A leitura bíblica de hoje encontra-se em Êxodo 35-37 e Provérbios 7.
Êxodo
35.1 Então, fez Moisés ajuntar toda a congregação dos filhos de Israel e disse-lhes: Estas são as palavras que o SENHOR ordenou que se cumprissem.
35.2 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que fizer obra nele morrerá.
35.3 Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado.
35.4 Falou mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o SENHOR ordenou, dizendo:
35.5 Tomai, do que vós tendes, uma oferta para o SENHOR; cada um, cujo coração é voluntariamente disposto, a trará por oferta alçada ao SENHOR; ouro, e prata, e cobre,
35.6 como também pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras,
35.7 e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de cetim,
35.8 e azeite para a luminária, e especiarias para o azeite da unção e para o incenso aromático,
35.9 e pedras sardônicas, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
35.10 E todos os sábios de coração entre vós virão e farão tudo o que o SENHOR tem mandado:
35.11 O tabernáculo, e a sua tenda, e a sua coberta, e os seus colchetes, e as suas tábuas, e as suas barras, e as suas colunas, e as suas bases;
35.12 a arca e os seus varais, e o propiciatório, e o véu da coberta;
35.13 a mesa, e os seus varais, e todos os seus utensílios, e os pães da proposição,
35.14 e o castiçal da luminária, e os seus utensílios, e as suas lâmpadas, e o azeite para a luminária;
35.15 e o altar do incenso, e os seus varais, e o azeite da unção, e o incenso aromático, e a coberta da porta à entrada do tabernáculo;
35.16 o altar do holocausto, e o crivo de cobre que terá seus varais, e todos os seus utensílios, e a pia, e a sua base;
35.17 as cortinas do pátio, e as suas colunas, e as suas bases, e a coberta da porta do pátio;
35.18 as estacas do tabernáculo, e as estacas do pátio, e as suas cordas;
35.19 as vestes do ministério para ministrar no santuário, e as vestes santas de Arão, o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio.
35.20 Então, toda a congregação dos filhos de Israel saiu de diante de Moisés,
35.21 e veio todo homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o impeliu, e trouxeram a oferta alçada ao SENHOR para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas.
35.22 E, assim, vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, e todo vaso de ouro; e todo homem oferecia oferta de ouro ao SENHOR;
35.23 e todo homem que se achou com pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras, e peles de carneiro tintas de vermelho, e peles de texugos, os trazia;
35.24 todo aquele que oferecia oferta alçada de prata ou de metal, a trazia por oferta alçada ao SENHOR; e todo aquele que se achava com madeira de cetim, a trazia para toda a obra do serviço.
35.25 E todas as mulheres sábias de coração fiavam com as mãos e traziam o fiado, o pano azul, a púrpura, o carmesim e o linho fino.
35.26 E todas as mulheres cujo coração as moveu em sabedoria fiavam os pêlos das cabras.
35.27 E os príncipes traziam pedras sardônicas, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral,
35.28 e especiarias, e azeite para a luminária, e para o óleo da unção, e para o incenso aromático.
35.29 Todo homem e mulher, cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o SENHOR ordenara se fizesse pela mão de Moisés, aquilo trouxeram os filhos de Israel por oferta voluntária ao SENHOR.
35.30 Depois, disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá.
35.31 E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento e ciência em todo artifício,
35.32 e para inventar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre,
35.33 e em artifício de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em toda obra esmerada.
35.34 Também lhe tem disposto o coração para ensinar a outros, a ele e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã.
35.35 Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda obra de mestre, e a mais engenhosa, e a do bordador, em pano azul, e em púrpura, e em carmesim, e em linho fino, e a do tecelão, fazendo toda obra e inventando invenções.
36.1 Assim, trabalharam Bezalel, e Aoliabe, e todo homem sábio de coração a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saberem como haviam de fazer toda obra para o serviço do santuário, conforme tudo o que o SENHOR tinha ordenado.
36.2 Porque Moisés chamara a Bezalel, e a Aoliabe, e a todo homem sábio de coração em cujo coração o SENHOR tinha dado sabedoria, isto é, a todo aquele a quem o seu coração movera que se chegasse à obra para fazê-la.
36.3 Tomaram, pois, de diante de Moisés toda oferta alçada que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la; e, ainda, eles lhe traziam cada manhã oferta voluntária.
36.4 E vieram todos os sábios que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia,
36.5 e falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o SENHOR ordenou se fizesse.
36.6 Então, mandou Moisés que fizessem passar uma voz pelo arraial, dizendo: Nenhum homem nem mulher faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim, o povo foi proibido de trazer mais,
36.7 porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.
36.8 Assim, todo sábio de coração, entre os que faziam a obra, fez o tabernáculo de dez cortinas, de linho fino torcido, e de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, com querubins; da obra mais esmerada, as fez.
36.9 O comprimento de uma cortina era de vinte e oito côvados, e a largura de outra cortina, de quatro côvados; todas as cortinas tinham uma mesma medida.
36.10 E ligou cinco cortinas, uma com a outra; e outras cinco cortinas ligou uma com a outra.
36.11 Depois, fez laçadas de fio azul na borda da última cortina do primeiro agrupamento; assim também fez na borda da primeira cortina do segundo agrupamento.
36.12 Cinqüenta laçadas fez numa cortina e cinqüenta laçadas fez na cortina da extremidade do segundo agrupamento; estas laçadas eram contrapostas uma com a outra.
36.13 Também fez cinqüenta colchetes de ouro e com estes colchetes uniu as cortinas uma com a outra; e foi feito, assim, um tabernáculo.
36.14 Fez também cortinas de pêlos de cabras para a tenda sobre o tabernáculo; de onze cortinas a fez.
36.15 O comprimento de uma cortina era de trinta côvados, e a largura de uma cortina, de quatro côvados; estas onze cortinas tinham uma mesma medida.
36.16 E ele uniu cinco cortinas à parte, e seis cortinas à parte,
36.17 e fez cinqüenta laçadas na borda da última cortina do agrupamento; também fez cinqüenta laçadas na borda da cortina do outro agrupamento.
36.18 Fez também cinqüenta colchetes de metal para ajuntar a tenda, para que fosse uma.
36.19 Fez também para a tenda uma coberta de peles de carneiros tintas de vermelho; e, por cima, uma coberta de peles de texugo.
36.20 Também fez tábuas levantadas para o tabernáculo, de madeira de cetim.
36.21 O comprimento de uma tábua era de dez côvados, e a largura de cada tábua era de um côvado e meio.
36.22 Cada tábua tinha duas coiceiras, pregadas uma com a outra; assim fez com todas as tábuas do tabernáculo.
36.23 Assim, pois, fez as tábuas para o tabernáculo; vinte tábuas para a banda do sul;
36.24 e fez quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua para as suas duas coiceiras e duas bases debaixo de outra tábua para as suas duas coiceiras.
36.25 Também fez vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo da banda do norte,
36.26 com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua.
36.27 E ao lado do tabernáculo para o ocidente fez seis tábuas.
36.28 Fez também duas tábuas para os cantos do tabernáculo aos dois lados,
36.29 as quais estavam juntas debaixo e também se ajuntavam por cima com uma argola; assim fez com elas ambas nos dois cantos.
36.30 Assim, eram oito tábuas com as suas bases de prata, a saber, dezesseis bases; duas bases debaixo de cada tábua.
36.31 Fez também barras de madeira de cetim; cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo,
36.32 e cinco barras para as tábuas do outro lado do tabernáculo; e outras cinco barras para as tábuas do tabernáculo de ambas as bandas do ocidente.
36.33 E fez que a barra do meio passasse pelo meio das tábuas de uma extremidade até à outra.
36.34 E cobriu as tábuas de ouro, e as suas argolas (os lugares das barras) fez de ouro; as barras também cobriu de ouro.
36.35 Depois, fez o véu de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; de obra esmerada o fez, com querubins.
36.36 E fez-lhe quatro colunas de madeira de cetim e as cobriu de ouro; e seus colchetes fez de ouro e fundiu-lhe quatro bases de prata.
36.37 Fez também para a porta da tenda o véu de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, da obra de bordador,
36.38 com as suas cinco colunas e os seus colchetes; e as suas cabeças e as suas molduras cobriu de ouro; e as suas cinco bases eram de cobre.
37.1 Fez também Bezalel a arca de madeira de cetim; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura, de um côvado e meio; e a sua altura, de um côvado e meio.
37.2 E cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor;
37.3 e fundiu-lhe quatro argolas de ouro aos seus quatro cantos, num lado, duas, e no outro lado, duas argolas;
37.4 e fez varais de madeira de cetim e os cobriu de ouro;
37.5 e meteu os varais pelas argolas aos lados da arca, para levar a arca.
37.6 Fez também de ouro puro o propiciatório; o seu comprimento era de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio.
37.7 Fez também dois querubins de ouro; de obra batida os fez, às duas extremidades do propiciatório;
37.8 um querubim a uma extremidade desta banda, e o outro querubim à outra extremidade da outra banda; do mesmo propiciatório fez sair os querubins às duas extremidades dele.
37.9 E os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo com as asas o propiciatório; e os seus rostos estavam defronte um do outro; o rosto dos querubins estava virado para o propiciatório.
37.10 Fez também a mesa de madeira de cetim; o seu comprimento era de dois côvados, e a sua largura, de um côvado, e a sua altura, de um côvado e meio.
37.11 E cobriu-a de ouro puro e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.
37.12 Fez-lhe também uma moldura da largura de uma mão ao redor; e fez uma coroa de ouro ao redor da sua moldura.
37.13 Fundiu-lhe também quatro argolas de ouro; e pôs as argolas aos quatro cantos que estavam aos seus quatro pés.
37.14 Defronte da moldura estavam as argolas para os lugares dos varais, para levar a mesa.
37.15 Fez também os varais de madeira de cetim e os cobriu de ouro, para levar a mesa.
37.16 E fez de ouro puro os utensílios que haviam de estar sobre a mesa, e os seus pratos, e as suas colheres, e as suas escudelas, e as suas cobertas, com que se haviam de cobrir.
37.17 Fez também o castiçal de ouro puro; de obra batida fez este castiçal; o seu pé, e as suas canas, e os seus copos, e as suas maçãs, e as suas flores, na mesma peça.
37.18 Seis canas saíam dos seus lados: três canas do castiçal, de um lado dele, e três canas do castiçal, do outro lado.
37.19 Numa cana, estavam três copos a modo de amêndoas, uma maçã e uma flor; e noutra cana, três copos a modo de amêndoas, uma maçã e uma flor; assim para as seis canas que saíam do castiçal.
37.20 Mas no mesmo castiçal havia quatro copos a modo de amêndoas com as suas maçãs e com as suas flores.
37.21 E era uma maçã debaixo de duas canas do mesmo; e outra maçã debaixo de outras duas canas; e mais uma maçã debaixo de outras duas canas; assim se fez para as seis canas que saíam dele.
37.22 As suas maçãs e as suas canas formavam a mesma peça; tudo era uma obra batida de ouro puro.
37.23 E fez-lhe sete lâmpadas; os seus espevitadores e os seus apagadores eram de ouro puro.
37.24 De um talento de ouro puro o fez, e todos os seus utensílios.
37.25 E fez o altar do incenso de madeira de cetim; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado, a sua largura, quadrado; e de dois côvados, a sua altura; dele mesmo eram feitas as suas pontas.
37.26 E cobriu-o de ouro puro, e a sua coberta, e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.
37.27 Fez-lhe também duas argolas de ouro debaixo da sua coroa, nos seus dois cantos, de ambos os seus lados, para os lugares dos varais, para levá-lo com eles.
37.28 E os varais fez de madeira de cetim e os cobriu de ouro.
37.29 Também fez o azeite santo da unção e o incenso aromático, puro, de obra de perfumista.
35.2 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que fizer obra nele morrerá.
35.3 Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado.
