as lamparinas.
40.5 Ponha o altar de ouro para queimar incenso na frente da arca da aliança e pendure a cortina na entrada da Tenda.
40.6 E na frente da Tenda coloque o altar de queimar os sacrifícios.
40.7 Ponha a pia entre a Tenda e o altar e encha com água.
40.8 Depois arme o pátio ao redor da Tenda e pendure a cortina na sua entrada.
40.9 — Então pegue o azeite de ungir e unja a Tenda e tudo o que estiver nela; desse modo, você a separará para mim, e ela ficará sagrada.
40.10 Depois você ungirá o altar das ofertas a ser completamente queimadas e todos os seus utensílios; assim o altar ficará separado para mim e será muito sagrado.
40.11 Do mesmo jeito você ungirá a pia com o seu suporte e a separará para mim.
40.12 — Leve Arão e os filhos dele para a entrada da Tenda e mande que se lavem.
40.13 Vista Arão com as suas roupas de sacerdote, unja-o e o separe para mim a fim de que me sirva como sacerdote.
40.14 Traga os filhos dele e vista neles as túnicas.
40.15 Em seguida você os ungirá, como ungiu o pai deles, para que me sirvam como sacerdotes. Isso fará com que sejam sacerdotes para sempre.
40.16 Moisés fez tudo como o SENHOR havia ordenado.
40.17 E assim, no dia primeiro do primeiro mês, quase um ano depois que os israelitas saíram do Egito, a Tenda da Presença de Deus foi armada.
40.18 Moisés colocou as bases, as armações e as travessas e levantou os postes.
40.19 Ele estendeu a cobertura sobre a Tenda e colocou a cobertura de fora por cima dela, como o SENHOR havia ordenado.
40.20 Depois pegou as duas placas de pedra e as colocou dentro da arca da aliança. Enfiou os cabos nas argolas da arca e colocou a tampa nela.
40.21 Então pôs a arca na Tenda e, como o SENHOR havia ordenado, pendurou a cortina entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo para que ninguém pudesse ver a arca.
40.22 Moisés pôs a mesa na Tenda, no lado norte, do lado de fora da cortina,
40.23 e colocou sobre ela os pães oferecidos a Deus, o SENHOR, como ele havia ordenado.
40.24 Moisés pôs o candelabro na Tenda, no lado sul, em frente da mesa
40.25 e ali, na presença do SENHOR, ele acendeu as lamparinas, como o SENHOR havia ordenado.
40.26 Pôs o altar de ouro na Tenda, em frente da cortina,
40.27 e queimou o incenso cheiroso, como o SENHOR havia ordenado.
40.28 Pendurou a cortina na entrada da Tenda
40.29 e ali, em frente da cortina, colocou o altar para as ofertas que seriam completamente queimadas. Em cima do altar ele apresentou as ofertas a serem queimadas e as ofertas de cereais, como o SENHOR havia ordenado.
40.30 Pôs a pia entre a Tenda e o altar e a encheu com água.
40.31 Nela Moisés, Arão e os filhos de Arão lavavam os pés
40.32 todas as vezes que entravam na Tenda ou iam até o altar, como o SENHOR havia ordenado.
40.33 Moisés armou o pátio em volta da Tenda e do altar e pendurou a cortina na entrada do pátio. E assim ele terminou todo o trabalho.
40.34 Então a nuvem cobriu a Tenda, e ela ficou cheia da glória de Deus, o SENHOR;
40.35 por isso Moisés não pôde entrar nela.
40.36 Os israelitas levavam o seu acampamento de um lugar para outro somente quando a nuvem se levantava de cima da Tenda.
40.37 Mas, se a nuvem não se levantava, os israelitas não saíam dali até o dia em que ela se levantava.
40.38 Em todas as suas viagens, eles podiam ver, durante o dia, a nuvem da presença do SENHOR em cima da Tenda; e, durante a noite, viam o fogo queimando em cima dela.
38.2 Bezalel fez quatro pontas para os quatro cantos do altar. Essas quatro pontas formavam uma só peça com o altar. E ele o revestiu todo de bronze.
38.3 Fez também todas as peças para serem usadas no altar, isto é, as vasilhas, as pás, as bacias, os garfos e os braseiros. Todas essas peças foram feitas de bronze.
38.4 Ele fez uma grelha de bronze em forma de rede e a colocou debaixo da beirada do altar, de modo que a grelha chegava até a metade da altura do altar.
38.5 Fez quatro argolas para os quatro cantos da grelha, para enfiar nelas os cabos.
38.6 Os cabos foram feitos de madeira de acácia e revestidos de bronze.
38.7 Depois Bezalel enfiou os cabos nas argolas nos dois lados do altar. O altar foi feito de madeira e era oco.
38.8 Com os espelhos de bronze das mulheres que faziam serviços na entrada da Tenda da Presença de Deus, Bezalel fez a pia e a sua base.
38.9 Para a Tenda da Presença de Deus, Bezalel fez um pátio cercado de cortinas de linho fino. No lado sul as cortinas tinham quarenta e quatro metros de comprimento.
38.10 Elas eram sustentadas por vinte postes de bronze com bases também de bronze. Os ganchos dos postes e os suportes das cortinas eram de prata.
38.11 Bezalel fez a mesma coisa no lado norte do pátio.
38.12-13 O pátio tinha vinte e dois metros de largura; portanto, nos lados oeste e leste as cortinas tinham vinte e dois metros de comprimento. Para sustentarem as cortinas, havia dez postes e dez bases; os ganchos e os suportes eram de prata. A entrada do pátio ficava no lado leste.
38.14-15 De cada lado da entrada havia cortinas de seis metros e sessenta de comprimento, com três postes e três bases para sustentarem as cortinas.
38.16 Todas as cortinas que ficavam em volta do pátio eram de linho fino.
38.17 As bases das colunas eram de bronze, e os ganchos, os suportes e a parte de cima dos postes eram de prata. E todos os postes em volta do pátio eram unidos por suportes de prata.
38.18 A cortina da entrada do pátio era de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha, enfeitada com bordados. O comprimento dessa cortina era de oito metros e oitenta, e a altura, de dois metros e vinte, como as cortinas do pátio.
38.19 Ela era sustentada por quatro postes com bases de bronze. Os ganchos, a parte de cima dos postes e os suportes eram de prata.
38.20 Todas as estacas da Tenda e do pátio eram de bronze.
38.21 A seguir vem a lista da quantidade dos metais usados na Tenda da Presença de Deus, onde estavam guardadas as duas placas de pedra, com os dez mandamentos. Moisés mandou fazer a lista, e ela foi preparada pelos levitas dirigidos por Itamar, filho do sacerdote Arão.
38.22 Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, fez tudo o que o SENHOR havia ordenado a Moisés.
38.23 O seu ajudante foi Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Aoliabe era gravador, desenhista e tecia linho fino e fios de lã azul, púrpura e vermelha.
38.24 Todo o ouro que havia sido oferecido ao SENHOR para a Tenda Sagrada pesava mil quilos, de acordo com a tabela oficial.
38.25 A prata da contagem do povo pesava três mil quatrocentos e trinta quilos, de acordo com a tabela oficial.
38.26 Essa quantia foi igual ao total pago por todos os homens alistados na contagem do povo; e cada homem pagava a importância exigida, pesada de acordo com a tabela oficial. Foram alistados na contagem seiscentos e três mil quinhentos e cinqüenta homens de vinte anos para cima.
38.27 Foram usados três mil e quatrocentos quilos de prata para fazer as cem bases da Tenda Sagrada e da cortina, isto é, trinta e quatro quilos para cada base.
38.28 Com os trinta quilos de prata que sobraram, Bezalel fez os cabos, os ganchos para os postes e a parte de cima dos postes.
38.29 O bronze que foi oferecido a Deus dava um total de dois mil quatrocentos e vinte e cinco quilos.
38.30 Com isso Bezalel fez as bases para a entrada da Tenda da Presença de Deus; o altar de bronze com a sua grelha, também de bronze; todos os objetos para o altar,
38.31 para as bases que ficavam em volta do pátio e para a entrada do pátio; e todas as estacas para a Tenda e para o pátio que ficava em volta da Tenda.
39.1 Com fios de lã azul, púrpura e vermelha foram feitas as roupas sagradas que os sacerdotes deveriam usar quando servissem no Lugar Santo. As roupas de sacerdote para Arão foram feitas como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.2 Fizeram o manto sacerdotal de fios de lã azul, púrpura e vermelha, de linho fino e de fios de ouro.
39.3 Fizeram lâminas finas de ouro batido, que foram cortadas em fios para serem tecidos com o linho fino e com os fios de lã azul, púrpura e vermelha.
39.4 Fizeram duas alças para o manto, as quais foram presas nos seus dois lados.
39.5 O cinto, que passava pela cintura do manto, formava uma só peça com ele e era feito dos mesmos materiais, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.6 As pedras de ágata foram preparadas e montadas em engastes de ouro. E, com muita habilidade, gravaram nas pedras os nomes dos filhos de Jacó.
39.7 Colocaram essas pedras nas alças do manto sacerdotal para representarem as doze tribos do povo de Israel, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.8 O peitoral foi feito como o manto sacerdotal. Eles o fizeram de fios de lã azul, púrpura e vermelha e de linho fino enfeitado com bordados.
39.9 O peitoral era quadrado e dobrado em dois. Media um palmo de comprimento por um palmo de largura.
39.10 Nele foram colocadas quatro carreiras de pedras preciosas. Na primeira puseram um rubi, um topázio e uma granada;
39.11 na segunda carreira puseram uma esmeralda, uma safira e um diamante;
39.12 na terceira puseram uma turquesa, uma ágata e uma ametista;
39.13 e na quarta, um berilo, um ônix e um jaspe. Essas pedras foram montadas em engastes de ouro.
39.14 Em cada uma dessas pedras estava gravado o nome de um dos filhos de Jacó, para representar as doze tribos de Israel.
39.15 Com fios de ouro puro trançados fizeram cordões para o peitoral.
39.16 Fizeram também duas argolas de ouro e as prenderam nas pontas da parte de cima do peitoral.
39.17 Passaram os dois cordões de ouro nas duas argolas
39.18 e prenderam as duas pontas dos cordões nos dois engastes de ouro do peitoral, que foram presos nas duas alças do manto, na parte da frente.
39.19 Fizeram outras duas argolas de ouro e as prenderam nas duas pontas de baixo do peitoral, na borda do lado de dentro do manto.
39.20 Fizeram mais duas argolas de ouro e as prenderam nas pontas das duas alças do manto, embaixo, na frente dele, perto da costura e acima do cinto.
39.21 Como o SENHOR havia ordenado a Moisés, com um cordão azul eles prenderam as argolas do peitoral nas argolas do manto para que o peitoral ficasse preso acima do cinto e não se soltasse.
39.22 A sobrepeliz, roupa que vai por cima do manto sacerdotal, era tecida inteiramente de fios de lã azul.
39.23 No meio dela havia uma abertura para a cabeça. Essa abertura era rematada com uma tira de malha para que não se rasgasse.
39.24 Em volta de toda a barra da sobrepeliz colocaram aplicações em forma de romãs, feitas de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha.
39.25 Fizeram também sininhos de ouro puro e os puseram entre uma romã e outra.
39.26 Desse modo a barra da sobrepeliz ficou enfeitada com uma carreira de sininhos intercalados com romãs, da seguinte maneira: um sininho, uma romã, outro sininho, outra romã, conforme o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.27 Fizeram túnicas de linho para Arão e os seus filhos,
39.28 e a mitra, os chapéus, os calções de linho
39.29 e o cinto tecido de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha, enfeitado com bordados, conforme o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.30 Fizeram ainda de ouro puro uma placa para a coroa sagrada e nela gravaram a seguinte frase: “Separado para o SENHOR.”
39.31 E amarraram a placa com um cordão de lã azul, para prendê-la na parte de cima da mitra, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.32 Todo o trabalho da Tenda da Presença de Deus foi acabado. Os israelitas fizeram tudo como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.33 Eles levaram a Moisés a Tenda e todo o seu equipamento, os prendedores, as armações, as travessas, os postes e as bases.
39.34 Levaram a cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho, a cobertura de peles finas, a cortina que separava o Lugar Santíssimo do Lugar Santo,
39.35 a arca da aliança com as placas de pedra, os cabos e a tampa da arca.
39.36 Levaram a mesa e todo o seu equipamento; os pães oferecidos a Deus;
39.37 o candelabro de ouro puro, as suas lamparinas, todo o seu equipamento e o azeite para as lamparinas.
39.38 Levaram o altar de ouro, o azeite de ungir, o incenso cheiroso, a cortina da entrada da Tenda,
39.39 o altar de bronze com a sua grelha, os seus cabos e todo o seu equipamento; e a pia com o seu suporte.
39.40 Levaram as cortinas do pátio, os seus postes e as suas bases; a cortina da entrada do pátio e as suas cordas; as estacas da Tenda e todo o equipamento para ser usado nela.
39.41 Levaram as roupas vistosas para os sacerdotes usarem no Lugar Santo, isto é, as roupas sagradas do sacerdote Arão e dos seus filhos.
39.42 Os israelitas fizeram todo o trabalho como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
39.43 Moisés examinou cada coisa e viu que eles tinham feito tudo de acordo com o que o SENHOR havia ordenado. Então Moisés os abençoou.
40.1 O SENHOR Deus disse a Moisés:
40.2 — No dia primeiro do primeiro mês, arme a Tenda da Presença de Deus.
40.3 Coloque na Tenda a arca da aliança, onde estão guardadas as placas com os dez mandamentos; e ponha a cortina na frente da arca.
40.4 Ponha dentro da Tenda a mesa e coloque em ordem as coisas que estão sobre ela. Ponha dentro da Tenda o candelabro e monte as lamparinas.
40.5 Ponha o altar de ouro para queimar incenso na frente da arca da aliança e pendure a cortina na entrada da Tenda.
40.6 E na frente da Tenda coloque o altar de queimar os sacrifícios.
40.7 Ponha a pia entre a Tenda e o altar e encha com água.
40.8 Depois arme o pátio ao redor da Tenda e pendure a cortina na sua entrada.
40.9 — Então pegue o azeite de ungir e unja a Tenda e tudo o que estiver nela; desse modo, você a separará para mim, e ela ficará sagrada.
40.10 Depois você ungirá o altar das ofertas a ser completamente queimadas e todos os seus utensílios; assim o altar ficará separado para mim e será muito sagrado.
40.11 Do mesmo jeito você ungirá a pia com o seu suporte e a separará para mim.
40.12 — Leve Arão e os filhos dele para a entrada da Tenda e mande que se lavem.
40.13 Vista Arão com as suas roupas de sacerdote, unja-o e o separe para mim a fim de que me sirva como sacerdote.
40.14 Traga os filhos dele e vista neles as túnicas.
40.15 Em seguida você os ungirá, como ungiu o pai deles, para que me sirvam como sacerdotes. Isso fará com que sejam sacerdotes para sempre.
40.16 Moisés fez tudo como o SENHOR havia ordenado.
40.17 E assim, no dia primeiro do primeiro mês, quase um ano depois que os israelitas saíram do Egito, a Tenda da Presença de Deus foi armada.
40.18 Moisés colocou as bases, as armações e as travessas e levantou os postes.
40.19 Ele estendeu a cobertura sobre a Tenda e colocou a cobertura de fora por cima dela, como o SENHOR havia ordenado.
40.20 Depois pegou as duas placas de pedra e as colocou dentro da arca da aliança. Enfiou os cabos nas argolas da arca e colocou a tampa nela.
40.21 Então pôs a arca na Tenda e, como o SENHOR havia ordenado, pendurou a cortina entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo para que ninguém pudesse ver a arca.
40.22 Moisés pôs a mesa na Tenda, no lado norte, do lado de fora da cortina,
40.23 e colocou sobre ela os pães oferecidos a Deus, o SENHOR, como ele havia ordenado.
40.24 Moisés pôs o candelabro na Tenda, no lado sul, em frente da mesa
40.25 e ali, na presença do SENHOR, ele acendeu as lamparinas, como o SENHOR havia ordenado.
40.26 Pôs o altar de ouro na Tenda, em frente da cortina,
40.27 e queimou o incenso cheiroso, como o SENHOR havia ordenado.
40.28 Pendurou a cortina na entrada da Tenda
40.29 e ali, em frente da cortina, colocou o altar para as ofertas que seriam completamente queimadas. Em cima do altar ele apresentou as ofertas a serem queimadas e as ofertas de cereais, como o SENHOR havia ordenado.
40.30 Pôs a pia entre a Tenda e o altar e a encheu com água.
40.31 Nela Moisés, Arão e os filhos de Arão lavavam os pés
40.32 todas as vezes que entravam na Tenda ou iam até o altar, como o SENHOR havia ordenado.
40.33 Moisés armou o pátio em volta da Tenda e do altar e pendurou a cortina na entrada do pátio. E assim ele terminou todo o trabalho.
40.34 Então a nuvem cobriu a Tenda, e ela ficou cheia da glória de Deus, o SENHOR;
40.35 por isso Moisés não pôde entrar nela.
40.36 Os israelitas levavam o seu acampamento de um lugar para outro somente quando a nuvem se levantava de cima da Tenda.
40.37 Mas, se a nuvem não se levantava, os israelitas não saíam dali até o dia em que ela se levantava.
40.38 Em todas as suas viagens, eles podiam ver, durante o dia, a nuvem da presença do SENHOR em cima da Tenda; e, durante a noite, viam o fogo queimando em cima dela.
Provérbios
8.1 Escutem! A Sabedoria está gritando: a Compreensão está chamando em voz alta.
8.2 A Sabedoria está no alto dos morros, na beira da estrada e nas encruzilhadas dos caminhos.
8.3 Está na entrada da cidade, perto dos portões, gritando:
8.4 “Eu estou falando com todos vocês e faço um pedido a todos os moradores da terra.
8.5 Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente. Você é tolo? Aprenda a ter juízo.
8.6 Escutem, pois digo coisas importantes; tudo o que eu digo é certo.
8.7 O que eu digo é verdade, pois odeio a mentira.
8.8 Tudo o que afirmo é verdadeiro; nada do que falo é enganoso ou falso.
8.9 Para a pessoa que tem compreensão, tudo é claro; tudo é fácil de entender para quem é bem informado.
8.10 Aceite os meus ensinamentos em vez de prata e o meu conhecimento, em lugar de ouro puro.
8.11 “Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as jóias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo.
8.12 Eu sou a Sabedoria; tenho compreensão, conhecimento e juízo.
8.13 Temer o SENHOR Deus é odiar o mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas.
8.14 Faço planos e os ponho em prática; tenho inteligência e sou forte.
8.15 Eu ajudo os reis a governarem e os governantes a fazerem boas leis.
8.16 Os governadores governam com a minha ajuda, e também todas as autoridades e pessoas importantes da terra.
8.17 “Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha.
8.18 Tenho riquezas e honras, prosperidade e justiça.
8.19 O que eu ofereço vale mais do que o ouro fino e é melhor do que a prata mais pura.
8.20 Eu ando no caminho da honestidade e sigo os passos da justiça,
8.21 dando riqueza aos que me amam e enchendo as suas casas de tesouros.
8.22 “O SENHOR Deus me criou antes de tudo, antes das suas obras mais antigas.
8.23 Eu fui formada há muito tempo, no começo, antes do princípio do mundo.
8.24 Nasci antes dos oceanos quando ainda não havia fontes de água.
8.25 Nasci antes das montanhas, antes de os morros serem colocados nos seus lugares,
8.26 antes de Deus ter feito a terra e os seus campos ou mesmo o primeiro punhado de terra.
8.27 Eu estava lá quando ele colocou o céu no seu lugar e estendeu o horizonte sobre o oceano.
8.28 Estava lá quando ele pôs as nuvens no céu e abriu as fontes do mar,
8.29 e quando ordenou às águas que não subissem além do que ele havia permitido. Eu estava lá quando ele colocou os alicerces da Terra.
8.30 Estava ao seu lado como arquiteta e era a sua fonte diária de alegria, sempre feliz na sua presença —
8.31 feliz com o mundo e contente com a raça humana.
8.32 “Agora, moços, escutem! Façam o que eu digo e serão felizes.
8.33 Aprendam o que é ensinado a vocês. Sejam sábios; não abandonem esses ensinamentos.
8.34 Aquele que me ouve será feliz: aquele que fica todos os dias na minha porta, esperando na entrada da minha casa.
8.35 Pois quem me encontra encontra a vida, e o SENHOR Deus ficará contente com ele.
8.36 Mas quem não me encontra prejudica-se a si mesmo; todos os que me odeiam amam a morte.”
8.2 A Sabedoria está no alto dos morros, na beira da estrada e nas encruzilhadas dos caminhos.
8.3 Está na entrada da cidade, perto dos portões, gritando:
8.4 “Eu estou falando com todos vocês e faço um pedido a todos os moradores da terra.
8.5 Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente. Você é tolo? Aprenda a ter juízo.
8.6 Escutem, pois digo coisas importantes; tudo o que eu digo é certo.
8.7 O que eu digo é verdade, pois odeio a mentira.
8.8 Tudo o que afirmo é verdadeiro; nada do que falo é enganoso ou falso.
8.9 Para a pessoa que tem compreensão, tudo é claro; tudo é fácil de entender para quem é bem informado.
8.10 Aceite os meus ensinamentos em vez de prata e o meu conhecimento, em lugar de ouro puro.
8.11 “Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as jóias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo.
8.12 Eu sou a Sabedoria; tenho compreensão, conhecimento e juízo.
8.13 Temer o SENHOR Deus é odiar o mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas.
8.14 Faço planos e os ponho em prática; tenho inteligência e sou forte.
8.15 Eu ajudo os reis a governarem e os governantes a fazerem boas leis.
8.16 Os governadores governam com a minha ajuda, e também todas as autoridades e pessoas importantes da terra.
8.17 “Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha.
8.18 Tenho riquezas e honras, prosperidade e justiça.
8.19 O que eu ofereço vale mais do que o ouro fino e é melhor do que a prata mais pura.
8.20 Eu ando no caminho da honestidade e sigo os passos da justiça,
8.21 dando riqueza aos que me amam e enchendo as suas casas de tesouros.
8.22 “O SENHOR Deus me criou antes de tudo, antes das suas obras mais antigas.
8.23 Eu fui formada há muito tempo, no começo, antes do princípio do mundo.
8.24 Nasci antes dos oceanos quando ainda não havia fontes de água.
8.25 Nasci antes das montanhas, antes de os morros serem colocados nos seus lugares,
8.26 antes de Deus ter feito a terra e os seus campos ou mesmo o primeiro punhado de terra.
8.27 Eu estava lá quando ele colocou o céu no seu lugar e estendeu o horizonte sobre o oceano.
8.28 Estava lá quando ele pôs as nuvens no céu e abriu as fontes do mar,
8.29 e quando ordenou às águas que não subissem além do que ele havia permitido. Eu estava lá quando ele colocou os alicerces da Terra.