35.4 Falou mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o SENHOR ordenou, dizendo:
35.5 Tomai, do que vós tendes, uma oferta para o SENHOR; cada um, cujo coração é voluntariamente disposto, a trará por oferta alçada ao SENHOR; ouro, e prata, e cobre,
35.6 como também pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras,
35.7 e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de cetim,
35.8 e azeite para a luminária, e especiarias para o azeite da unção e para o incenso aromático,
35.9 e pedras sardônicas, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
35.10 E todos os sábios de coração entre vós virão e farão tudo o que o SENHOR tem mandado:
35.11 O tabernáculo, e a sua tenda, e a sua coberta, e os seus colchetes, e as suas tábuas, e as suas barras, e as suas colunas, e as suas bases;
35.12 a arca e os seus varais, e o propiciatório, e o véu da coberta;
35.13 a mesa, e os seus varais, e todos os seus utensílios, e os pães da proposição,
35.14 e o castiçal da luminária, e os seus utensílios, e as suas lâmpadas, e o azeite para a luminária;
35.15 e o altar do incenso, e os seus varais, e o azeite da unção, e o incenso aromático, e a coberta da porta à entrada do tabernáculo;
35.16 o altar do holocausto, e o crivo de cobre que terá seus varais, e todos os seus utensílios, e a pia, e a sua base;
35.17 as cortinas do pátio, e as suas colunas, e as suas bases, e a coberta da porta do pátio;
35.18 as estacas do tabernáculo, e as estacas do pátio, e as suas cordas;
35.19 as vestes do ministério para ministrar no santuário, e as vestes santas de Arão, o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio.
35.20 Então, toda a congregação dos filhos de Israel saiu de diante de Moisés,
35.21 e veio todo homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o impeliu, e trouxeram a oferta alçada ao SENHOR para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas.
35.22 E, assim, vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, e todo vaso de ouro; e todo homem oferecia oferta de ouro ao SENHOR;
35.23 e todo homem que se achou com pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras, e peles de carneiro tintas de vermelho, e peles de texugos, os trazia;
35.24 todo aquele que oferecia oferta alçada de prata ou de metal, a trazia por oferta alçada ao SENHOR; e todo aquele que se achava com madeira de cetim, a trazia para toda a obra do serviço.
35.25 E todas as mulheres sábias de coração fiavam com as mãos e traziam o fiado, o pano azul, a púrpura, o carmesim e o linho fino.
35.26 E todas as mulheres cujo coração as moveu em sabedoria fiavam os pêlos das cabras.
35.27 E os príncipes traziam pedras sardônicas, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral,
35.28 e especiarias, e azeite para a luminária, e para o óleo da unção, e para o incenso aromático.
35.29 Todo homem e mulher, cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o SENHOR ordenara se fizesse pela mão de Moisés, aquilo trouxeram os filhos de Israel por oferta voluntária ao SENHOR.
35.30 Depois, disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá.
35.31 E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento e ciência em todo artifício,
35.32 e para inventar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre,
35.33 e em artifício de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em toda obra esmerada.
35.34 Também lhe tem disposto o coração para ensinar a outros, a ele e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã.
35.35 Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda obra de mestre, e a mais engenhosa, e a do bordador, em pano azul, e em púrpura, e em carmesim, e em linho fino, e a do tecelão, fazendo toda obra e inventando invenções.
36.1 Assim, trabalharam Bezalel, e Aoliabe, e todo homem sábio de coração a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saberem como haviam de fazer toda obra para o serviço do santuário, conforme tudo o que o SENHOR tinha ordenado.
36.2 Porque Moisés chamara a Bezalel, e a Aoliabe, e a todo homem sábio de coração em cujo coração o SENHOR tinha dado sabedoria, isto é, a todo aquele a quem o seu coração movera que se chegasse à obra para fazê-la.
36.3 Tomaram, pois, de diante de Moisés toda oferta alçada que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la; e, ainda, eles lhe traziam cada manhã oferta voluntária.
36.4 E vieram todos os sábios que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia,
36.5 e falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o SENHOR ordenou se fizesse.
36.6 Então, mandou Moisés que fizessem passar uma voz pelo arraial, dizendo: Nenhum homem nem mulher faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim, o povo foi proibido de trazer mais,
36.7 porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.
36.8 Assim, todo sábio de coração, entre os que faziam a obra, fez o tabernáculo de dez cortinas, de linho fino torcido, e de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, com querubins; da obra mais esmerada, as fez.
36.9 O comprimento de uma cortina era de vinte e oito côvados, e a largura de outra cortina, de quatro côvados; todas as cortinas tinham uma mesma medida.
36.10 E ligou cinco cortinas, uma com a outra; e outras cinco cortinas ligou uma com a outra.
36.11 Depois, fez laçadas de fio azul na borda da última cortina do primeiro agrupamento; assim também fez na borda da primeira cortina do segundo agrupamento.
36.12 Cinqüenta laçadas fez numa cortina e cinqüenta laçadas fez na cortina da extremidade do segundo agrupamento; estas laçadas eram contrapostas uma com a outra.
36.13 Também fez cinqüenta colchetes de ouro e com estes colchetes uniu as cortinas uma com a outra; e foi feito, assim, um tabernáculo.
36.14 Fez também cortinas de pêlos de cabras para a tenda sobre o tabernáculo; de onze cortinas a fez.
36.15 O comprimento de uma cortina era de trinta côvados, e a largura de uma cortina, de quatro côvados; estas onze cortinas tinham uma mesma medida.
36.16 E ele uniu cinco cortinas à parte, e seis cortinas à parte,
36.17 e fez cinqüenta laçadas na borda da última cortina do agrupamento; também fez cinqüenta laçadas na borda da cortina do outro agrupamento.
36.18 Fez também cinqüenta colchetes de metal para ajuntar a tenda, para que fosse uma.
36.19 Fez também para a tenda uma coberta de peles de carneiros tintas de vermelho; e, por cima, uma coberta de peles de texugo.
36.20 Também fez tábuas levantadas para o tabernáculo, de madeira de cetim.
36.21 O comprimento de uma tábua era de dez côvados, e a largura de cada tábua era de um côvado e meio.
36.22 Cada tábua tinha duas coiceiras, pregadas uma com a outra; assim fez com todas as tábuas do tabernáculo.
36.23 Assim, pois, fez as tábuas para o tabernáculo; vinte tábuas para a banda do sul;
36.24 e fez quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua para as suas duas coiceiras e duas bases debaixo de outra tábua para as suas duas coiceiras.
36.25 Também fez vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo da banda do norte,
36.26 com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua.
36.27 E ao lado do tabernáculo para o ocidente fez seis tábuas.
36.28 Fez também duas tábuas para os cantos do tabernáculo aos dois lados,
36.29 as quais estavam juntas debaixo e também se ajuntavam por cima com uma argola; assim fez com elas ambas nos dois cantos.
36.30 Assim, eram oito tábuas com as suas bases de prata, a saber, dezesseis bases; duas bases debaixo de cada tábua.
36.31 Fez também barras de madeira de cetim; cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo,
36.32 e cinco barras para as tábuas do outro lado do tabernáculo; e outras cinco barras para as tábuas do tabernáculo de ambas as bandas do ocidente.
36.33 E fez que a barra do meio passasse pelo meio das tábuas de uma extremidade até à outra.
36.34 E cobriu as tábuas de ouro, e as suas argolas (os lugares das barras) fez de ouro; as barras também cobriu de ouro.
36.35 Depois, fez o véu de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; de obra esmerada o fez, com querubins.
36.36 E fez-lhe quatro colunas de madeira de cetim e as cobriu de ouro; e seus colchetes fez de ouro e fundiu-lhe quatro bases de prata.
36.37 Fez também para a porta da tenda o véu de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, da obra de bordador,
36.38 com as suas cinco colunas e os seus colchetes; e as suas cabeças e as suas molduras cobriu de ouro; e as suas cinco bases eram de cobre.
37.1 Fez também Bezalel a arca de madeira de cetim; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura, de um côvado e meio; e a sua altura, de um côvado e meio.
37.2 E cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor;
37.3 e fundiu-lhe quatro argolas de ouro aos seus quatro cantos, num lado, duas, e no outro lado, duas argolas;
37.4 e fez varais de madeira de cetim e os cobriu de ouro;
37.5 e meteu os varais pelas argolas aos lados da arca, para levar a arca.
37.6 Fez também de ouro puro o propiciatório; o seu comprimento era de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio.
37.7 Fez também dois querubins de ouro; de obra batida os fez, às duas extremidades do propiciatório;
37.8 um querubim a uma extremidade desta banda, e o outro querubim à outra extremidade da outra banda; do mesmo propiciatório fez sair os querubins às duas extremidades dele.
37.9 E os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo com as asas o propiciatório; e os seus rostos estavam defronte um do outro; o rosto dos querubins estava virado para o propiciatório.
37.10 Fez também a mesa de madeira de cetim; o seu comprimento era de dois côvados, e a sua largura, de um côvado, e a sua altura, de um côvado e meio.
37.11 E cobriu-a de ouro puro e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.
37.12 Fez-lhe também uma moldura da largura de uma mão ao redor; e fez uma coroa de ouro ao redor da sua moldura.
37.13 Fundiu-lhe também quatro argolas de ouro; e pôs as argolas aos quatro cantos que estavam aos seus quatro pés.
37.14 Defronte da moldura estavam as argolas para os lugares dos varais, para levar a mesa.
37.15 Fez também os varais de madeira de cetim e os cobriu de ouro, para levar a mesa.
37.16 E fez de ouro puro os utensílios que haviam de estar sobre a mesa, e os seus pratos, e as suas colheres, e as suas escudelas, e as suas cobertas, com que se haviam de cobrir.
37.17 Fez também o castiçal de ouro puro; de obra batida fez este castiçal; o seu pé, e as suas canas, e os seus copos, e as suas maçãs, e as suas flores, na mesma peça.
37.18 Seis canas saíam dos seus lados: três canas do castiçal, de um lado dele, e três canas do castiçal, do outro lado.
37.19 Numa cana, estavam três copos a modo de amêndoas, uma maçã e uma flor; e noutra cana, três copos a modo de amêndoas, uma maçã e uma flor; assim para as seis canas que saíam do castiçal.
37.20 Mas no mesmo castiçal havia quatro copos a modo de amêndoas com as suas maçãs e com as suas flores.
37.21 E era uma maçã debaixo de duas canas do mesmo; e outra maçã debaixo de outras duas canas; e mais uma maçã debaixo de outras duas canas; assim se fez para as seis canas que saíam dele.
37.22 As suas maçãs e as suas canas formavam a mesma peça; tudo era uma obra batida de ouro puro.
37.23 E fez-lhe sete lâmpadas; os seus espevitadores e os seus apagadores eram de ouro puro.
37.24 De um talento de ouro puro o fez, e todos os seus utensílios.
37.25 E fez o altar do incenso de madeira de cetim; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado, a sua largura, quadrado; e de dois côvados, a sua altura; dele mesmo eram feitas as suas pontas.
37.26 E cobriu-o de ouro puro, e a sua coberta, e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.
37.27 Fez-lhe também duas argolas de ouro debaixo da sua coroa, nos seus dois cantos, de ambos os seus lados, para os lugares dos varais, para levá-lo com eles.
37.28 E os varais fez de madeira de cetim e os cobriu de ouro.
37.29 Também fez o azeite santo da unção e o incenso aromático, puro, de obra de perfumista.
Provérbios
7.1 Filho meu, guarda as minhas palavras e esconde dentro de ti os meus mandamentos.
7.2 Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.
7.3 Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração.
7.4 Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama tua parenta;
7.5 para te guardarem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras.
7.6 Porque da janela da minha casa, por minhas grades olhando eu,
7.7 vi entre os simples, descobri entre os jovens, um jovem falto de juízo,
7.8 que passava pela rua junto à sua esquina e seguia o caminho da sua casa,
7.9 no crepúsculo, à tarde do dia, na escuridão e trevas da noite.
7.10 E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro, com enfeites de prostituta e astuto coração.
7.11 Esta era alvoroçadora e contenciosa, e não paravam em casa os seus pés;
7.12 ora pelas ruas, ora pelas praças, espreitando por todos os cantos,
7.13 aproximou-se dele, e o beijou, e esforçou o seu rosto, e disse-lhe:
7.14 Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos.
7.15 Por isso, saí ao teu encontro, a buscar diligentemente a tua face, e te achei.
7.16 Já cobri a minha cama com cobertas de tapeçaria, com obras lavradas com linho fino do Egito;
7.17 já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela.
7.18 Vem, saciemo-nos de amores até pela manhã; alegremo-nos com amores.
7.19 Porque o marido não está em casa, foi fazer uma jornada ao longe.
7.20 Um saquitel de dinheiro levou na sua mão; só no dia marcado voltará a casa.
7.21 Seduziu-o com a multidão das suas palavras, com as lisonjas dos seus lábios o persuadiu.
7.22 E ele segue-a logo, como boi que vai ao matadouro; e, como o louco ao castigo das prisões,
7.23 até que a flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço e não sabe que ele está ali contra a sua vida.
7.24 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e estai atentos às palavras da minha boca;
7.25 não se desvie para os seus caminhos o teu coração, e não andes perdido nas suas veredas;
7.26 porque a muitos feridos derribou; e são muitíssimos os que por ela foram mortos.
7.27 Caminhos de sepultura é a sua casa, os quais descem às câmaras da morte.
7.2 Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.
7.3 Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração.
7.4 Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama tua parenta;
7.5 para te guardarem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras.
7.6 Porque da janela da minha casa, por minhas grades olhando eu,
7.7 vi entre os simples, descobri entre os jovens, um jovem falto de juízo,
7.8 que passava pela rua junto à sua esquina e seguia o caminho da sua casa,
7.9 no crepúsculo, à tarde do dia, na escuridão e trevas da noite.
7.10 E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro, com enfeites de prostituta e astuto coração.
7.11 Esta era alvoroçadora e contenciosa, e não paravam em casa os seus pés;
7.12 ora pelas ruas, ora pelas praças, espreitando por todos os cantos,
7.13 aproximou-se dele, e o beijou, e esforçou o seu rosto, e disse-lhe:
7.14 Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos.
7.15 Por isso, saí ao teu encontro, a buscar diligentemente a tua face, e te achei.
7.16 Já cobri a minha cama com cobertas de tapeçaria, com obras lavradas com linho fino do Egito;
7.17 já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela.
7.18 Vem, saciemo-nos de amores até pela manhã; alegremo-nos com amores.
7.19 Porque o marido não está em casa, foi fazer uma jornada ao longe.
7.20 Um saquitel de dinheiro levou na sua mão; só no dia marcado voltará a casa.
7.21 Seduziu-o com a multidão das suas palavras, com as lisonjas dos seus lábios o persuadiu.
7.22 E ele segue-a logo, como boi que vai ao matadouro; e, como o louco ao castigo das prisões,
7.23 até que a flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço e não sabe que ele está ali contra a sua vida.
7.24 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e estai atentos às palavras da minha boca;
7.25 não se desvie para os seus caminhos o teu coração, e não andes perdido nas suas veredas;
7.26 porque a muitos feridos derribou; e são muitíssimos os que por ela foram mortos.
7.27 Caminhos de sepultura é a sua casa, os quais descem às câmaras da morte.
Êxodo
35.1 Moisés reuniu todo o povo de Israel e lhe disse: — É isto o que o SENHOR mandou vocês fazerem:
35.2 vocês têm seis dias para trabalhar, porém o sétimo dia deve ser sagrado, um dia solene dedicado ao SENHOR. Qualquer pessoa que fizer algum trabalho nesse dia deverá ser morta.
35.3 No sábado, nem mesmo acendam fogo nas suas casas.
35.4 Moisés disse a todo o povo de Israel: — É isto o que o SENHOR ordenou:
35.5 façam uma oferta ao SENHOR. Quem quiser fazer isso deverá trazer uma oferta de ouro, prata ou bronze;
35.6 fios de lã azul, púrpura e vermelha; linho fino; tecido feito de pêlos de cabra;
35.7 peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas; madeira de acácia;
35.8 azeite para lamparinas; especiarias para a preparação do azeite de ungir e para o incenso de cheiro agradável;
35.9 pedras de ônix e outras pedras de valor para serem colocadas no manto sacerdotal e no peitoral do Grande Sacerdote.
35.10 — Todos os homens habilidosos deverão vir e fazer tudo o que o SENHOR mandou,
35.11 isto é, a Tenda, as suas coberturas (a de dentro e a de fora), os prendedores, as armações, as travessas, os postes e as bases;
35.12 a arca da aliança, os seus cabos de madeira, a sua tampa e a cortina para separar o Lugar Santíssimo do Lugar Santo;
35.13 a mesa, os seus cabos e todo o seu equipamento; os pães oferecidos a Deus;
35.14 o candelabro e o seu equipamento; as lamparinas com o seu azeite;
35.15 o altar de queimar incenso e os seus cabos; o azeite de ungir; o incenso cheiroso; a cortina para a entrada da Tenda;
35.16 o altar de queimar as ofertas e a sua grelha de bronze; os cabos e o resto do equipamento do altar; a pia com o seu suporte;
35.17 a cortina do pátio, os seus postes e as suas bases; a cortina da entrada do pátio;
35.18 as estacas e as cordas da Tenda, e as estacas e as cordas do pátio;
35.19 e as roupas que os sacerdotes usarão quando servirem no Lugar Santo, isto é, as roupas sagradas de Arão e dos seus filhos.
35.20 Então o povo de Israel foi para casa,
35.21 e todos os que, de fato, queriam voltaram trazendo uma oferta para o SENHOR, a fim de que a Tenda da Presença de Deus, o SENHOR, fosse construída. Eles trouxeram tudo o que era necessário para a adoração e para fazer as roupas dos sacerdotes.
35.22 Vieram homens e mulheres, todos com muita boa vontade, e trouxeram fivelas, brincos, anéis, pulseiras e todo tipo de objetos de ouro. E essas ofertas foram dedicadas ao SENHOR.
35.23 E também trouxeram como oferta linho fino, fios de lã azul, púrpura e vermelha, tecido feito de pêlos de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas.
35.24 Todos os que podiam dar trouxeram prata e bronze como oferta ao SENHOR, e também os que tinham madeira de acácia que podia ser usada para qualquer trabalho.
35.25 Todas as mulheres habilidosas trouxeram o que haviam feito: fios de linho fino e fios de lã azul, púrpura e vermelha.
35.26 Elas também fizeram tecidos de pêlos de cabra.
35.27 Os líderes trouxeram pedras de ônix e outras pedras de valor para serem colocadas no manto sacerdotal e no peitoral do Grande Sacerdote.
35.28 E trouxeram também especiarias e o azeite para as lamparinas, para ungir e para o incenso cheiroso.
35.29 Todos os israelitas trouxeram de muita boa vontade as suas ofertas a Deus, o SENHOR, para o trabalho que ele, por meio de Moisés, havia ordenado que fosse feito.
35.30 Moisés disse ao povo de Israel: — O SENHOR Deus escolheu Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá.
35.31 Deus o encheu com o seu Espírito e lhe deu inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico;
35.32 para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze;
35.33 para lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato.
35.34 O SENHOR deu a Bezalel e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, o dom de ensinar os outros.
35.35 Ele lhes deu habilidade para fazerem todos os trabalhos de gravador e de desenhista, para tecerem linho fino e fios de lã azul, púrpura e vermelha e para fazerem outros tecidos. Eles têm habilidade para todo tipo de trabalho e para fazer desenhos.
36.1 — Bezalel, Aoliabe e todos os outros homens a quem o SENHOR deu habilidade e inteligência e que conhecem tudo o que é preciso para construir a Tenda Sagrada, deverão fazer tudo como o SENHOR ordenou.
36.2 Moisés chamou Bezalel, Aoliabe e todos os outros homens a quem o SENHOR tinha dado habilidade e que tinham boa vontade para ajudar, e disse-lhes que começassem a trabalhar.
36.3 Eles receberam de Moisés as ofertas que os israelitas haviam trazido para construir a Tenda Sagrada. E todas as manhãs o povo de Israel continuava a trazer a Moisés as suas ofertas.
36.4 Então os artesãos que estavam fazendo o trabalho
36.5 foram falar com Moisés. Eles disseram o seguinte: — O povo está trazendo muito mais do que é necessário para o trabalho que o SENHOR mandou fazer.
36.6 Então Moisés ordenou que em todo o acampamento ninguém mais trouxesse ofertas para a Tenda Sagrada. E assim o povo não trouxe mais nada.
36.7 Pois o material que tinham ajuntado era suficiente para todo o trabalho que devia ser feito e ainda sobrava.
36.8 E assim os homens mais habilidosos entre os trabalhadores fizeram a Tenda da Presença do SENHOR. Eles a fizeram com dez cortinas de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha. Nessas cortinas estavam bordadas figuras de querubins.
36.9 Todas as cortinas eram do mesmo tamanho, medindo doze metros e meio de comprimento por um metro e oitenta de largura.
36.10 Eles costuraram cinco delas umas nas outras, formando assim uma só peça; e fizeram a mesma coisa com as outras cinco.
36.11 Foram colocadas laçadas de tecido azul na beirada de fora da última cortina de cada uma das duas peças de cortinas.
36.12 Puseram cinqüenta laçadas na beirada da primeira cortina da primeira peça e cinqüenta na beirada da última cortina da segunda peça, de modo que as laçadas ficaram de frente umas para as outras.
36.13 Os dois jogos de cortinas foram presos um no outro por meio de cinqüenta prendedores de ouro, de modo que formavam uma só peça.
36.14 De onze pedaços de pano feito de pêlos de cabra fizeram uma cobertura para a Tenda.
36.15 E fizeram todos os pedaços do mesmo tamanho, isto é, todos tinham treze metros e trinta de comprimento por um metro e oitenta de largura.
36.16 Costuraram cinco pedaços uns nos outros, formando uma peça, e os outros seis, formando outra peça.
36.17 Foram colocadas cinqüenta laçadas na beirada do último pedaço da primeira peça e cinqüenta laçadas na beirada da outra peça.
36.18 Depois fizeram cinqüenta prendedores de bronze para prenderem as duas peças uma na outra a fim de que formassem uma cobertura só.
36.19 Fizeram mais uma cobertura, de peles de carneiro tingidas de vermelho; e em cima desta colocaram outra cobertura, feita de peles finas.
36.20 Prepararam também armações de madeira de acácia a fim de formarem as paredes da Tenda.
36.21 Cada uma das armações media quatro metros e quarenta e cinco de altura por sessenta e sete centímetros de largura.
36.22 Em cada armação havia dois encaixes para juntarem uma à outra. Todas as armações tinham esses encaixes.
36.23 Fizeram vinte armações para o lado sul
36.24 e debaixo dessas vinte armações puseram quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação, para firmarem os seus dois encaixes.
36.25 E para o lado norte da Tenda fizeram vinte armações
36.26 e quarenta bases de prata, duas para cada armação.
36.27 Para o lado de trás da Tenda, o lado oeste, fizeram seis armações
36.28 e mais duas armações para os cantos.
36.29 Essas armações dos cantos foram juntadas na base, formando uma só peça até a primeira argola que ficava na parte de cima. As duas armações que formavam os dois cantos foram colocadas desse jeito.
36.30 Assim, havia oito armações e dezesseis bases de prata, duas para cada armação.
36.31 Em seguida prepararam quinze travessas de madeira de acácia; cinco para as armações de um lado da Tenda,
36.32 cinco para as armações do outro lado e cinco para as armações do lado oeste, na parte de trás.