8.30 Estava ao seu lado como arquiteta e era a sua fonte diária de alegria, sempre feliz na sua presença —
8.31 feliz com o mundo e contente com a raça humana.
8.32 “Agora, moços, escutem! Façam o que eu digo e serão felizes.
8.33 Aprendam o que é ensinado a vocês. Sejam sábios; não abandonem esses ensinamentos.
8.34 Aquele que me ouve será feliz: aquele que fica todos os dias na minha porta, esperando na entrada da minha casa.
8.35 Pois quem me encontra encontra a vida, e o SENHOR Deus ficará contente com ele.
8.36 Mas quem não me encontra prejudica-se a si mesmo; todos os que me odeiam amam a morte.”
Exodus
38:1 And he made the altar of burnt offering [of] shittim wood: five cubits [was] the length thereof, and five cubits the breadth thereof; [it was] foursquare; and three cubits the height thereof.
38:2 And he made the horns thereof on the four corners of it; the horns thereof were of the same: and he overlaid it with brass.
38:3 And he made all the vessels of the altar, the pots, and the shovels, and the basons, [and] the fleshhooks, and the firepans: all the vessels thereof made he [of] brass.
38:4 And he made for the altar a brasen grate of network under the compass thereof beneath unto the midst of it.
38:5 And he cast four rings for the four ends of the grate of brass, [to be] places for the staves.
38:6 And he made the staves [of] shittim wood, and overlaid them with brass.
38:7 And he put the staves into the rings on the sides of the altar, to bear it withal; he made the altar hollow with boards.
38:8 And he made the laver [of] brass, and the foot of it [of] brass, of the lookingglasses of [the women] assembling, which assembled [at] the door of the tabernacle of the congregation.
38:9 And he made the court: on the south side southward the hangings of the court [were of] fine twined linen, an hundred cubits:
38:10 Their pillars [were] twenty, and their brasen sockets twenty; the hooks of the pillars and their fillets [were of] silver.
38:11 And for the north side [the hangings were] an hundred cubits, their pillars [were] twenty, and their sockets of brass twenty; the hooks of the pillars and their fillets [of] silver.
38:12 And for the west side [were] hangings of fifty cubits, their pillars ten, and their sockets ten; the hooks of the pillars and their fillets [of] silver.
38:13 And for the east side eastward fifty cubits.
38:14 The hangings of the one side [of the gate were] fifteen cubits; their pillars three, and their sockets three.
38:15 And for the other side of the court gate, on this hand and that hand, [were] hangings of fifteen cubits; their pillars three, and their sockets three.
38:16 All the hangings of the court round about [were] of fine twined linen.
38:17 And the sockets for the pillars [were of] brass; the hooks of the pillars and their fillets [of] silver; and the overlaying of their chapiters [of] silver; and all the pillars of the court [were] filleted with silver.
38:18 And the hanging for the gate of the court [was] needlework, [of] blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen: and twenty cubits [was] the length, and the height in the breadth [was] five cubits, answerable to the hangings of the court.
38:19 And their pillars [were] four, and their sockets [of] brass four; their hooks [of] silver, and the overlaying of their chapiters and their fillets [of] silver.
38:20 And all the pins of the tabernacle, and of the court round about, [were of] brass.
38:21 This is the sum of the tabernacle, [even] of the tabernacle of testimony, as it was counted, according to the commandment of Moses, [for] the service of the Levites, by the hand of Ithamar, son to Aaron the priest.
38:22 And Bezaleel the son of Uri, the son of Hur, of the tribe of Judah, made all that the LORD commanded Moses.
38:23 And with him [was] Aholiab, son of Ahisamach, of the tribe of Dan, an engraver, and a cunning workman, and an embroiderer in blue, and in purple, and in scarlet, and fine linen.
38:24 All the gold that was occupied for the work in all the work of the holy [place], even the gold of the offering, was twenty and nine talents, and seven hundred and thirty shekels, after the shekel of the sanctuary.
38:25 And the silver of them that were numbered of the congregation [was] an hundred talents, and a thousand seven hundred and threescore and fifteen shekels, after the shekel of the sanctuary:
38:26 A bekah for every man, [that is], half a shekel, after the shekel of the sanctuary, for every one that went to be numbered, from twenty years old and upward, for six hundred thousand and three thousand and five hundred and fifty [men].
38:27 And of the hundred talents of silver were cast the sockets of the sanctuary, and the sockets of the vail; an hundred sockets of the hundred talents, a talent for a socket.
38:28 And of the thousand seven hundred seventy and five shekels he made hooks for the pillars, and overlaid their chapiters, and filleted them.
38:29 And the brass of the offering [was] seventy talents, and two thousand and four hundred shekels.
38:30 And therewith he made the sockets to the door of the tabernacle of the congregation, and the brasen altar, and the brasen grate for it, and all the vessels of the altar,
38:31 And the sockets of the court round about, and the sockets of the court gate, and all the pins of the tabernacle, and all the pins of the court round about.
39:1 And of the blue, and purple, and scarlet, they made cloths of service, to do service in the holy [place], and made the holy garments for Aaron; as the LORD commanded Moses.
39:2 And he made the ephod [of] gold, blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen.
39:3 And they did beat the gold into thin plates, and cut [it into] wires, to work [it] in the blue, and in the purple, and in the scarlet, and in the fine linen, [with] cunning work.
39:4 They made shoulderpieces for it, to couple [it] together: by the two edges was it coupled together.
39:5 And the curious girdle of his ephod, that [was] upon it, [was] of the same, according to the work thereof; [of] gold, blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen; as the LORD commanded Moses.
39:6 And they wrought onyx stones inclosed in ouches of gold, graven, as signets are graven, with the names of the children of Israel.
39:7 And he put them on the shoulders of the ephod, [that they should be] stones for a memorial to the children of Israel; as the LORD commanded Moses.
39:8 And he made the breastplate [of] cunning work, like the work of the ephod; [of] gold, blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen.
39:9 It was foursquare; they made the breastplate double: a span [was] the length thereof, and a span the breadth thereof, [being] doubled.
39:10 And they set in it four rows of stones: [the first] row [was] a sardius, a topaz, and a carbuncle: this [was] the first row.
39:11 And the second row, an emerald, a sapphire, and a diamond.
39:12 And the third row, a ligure, an agate, and an amethyst.
39:13 And the fourth row, a beryl, an onyx, and a jasper: [they were] inclosed in ouches of gold in their inclosings.
39:14 And the stones [were] according to the names of the children of Israel, twelve, according to their names, [like] the engravings of a signet, every one with his name, according to the twelve tribes.
39:15 And they made upon the breastplate chains at the ends, [of] wreathen work [of] pure gold.
39:16 And they made two ouches [of] gold, and two gold rings; and put the two rings in the two ends of the breastplate.
39:17 And they put the two wreathen chains of gold in the two rings on the ends of the breastplate.
39:18 And the two ends of the two wreathen chains they fastened in the two ouches, and put them on the shoulderpieces of the ephod, before it.
39:19 And they made two rings of gold, and put [them] on the two ends of the breastplate, upon the border of it, which [was] on the side of the ephod inward.
39:20 And they made two [other] golden rings, and put them on the two sides of the ephod underneath, toward the forepart of it, over against the [other] coupling thereof, above the curious girdle of the ephod.
39:21 And they did bind the breastplate by his rings unto the rings of the ephod with a lace of blue, that it might be above the curious girdle of the ephod, and that the breastplate might not be loosed from the ephod; as the LORD commanded Moses.
39:22 And he made the robe of the ephod [of] woven work, all [of] blue.
39:23 And [there was] an hole in the midst of the robe, as the hole of an habergeon, [with] a band round about the hole, that it should not rend.
39:24 And they made upon the hems of the robe pomegranates [of] blue, and purple, and scarlet, [and] twined [linen].
39:25 And they made bells [of] pure gold, and put the bells between the pomegranates upon the hem of the robe, round about between the pomegranates;
39:26 A bell and a pomegranate, a bell and a pomegranate, round about the hem of the robe to minister [in]; as the LORD commanded Moses.
39:27 And they made coats [of] fine linen [of] woven work for Aaron, and for his sons,
39:28 And a mitre [of] fine linen, and goodly bonnets [of] fine linen, and linen breeches [of] fine twined linen,
39:29 And a girdle [of] fine twined linen, and blue, and purple, and scarlet, [of] needlework; as the LORD commanded Moses.
39:30 And they made the plate of the holy crown [of] pure gold, and wrote upon it a writing, [like to] the engravings of a signet, HOLINESS TO THE LORD.
39:31 And they tied unto it a lace of blue, to fasten [it] on high upon the mitre; as the LORD commanded Moses.
39:32 Thus was all the work of the tabernacle of the tent of the congregation finished: and the children of Israel did according to all that the LORD commanded Moses, so did they.
39:33 And they brought the tabernacle unto Moses, the tent, and all his furniture, his taches, his boards, his bars, and his pillars, and his sockets,
39:34 And the covering of rams' skins dyed red, and the covering of badgers' skins, and the vail of the covering,
39:35 The ark of the testimony, and the staves thereof, and the mercy seat,
39:36 The table, [and] all the vessels thereof, and the shewbread,
39:37 The pure candlestick, [with] the lamps thereof, [even with] the lamps to be set in order, and all the vessels thereof, and the oil for light,
39:38 And the golden altar, and the anointing oil, and the sweet incense, and the hanging for the tabernacle door,
39:39 The brasen altar, and his grate of brass, his staves, and all his vessels, the laver and his foot,
39:40 The hangings of the court, his pillars, and his sockets, and the hanging for the court gate, his cords, and his pins, and all the vessels of the service of the tabernacle, for the tent of the congregation,
39:41 The cloths of service to do service in the holy [place], and the holy garments for Aaron the priest, and his sons' garments, to minister in the priest's office.
39:42 According to all that the LORD commanded Moses, so the children of Israel made all the work.
39:43 And Moses did look upon all the work, and, behold, they had done it as the LORD had commanded, even so had they done it: and Moses blessed them.
40:1 And the LORD spake unto Moses, saying,
40:2 On the first day of the first month shalt thou set up the tabernacle of the tent of the congregation.
40:3 And thou shalt put therein the ark of the testimony, and cover the ark with the vail.
40:4 And thou shalt bring in the table, and set in order the things that are to be set in order upon it; and thou shalt bring in the candlestick, and light the lamps thereof.
40:5 And thou shalt set the altar of gold for the incense before the ark of the testimony, and put the hanging of the door to the tabernacle.
40:6 And thou shalt set the altar of the burnt offering before the door of the tabernacle of the tent of the congregation.
40:7 And thou shalt set the laver between the tent of the congregation and the altar, and shalt put water therein.
40:8 And thou shalt set up the court round about, and hang up the hanging at the court gate.
40:9 And thou shalt take the anointing oil, and anoint the tabernacle, and all that [is] therein, and shalt hallow it, and all the vessels thereof: and it shall be holy.
40:10 And thou shalt anoint the altar of the burnt offering, and all his vessels, and sanctify the altar: and it shall be an altar most holy.
40:11 And thou shalt anoint the laver and his foot, and sanctify it.
40:12 And thou shalt bring Aaron and his sons unto the door of the tabernacle of the congregation, and wash them with water.
40:13 And thou shalt put upon Aaron the holy garments, and anoint him, and sanctify him; that he may minister unto me in the priest's office.
40:14 And thou shalt bring his sons, and clothe them with coats:
40:15 And thou shalt anoint them, as thou didst anoint their father, that they may minister unto me in the priest's office: for their anointing shall surely be an everlasting priesthood throughout their generations.