36.33 A travessa do centro passava a meia altura entre as armações, de um lado da Tenda até o outro.
36.34 Revestiram de ouro essas armações e puseram nelas argolas de ouro, por onde passavam os cabos, que também foram revestidos de ouro.
36.35 Fizeram também uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e bordada com figuras de querubins.
36.36 Para segurarem essa cortina, foram feitos quatro postes de madeira de acácia revestidos de ouro; os prendedores das cortinas eram de ouro, e as quatro bases dos seus postes eram de prata.
36.37 Para a entrada da Tenda foi feita uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e enfeitada com bordados.
36.38 Para segurarem essa cortina, foram feitos cinco postes, com prendedores, e revestiram de ouro a parte de cima dos postes e os suportes das cortinas. E foram feitas cinco bases de bronze para os postes.
37.1 Bezalel fez a arca da aliança de madeira de acácia; a arca media um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura.
37.2 Ele a revestiu de ouro puro por dentro e por fora e pôs em toda a volta um remate de ouro.
37.3 Fez quatro argolas de ouro e as colocou nos quatro pés da arca, ficando duas argolas de cada lado.
37.4 Ele fez cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro.
37.5 Depois enfiou os cabos nas argolas nos dois lados da arca, para que pudesse ser carregada.
37.6 Bezalel fez uma tampa de ouro puro de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura.
37.7 Ele fez dois querubins de ouro batido,
37.8 um para cada ponta da tampa. Ele os fez de tal modo, que formavam uma só peça com a tampa.
37.9 Os querubins ficavam de frente um para o outro, olhando para a tampa, e as suas asas abertas cobriam a tampa.
37.10 Bezalel fez uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura.
37.11 Ele revestiu de ouro puro a mesa e colocou um remate de ouro em volta dela.
37.12 Também fez em volta da mesa um friso de quatro dedos de largura e pôs um remate de ouro em volta do friso.
37.13 Fez quatro argolas de ouro e as pôs nos quatro cantos, perto dos quatro pés.
37.14 Perto do friso estavam as argolas por onde passavam os cabos que eram usados para se carregar a mesa.
37.15 Ele fez os cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro.
37.16 Fez também de ouro puro as vasilhas para a mesa, isto é, os pratos, os copos, as taças e as jarras que eram usados para as ofertas de vinho.
37.17 Bezalel fez de ouro puro batido o candelabro, a sua base e a sua haste. As flores que enfeitavam o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formavam uma só peça com ele.
37.18 Dos seus lados saíam seis braços, três de um lado e três do outro.
37.19 Cada um dos seis braços tinha três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.
37.20 A haste do candelabro tinha quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.
37.21 Havia um botão de amendoeira debaixo de cada um dos três pares de braços.
37.22 Os botões, os braços e o candelabro formavam uma só peça de ouro puro batido.
37.23 Bezalel também fez sete lamparinas para o candelabro; as tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros eram de ouro puro.
37.24 Ele usou trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanhavam.
37.25 Bezalel fez um altar de madeira de acácia para queimar incenso em cima dele. O altar era quadrado, medindo quarenta e cinco centímetros de comprimento por quarenta e cinco de largura; e tinha noventa centímetros de altura. As pontas, nos quatro cantos, formavam uma só peça com o altar.
37.26 Bezalel revestiu de ouro puro a tampa, os quatro lados e as pontas e colocou um remate de ouro em volta do altar.
37.27 Também fez duas argolas de ouro e as colocou debaixo do remate, uma de cada lado. Por dentro das argolas passavam os cabos que eram usados para carregar o altar.
37.28 Os cabos foram feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro.
37.29 Bezalel preparou o azeite sagrado de ungir e o incenso puro de cheiro agradável, misturado como perfume.
35.2 vocês têm seis dias para trabalhar, porém o sétimo dia deve ser sagrado, um dia solene dedicado ao SENHOR. Qualquer pessoa que fizer algum trabalho nesse dia deverá ser morta.
35.3 No sábado, nem mesmo acendam fogo nas suas casas.
35.4 Moisés disse a todo o povo de Israel: — É isto o que o SENHOR ordenou:
35.5 façam uma oferta ao SENHOR. Quem quiser fazer isso deverá trazer uma oferta de ouro, prata ou bronze;
35.6 fios de lã azul, púrpura e vermelha; linho fino; tecido feito de pêlos de cabra;
35.7 peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas; madeira de acácia;
35.8 azeite para lamparinas; especiarias para a preparação do azeite de ungir e para o incenso de cheiro agradável;
35.9 pedras de ônix e outras pedras de valor para serem colocadas no manto sacerdotal e no peitoral do Grande Sacerdote.
35.10 — Todos os homens habilidosos deverão vir e fazer tudo o que o SENHOR mandou,
35.11 isto é, a Tenda, as suas coberturas (a de dentro e a de fora), os prendedores, as armações, as travessas, os postes e as bases;
35.12 a arca da aliança, os seus cabos de madeira, a sua tampa e a cortina para separar o Lugar Santíssimo do Lugar Santo;
35.13 a mesa, os seus cabos e todo o seu equipamento; os pães oferecidos a Deus;
35.14 o candelabro e o seu equipamento; as lamparinas com o seu azeite;
35.15 o altar de queimar incenso e os seus cabos; o azeite de ungir; o incenso cheiroso; a cortina para a entrada da Tenda;
35.16 o altar de queimar as ofertas e a sua grelha de bronze; os cabos e o resto do equipamento do altar; a pia com o seu suporte;
35.17 a cortina do pátio, os seus postes e as suas bases; a cortina da entrada do pátio;
35.18 as estacas e as cordas da Tenda, e as estacas e as cordas do pátio;
35.19 e as roupas que os sacerdotes usarão quando servirem no Lugar Santo, isto é, as roupas sagradas de Arão e dos seus filhos.
35.20 Então o povo de Israel foi para casa,
35.21 e todos os que, de fato, queriam voltaram trazendo uma oferta para o SENHOR, a fim de que a Tenda da Presença de Deus, o SENHOR, fosse construída. Eles trouxeram tudo o que era necessário para a adoração e para fazer as roupas dos sacerdotes.
35.22 Vieram homens e mulheres, todos com muita boa vontade, e trouxeram fivelas, brincos, anéis, pulseiras e todo tipo de objetos de ouro. E essas ofertas foram dedicadas ao SENHOR.
35.23 E também trouxeram como oferta linho fino, fios de lã azul, púrpura e vermelha, tecido feito de pêlos de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas.
35.24 Todos os que podiam dar trouxeram prata e bronze como oferta ao SENHOR, e também os que tinham madeira de acácia que podia ser usada para qualquer trabalho.
35.25 Todas as mulheres habilidosas trouxeram o que haviam feito: fios de linho fino e fios de lã azul, púrpura e vermelha.
35.26 Elas também fizeram tecidos de pêlos de cabra.
35.27 Os líderes trouxeram pedras de ônix e outras pedras de valor para serem colocadas no manto sacerdotal e no peitoral do Grande Sacerdote.
35.28 E trouxeram também especiarias e o azeite para as lamparinas, para ungir e para o incenso cheiroso.
35.29 Todos os israelitas trouxeram de muita boa vontade as suas ofertas a Deus, o SENHOR, para o trabalho que ele, por meio de Moisés, havia ordenado que fosse feito.
35.30 Moisés disse ao povo de Israel: — O SENHOR Deus escolheu Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá.
35.31 Deus o encheu com o seu Espírito e lhe deu inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico;
35.32 para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze;
35.33 para lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato.
35.34 O SENHOR deu a Bezalel e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, o dom de ensinar os outros.
35.35 Ele lhes deu habilidade para fazerem todos os trabalhos de gravador e de desenhista, para tecerem linho fino e fios de lã azul, púrpura e vermelha e para fazerem outros tecidos. Eles têm habilidade para todo tipo de trabalho e para fazer desenhos.
36.1 — Bezalel, Aoliabe e todos os outros homens a quem o SENHOR deu habilidade e inteligência e que conhecem tudo o que é preciso para construir a Tenda Sagrada, deverão fazer tudo como o SENHOR ordenou.
36.2 Moisés chamou Bezalel, Aoliabe e todos os outros homens a quem o SENHOR tinha dado habilidade e que tinham boa vontade para ajudar, e disse-lhes que começassem a trabalhar.
36.3 Eles receberam de Moisés as ofertas que os israelitas haviam trazido para construir a Tenda Sagrada. E todas as manhãs o povo de Israel continuava a trazer a Moisés as suas ofertas.
36.4 Então os artesãos que estavam fazendo o trabalho
36.5 foram falar com Moisés. Eles disseram o seguinte: — O povo está trazendo muito mais do que é necessário para o trabalho que o SENHOR mandou fazer.
36.6 Então Moisés ordenou que em todo o acampamento ninguém mais trouxesse ofertas para a Tenda Sagrada. E assim o povo não trouxe mais nada.
36.7 Pois o material que tinham ajuntado era suficiente para todo o trabalho que devia ser feito e ainda sobrava.
36.8 E assim os homens mais habilidosos entre os trabalhadores fizeram a Tenda da Presença do SENHOR. Eles a fizeram com dez cortinas de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha. Nessas cortinas estavam bordadas figuras de querubins.
36.9 Todas as cortinas eram do mesmo tamanho, medindo doze metros e meio de comprimento por um metro e oitenta de largura.
36.10 Eles costuraram cinco delas umas nas outras, formando assim uma só peça; e fizeram a mesma coisa com as outras cinco.
36.11 Foram colocadas laçadas de tecido azul na beirada de fora da última cortina de cada uma das duas peças de cortinas.
36.12 Puseram cinqüenta laçadas na beirada da primeira cortina da primeira peça e cinqüenta na beirada da última cortina da segunda peça, de modo que as laçadas ficaram de frente umas para as outras.
36.13 Os dois jogos de cortinas foram presos um no outro por meio de cinqüenta prendedores de ouro, de modo que formavam uma só peça.
36.14 De onze pedaços de pano feito de pêlos de cabra fizeram uma cobertura para a Tenda.
36.15 E fizeram todos os pedaços do mesmo tamanho, isto é, todos tinham treze metros e trinta de comprimento por um metro e oitenta de largura.
36.16 Costuraram cinco pedaços uns nos outros, formando uma peça, e os outros seis, formando outra peça.
36.17 Foram colocadas cinqüenta laçadas na beirada do último pedaço da primeira peça e cinqüenta laçadas na beirada da outra peça.
36.18 Depois fizeram cinqüenta prendedores de bronze para prenderem as duas peças uma na outra a fim de que formassem uma cobertura só.
36.19 Fizeram mais uma cobertura, de peles de carneiro tingidas de vermelho; e em cima desta colocaram outra cobertura, feita de peles finas.
36.20 Prepararam também armações de madeira de acácia a fim de formarem as paredes da Tenda.
36.21 Cada uma das armações media quatro metros e quarenta e cinco de altura por sessenta e sete centímetros de largura.
36.22 Em cada armação havia dois encaixes para juntarem uma à outra. Todas as armações tinham esses encaixes.
36.23 Fizeram vinte armações para o lado sul
36.24 e debaixo dessas vinte armações puseram quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação, para firmarem os seus dois encaixes.
36.25 E para o lado norte da Tenda fizeram vinte armações
36.26 e quarenta bases de prata, duas para cada armação.
36.27 Para o lado de trás da Tenda, o lado oeste, fizeram seis armações
36.28 e mais duas armações para os cantos.
36.29 Essas armações dos cantos foram juntadas na base, formando uma só peça até a primeira argola que ficava na parte de cima. As duas armações que formavam os dois cantos foram colocadas desse jeito.
36.30 Assim, havia oito armações e dezesseis bases de prata, duas para cada armação.
36.31 Em seguida prepararam quinze travessas de madeira de acácia; cinco para as armações de um lado da Tenda,
36.32 cinco para as armações do outro lado e cinco para as armações do lado oeste, na parte de trás.
36.33 A travessa do centro passava a meia altura entre as armações, de um lado da Tenda até o outro.
36.34 Revestiram de ouro essas armações e puseram nelas argolas de ouro, por onde passavam os cabos, que também foram revestidos de ouro.
36.35 Fizeram também uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e bordada com figuras de querubins.
36.36 Para segurarem essa cortina, foram feitos quatro postes de madeira de acácia revestidos de ouro; os prendedores das cortinas eram de ouro, e as quatro bases dos seus postes eram de prata.
36.37 Para a entrada da Tenda foi feita uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e enfeitada com bordados.
36.38 Para segurarem essa cortina, foram feitos cinco postes, com prendedores, e revestiram de ouro a parte de cima dos postes e os suportes das cortinas. E foram feitas cinco bases de bronze para os postes.
37.1 Bezalel fez a arca da aliança de madeira de acácia; a arca media um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura.
37.2 Ele a revestiu de ouro puro por dentro e por fora e pôs em toda a volta um remate de ouro.
37.3 Fez quatro argolas de ouro e as colocou nos quatro pés da arca, ficando duas argolas de cada lado.
37.4 Ele fez cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro.
37.5 Depois enfiou os cabos nas argolas nos dois lados da arca, para que pudesse ser carregada.
37.6 Bezalel fez uma tampa de ouro puro de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura.
37.7 Ele fez dois querubins de ouro batido,
37.8 um para cada ponta da tampa. Ele os fez de tal modo, que formavam uma só peça com a tampa.
37.9 Os querubins ficavam de frente um para o outro, olhando para a tampa, e as suas asas abertas cobriam a tampa.
37.10 Bezalel fez uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura.
37.11 Ele revestiu de ouro puro a mesa e colocou um remate de ouro em volta dela.
37.12 Também fez em volta da mesa um friso de quatro dedos de largura e pôs um remate de ouro em volta do friso.
37.13 Fez quatro argolas de ouro e as pôs nos quatro cantos, perto dos quatro pés.
37.14 Perto do friso estavam as argolas por onde passavam os cabos que eram usados para se carregar a mesa.
37.15 Ele fez os cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro.
37.16 Fez também de ouro puro as vasilhas para a mesa, isto é, os pratos, os copos, as taças e as jarras que eram usados para as ofertas de vinho.
37.17 Bezalel fez de ouro puro batido o candelabro, a sua base e a sua haste. As flores que enfeitavam o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formavam uma só peça com ele.
37.18 Dos seus lados saíam seis braços, três de um lado e três do outro.
37.19 Cada um dos seis braços tinha três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.
37.20 A haste do candelabro tinha quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.
37.21 Havia um botão de amendoeira debaixo de cada um dos três pares de braços.
37.22 Os botões, os braços e o candelabro formavam uma só peça de ouro puro batido.
37.23 Bezalel também fez sete lamparinas para o candelabro; as tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros eram de ouro puro.
37.24 Ele usou trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanhavam.
37.25 Bezalel fez um altar de madeira de acácia para queimar incenso em cima dele. O altar era quadrado, medindo quarenta e cinco centímetros de comprimento por quarenta e cinco de largura; e tinha noventa centímetros de altura. As pontas, nos quatro cantos, formavam uma só peça com o altar.
37.26 Bezalel revestiu de ouro puro a tampa, os quatro lados e as pontas e colocou um remate de ouro em volta do altar.
37.27 Também fez duas argolas de ouro e as colocou debaixo do remate, uma de cada lado. Por dentro das argolas passavam os cabos que eram usados para carregar o altar.
37.28 Os cabos foram feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro.
37.29 Bezalel preparou o azeite sagrado de ungir e o incenso puro de cheiro agradável, misturado como perfume.
Provérbios
7.1 Filho, lembre do que eu digo e nunca esqueça os meus conselhos.
7.2 Faça o que eu digo e você viverá. Siga as minhas instruções com o mesmo cuidado com que você protege os olhos.
7.3 Guarde sempre os meus ensinamentos bem gravados no coração.
7.4 Trate a Sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como o seu melhor amigo.
7.5 Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras.
7.6 Uma vez eu estava olhando pela janela da minha casa
7.7 e vi vários rapazes sem experiência; mas notei que um deles era mesmo sem juízo.
7.8 Esse rapaz estava andando pela rua, perto da esquina onde morava uma certa mulher. Ele passava por perto da casa dela,
7.9 ao anoitecer, quando já estava escuro.
7.10 E aconteceu que essa mulher foi encontrar-se com ele, vestida como uma prostituta e cheia de malícia.
7.11 Ela era espalhafatosa e sem-vergonha e estava sempre andando pelas ruas.
7.12 Ficava esperando em alguma esquina, às vezes numa rua, outras vezes na praça.
7.13 Ela chegou perto do rapaz, e o abraçou, e beijou. Então, com um olhar atrevido, disse:
7.14 — Paguei hoje os meus votos, e a carne da oferta de paz está comigo.
7.15 Por isso saí procurando você. Eu queria encontrá-lo, e você está aqui!
7.16 Já forrei a minha cama com lençóis de linho colorido do Egito.
7.17 Eu a perfumei com mirra, aloés e flor de canela.
7.18 Venha, vamos amar a noite toda. Passaremos momentos felizes nos braços um do outro.
7.19 O meu marido não está em casa; ele foi fazer uma longa viagem.
7.20 Levou bastante dinheiro e só voltará daqui a alguns dias.
7.21 Assim, ela o tentou com os seus encantos, e ele caiu na sua conversa.
7.22 E, num instante, lá foi ele com ela, como um boi que vai para o matadouro, como um animal que corre para a armadilha,
7.23 onde uma flecha atravessará o seu coração. Era como um pássaro que entra num alçapão, sem saber que a sua vida está em perigo.
7.24 Agora, meu filho, escute! Preste atenção no que vou dizer.
7.25 Não deixe que uma mulher como essa ganhe o seu coração; não ande atrás dela.
7.26 Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar.
7.27 Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.
7.2 Faça o que eu digo e você viverá. Siga as minhas instruções com o mesmo cuidado com que você protege os olhos.
7.3 Guarde sempre os meus ensinamentos bem gravados no coração.
7.4 Trate a Sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como o seu melhor amigo.
7.5 Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras.
7.6 Uma vez eu estava olhando pela janela da minha casa
7.7 e vi vários rapazes sem experiência; mas notei que um deles era mesmo sem juízo.
7.8 Esse rapaz estava andando pela rua, perto da esquina onde morava uma certa mulher. Ele passava por perto da casa dela,
7.9 ao anoitecer, quando já estava escuro.
7.10 E aconteceu que essa mulher foi encontrar-se com ele, vestida como uma prostituta e cheia de malícia.
7.11 Ela era espalhafatosa e sem-vergonha e estava sempre andando pelas ruas.
7.12 Ficava esperando em alguma esquina, às vezes numa rua, outras vezes na praça.
7.13 Ela chegou perto do rapaz, e o abraçou, e beijou. Então, com um olhar atrevido, disse:
7.14 — Paguei hoje os meus votos, e a carne da oferta de paz está comigo.
7.15 Por isso saí procurando você. Eu queria encontrá-lo, e você está aqui!
7.16 Já forrei a minha cama com lençóis de linho colorido do Egito.
7.17 Eu a perfumei com mirra, aloés e flor de canela.
7.18 Venha, vamos amar a noite toda. Passaremos momentos felizes nos braços um do outro.
7.19 O meu marido não está em casa; ele foi fazer uma longa viagem.
7.20 Levou bastante dinheiro e só voltará daqui a alguns dias.
7.21 Assim, ela o tentou com os seus encantos, e ele caiu na sua conversa.
7.22 E, num instante, lá foi ele com ela, como um boi que vai para o matadouro, como um animal que corre para a armadilha,
7.23 onde uma flecha atravessará o seu coração. Era como um pássaro que entra num alçapão, sem saber que a sua vida está em perigo.
7.24 Agora, meu filho, escute! Preste atenção no que vou dizer.
7.25 Não deixe que uma mulher como essa ganhe o seu coração; não ande atrás dela.
7.26 Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar.
7.27 Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.
Exodus
35:1 And Moses gathered all the congregation of the children of Israel together, and said unto them, These [are] the words which the LORD hath commanded, that [ye] should do them.
35:2 Six days shall work be done, but on the seventh day there shall be to you an holy day, a sabbath of rest to the LORD: whosoever doeth work therein shall be put to death.
35:3 Ye shall kindle no fire throughout your habitations upon the sabbath day.
35:4 And Moses spake unto all the congregation of the children of Israel, saying, This [is] the thing which the LORD commanded, saying,
35:5 Take ye from among you an offering unto the LORD: whosoever [is] of a willing heart, let him bring it, an offering of the LORD; gold, and silver, and brass,
35:6 And blue, and purple, and scarlet, and fine linen, and goats' [hair],
35:7 And rams' skins dyed red, and badgers' skins, and shittim wood,
35:8 And oil for the light, and spices for anointing oil, and for the sweet incense,
35:9 And onyx stones, and stones to be set for the ephod, and for the breastplate.
35:10 And every wise hearted among you shall come, and make all that the LORD hath commanded;
35:11 The tabernacle, his tent, and his covering, his taches, and his boards, his bars, his pillars, and his sockets,
35:12 The ark, and the staves thereof, [with] the mercy seat, and the vail of the covering,
35:13 The table, and his staves, and all his vessels, and the shewbread,
35:14 The candlestick also for the light, and his furniture, and his lamps, with the oil for the light,
35:15 And the incense altar, and his staves, and the anointing oil, and the sweet incense, and the hanging for the door at the entering in of the tabernacle,
35:16 The altar of burnt offering, with his brasen grate, his staves, and all his vessels, the laver and his foot,
35:17 The hangings of the court, his pillars, and their sockets, and the hanging for the door of the court,
35:18 The pins of the tabernacle, and the pins of the court, and their cords,
35:19 The cloths of service, to do service in the holy [place], the holy garments for Aaron the priest, and the garments of his sons, to minister in the priest's office.
35:20 And all the congregation of the children of Israel departed from the presence of Moses.
35:21 And they came, every one whose heart stirred him up, and every one whom his spirit made willing, [and] they brought the LORD'S offering to the work of the tabernacle of the congregation, and for all his service, and for the holy garments.
35:22 And they came, both men and women, as many as were willing hearted, [and] brought bracelets, and earrings, and rings, and tablets, all jewels of gold: and every man that offered [offered] an offering of gold unto the LORD.
35:23 And every man, with whom was found blue, and purple, and scarlet, and fine linen, and goats' [hair], and red skins of rams, and badgers' skins, brought [them].
35:24 Every one that did offer an offering of silver and brass brought the LORD'S offering: and every man, with whom was found shittim wood for any work of the service, brought [it].
35:25 And all the women that were wise hearted did spin with their hands, and brought that which they had spun, [both] of blue, and of purple, [and] of scarlet, and of fine linen.
35:26 And all the women whose heart stirred them up in wisdom spun goats' [hair].
35:27 And the rulers brought onyx stones, and stones to be set, for the ephod, and for the breastplate;
35:28 And spice, and oil for the light, and for the anointing oil, and for the sweet incense.
35:29 The children of Israel brought a willing offering unto the LORD, every man and woman, whose heart made them willing to bring for all manner of work, which the LORD had commanded to be made by the hand of Moses.
35:30 And Moses said unto the children of Israel, See, the LORD hath called by name Bezaleel the son of Uri, the son of Hur, of the tribe of Judah;
35:31 And he hath filled him with the spirit of God, in wisdom, in understanding, and in knowledge, and in all manner of workmanship;
35:32 And to devise curious works, to work in gold, and in silver, and in brass,
35:33 And in the cutting of stones, to set [them], and in carving of wood, to make any manner of cunning work.