40:16 Thus did Moses: according to all that the LORD commanded him, so did he.
40:17 And it came to pass in the first month in the second year, on the first [day] of the month, [that] the tabernacle was reared up.
40:18 And Moses reared up the tabernacle, and fastened his sockets, and set up the boards thereof, and put in the bars thereof, and reared up his pillars.
40:19 And he spread abroad the tent over the tabernacle, and put the covering of the tent above upon it; as the LORD commanded Moses.
40:20 And he took and put the testimony into the ark, and set the staves on the ark, and put the mercy seat above upon the ark:
40:21 And he brought the ark into the tabernacle, and set up the vail of the covering, and covered the ark of the testimony; as the LORD commanded Moses.
40:22 And he put the table in the tent of the congregation, upon the side of the tabernacle northward, without the vail.
40:23 And he set the bread in order upon it before the LORD; as the LORD had commanded Moses.
40:24 And he put the candlestick in the tent of the congregation, over against the table, on the side of the tabernacle southward.
40:25 And he lighted the lamps before the LORD; as the LORD commanded Moses.
40:26 And he put the golden altar in the tent of the congregation before the vail:
40:27 And he burnt sweet incense thereon; as the LORD commanded Moses.
40:28 And he set up the hanging [at] the door of the tabernacle.
40:29 And he put the altar of burnt offering [by] the door of the tabernacle of the tent of the congregation, and offered upon it the burnt offering and the meat offering; as the LORD commanded Moses.
40:30 And he set the laver between the tent of the congregation and the altar, and put water there, to wash [withal].
40:31 And Moses and Aaron and his sons washed their hands and their feet thereat:
40:32 When they went into the tent of the congregation, and when they came near unto the altar, they washed; as the LORD commanded Moses.
40:33 And he reared up the court round about the tabernacle and the altar, and set up the hanging of the court gate. So Moses finished the work.
40:34 Then a cloud covered the tent of the congregation, and the glory of the LORD filled the tabernacle.
40:35 And Moses was not able to enter into the tent of the congregation, because the cloud abode thereon, and the glory of the LORD filled the tabernacle.
40:36 And when the cloud was taken up from over the tabernacle, the children of Israel went onward in all their journeys:
40:37 But if the cloud were not taken up, then they journeyed not till the day that it was taken up.
40:38 For the cloud of the LORD [was] upon the tabernacle by day, and fire was on it by night, in the sight of all the house of Israel, throughout all their journeys.
38:2 And he made the horns thereof on the four corners of it; the horns thereof were of the same: and he overlaid it with brass.
38:3 And he made all the vessels of the altar, the pots, and the shovels, and the basons, [and] the fleshhooks, and the firepans: all the vessels thereof made he [of] brass.
38:4 And he made for the altar a brasen grate of network under the compass thereof beneath unto the midst of it.
38:5 And he cast four rings for the four ends of the grate of brass, [to be] places for the staves.
38:6 And he made the staves [of] shittim wood, and overlaid them with brass.
38:7 And he put the staves into the rings on the sides of the altar, to bear it withal; he made the altar hollow with boards.
38:8 And he made the laver [of] brass, and the foot of it [of] brass, of the lookingglasses of [the women] assembling, which assembled [at] the door of the tabernacle of the congregation.
38:9 And he made the court: on the south side southward the hangings of the court [were of] fine twined linen, an hundred cubits:
38:10 Their pillars [were] twenty, and their brasen sockets twenty; the hooks of the pillars and their fillets [were of] silver.
38:11 And for the north side [the hangings were] an hundred cubits, their pillars [were] twenty, and their sockets of brass twenty; the hooks of the pillars and their fillets [of] silver.
38:12 And for the west side [were] hangings of fifty cubits, their pillars ten, and their sockets ten; the hooks of the pillars and their fillets [of] silver.
38:13 And for the east side eastward fifty cubits.
38:14 The hangings of the one side [of the gate were] fifteen cubits; their pillars three, and their sockets three.
38:15 And for the other side of the court gate, on this hand and that hand, [were] hangings of fifteen cubits; their pillars three, and their sockets three.
38:16 All the hangings of the court round about [were] of fine twined linen.
38:17 And the sockets for the pillars [were of] brass; the hooks of the pillars and their fillets [of] silver; and the overlaying of their chapiters [of] silver; and all the pillars of the court [were] filleted with silver.
38:18 And the hanging for the gate of the court [was] needlework, [of] blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen: and twenty cubits [was] the length, and the height in the breadth [was] five cubits, answerable to the hangings of the court.
38:19 And their pillars [were] four, and their sockets [of] brass four; their hooks [of] silver, and the overlaying of their chapiters and their fillets [of] silver.
38:20 And all the pins of the tabernacle, and of the court round about, [were of] brass.
38:21 This is the sum of the tabernacle, [even] of the tabernacle of testimony, as it was counted, according to the commandment of Moses, [for] the service of the Levites, by the hand of Ithamar, son to Aaron the priest.
38:22 And Bezaleel the son of Uri, the son of Hur, of the tribe of Judah, made all that the LORD commanded Moses.
38:23 And with him [was] Aholiab, son of Ahisamach, of the tribe of Dan, an engraver, and a cunning workman, and an embroiderer in blue, and in purple, and in scarlet, and fine linen.
38:24 All the gold that was occupied for the work in all the work of the holy [place], even the gold of the offering, was twenty and nine talents, and seven hundred and thirty shekels, after the shekel of the sanctuary.
38:25 And the silver of them that were numbered of the congregation [was] an hundred talents, and a thousand seven hundred and threescore and fifteen shekels, after the shekel of the sanctuary:
38:26 A bekah for every man, [that is], half a shekel, after the shekel of the sanctuary, for every one that went to be numbered, from twenty years old and upward, for six hundred thousand and three thousand and five hundred and fifty [men].
38:27 And of the hundred talents of silver were cast the sockets of the sanctuary, and the sockets of the vail; an hundred sockets of the hundred talents, a talent for a socket.
38:28 And of the thousand seven hundred seventy and five shekels he made hooks for the pillars, and overlaid their chapiters, and filleted them.
38:29 And the brass of the offering [was] seventy talents, and two thousand and four hundred shekels.
38:30 And therewith he made the sockets to the door of the tabernacle of the congregation, and the brasen altar, and the brasen grate for it, and all the vessels of the altar,
38:31 And the sockets of the court round about, and the sockets of the court gate, and all the pins of the tabernacle, and all the pins of the court round about.
39:1 And of the blue, and purple, and scarlet, they made cloths of service, to do service in the holy [place], and made the holy garments for Aaron; as the LORD commanded Moses.
39:2 And he made the ephod [of] gold, blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen.
39:3 And they did beat the gold into thin plates, and cut [it into] wires, to work [it] in the blue, and in the purple, and in the scarlet, and in the fine linen, [with] cunning work.
39:4 They made shoulderpieces for it, to couple [it] together: by the two edges was it coupled together.
39:5 And the curious girdle of his ephod, that [was] upon it, [was] of the same, according to the work thereof; [of] gold, blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen; as the LORD commanded Moses.
39:6 And they wrought onyx stones inclosed in ouches of gold, graven, as signets are graven, with the names of the children of Israel.
39:7 And he put them on the shoulders of the ephod, [that they should be] stones for a memorial to the children of Israel; as the LORD commanded Moses.
39:8 And he made the breastplate [of] cunning work, like the work of the ephod; [of] gold, blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen.
39:9 It was foursquare; they made the breastplate double: a span [was] the length thereof, and a span the breadth thereof, [being] doubled.
39:10 And they set in it four rows of stones: [the first] row [was] a sardius, a topaz, and a carbuncle: this [was] the first row.
39:11 And the second row, an emerald, a sapphire, and a diamond.
39:12 And the third row, a ligure, an agate, and an amethyst.
39:13 And the fourth row, a beryl, an onyx, and a jasper: [they were] inclosed in ouches of gold in their inclosings.
39:14 And the stones [were] according to the names of the children of Israel, twelve, according to their names, [like] the engravings of a signet, every one with his name, according to the twelve tribes.
39:15 And they made upon the breastplate chains at the ends, [of] wreathen work [of] pure gold.
39:16 And they made two ouches [of] gold, and two gold rings; and put the two rings in the two ends of the breastplate.
39:17 And they put the two wreathen chains of gold in the two rings on the ends of the breastplate.
39:18 And the two ends of the two wreathen chains they fastened in the two ouches, and put them on the shoulderpieces of the ephod, before it.
39:19 And they made two rings of gold, and put [them] on the two ends of the breastplate, upon the border of it, which [was] on the side of the ephod inward.
39:20 And they made two [other] golden rings, and put them on the two sides of the ephod underneath, toward the forepart of it, over against the [other] coupling thereof, above the curious girdle of the ephod.
39:21 And they did bind the breastplate by his rings unto the rings of the ephod with a lace of blue, that it might be above the curious girdle of the ephod, and that the breastplate might not be loosed from the ephod; as the LORD commanded Moses.
39:22 And he made the robe of the ephod [of] woven work, all [of] blue.
39:23 And [there was] an hole in the midst of the robe, as the hole of an habergeon, [with] a band round about the hole, that it should not rend.
39:24 And they made upon the hems of the robe pomegranates [of] blue, and purple, and scarlet, [and] twined [linen].
39:25 And they made bells [of] pure gold, and put the bells between the pomegranates upon the hem of the robe, round about between the pomegranates;
39:26 A bell and a pomegranate, a bell and a pomegranate, round about the hem of the robe to minister [in]; as the LORD commanded Moses.
39:27 And they made coats [of] fine linen [of] woven work for Aaron, and for his sons,
39:28 And a mitre [of] fine linen, and goodly bonnets [of] fine linen, and linen breeches [of] fine twined linen,
39:29 And a girdle [of] fine twined linen, and blue, and purple, and scarlet, [of] needlework; as the LORD commanded Moses.
39:30 And they made the plate of the holy crown [of] pure gold, and wrote upon it a writing, [like to] the engravings of a signet, HOLINESS TO THE LORD.
39:31 And they tied unto it a lace of blue, to fasten [it] on high upon the mitre; as the LORD commanded Moses.
39:32 Thus was all the work of the tabernacle of the tent of the congregation finished: and the children of Israel did according to all that the LORD commanded Moses, so did they.
39:33 And they brought the tabernacle unto Moses, the tent, and all his furniture, his taches, his boards, his bars, and his pillars, and his sockets,
39:34 And the covering of rams' skins dyed red, and the covering of badgers' skins, and the vail of the covering,
39:35 The ark of the testimony, and the staves thereof, and the mercy seat,
39:36 The table, [and] all the vessels thereof, and the shewbread,
39:37 The pure candlestick, [with] the lamps thereof, [even with] the lamps to be set in order, and all the vessels thereof, and the oil for light,
39:38 And the golden altar, and the anointing oil, and the sweet incense, and the hanging for the tabernacle door,
39:39 The brasen altar, and his grate of brass, his staves, and all his vessels, the laver and his foot,
39:40 The hangings of the court, his pillars, and his sockets, and the hanging for the court gate, his cords, and his pins, and all the vessels of the service of the tabernacle, for the tent of the congregation,
39:41 The cloths of service to do service in the holy [place], and the holy garments for Aaron the priest, and his sons' garments, to minister in the priest's office.
39:42 According to all that the LORD commanded Moses, so the children of Israel made all the work.
39:43 And Moses did look upon all the work, and, behold, they had done it as the LORD had commanded, even so had they done it: and Moses blessed them.
40:1 And the LORD spake unto Moses, saying,
40:2 On the first day of the first month shalt thou set up the tabernacle of the tent of the congregation.
40:3 And thou shalt put therein the ark of the testimony, and cover the ark with the vail.
40:4 And thou shalt bring in the table, and set in order the things that are to be set in order upon it; and thou shalt bring in the candlestick, and light the lamps thereof.
40:5 And thou shalt set the altar of gold for the incense before the ark of the testimony, and put the hanging of the door to the tabernacle.
40:6 And thou shalt set the altar of the burnt offering before the door of the tabernacle of the tent of the congregation.
40:7 And thou shalt set the laver between the tent of the congregation and the altar, and shalt put water therein.
40:8 And thou shalt set up the court round about, and hang up the hanging at the court gate.
40:9 And thou shalt take the anointing oil, and anoint the tabernacle, and all that [is] therein, and shalt hallow it, and all the vessels thereof: and it shall be holy.
40:10 And thou shalt anoint the altar of the burnt offering, and all his vessels, and sanctify the altar: and it shall be an altar most holy.
40:11 And thou shalt anoint the laver and his foot, and sanctify it.
40:12 And thou shalt bring Aaron and his sons unto the door of the tabernacle of the congregation, and wash them with water.
40:13 And thou shalt put upon Aaron the holy garments, and anoint him, and sanctify him; that he may minister unto me in the priest's office.
40:14 And thou shalt bring his sons, and clothe them with coats:
40:15 And thou shalt anoint them, as thou didst anoint their father, that they may minister unto me in the priest's office: for their anointing shall surely be an everlasting priesthood throughout their generations.
40:16 Thus did Moses: according to all that the LORD commanded him, so did he.
40:17 And it came to pass in the first month in the second year, on the first [day] of the month, [that] the tabernacle was reared up.
40:18 And Moses reared up the tabernacle, and fastened his sockets, and set up the boards thereof, and put in the bars thereof, and reared up his pillars.
40:19 And he spread abroad the tent over the tabernacle, and put the covering of the tent above upon it; as the LORD commanded Moses.
40:20 And he took and put the testimony into the ark, and set the staves on the ark, and put the mercy seat above upon the ark:
40:21 And he brought the ark into the tabernacle, and set up the vail of the covering, and covered the ark of the testimony; as the LORD commanded Moses.
40:22 And he put the table in the tent of the congregation, upon the side of the tabernacle northward, without the vail.
40:23 And he set the bread in order upon it before the LORD; as the LORD had commanded Moses.
40:24 And he put the candlestick in the tent of the congregation, over against the table, on the side of the tabernacle southward.
40:25 And he lighted the lamps before the LORD; as the LORD commanded Moses.
40:26 And he put the golden altar in the tent of the congregation before the vail:
40:27 And he burnt sweet incense thereon; as the LORD commanded Moses.
40:28 And he set up the hanging [at] the door of the tabernacle.
40:29 And he put the altar of burnt offering [by] the door of the tabernacle of the tent of the congregation, and offered upon it the burnt offering and the meat offering; as the LORD commanded Moses.
40:30 And he set the laver between the tent of the congregation and the altar, and put water there, to wash [withal].
40:31 And Moses and Aaron and his sons washed their hands and their feet thereat:
40:32 When they went into the tent of the congregation, and when they came near unto the altar, they washed; as the LORD commanded Moses.
40:33 And he reared up the court round about the tabernacle and the altar, and set up the hanging of the court gate. So Moses finished the work.
40:34 Then a cloud covered the tent of the congregation, and the glory of the LORD filled the tabernacle.
40:35 And Moses was not able to enter into the tent of the congregation, because the cloud abode thereon, and the glory of the LORD filled the tabernacle.
40:36 And when the cloud was taken up from over the tabernacle, the children of Israel went onward in all their journeys:
40:37 But if the cloud were not taken up, then they journeyed not till the day that it was taken up.
40:38 For the cloud of the LORD [was] upon the tabernacle by day, and fire was on it by night, in the sight of all the house of Israel, throughout all their journeys.
Proverbs
8:1 Doth not wisdom cry? and understanding put forth her voice?
8:2 She standeth in the top of high places, by the way in the places of the paths.
8:3 She crieth at the gates, at the entry of the city, at the coming in at the doors.
8:4 Unto you, O men, I call; and my voice [is] to the sons of man.
8:5 O ye simple, understand wisdom: and, ye fools, be ye of an understanding heart.
8:6 Hear; for I will speak of excellent things; and the opening of my lips [shall be] right things.
8:7 For my mouth shall speak truth; and wickedness [is] an abomination to my lips.
8:8 All the words of my mouth [are] in righteousness; [there is] nothing froward or perverse in them.
8:9 They [are] all plain to him that understandeth, and right to them that find knowledge.
8:10 Receive my instruction, and not silver; and knowledge rather than choice gold.
8:11 For wisdom [is] better than rubies; and all the things that may be desired are not to be compared to it.
8:12 I wisdom dwell with prudence, and find out knowledge of witty inventions.
8:13 The fear of the LORD [is] to hate evil: pride, and arrogancy, and the evil way, and the froward mouth, do I hate.
8:14 Counsel [is] mine, and sound wisdom: I [am] understanding; I have strength.
8:15 By me kings reign, and princes decree justice.
8:16 By me princes rule, and nobles, [even] all the judges of the earth.
8:17 I love them that love me; and those that seek me early shall find me.
8:18 Riches and honour [are] with me; [yea], durable riches and righteousness.
8:19 My fruit [is] better than gold, yea, than fine gold; and my revenue than choice silver.
8:20 I lead in the way of righteousness, in the midst of the paths of judgment:
8:21 That I may cause those that love me to inherit substance; and I will fill their treasures.
8:22 The LORD possessed me in the beginning of his way, before his works of old.
8:23 I was set up from everlasting, from the beginning, or ever the earth was.
8:24 When [there were] no depths, I was brought forth; when [there were] no fountains abounding with water.
8:25 Before the mountains were settled, before the hills was I brought forth:
8:26 While as yet he had not made the earth, nor the fields, nor the highest part of the dust of the world.
8:27 When he prepared the heavens, I [was] there: when he set a compass upon the face of the depth:
8:28 When he established the clouds above: when he strengthened the fountains of the deep:
8:29 When he gave to the sea his decree, that the waters should not pass his commandment: when he appointed the foundations of the earth:
8:30 Then I was by him, [as] one brought up [with him]: and I was daily [his] delight, rejoicing always before him;
8:31 Rejoicing in the habitable part of his earth; and my delights [were] with the sons of men.
8:32 Now therefore hearken unto me, O ye children: for blessed [are they that] keep my ways.
8:33 Hear instruction, and be wise, and refuse it not.
8:34 Blessed [is] the man that heareth me, watching daily at my gates, waiting at the posts of my doors.
8:35 For whoso findeth me findeth life, and shall obtain favour of the LORD.
8:36 But he that sinneth against me wrongeth his own soul: all they that hate me love death.
8:2 She standeth in the top of high places, by the way in the places of the paths.
8:3 She crieth at the gates, at the entry of the city, at the coming in at the doors.
8:4 Unto you, O men, I call; and my voice [is] to the sons of man.
8:5 O ye simple, understand wisdom: and, ye fools, be ye of an understanding heart.
8:6 Hear; for I will speak of excellent things; and the opening of my lips [shall be] right things.
8:7 For my mouth shall speak truth; and wickedness [is] an abomination to my lips.
8:8 All the words of my mouth [are] in righteousness; [there is] nothing froward or perverse in them.
8:9 They [are] all plain to him that understandeth, and right to them that find knowledge.
8:10 Receive my instruction, and not silver; and knowledge rather than choice gold.
8:11 For wisdom [is] better than rubies; and all the things that may be desired are not to be compared to it.
8:12 I wisdom dwell with prudence, and find out knowledge of witty inventions.
8:13 The fear of the LORD [is] to hate evil: pride, and arrogancy, and the evil way, and the froward mouth, do I hate.
8:14 Counsel [is] mine, and sound wisdom: I [am] understanding; I have strength.
8:15 By me kings reign, and princes decree justice.
8:16 By me princes rule, and nobles, [even] all the judges of the earth.
8:17 I love them that love me; and those that seek me early shall find me.
8:18 Riches and honour [are] with me; [yea], durable riches and righteousness.
8:19 My fruit [is] better than gold, yea, than fine gold; and my revenue than choice silver.
8:20 I lead in the way of righteousness, in the midst of the paths of judgment:
8:21 That I may cause those that love me to inherit substance; and I will fill their treasures.
8:22 The LORD possessed me in the beginning of his way, before his works of old.
8:23 I was set up from everlasting, from the beginning, or ever the earth was.
8:24 When [there were] no depths, I was brought forth; when [there were] no fountains abounding with water.
8:25 Before the mountains were settled, before the hills was I brought forth:
8:26 While as yet he had not made the earth, nor the fields, nor the highest part of the dust of the world.
8:27 When he prepared the heavens, I [was] there: when he set a compass upon the face of the depth:
8:28 When he established the clouds above: when he strengthened the fountains of the deep:
8:29 When he gave to the sea his decree, that the waters should not pass his commandment: when he appointed the foundations of the earth:
8:30 Then I was by him, [as] one brought up [with him]: and I was daily [his] delight, rejoicing always before him;
8:31 Rejoicing in the habitable part of his earth; and my delights [were] with the sons of men.
8:32 Now therefore hearken unto me, O ye children: for blessed [are they that] keep my ways.
8:33 Hear instruction, and be wise, and refuse it not.
8:34 Blessed [is] the man that heareth me, watching daily at my gates, waiting at the posts of my doors.
8:35 For whoso findeth me findeth life, and shall obtain favour of the LORD.
8:36 But he that sinneth against me wrongeth his own soul: all they that hate me love death.
Exodo
38:1 IGUALMENTE hizo el altar del holocausto de madera de Sittim: su longitud de cinco codos, y su anchura de otros cinco codos, cuadrado, y de tres codos de altura.
38:2 E hízole sus cuernos á sus cuatro esquinas, los cuales eran de la misma pieza, y cubriólo de metal.
38:3 Hizo asimismo todos los vasos del altar: calderas, y tenazas, y tazones, y garfios, y palas: todos sus vasos hizo de metal.
38:4 E hizo para el altar el enrejado de metal, de hechura de red, que puso en su cerco por debajo hasta el medio del altar.
38:5 Hizo también cuatro anillos de fundición á los cuatro cabos del enrejado de metal, para meter las varas.
38:6 E hizo las varas de madera de Sittim, y cubriólas de metal.
38:7 Y metió las varas por los anillos á los lados del altar, para llevarlo con ellas: hueco lo hizo, de tablas.
38:8 También hizo la fuente de metal, con su basa de metal, de los espejos de las que velaban á la puerta del tabernáculo del testimonio.
38:9 Hizo asimismo el atrio; á la parte austral del mediodía las cortinas del atrio eran de cien codos, de lino torcido:
38:10 Sus columnas veinte, con sus veinte basas de metal: los capiteles de las columnas y sus molduras, de plata.
38:11 Y á la parte del aquilón cortinas de cien codos: sus columnas veinte, con sus veinte basas de metal; los capiteles de las columnas y sus molduras, de plata.
38:12 A la parte del occidente cortinas de cincuenta codos: sus columnas diez, y sus diez basas; los capiteles de las columnas y sus molduras, de plata.
38:13 Y á la parte oriental, al levante, cortinas de cincuenta codos:
38:14 Al un lado cortinas de quince codos, sus tres columnas, y sus tres basas;
38:15 Al otro lado, de la una parte y de la otra de la puerta del atrio, cortinas de á quince codos, sus tres columnas, y sus tres basas.