35:34 And he hath put in his heart that he may teach, [both] he, and Aholiab, the son of Ahisamach, of the tribe of Dan.
35:35 Them hath he filled with wisdom of heart, to work all manner of work, of the engraver, and of the cunning workman, and of the embroiderer, in blue, and in purple, in scarlet, and in fine linen, and of the weaver, [even] of them that do any work, and of those that devise cunning work.
36:1 Then wrought Bezaleel and Aholiab, and every wise hearted man, in whom the LORD put wisdom and understanding to know how to work all manner of work for the service of the sanctuary, according to all that the LORD had commanded.
36:2 And Moses called Bezaleel and Aholiab, and every wise hearted man, in whose heart the LORD had put wisdom, [even] every one whose heart stirred him up to come unto the work to do it:
36:3 And they received of Moses all the offering, which the children of Israel had brought for the work of the service of the sanctuary, to make it [withal]. And they brought yet unto him free offerings every morning.
36:4 And all the wise men, that wrought all the work of the sanctuary, came every man from his work which they made;
36:5 And they spake unto Moses, saying, The people bring much more than enough for the service of the work, which the LORD commanded to make.
36:6 And Moses gave commandment, and they caused it to be proclaimed throughout the camp, saying, Let neither man nor woman make any more work for the offering of the sanctuary. So the people were restrained from bringing.
36:7 For the stuff they had was sufficient for all the work to make it, and too much.
36:8 And every wise hearted man among them that wrought the work of the tabernacle made ten curtains [of] fine twined linen, and blue, and purple, and scarlet: [with] cherubims of cunning work made he them.
36:9 The length of one curtain [was] twenty and eight cubits, and the breadth of one curtain four cubits: the curtains [were] all of one size.
36:10 And he coupled the five curtains one unto another: and [the other] five curtains he coupled one unto another.
36:11 And he made loops of blue on the edge of one curtain from the selvedge in the coupling: likewise he made in the uttermost side of [another] curtain, in the coupling of the second.
36:12 Fifty loops made he in one curtain, and fifty loops made he in the edge of the curtain which [was] in the coupling of the second: the loops held one [curtain] to another.
36:13 And he made fifty taches of gold, and coupled the curtains one unto another with the taches: so it became one tabernacle.
36:14 And he made curtains [of] goats' [hair] for the tent over the tabernacle: eleven curtains he made them.
36:15 The length of one curtain [was] thirty cubits, and four cubits [was] the breadth of one curtain: the eleven curtains [were] of one size.
36:16 And he coupled five curtains by themselves, and six curtains by themselves.
36:17 And he made fifty loops upon the uttermost edge of the curtain in the coupling, and fifty loops made he upon the edge of the curtain which coupleth the second.
36:18 And he made fifty taches [of] brass to couple the tent together, that it might be one.
36:19 And he made a covering for the tent [of] rams' skins dyed red, and a covering [of] badgers' skins above [that].
36:20 And he made boards for the tabernacle [of] shittim wood, standing up.
36:21 The length of a board [was] ten cubits, and the breadth of a board one cubit and a half.
36:22 One board had two tenons, equally distant one from another: thus did he make for all the boards of the tabernacle.
36:23 And he made boards for the tabernacle; twenty boards for the south side southward:
36:24 And forty sockets of silver he made under the twenty boards; two sockets under one board for his two tenons, and two sockets under another board for his two tenons.
36:25 And for the other side of the tabernacle, [which is] toward the north corner, he made twenty boards,
36:26 And their forty sockets of silver; two sockets under one board, and two sockets under another board.
36:27 And for the sides of the tabernacle westward he made six boards.
36:28 And two boards made he for the corners of the tabernacle in the two sides.
36:29 And they were coupled beneath, and coupled together at the head thereof, to one ring: thus he did to both of them in both the corners.
36:30 And there were eight boards; and their sockets [were] sixteen sockets of silver, under every board two sockets.
36:31 And he made bars of shittim wood; five for the boards of the one side of the tabernacle,
36:32 And five bars for the boards of the other side of the tabernacle, and five bars for the boards of the tabernacle for the sides westward.
36:33 And he made the middle bar to shoot through the boards from the one end to the other.
36:34 And he overlaid the boards with gold, and made their rings [of] gold [to be] places for the bars, and overlaid the bars with gold.
36:35 And he made a vail [of] blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen: [with] cherubims made he it of cunning work.
36:36 And he made thereunto four pillars [of] shittim [wood], and overlaid them with gold: their hooks [were of] gold; and he cast for them four sockets of silver.
36:37 And he made an hanging for the tabernacle door [of] blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen, of needlework;
36:38 And the five pillars of it with their hooks: and he overlaid their chapiters and their fillets with gold: but their five sockets [were of] brass.
37:1 And Bezaleel made the ark [of] shittim wood: two cubits and a half [was] the length of it, and a cubit and a half the breadth of it, and a cubit and a half the height of it:
37:2 And he overlaid it with pure gold within and without, and made a crown of gold to it round about.
37:3 And he cast for it four rings of gold, [to be set] by the four corners of it; even two rings upon the one side of it, and two rings upon the other side of it.
37:4 And he made staves [of] shittim wood, and overlaid them with gold.
37:5 And he put the staves into the rings by the sides of the ark, to bear the ark.
37:6 And he made the mercy seat [of] pure gold: two cubits and a half [was] the length thereof, and one cubit and a half the breadth thereof.
37:7 And he made two cherubims [of] gold, beaten out of one piece made he them, on the two ends of the mercy seat;
37:8 One cherub on the end on this side, and another cherub on the [other] end on that side: out of the mercy seat made he the cherubims on the two ends thereof.
37:9 And the cherubims spread out [their] wings on high, [and] covered with their wings over the mercy seat, with their faces one to another; [even] to the mercy seatward were the faces of the cherubims.
37:10 And he made the table [of] shittim wood: two cubits [was] the length thereof, and a cubit the breadth thereof, and a cubit and a half the height thereof:
37:11 And he overlaid it with pure gold, and made thereunto a crown of gold round about.
37:12 Also he made thereunto a border of an handbreadth round about; and made a crown of gold for the border thereof round about.
37:13 And he cast for it four rings of gold, and put the rings upon the four corners that [were] in the four feet thereof.
37:14 Over against the border were the rings, the places for the staves to bear the table.
37:15 And he made the staves [of] shittim wood, and overlaid them with gold, to bear the table.
37:16 And he made the vessels which [were] upon the table, his dishes, and his spoons, and his bowls, and his covers to cover withal, [of] pure gold.
37:17 And he made the candlestick [of] pure gold: [of] beaten work made he the candlestick; his shaft, and his branch, his bowls, his knops, and his flowers, were of the same:
37:18 And six branches going out of the sides thereof; three branches of the candlestick out of the one side thereof, and three branches of the candlestick out of the other side thereof:
37:19 Three bowls made after the fashion of almonds in one branch, a knop and a flower; and three bowls made like almonds in another branch, a knop and a flower: so throughout the six branches going out of the candlestick.
37:20 And in the candlestick [were] four bowls made like almonds, his knops, and his flowers:
37:21 And a knop under two branches of the same, and a knop under two branches of the same, and a knop under two branches of the same, according to the six branches going out of it.
37:22 Their knops and their branches were of the same: all of it [was] one beaten work [of] pure gold.
37:23 And he made his seven lamps, and his snuffers, and his snuffdishes, [of] pure gold.
37:24 [Of] a talent of pure gold made he it, and all the vessels thereof.
37:25 And he made the incense altar [of] shittim wood: the length of it [was] a cubit, and the breadth of it a cubit; [it was] foursquare; and two cubits [was] the height of it; the horns thereof were of the same.
37:26 And he overlaid it with pure gold, [both] the top of it, and the sides thereof round about, and the horns of it: also he made unto it a crown of gold round about.
37:27 And he made two rings of gold for it under the crown thereof, by the two corners of it, upon the two sides thereof, to be places for the staves to bear it withal.
37:28 And he made the staves [of] shittim wood, and overlaid them with gold.
37:29 And he made the holy anointing oil, and the pure incense of sweet spices, according to the work of the apothecary.
35:2 Six days shall work be done, but on the seventh day there shall be to you an holy day, a sabbath of rest to the LORD: whosoever doeth work therein shall be put to death.
35:3 Ye shall kindle no fire throughout your habitations upon the sabbath day.
35:4 And Moses spake unto all the congregation of the children of Israel, saying, This [is] the thing which the LORD commanded, saying,
35:5 Take ye from among you an offering unto the LORD: whosoever [is] of a willing heart, let him bring it, an offering of the LORD; gold, and silver, and brass,
35:6 And blue, and purple, and scarlet, and fine linen, and goats' [hair],
35:7 And rams' skins dyed red, and badgers' skins, and shittim wood,
35:8 And oil for the light, and spices for anointing oil, and for the sweet incense,
35:9 And onyx stones, and stones to be set for the ephod, and for the breastplate.
35:10 And every wise hearted among you shall come, and make all that the LORD hath commanded;
35:11 The tabernacle, his tent, and his covering, his taches, and his boards, his bars, his pillars, and his sockets,
35:12 The ark, and the staves thereof, [with] the mercy seat, and the vail of the covering,
35:13 The table, and his staves, and all his vessels, and the shewbread,
35:14 The candlestick also for the light, and his furniture, and his lamps, with the oil for the light,
35:15 And the incense altar, and his staves, and the anointing oil, and the sweet incense, and the hanging for the door at the entering in of the tabernacle,
35:16 The altar of burnt offering, with his brasen grate, his staves, and all his vessels, the laver and his foot,
35:17 The hangings of the court, his pillars, and their sockets, and the hanging for the door of the court,
35:18 The pins of the tabernacle, and the pins of the court, and their cords,
35:19 The cloths of service, to do service in the holy [place], the holy garments for Aaron the priest, and the garments of his sons, to minister in the priest's office.
35:20 And all the congregation of the children of Israel departed from the presence of Moses.
35:21 And they came, every one whose heart stirred him up, and every one whom his spirit made willing, [and] they brought the LORD'S offering to the work of the tabernacle of the congregation, and for all his service, and for the holy garments.
35:22 And they came, both men and women, as many as were willing hearted, [and] brought bracelets, and earrings, and rings, and tablets, all jewels of gold: and every man that offered [offered] an offering of gold unto the LORD.
35:23 And every man, with whom was found blue, and purple, and scarlet, and fine linen, and goats' [hair], and red skins of rams, and badgers' skins, brought [them].
35:24 Every one that did offer an offering of silver and brass brought the LORD'S offering: and every man, with whom was found shittim wood for any work of the service, brought [it].
35:25 And all the women that were wise hearted did spin with their hands, and brought that which they had spun, [both] of blue, and of purple, [and] of scarlet, and of fine linen.
35:26 And all the women whose heart stirred them up in wisdom spun goats' [hair].
35:27 And the rulers brought onyx stones, and stones to be set, for the ephod, and for the breastplate;
35:28 And spice, and oil for the light, and for the anointing oil, and for the sweet incense.
35:29 The children of Israel brought a willing offering unto the LORD, every man and woman, whose heart made them willing to bring for all manner of work, which the LORD had commanded to be made by the hand of Moses.
35:30 And Moses said unto the children of Israel, See, the LORD hath called by name Bezaleel the son of Uri, the son of Hur, of the tribe of Judah;
35:31 And he hath filled him with the spirit of God, in wisdom, in understanding, and in knowledge, and in all manner of workmanship;
35:32 And to devise curious works, to work in gold, and in silver, and in brass,
35:33 And in the cutting of stones, to set [them], and in carving of wood, to make any manner of cunning work.
35:34 And he hath put in his heart that he may teach, [both] he, and Aholiab, the son of Ahisamach, of the tribe of Dan.
35:35 Them hath he filled with wisdom of heart, to work all manner of work, of the engraver, and of the cunning workman, and of the embroiderer, in blue, and in purple, in scarlet, and in fine linen, and of the weaver, [even] of them that do any work, and of those that devise cunning work.
36:1 Then wrought Bezaleel and Aholiab, and every wise hearted man, in whom the LORD put wisdom and understanding to know how to work all manner of work for the service of the sanctuary, according to all that the LORD had commanded.
36:2 And Moses called Bezaleel and Aholiab, and every wise hearted man, in whose heart the LORD had put wisdom, [even] every one whose heart stirred him up to come unto the work to do it:
36:3 And they received of Moses all the offering, which the children of Israel had brought for the work of the service of the sanctuary, to make it [withal]. And they brought yet unto him free offerings every morning.
36:4 And all the wise men, that wrought all the work of the sanctuary, came every man from his work which they made;
36:5 And they spake unto Moses, saying, The people bring much more than enough for the service of the work, which the LORD commanded to make.
36:6 And Moses gave commandment, and they caused it to be proclaimed throughout the camp, saying, Let neither man nor woman make any more work for the offering of the sanctuary. So the people were restrained from bringing.
36:7 For the stuff they had was sufficient for all the work to make it, and too much.
36:8 And every wise hearted man among them that wrought the work of the tabernacle made ten curtains [of] fine twined linen, and blue, and purple, and scarlet: [with] cherubims of cunning work made he them.
36:9 The length of one curtain [was] twenty and eight cubits, and the breadth of one curtain four cubits: the curtains [were] all of one size.
36:10 And he coupled the five curtains one unto another: and [the other] five curtains he coupled one unto another.
36:11 And he made loops of blue on the edge of one curtain from the selvedge in the coupling: likewise he made in the uttermost side of [another] curtain, in the coupling of the second.
36:12 Fifty loops made he in one curtain, and fifty loops made he in the edge of the curtain which [was] in the coupling of the second: the loops held one [curtain] to another.
36:13 And he made fifty taches of gold, and coupled the curtains one unto another with the taches: so it became one tabernacle.
36:14 And he made curtains [of] goats' [hair] for the tent over the tabernacle: eleven curtains he made them.
36:15 The length of one curtain [was] thirty cubits, and four cubits [was] the breadth of one curtain: the eleven curtains [were] of one size.
36:16 And he coupled five curtains by themselves, and six curtains by themselves.
36:17 And he made fifty loops upon the uttermost edge of the curtain in the coupling, and fifty loops made he upon the edge of the curtain which coupleth the second.
36:18 And he made fifty taches [of] brass to couple the tent together, that it might be one.
36:19 And he made a covering for the tent [of] rams' skins dyed red, and a covering [of] badgers' skins above [that].
36:20 And he made boards for the tabernacle [of] shittim wood, standing up.
36:21 The length of a board [was] ten cubits, and the breadth of a board one cubit and a half.
36:22 One board had two tenons, equally distant one from another: thus did he make for all the boards of the tabernacle.
36:23 And he made boards for the tabernacle; twenty boards for the south side southward:
36:24 And forty sockets of silver he made under the twenty boards; two sockets under one board for his two tenons, and two sockets under another board for his two tenons.
36:25 And for the other side of the tabernacle, [which is] toward the north corner, he made twenty boards,
36:26 And their forty sockets of silver; two sockets under one board, and two sockets under another board.
36:27 And for the sides of the tabernacle westward he made six boards.
36:28 And two boards made he for the corners of the tabernacle in the two sides.
36:29 And they were coupled beneath, and coupled together at the head thereof, to one ring: thus he did to both of them in both the corners.
36:30 And there were eight boards; and their sockets [were] sixteen sockets of silver, under every board two sockets.
36:31 And he made bars of shittim wood; five for the boards of the one side of the tabernacle,
36:32 And five bars for the boards of the other side of the tabernacle, and five bars for the boards of the tabernacle for the sides westward.
36:33 And he made the middle bar to shoot through the boards from the one end to the other.
36:34 And he overlaid the boards with gold, and made their rings [of] gold [to be] places for the bars, and overlaid the bars with gold.
36:35 And he made a vail [of] blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen: [with] cherubims made he it of cunning work.
36:36 And he made thereunto four pillars [of] shittim [wood], and overlaid them with gold: their hooks [were of] gold; and he cast for them four sockets of silver.
36:37 And he made an hanging for the tabernacle door [of] blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen, of needlework;
36:38 And the five pillars of it with their hooks: and he overlaid their chapiters and their fillets with gold: but their five sockets [were of] brass.
37:1 And Bezaleel made the ark [of] shittim wood: two cubits and a half [was] the length of it, and a cubit and a half the breadth of it, and a cubit and a half the height of it:
37:2 And he overlaid it with pure gold within and without, and made a crown of gold to it round about.
37:3 And he cast for it four rings of gold, [to be set] by the four corners of it; even two rings upon the one side of it, and two rings upon the other side of it.
37:4 And he made staves [of] shittim wood, and overlaid them with gold.
37:5 And he put the staves into the rings by the sides of the ark, to bear the ark.
37:6 And he made the mercy seat [of] pure gold: two cubits and a half [was] the length thereof, and one cubit and a half the breadth thereof.
37:7 And he made two cherubims [of] gold, beaten out of one piece made he them, on the two ends of the mercy seat;
37:8 One cherub on the end on this side, and another cherub on the [other] end on that side: out of the mercy seat made he the cherubims on the two ends thereof.
37:9 And the cherubims spread out [their] wings on high, [and] covered with their wings over the mercy seat, with their faces one to another; [even] to the mercy seatward were the faces of the cherubims.
37:10 And he made the table [of] shittim wood: two cubits [was] the length thereof, and a cubit the breadth thereof, and a cubit and a half the height thereof:
37:11 And he overlaid it with pure gold, and made thereunto a crown of gold round about.
37:12 Also he made thereunto a border of an handbreadth round about; and made a crown of gold for the border thereof round about.
37:13 And he cast for it four rings of gold, and put the rings upon the four corners that [were] in the four feet thereof.
37:14 Over against the border were the rings, the places for the staves to bear the table.
37:15 And he made the staves [of] shittim wood, and overlaid them with gold, to bear the table.
37:16 And he made the vessels which [were] upon the table, his dishes, and his spoons, and his bowls, and his covers to cover withal, [of] pure gold.
37:17 And he made the candlestick [of] pure gold: [of] beaten work made he the candlestick; his shaft, and his branch, his bowls, his knops, and his flowers, were of the same:
37:18 And six branches going out of the sides thereof; three branches of the candlestick out of the one side thereof, and three branches of the candlestick out of the other side thereof:
37:19 Three bowls made after the fashion of almonds in one branch, a knop and a flower; and three bowls made like almonds in another branch, a knop and a flower: so throughout the six branches going out of the candlestick.
37:20 And in the candlestick [were] four bowls made like almonds, his knops, and his flowers:
37:21 And a knop under two branches of the same, and a knop under two branches of the same, and a knop under two branches of the same, according to the six branches going out of it.
37:22 Their knops and their branches were of the same: all of it [was] one beaten work [of] pure gold.
37:23 And he made his seven lamps, and his snuffers, and his snuffdishes, [of] pure gold.
37:24 [Of] a talent of pure gold made he it, and all the vessels thereof.
37:25 And he made the incense altar [of] shittim wood: the length of it [was] a cubit, and the breadth of it a cubit; [it was] foursquare; and two cubits [was] the height of it; the horns thereof were of the same.
37:26 And he overlaid it with pure gold, [both] the top of it, and the sides thereof round about, and the horns of it: also he made unto it a crown of gold round about.
37:27 And he made two rings of gold for it under the crown thereof, by the two corners of it, upon the two sides thereof, to be places for the staves to bear it withal.
37:28 And he made the staves [of] shittim wood, and overlaid them with gold.
37:29 And he made the holy anointing oil, and the pure incense of sweet spices, according to the work of the apothecary.
Proverbs
7:1 My son, keep my words, and lay up my commandments with thee.
7:2 Keep my commandments, and live; and my law as the apple of thine eye.
7:3 Bind them upon thy fingers, write them upon the table of thine heart.
7:4 Say unto wisdom, Thou [art] my sister; and call understanding [thy] kinswoman:
7:5 That they may keep thee from the strange woman, from the stranger [which] flattereth with her words.
7:6 For at the window of my house I looked through my casement,
7:7 And beheld among the simple ones, I discerned among the youths, a young man void of understanding,
7:8 Passing through the street near her corner; and he went the way to her house,
7:9 In the twilight, in the evening, in the black and dark night:
7:10 And, behold, there met him a woman [with] the attire of an harlot, and subtil of heart.
7:11 (She [is] loud and stubborn; her feet abide not in her house:
7:12 Now [is she] without, now in the streets, and lieth in wait at every corner.)
7:13 So she caught him, and kissed him, [and] with an impudent face said unto him,
7:14 [I have] peace offerings with me; this day have I payed my vows.
7:15 Therefore came I forth to meet thee, diligently to seek thy face, and I have found thee.
7:16 I have decked my bed with coverings of tapestry, with carved [works], with fine linen of Egypt.
7:17 I have perfumed my bed with myrrh, aloes, and cinnamon.
7:18 Come, let us take our fill of love until the morning: let us solace ourselves with loves.
7:19 For the goodman [is] not at home, he is gone a long journey:
7:20 He hath taken a bag of money with him, [and] will come home at the day appointed.
7:21 With her much fair speech she caused him to yield, with the flattering of her lips she forced him.
7:22 He goeth after her straightway, as an ox goeth to the slaughter, or as a fool to the correction of the stocks;
7:23 Till a dart strike through his liver; as a bird hasteth to the snare, and knoweth not that it [is] for his life.
7:24 Hearken unto me now therefore, O ye children, and attend to the words of my mouth.
7:25 Let not thine heart decline to her ways, go not astray in her paths.
7:26 For she hath cast down many wounded: yea, many strong [men] have been slain by her.
7:27 Her house [is] the way to hell, going down to the chambers of death.
7:2 Keep my commandments, and live; and my law as the apple of thine eye.
7:3 Bind them upon thy fingers, write them upon the table of thine heart.
7:4 Say unto wisdom, Thou [art] my sister; and call understanding [thy] kinswoman:
7:5 That they may keep thee from the strange woman, from the stranger [which] flattereth with her words.
7:6 For at the window of my house I looked through my casement,
7:7 And beheld among the simple ones, I discerned among the youths, a young man void of understanding,
7:8 Passing through the street near her corner; and he went the way to her house,
7:9 In the twilight, in the evening, in the black and dark night:
7:10 And, behold, there met him a woman [with] the attire of an harlot, and subtil of heart.
7:11 (She [is] loud and stubborn; her feet abide not in her house:
7:12 Now [is she] without, now in the streets, and lieth in wait at every corner.)
7:13 So she caught him, and kissed him, [and] with an impudent face said unto him,
7:14 [I have] peace offerings with me; this day have I payed my vows.
7:15 Therefore came I forth to meet thee, diligently to seek thy face, and I have found thee.
7:16 I have decked my bed with coverings of tapestry, with carved [works], with fine linen of Egypt.
7:17 I have perfumed my bed with myrrh, aloes, and cinnamon.
7:18 Come, let us take our fill of love until the morning: let us solace ourselves with loves.
7:19 For the goodman [is] not at home, he is gone a long journey:
7:20 He hath taken a bag of money with him, [and] will come home at the day appointed.
7:21 With her much fair speech she caused him to yield, with the flattering of her lips she forced him.
7:22 He goeth after her straightway, as an ox goeth to the slaughter, or as a fool to the correction of the stocks;
7:23 Till a dart strike through his liver; as a bird hasteth to the snare, and knoweth not that it [is] for his life.
7:24 Hearken unto me now therefore, O ye children, and attend to the words of my mouth.
7:25 Let not thine heart decline to her ways, go not astray in her paths.
7:26 For she hath cast down many wounded: yea, many strong [men] have been slain by her.
7:27 Her house [is] the way to hell, going down to the chambers of death.