38:16 Todas las cortinas del atrio alrededor eran de lino torcido.
38:17 Y las basas de las columnas eran de metal; los capiteles de las columnas y sus molduras, de plata; asimismo las cubiertas de las cabezas de ellas, de plata: y todas las columnas del atrio tenían molduras de plata.
38:18 Y el pabellón de la puerta del atrio fue de obra de recamado, de jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino torcido: la longitud de veinte codos, y la altura en el ancho de cinco codos, conforme á las cortinas del atrio.
38:19 Y sus columnas fueron cuatro con sus cuatro basas de metal: y sus capiteles de plata; y las cubiertas de los capiteles de ellas y sus molduras, de plata.
38:20 Y todas las estacas del tabernáculo y del atrio alrededor fueron de metal.
38:21 Estas son las cuentas del tabernáculo, del tabernáculo del testimonio, lo que fué contado de orden de Moisés por mano de Ithamar, hijo de Aarón sacerdote, para el ministerio de los Levitas.
38:22 Y Bezaleel, hijo de Uri, hijo de Hur, de la tribu de Judá, hizo todas las cosas que Jehová mandó á Moisés.
38:23 Y con él estaba Aholiab, hijo de Ahisamac, de la tribu de Dan, artífice, y diseñador, y recamador en jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino fino.
38:24 Todo el oro empleado en la obra, en toda la obra del santuario, el cual fué oro de ofrenda, fué veintinueve talentos, y setecientos y treinta siclos, según el siclo del santuario.
38:25 Y la plata de los contados de la congregación fué cien talentos, y mil setecientos setenta y cinco siclos, según el siclo del santuario:
38:26 Medio por cabeza, medio siclo, según el siclo del santuario, á todos los que pasaron por cuenta de edad de veinte años y arriba, que fueron seiscientos tres mil quinientos cincuenta.
38:27 Hubo además cien talentos de plata para hacer de fundición las basas del santuario y las basas del velo: en cien basas cien talentos, á talento por basa.
38:28 Y de los mil setecientos setenta y cinco siclos hizo los capiteles de las columnas, y cubrió los capiteles de ellas, y las ciñó.
38:29 Y el metal de la ofrenda fue setenta talentos, y dos mil cuatrocientos siclos;
38:30 Del cual hizo las basas de la puerta del tabernáculo del testimonio, y el altar de metal, y su enrejado de metal, y todos los vasos del altar.
38:31 Y las basas del atrio alrededor, y las basas de la puerta del atrio, y todas las estacas del tabernáculo, y todas las estacas del atrio alrededor.
39:1 Y DEL jacinto, y púrpura, y carmesí, hicieron las vestimentas del ministerio para ministrar en el santuario, y asimismo hicieron las vestiduras sagradas para Aarón; como Jehová lo había mandado á Moisés.
39:2 Hizo también el ephod de oro, de cárdeno y púrpura y carmesí, y lino torcido.
39:3 Y extendieron las planchas de oro, y cortaron hilos para tejerlos entre el jacinto, y entre la púrpura, y entre el carmesí, y entre el lino, con delicada obra.
39:4 Hiciéronle las hombreras que se juntasen; y uníanse en sus dos lados.
39:5 Y el cinto del ephod que estaba sobre él, era de lo mismo, conforme á su obra; de oro, jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino torcido; como Jehová lo había mandado á Moisés.
39:6 Y labraron las piedras oniquinas cercadas de engastes de oro, grabadas de grabadura de sello con los nombres de los hijos de Israel:
39:7 Y púsolas sobre las hombreras del ephod, por piedras de memoria á los hijos de Israel; como Jehová lo había á Moisés mandado.
39:8 Hizo también el racional de primorosa obra, como la obra del ephod, de oro, jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino torcido.
39:9 Era cuadrado: doblado hicieron el racional: su longitud era de un palmo, y de un palmo su anchura, doblado.
39:10 Y engastaron en él cuatro órdenes de piedras. El primer orden era un sardio, un topacio, y un carbunclo: este el primer orden.
39:11 El segundo orden, una esmeralda, un zafiro, y un diamante.
39:12 El tercer orden, un ligurio, un ágata, y un amatista.
39:13 Y el cuarto orden, un berilo, un onix, y un jaspe: cercadas y encajadas en sus engastes de oro.
39:14 Las cuales piedras eran conforme á los nombres de los hijos de Israel, doce según los nombres de ellos; como grabaduras de sello, cada una con su nombre según las doce tribus.
39:15 Hicieron también sobre el racional las cadenas pequeñas de hechura de trenza, de oro puro.
39:16 Hicieron asimismo los dos engastes y los dos anillos, de oro; los cuales dos anillos de oro pusieron en los dos cabos del racional.
39:17 Y pusieron las dos trenzas de oro en aquellos dos anillos á los cabos del racional.
39:18 Y fijaron los dos cabos de las dos trenzas en los dos engastes, que pusieron sobre las hombreras del ephod, en la parte delantera de él.
39:19 E hicieron dos anillos de oro, que pusieron en los dos cabos del racional, en su orilla, á la parte baja del ephod.
39:20 Hicieron además dos anillos de oro, los cuales pusieron en las dos hombreras del ephod, abajo en la parte delantera, delante de su juntura, sobre el cinto del ephod.
39:21 Y ataron el racional de sus anillos á los anillos del ephod con un cordón de jacinto, para que estuviese sobre el cinto del mismo ephod, y no se apartase el racional del ephod; como Jehová lo había mandado á Moisés.
39:22 Hizo también el manto del ephod de obra de tejedor, todo de jacinto.
39:23 Con su abertura en medio de él, como el cuello de un coselete, con un borde en derredor de la abertura, porque no se rompiese.
39:24 E hicieron en las orillas del manto las granadas de jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino torcido.
39:25 Hicieron también las campanillas de oro puro, las cuales campanillas pusieron entre las granadas por las orillas del manto alrededor entre las granadas:
39:26 Una campanilla y una granada, una campanilla y una granada alrededor, en las orillas del manto, para ministrar; como Jehová lo mandó á Moisés.
39:27 Igualmente hicieron las túnicas de lino fino de obra de tejedor, para Aarón y para sus hijos;
39:28 Asimismo la mitra de lino fino, y los adornos de los chapeos (tiaras) de lino fino, y los pañetes de lino, de lino torcido;
39:29 También el cinto de lino torcido, y de jacinto, y púrpura, y carmesí, de obra de recamador; como Jehová lo mandó á Moisés.
39:30 Hicieron asimismo la plancha de la diadema santa de oro puro, y escribieron en ella de grabadura de sello, el rótulo, SANTIDAD A JEHOVÁ.
39:31 Y pusieron en ella un cordón de jacinto, para colocarla en alto sobre la mitra; como Jehová lo había mandado á Moisés.
39:32 Y fue acabada toda la obra del tabernáculo, del tabernáculo del testimonio: é hicieron los hijos de Israel como Jehová lo había mandado á Moisés: así lo hicieron.
39:33 Y trajeron el tabernáculo á Moisés, el tabernáculo y todos sus vasos; sus corchetes, sus tablas, sus barras, y sus columnas, y sus basas;
39:34 Y la cubierta de pieles rojas de carneros, y la cubierta de pieles de tejones, y el velo del pabellón;
39:35 El arca del testimonio, y sus varas, y la cubierta;
39:36 La mesa, todos sus vasos, y el pan de la proposición;
39:37 El candelero limpio, sus candilejas, las lámparas que debían mantenerse en orden, y todos sus vasos, y el aceite para la luminaria;
39:38 Y el altar de oro, y el aceite de la unción, y el perfume aromático, y el pabellón para la puerta del tabernáculo;
39:39 El altar de metal, con su enrejado de metal, sus varas, y todos sus vasos; y la fuente, y su basa;
39:40 Las cortinas del atrio, y sus columnas, y sus basas, y el pabellón para la puerta del atrio, y sus cuerdas, y sus estacas, y todos los vasos del servicio del tabernáculo, del tabernáculo del testimonio;
39:41 Las vestimentas del servicio para ministrar en el santuario, las sagradas vestiduras para Aarón el sacerdote, y las vestiduras de sus hijos, para ministrar en el sacerdocio.
39:42 En conformidad á todas las cosas que Jehová había mandado á Moisés, así hicieron los hijos de Israel toda la obra.
39:43 Y vió Moisés toda la obra, y he aquí que la habían hecho como Jehová había mandado; y bendíjolos.
40:1 Y JEHOVÁ habló á Moisés, diciendo:
40:2 En el primer día del mes primero harás levantar el tabernáculo, el tabernáculo del testimonio:
40:3 Y pondrás en él el arca del testimonio, y la cubrirás con el velo:
40:4 Y meterás la mesa, y la pondrás en orden: meterás también el candelero y encenderás sus lámparas:
40:5 Y pondrás el altar de oro para el perfume delante del arca del testimonio, y pondrás el pabellón delante de la puerta del tabernáculo.
40:6 Después pondrás el altar del holocausto delante de la puerta del tabernáculo, del tabernáculo del testimonio.
40:7 Luego pondrás la fuente entre el tabernáculo del testimonio y el altar; y pondrás agua en ella.
40:8 Finalmente pondrás el atrio en derredor, y el pabellón de la puerta del atrio.
40:9 Y tomarás el aceite de la unción y ungirás el tabernáculo, y todo lo que está en él; y le santificarás con todos sus vasos, y será santo.
40:10 Ungirás también el altar del holocausto y todos sus vasos: y santificarás el altar, y será un altar santísimo.
40:11 Asimismo ungirás la fuente y su basa, y la santificarás.
40:12 Y harás llegar á Aarón y á sus hijos á la puerta del tabernáculo del testimonio, y los lavarás con agua.
40:13 Y harás vestir á Aarón las vestiduras sagradas, y lo ungirás, y lo consagrarás, para que sea mi sacerdote.
40:14 Después harás llegar sus hijos, y les vestirás las túnicas:
40:15 Y los ungirás como ungiste á su padre, y serán mis sacerdotes: y será que su unción les servirá por sacerdocio perpetuo por sus generaciones.
40:16 Y Moisés hizo conforme á todo lo que Jehová le mandó; así lo hizo.
40:17 Y así en el día primero del primer mes, en el segundo año, el tabernáculo fué erigido.
40:18 Y Moisés hizo levantar el tabernáculo, y asentó sus basas, y colocó sus tablas, y puso sus barras, é hizo alzar sus columnas.
40:19 Y extendió la tienda sobre el tabernáculo, y puso la sobrecubierta encima del mismo; como Jehová había mandado á Moisés.
40:20 Y tomó y puso el testimonio dentro del arca, y colocó las varas en el arca, y encima la cubierta sobre el arca:
40:21 Y metió el arca en el tabernáculo, y puso el velo de la tienda, y cubrió el arca del testimonio; como Jehová había mandado á Moisés.
40:22 Y puso la mesa en el tabernáculo del testimonio, al lado septentrional del pabellón, fuera del velo:
40:23 Y sobre ella puso por orden los panes delante de Jehová, como Jehová había mandado á Moisés.
40:24 Y puso el candelero en el tabernáculo del testimonio, enfrente de la mesa, al lado meridional del pabellón.
40:25 Y encendió las lámparas delante de Jehová; como Jehová había mandado á Moisés.
40:26 Puso también el altar de oro en el tabernáculo del testimonio, delante del velo:
40:27 Y encendió sobre él el perfume aromático; como Jehová había mandado á Moisés.
40:28 Puso asimismo la cortina de la puerta del tabernáculo.
40:29 Y colocó el altar del holocausto á la puerta del tabernáculo, del tabernáculo del testimonio; y ofreció sobre él holocausto y presente; como Jehová había mandado á Moisés.
40:30 Y puso la fuente entre el tabernáculo del testimonio y el altar; y puso en ella agua para lavar.
40:31 Y Moisés y Aarón y sus hijos lavaban en ella sus manos y sus pies.
40:32 Cuando entraban en el tabernáculo del testimonio, y cuando se llegaban al altar, se lavaban; como Jehová había mandado á Moisés.
40:33 Finalmente erigió el atrio en derredor del tabernáculo y del altar, y puso la cortina de la puerta del atrio. Y así acabó Moisés la obra.
40:34 Entonces una nube cubrió el tabernáculo del testimonio, y la gloria de Jehová hinchió el tabernáculo.
40:35 Y no podía Moisés entrar en el tabernáculo del testimonio, porque la nube estaba sobre él, y la gloria de Jehová lo tenía lleno.
40:36 Y cuando la nube se alzaba del tabernáculo, los hijos de Israel se movían en todas sus jornadas:
40:37 Pero si la nube no se alzaba, no se partían hasta el día en que ella se alzaba.
40:38 Porque la nube de Jehová estaba de día sobre el tabernáculo, y el fuego estaba de noche en él, á vista de toda la casa de Israel, en todas sus jornadas.
38:2 E hízole sus cuernos á sus cuatro esquinas, los cuales eran de la misma pieza, y cubriólo de metal.
38:3 Hizo asimismo todos los vasos del altar: calderas, y tenazas, y tazones, y garfios, y palas: todos sus vasos hizo de metal.
38:4 E hizo para el altar el enrejado de metal, de hechura de red, que puso en su cerco por debajo hasta el medio del altar.
38:5 Hizo también cuatro anillos de fundición á los cuatro cabos del enrejado de metal, para meter las varas.
38:6 E hizo las varas de madera de Sittim, y cubriólas de metal.
38:7 Y metió las varas por los anillos á los lados del altar, para llevarlo con ellas: hueco lo hizo, de tablas.
38:8 También hizo la fuente de metal, con su basa de metal, de los espejos de las que velaban á la puerta del tabernáculo del testimonio.
38:9 Hizo asimismo el atrio; á la parte austral del mediodía las cortinas del atrio eran de cien codos, de lino torcido:
38:10 Sus columnas veinte, con sus veinte basas de metal: los capiteles de las columnas y sus molduras, de plata.
38:11 Y á la parte del aquilón cortinas de cien codos: sus columnas veinte, con sus veinte basas de metal; los capiteles de las columnas y sus molduras, de plata.
38:12 A la parte del occidente cortinas de cincuenta codos: sus columnas diez, y sus diez basas; los capiteles de las columnas y sus molduras, de plata.
38:13 Y á la parte oriental, al levante, cortinas de cincuenta codos:
38:14 Al un lado cortinas de quince codos, sus tres columnas, y sus tres basas;
38:15 Al otro lado, de la una parte y de la otra de la puerta del atrio, cortinas de á quince codos, sus tres columnas, y sus tres basas.
38:16 Todas las cortinas del atrio alrededor eran de lino torcido.
38:17 Y las basas de las columnas eran de metal; los capiteles de las columnas y sus molduras, de plata; asimismo las cubiertas de las cabezas de ellas, de plata: y todas las columnas del atrio tenían molduras de plata.
38:18 Y el pabellón de la puerta del atrio fue de obra de recamado, de jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino torcido: la longitud de veinte codos, y la altura en el ancho de cinco codos, conforme á las cortinas del atrio.
38:19 Y sus columnas fueron cuatro con sus cuatro basas de metal: y sus capiteles de plata; y las cubiertas de los capiteles de ellas y sus molduras, de plata.
38:20 Y todas las estacas del tabernáculo y del atrio alrededor fueron de metal.
38:21 Estas son las cuentas del tabernáculo, del tabernáculo del testimonio, lo que fué contado de orden de Moisés por mano de Ithamar, hijo de Aarón sacerdote, para el ministerio de los Levitas.
38:22 Y Bezaleel, hijo de Uri, hijo de Hur, de la tribu de Judá, hizo todas las cosas que Jehová mandó á Moisés.
38:23 Y con él estaba Aholiab, hijo de Ahisamac, de la tribu de Dan, artífice, y diseñador, y recamador en jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino fino.
38:24 Todo el oro empleado en la obra, en toda la obra del santuario, el cual fué oro de ofrenda, fué veintinueve talentos, y setecientos y treinta siclos, según el siclo del santuario.
38:25 Y la plata de los contados de la congregación fué cien talentos, y mil setecientos setenta y cinco siclos, según el siclo del santuario:
38:26 Medio por cabeza, medio siclo, según el siclo del santuario, á todos los que pasaron por cuenta de edad de veinte años y arriba, que fueron seiscientos tres mil quinientos cincuenta.
38:27 Hubo además cien talentos de plata para hacer de fundición las basas del santuario y las basas del velo: en cien basas cien talentos, á talento por basa.
38:28 Y de los mil setecientos setenta y cinco siclos hizo los capiteles de las columnas, y cubrió los capiteles de ellas, y las ciñó.
38:29 Y el metal de la ofrenda fue setenta talentos, y dos mil cuatrocientos siclos;
38:30 Del cual hizo las basas de la puerta del tabernáculo del testimonio, y el altar de metal, y su enrejado de metal, y todos los vasos del altar.
38:31 Y las basas del atrio alrededor, y las basas de la puerta del atrio, y todas las estacas del tabernáculo, y todas las estacas del atrio alrededor.
39:1 Y DEL jacinto, y púrpura, y carmesí, hicieron las vestimentas del ministerio para ministrar en el santuario, y asimismo hicieron las vestiduras sagradas para Aarón; como Jehová lo había mandado á Moisés.
39:2 Hizo también el ephod de oro, de cárdeno y púrpura y carmesí, y lino torcido.
39:3 Y extendieron las planchas de oro, y cortaron hilos para tejerlos entre el jacinto, y entre la púrpura, y entre el carmesí, y entre el lino, con delicada obra.
39:4 Hiciéronle las hombreras que se juntasen; y uníanse en sus dos lados.
39:5 Y el cinto del ephod que estaba sobre él, era de lo mismo, conforme á su obra; de oro, jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino torcido; como Jehová lo había mandado á Moisés.
39:6 Y labraron las piedras oniquinas cercadas de engastes de oro, grabadas de grabadura de sello con los nombres de los hijos de Israel:
39:7 Y púsolas sobre las hombreras del ephod, por piedras de memoria á los hijos de Israel; como Jehová lo había á Moisés mandado.
39:8 Hizo también el racional de primorosa obra, como la obra del ephod, de oro, jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino torcido.
39:9 Era cuadrado: doblado hicieron el racional: su longitud era de un palmo, y de un palmo su anchura, doblado.
39:10 Y engastaron en él cuatro órdenes de piedras. El primer orden era un sardio, un topacio, y un carbunclo: este el primer orden.
39:11 El segundo orden, una esmeralda, un zafiro, y un diamante.
39:12 El tercer orden, un ligurio, un ágata, y un amatista.
39:13 Y el cuarto orden, un berilo, un onix, y un jaspe: cercadas y encajadas en sus engastes de oro.
39:14 Las cuales piedras eran conforme á los nombres de los hijos de Israel, doce según los nombres de ellos; como grabaduras de sello, cada una con su nombre según las doce tribus.
39:15 Hicieron también sobre el racional las cadenas pequeñas de hechura de trenza, de oro puro.
39:16 Hicieron asimismo los dos engastes y los dos anillos, de oro; los cuales dos anillos de oro pusieron en los dos cabos del racional.
39:17 Y pusieron las dos trenzas de oro en aquellos dos anillos á los cabos del racional.
39:18 Y fijaron los dos cabos de las dos trenzas en los dos engastes, que pusieron sobre las hombreras del ephod, en la parte delantera de él.
39:19 E hicieron dos anillos de oro, que pusieron en los dos cabos del racional, en su orilla, á la parte baja del ephod.
39:20 Hicieron además dos anillos de oro, los cuales pusieron en las dos hombreras del ephod, abajo en la parte delantera, delante de su juntura, sobre el cinto del ephod.
39:21 Y ataron el racional de sus anillos á los anillos del ephod con un cordón de jacinto, para que estuviese sobre el cinto del mismo ephod, y no se apartase el racional del ephod; como Jehová lo había mandado á Moisés.
39:22 Hizo también el manto del ephod de obra de tejedor, todo de jacinto.
39:23 Con su abertura en medio de él, como el cuello de un coselete, con un borde en derredor de la abertura, porque no se rompiese.
39:24 E hicieron en las orillas del manto las granadas de jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino torcido.
39:25 Hicieron también las campanillas de oro puro, las cuales campanillas pusieron entre las granadas por las orillas del manto alrededor entre las granadas:
39:26 Una campanilla y una granada, una campanilla y una granada alrededor, en las orillas del manto, para ministrar; como Jehová lo mandó á Moisés.
39:27 Igualmente hicieron las túnicas de lino fino de obra de tejedor, para Aarón y para sus hijos;
39:28 Asimismo la mitra de lino fino, y los adornos de los chapeos (tiaras) de lino fino, y los pañetes de lino, de lino torcido;
39:29 También el cinto de lino torcido, y de jacinto, y púrpura, y carmesí, de obra de recamador; como Jehová lo mandó á Moisés.
39:30 Hicieron asimismo la plancha de la diadema santa de oro puro, y escribieron en ella de grabadura de sello, el rótulo, SANTIDAD A JEHOVÁ.
39:31 Y pusieron en ella un cordón de jacinto, para colocarla en alto sobre la mitra; como Jehová lo había mandado á Moisés.
39:32 Y fue acabada toda la obra del tabernáculo, del tabernáculo del testimonio: é hicieron los hijos de Israel como Jehová lo había mandado á Moisés: así lo hicieron.
39:33 Y trajeron el tabernáculo á Moisés, el tabernáculo y todos sus vasos; sus corchetes, sus tablas, sus barras, y sus columnas, y sus basas;
39:34 Y la cubierta de pieles rojas de carneros, y la cubierta de pieles de tejones, y el velo del pabellón;
39:35 El arca del testimonio, y sus varas, y la cubierta;
39:36 La mesa, todos sus vasos, y el pan de la proposición;
39:37 El candelero limpio, sus candilejas, las lámparas que debían mantenerse en orden, y todos sus vasos, y el aceite para la luminaria;
39:38 Y el altar de oro, y el aceite de la unción, y el perfume aromático, y el pabellón para la puerta del tabernáculo;
39:39 El altar de metal, con su enrejado de metal, sus varas, y todos sus vasos; y la fuente, y su basa;
39:40 Las cortinas del atrio, y sus columnas, y sus basas, y el pabellón para la puerta del atrio, y sus cuerdas, y sus estacas, y todos los vasos del servicio del tabernáculo, del tabernáculo del testimonio;
39:41 Las vestimentas del servicio para ministrar en el santuario, las sagradas vestiduras para Aarón el sacerdote, y las vestiduras de sus hijos, para ministrar en el sacerdocio.
39:42 En conformidad á todas las cosas que Jehová había mandado á Moisés, así hicieron los hijos de Israel toda la obra.
39:43 Y vió Moisés toda la obra, y he aquí que la habían hecho como Jehová había mandado; y bendíjolos.
40:1 Y JEHOVÁ habló á Moisés, diciendo:
40:2 En el primer día del mes primero harás levantar el tabernáculo, el tabernáculo del testimonio:
40:3 Y pondrás en él el arca del testimonio, y la cubrirás con el velo:
40:4 Y meterás la mesa, y la pondrás en orden: meterás también el candelero y encenderás sus lámparas:
40:5 Y pondrás el altar de oro para el perfume delante del arca del testimonio, y pondrás el pabellón delante de la puerta del tabernáculo.
40:6 Después pondrás el altar del holocausto delante de la puerta del tabernáculo, del tabernáculo del testimonio.
40:7 Luego pondrás la fuente entre el tabernáculo del testimonio y el altar; y pondrás agua en ella.
40:8 Finalmente pondrás el atrio en derredor, y el pabellón de la puerta del atrio.
40:9 Y tomarás el aceite de la unción y ungirás el tabernáculo, y todo lo que está en él; y le santificarás con todos sus vasos, y será santo.
40:10 Ungirás también el altar del holocausto y todos sus vasos: y santificarás el altar, y será un altar santísimo.
40:11 Asimismo ungirás la fuente y su basa, y la santificarás.
40:12 Y harás llegar á Aarón y á sus hijos á la puerta del tabernáculo del testimonio, y los lavarás con agua.
40:13 Y harás vestir á Aarón las vestiduras sagradas, y lo ungirás, y lo consagrarás, para que sea mi sacerdote.
40:14 Después harás llegar sus hijos, y les vestirás las túnicas:
40:15 Y los ungirás como ungiste á su padre, y serán mis sacerdotes: y será que su unción les servirá por sacerdocio perpetuo por sus generaciones.
40:16 Y Moisés hizo conforme á todo lo que Jehová le mandó; así lo hizo.
40:17 Y así en el día primero del primer mes, en el segundo año, el tabernáculo fué erigido.
40:18 Y Moisés hizo levantar el tabernáculo, y asentó sus basas, y colocó sus tablas, y puso sus barras, é hizo alzar sus columnas.
40:19 Y extendió la tienda sobre el tabernáculo, y puso la sobrecubierta encima del mismo; como Jehová había mandado á Moisés.
40:20 Y tomó y puso el testimonio dentro del arca, y colocó las varas en el arca, y encima la cubierta sobre el arca:
40:21 Y metió el arca en el tabernáculo, y puso el velo de la tienda, y cubrió el arca del testimonio; como Jehová había mandado á Moisés.
40:22 Y puso la mesa en el tabernáculo del testimonio, al lado septentrional del pabellón, fuera del velo:
40:23 Y sobre ella puso por orden los panes delante de Jehová, como Jehová había mandado á Moisés.
40:24 Y puso el candelero en el tabernáculo del testimonio, enfrente de la mesa, al lado meridional del pabellón.
40:25 Y encendió las lámparas delante de Jehová; como Jehová había mandado á Moisés.
40:26 Puso también el altar de oro en el tabernáculo del testimonio, delante del velo:
40:27 Y encendió sobre él el perfume aromático; como Jehová había mandado á Moisés.
40:28 Puso asimismo la cortina de la puerta del tabernáculo.
40:29 Y colocó el altar del holocausto á la puerta del tabernáculo, del tabernáculo del testimonio; y ofreció sobre él holocausto y presente; como Jehová había mandado á Moisés.
40:30 Y puso la fuente entre el tabernáculo del testimonio y el altar; y puso en ella agua para lavar.
40:31 Y Moisés y Aarón y sus hijos lavaban en ella sus manos y sus pies.
40:32 Cuando entraban en el tabernáculo del testimonio, y cuando se llegaban al altar, se lavaban; como Jehová había mandado á Moisés.
40:33 Finalmente erigió el atrio en derredor del tabernáculo y del altar, y puso la cortina de la puerta del atrio. Y así acabó Moisés la obra.
40:34 Entonces una nube cubrió el tabernáculo del testimonio, y la gloria de Jehová hinchió el tabernáculo.
40:35 Y no podía Moisés entrar en el tabernáculo del testimonio, porque la nube estaba sobre él, y la gloria de Jehová lo tenía lleno.
40:36 Y cuando la nube se alzaba del tabernáculo, los hijos de Israel se movían en todas sus jornadas:
40:37 Pero si la nube no se alzaba, no se partían hasta el día en que ella se alzaba.
40:38 Porque la nube de Jehová estaba de día sobre el tabernáculo, y el fuego estaba de noche en él, á vista de toda la casa de Israel, en todas sus jornadas.
Proverbs
8:1 ¿NO clama la sabiduría, Y da su voz la inteligencia?
8:2 En los altos cabezos, junto al camino, A las encrucijadas de las veredas se para;
8:3 En el lugar de las puertas, á la entrada de la ciudad, A la entrada de las puertas da voces:
8:4 Oh hombres, á vosotros clamo; Y mi voz es á los hijos de los hombres.
8:5 Entended, simples, discreción; Y vosotros, locos, entrad en cordura.
8:6 Oid, porque hablaré cosas excelentes; Y abriré mis labios para cosas rectas.
8:7 Porque mi boca hablará verdad, Y la impiedad abominan mis labios.
8:8 En justicia son todas las razones de mi boca; No hay en ellas cosa perversa ni torcida.
8:9 Todas ellas son rectas al que entiende, Y razonables á los que han hallado sabiduría.
8:10 Recibid mi enseñanza, y no plata; Y ciencia antes que el oro escogido.
8:11 Porque mejor es la sabiduría que las piedras preciosas; Y todas las cosas que se pueden desear, no son de comparar con ella.
8:12 Yo, la sabiduría, habito con la discreción, Y hallo la ciencia de los consejos.
8:13 El temor de Jehová es aborrecer el mal; La soberbia y la arrogancia, y el mal camino Y la boca perversa, aborrezco.
8:14 Conmigo está el consejo y el ser; Yo soy la inteligencia; mía es la fortaleza.
8:15 Por mí reinan los reyes, Y los príncipes determinan justicia.
8:16 Por mí dominan los príncipes, Y todos los gobernadores juzgan la tierra.
8:17 Yo amo á los que me aman; Y me hallan los que madrugando me buscan.
8:18 Las riquezas y la honra están conmigo; Sólidas riquezas, y justicia.
8:19 Mejor es mi fruto que el oro, y que el oro refinado; Y mi rédito mejor que la plata escogida.
8:20 Por vereda de justicia guiaré, Por en medio de sendas de juicio;
8:21 Para hacer heredar á mis amigos el ser, Y que yo hincha sus tesoros.
8:22 Jehová me poseía en el principio de su camino, Ya de antiguo, antes de sus obras.
8:23 Eternalmente tuve el principado, desde el principio, Antes de la tierra.
8:24 Antes de los abismos fuí engendrada; Antes que fuesen las fuentes de las muchas aguas.
8:25 Antes que los montes fuesen fundados, Antes de los collados, era yo engendrada:
8:26 No había aún hecho la tierra, ni las campiñas, Ni el principio del polvo del mundo.
8:27 Cuando formaba los cielos, allí estaba yo; Cuando señalaba por compás la sobrefaz del abismo;
8:28 Cuando afirmaba los cielos arriba, Cuando afirmaba las fuentes del abismo;
8:29 Cuando ponía á la mar su estatuto, Y á las aguas, que no pasasen su mandamiento; Cuando establecía los fundamentos de la tierra;
8:30 Con él estaba yo ordenándolo todo; Y fuí su delicia todos los días, Teniendo solaz delante de él en todo tiempo.
8:31 Huélgome en la parte habitable de su tierra; Y mis delicias son con los hijos de los hombres.
8:32 Ahora pues, hijos, oidme: Y bienaventurados los que guardaren mis caminos.
8:33 Atended el consejo, y sed sabios, Y no lo menospreciéis.
8:34 Bienaventurado el hombre que me oye, Velando á mis puertas cada día, Guardando los umbrales de mis entradas.
8:35 Porque el que me hallare, hallará la vida, Y alcanzará el favor de Jehová.
8:36 Mas el que peca contra mí, defrauda su alma: Todos los que me aborrecen, aman la muerte.
8:2 En los altos cabezos, junto al camino, A las encrucijadas de las veredas se para;
8:3 En el lugar de las puertas, á la entrada de la ciudad, A la entrada de las puertas da voces:
8:4 Oh hombres, á vosotros clamo; Y mi voz es á los hijos de los hombres.
8:5 Entended, simples, discreción; Y vosotros, locos, entrad en cordura.
8:6 Oid, porque hablaré cosas excelentes; Y abriré mis labios para cosas rectas.
8:7 Porque mi boca hablará verdad, Y la impiedad abominan mis labios.
8:8 En justicia son todas las razones de mi boca; No hay en ellas cosa perversa ni torcida.
8:9 Todas ellas son rectas al que entiende, Y razonables á los que han hallado sabiduría.
8:10 Recibid mi enseñanza, y no plata; Y ciencia antes que el oro escogido.
8:11 Porque mejor es la sabiduría que las piedras preciosas; Y todas las cosas que se pueden desear, no son de comparar con ella.
8:12 Yo, la sabiduría, habito con la discreción, Y hallo la ciencia de los consejos.
8:13 El temor de Jehová es aborrecer el mal; La soberbia y la arrogancia, y el mal camino Y la boca perversa, aborrezco.
8:14 Conmigo está el consejo y el ser; Yo soy la inteligencia; mía es la fortaleza.
8:15 Por mí reinan los reyes, Y los príncipes determinan justicia.
8:16 Por mí dominan los príncipes, Y todos los gobernadores juzgan la tierra.
8:17 Yo amo á los que me aman; Y me hallan los que madrugando me buscan.
8:18 Las riquezas y la honra están conmigo; Sólidas riquezas, y justicia.
8:19 Mejor es mi fruto que el oro, y que el oro refinado; Y mi rédito mejor que la plata escogida.
8:20 Por vereda de justicia guiaré, Por en medio de sendas de juicio;
8:21 Para hacer heredar á mis amigos el ser, Y que yo hincha sus tesoros.
8:22 Jehová me poseía en el principio de su camino, Ya de antiguo, antes de sus obras.
8:23 Eternalmente tuve el principado, desde el principio, Antes de la tierra.
8:24 Antes de los abismos fuí engendrada; Antes que fuesen las fuentes de las muchas aguas.
8:25 Antes que los montes fuesen fundados, Antes de los collados, era yo engendrada:
8:26 No había aún hecho la tierra, ni las campiñas, Ni el principio del polvo del mundo.
8:27 Cuando formaba los cielos, allí estaba yo; Cuando señalaba por compás la sobrefaz del abismo;
8:28 Cuando afirmaba los cielos arriba, Cuando afirmaba las fuentes del abismo;
8:29 Cuando ponía á la mar su estatuto, Y á las aguas, que no pasasen su mandamiento; Cuando establecía los fundamentos de la tierra;
8:30 Con él estaba yo ordenándolo todo; Y fuí su delicia todos los días, Teniendo solaz delante de él en todo tiempo.
8:31 Huélgome en la parte habitable de su tierra; Y mis delicias son con los hijos de los hombres.
8:32 Ahora pues, hijos, oidme: Y bienaventurados los que guardaren mis caminos.
8:33 Atended el consejo, y sed sabios, Y no lo menospreciéis.
8:34 Bienaventurado el hombre que me oye, Velando á mis puertas cada día, Guardando los umbrales de mis entradas.
8:35 Porque el que me hallare, hallará la vida, Y alcanzará el favor de Jehová.
8:36 Mas el que peca contra mí, defrauda su alma: Todos los que me aborrecen, aman la muerte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já, agradecemos por comentar em nosso blog.
Se quiser comentar sem efetuar login em algumas das contas sugeridas na caixa "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL" e apenas digite seu nome, assim é mais prático e mais rápido.