Exodo
35:1 Y MOISÉS hizo juntar toda la congregación de los hijos de Israel, y díjoles: Estas son las cosas que Jehová ha mandado que hagáis.
35:2 Seis días se hará obra, mas el día séptimo os será santo, sábado de reposo á Jehová: cualquiera que en él hiciere obra, morirá.
35:3 No encenderéis fuego en todas vuestras moradas en el día del sábado.
35:4 Y habló Moisés á toda la congregación de los hijos de Israel, diciendo: Esto es lo que Jehová ha mandado, diciendo:
35:5 Tomad de entre vosotros ofrenda para Jehová: todo liberal de corazón la traerá á Jehová: oro, plata, metal;
35:6 Y cárdeno, y púrpura, y carmesí, y lino fino, y pelo de cabras;
35:7 Y cueros rojos de carneros, y cueros de tejones, y madera de Sittim;
35:8 Y aceite para la luminaria, y especias aromáticas para el aceite de la unción, y para el perfume aromático;
35:9 Y piedras de onix, y demás pedrería, para el ephod, y para el racional.
35:10 Y todo sabio de corazón de entre vosotros, vendrá y hará todas las cosas que Jehová ha mandado:
35:11 El tabernáculo, su tienda, y su cubierta, y sus anillos, y sus tablas, sus barras, sus columnas, y sus basas;
35:12 El arca, y sus varas, la cubierta, y el velo de la tienda;
35:13 La mesa, y sus varas, y todos sus vasos, y el pan de la proposición.
35:14 El candelero de la luminaria, y sus vasos, y sus candilejas, y el aceite para la luminaria;
35:15 Y el altar del perfume, y sus varas, y el aceite de la unción, y el perfume aromático, y el pabellón de la puerta, para la entrada del tabernáculo;
35:16 El altar del holocausto, y su enrejado de metal, y sus varas, y todos sus vasos, y la fuente con su basa;
35:17 Las cortinas del atrio, sus columnas, y sus basas, y el pabellón de la puerta del atrio;
35:18 Las estacas del tabernáculo, y las estacas del atrio, y sus cuerdas;
35:19 Las vestiduras del servicio para ministrar en el santuario, las sagradas vestiduras de Aarón el sacerdote, y las vestiduras de sus hijos para servir en el sacerdocio.
35:20 Y salió toda la congregación de los hijos de Israel de delante de Moisés.
35:21 Y vino todo varón á quien su corazón estimuló, y todo aquel á quien su espíritu le dió voluntad, y trajeron ofrenda á Jehová para la obra del tabernáculo del testimonio, y para toda su fábrica, y para las sagradas vestiduras.
35:22 Y vinieron así hombres como mujeres, todo voluntario de corazón, y trajeron cadenas y zarcillos, sortijas y brazaletes, y toda joya de oro; y cualquiera ofrecía ofrenda de oro á Jehová.
35:23 Todo hombre que se hallaba con jacinto, ó púrpura, ó carmesí, ó lino fino, ó pelo de cabras, ó cueros rojos de carneros, ó cueros de tejones, lo traía.
35:24 Cualquiera que ofrecía ofrenda de plata ó de metal, traía á Jehová la ofrenda: y todo el que se hallaba con madera de Sittim, traíala para toda la obra del servicio.
35:25 Además todas las mujeres sabias de corazón hilaban de sus manos, y traían lo que habían hilado: cárdeno, ó púrpura, ó carmesí, ó lino fino.
35:26 Y todas las mujeres cuyo corazón las levantó en sabiduría, hilaron pelos de cabras.
35:27 Y los príncipes trajeron piedras de onix, y las piedras de los engastes para el ephod y el racional;
35:28 Y la especia aromática y aceite, para la luminaria, y para el aceite de la unción, y para el perfume aromático.
35:29 De los hijos de Israel, así hombres como mujeres, todos los que tuvieron corazón voluntario para traer para toda la obra, que Jehová había mandado por medio de Moisés que hiciesen, trajeron ofrenda voluntaria á Jehová.
35:30 Y dijo Moisés á los hijos de Israel: Mirad, Jehová ha nombrado á Bezaleel hijo de Uri, hijo de Hur, de la tribu de Judá;
35:31 Y lo ha henchido de espíritu de Dios, en sabiduría, en inteligencia, y en ciencia, y en todo artificio,
35:32 Para proyectar inventos, para trabajar en oro, y en plata, y en metal,
35:33 Y en obra de pedrería para engastar, y en obra de madera, para trabajar en toda invención ingeniosa.
35:34 Y ha puesto en su corazón el que pueda enseñar, así él como Aholiab hijo de Ahisamac, de la tribu de Dan:
35:35 Y los ha henchido de sabiduría de corazón, para que hagan toda obra de artificio, y de invención, y de recamado en jacinto, y en púrpura, y en carmesí, y en lino fino, y en telar; para que hagan toda labor, é inventen todo diseño.
36:1 HIZO, pues, Bezaleel y Aholiab, y todo hombre sabio de corazón, á quien Jehová dió sabiduría é inteligencia para que supiesen hacer toda la obra del servicio del santuario, todas las cosas que había mandado Jehová.
36:2 Y Moisés llamó á Bezaleel y á Aholiab, y á todo varón sabio de corazón, en cuyo corazón había dado Jehová sabiduría, y á todo hombre á quien su corazón le movió á llegarse á la obra, para trabajar en ella;
36:3 Y tomaron de delante de Moisés toda la ofrenda que los hijos de Israel habían traído para la obra del servicio del santuario, á fin de hacerla. Y ellos le traían aún ofrenda voluntaria cada mañana.
36:4 Vinieron, por tanto, todos los maestros que hacían toda la obra del santuario, cada uno de la obra que hacía.
36:5 Y hablaron á Moisés, diciendo: El pueblo trae mucho más de lo que es menester para la atención de hacer la obra que Jehová ha mandado que se haga.
36:6 Entonces Moisés mandó pregonar por el campo, diciendo: Ningún hombre ni mujer haga más obra para ofrecer para el santuario. Y así fue el pueblo impedido de ofrecer;
36:7 Pues tenia material abundante para hacer toda la obra, y sobraba.
36:8 Y todos los sabios de corazón entre los que hacían la obra, hicieron el tabernáculo de diez cortinas, de lino torcido, y de jacinto, y de púrpura y carmesí; las cuales hicieron de obra prima, con querubines.
36:9 La longitud de la una cortina era de veintiocho codos, y la anchura de cuatro codos: todas las cortinas tenían una misma medida.
36:10 Y juntó las cinco cortinas la una con la otra: asimismo unió las otras cinco cortinas la una con la otra.
36:11 E hizo las lazadas de color de jacinto en la orilla de la una cortina, en el borde, á la juntura; y así hizo en la orilla al borde de la segunda cortina, en la juntura.
36:12 Cincuenta lazadas hizo en la una cortina, y otras cincuenta en la segunda cortina, en el borde, en la juntura; las unas lazadas enfrente de las otras.
36:13 Hizo también cincuenta corchetes de oro, con los cuales juntó las cortinas, la una con la otra; é hízose un tabernáculo.
36:14 Hizo asimismo cortinas de pelo de cabras para la tienda sobre el tabernáculo, é hízolas en número de once.
36:15 La longitud de la una cortina era de treinta codos, y la anchura de cuatro codos: las once cortinas tenían una misma medida.
36:16 Y juntó las cinco cortinas de por sí, y las seis cortinas aparte.
36:17 Hizo además cincuenta lazadas en la orilla de la postrera cortina en la juntura, y otras cincuenta lazadas en la orilla de la otra cortina en la juntura.
36:18 Hizo también cincuenta corchetes de metal para juntar la tienda, de modo que fuese una.
36:19 E hizo una cubierta para la tienda de cueros rojos de carneros, y una cubierta encima de cueros de tejones.
36:20 Además hizo las tablas para el tabernáculo de madera de Sittim, para estar derechas.
36:21 La longitud de cada tabla de diez codos, y de codo y medio la anchura.
36:22 Cada tabla tenía dos quicios enclavijados el uno delante del otro: así hizo todas las tablas del tabernáculo.
36:23 Hizo, pues, las tablas para el tabernáculo: veinte tablas al lado del austro, al mediodía.
36:24 Hizo también las cuarenta basas de plata debajo de las veinte tablas: dos basas debajo de la una tabla para sus dos quicios, y dos basas debajo de la otra tabla para sus dos quicios.
36:25 Y para el otro lado del tabernáculo, á la parte del aquilón, hizo veinte tablas,
36:26 Con sus cuarenta basas de plata: dos basas debajo de la una tabla, y dos basas debajo de la otra tabla.
36:27 Y para el lado occidental del tabernáculo hizo seis tablas.
36:28 Para las esquinas del tabernáculo en los dos lados hizo dos tablas,
36:29 Las cuales se juntaban por abajo, y asimismo por arriba á un gozne: y así hizo á la una y á la otra en las dos esquinas.
36:30 Eran, pues, ocho tablas, y sus basas de plata dieciséis; dos basas debajo de cada tabla.
36:31 Hizo también las barras de madera de Sittim; cinco para las tablas del un lado del tabernáculo,
36:32 Y cinco barras para las tablas del otro lado del tabernáculo, y cinco barras para las tablas del lado del tabernáculo á la parte occidental.
36:33 E hizo que la barra del medio pasase por medio de las tablas del un cabo al otro.
36:34 Y cubrió las tablas de oro, é hizo de oro los anillos de ellas por donde pasasen las barras: cubrió también de oro las barras.
36:35 Hizo asimismo el velo de cárdeno, y púrpura, y carmesí, y lino torcido, el cual hizo con querubines de delicada obra.
36:36 Y para él hizo cuatro columnas de madera de Sittim; y cubriólas de oro, los capiteles de las cuales eran de oro; é hizo para ellas cuatro basas de plata de fundición.
36:37 Hizo también el velo para la puerta del tabernáculo, de jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino torcido, obra de recamador;
36:38 Y sus cinco columnas con sus capiteles: y cubrió las cabezas de ellas y sus molduras de oro: pero sus cinco basas las hizo de metal.
37:1 HIZO también Bezaleel el arca de madera de Sittim: su longitud era de dos codos y medio, y de codo y medio su anchura, y su altura de otro codo y medio:
37:2 Y cubrióla de oro puro por de dentro y por de fuera, é hízole una cornisa de oro en derredor.
37:3 Hízole además de fundición cuatro anillos de oro á sus cuatro esquinas; en el un lado dos anillos y en el otro lado dos anillos.
37:4 Hizo también las varas de madera de Sittim, y cubriólas de oro.
37:5 Y metió las varas por los anillos á los lados del arca, para llevar el arca.
37:6 Hizo asimismo la cubierta de oro puro: su longitud de dos codos y medio, y su anchura de codo y medio.
37:7 Hizo también los dos querubines de oro, hízolos labrados á martillo, á los dos cabos de la cubierta:
37:8 El un querubín de esta parte al un cabo, y el otro querubín de la otra parte al otro cabo de la cubierta: hizo los querubines á sus dos cabos.
37:9 Y los querubines extendían sus alas por encima, cubriendo con sus alas la cubierta: y sus rostros el uno enfrente del otro, hacia la cubierta los rostros de los querubines.
37:10 Hizo también la mesa de madera de Sittim; su longitud de dos codos, y su anchura de un codo, y de codo y medio su altura;
37:11 Y cubrióla de oro puro, é hízole una cornisa de oro en derredor.
37:12 Hízole también una moldura alrededor, del ancho de una mano, á la cual moldura hizo la cornisa de oro en circunferencia.
37:13 Hízole asimismo de fundición cuatro anillos de oro, y púsolos á las cuatro esquinas que correspondían á los cuatro pies de ella.
37:14 Delante de la moldura estaban los anillos, por los cuales se metiesen las varas para llevar la mesa.
37:15 E hizo las varas de madera de Sittim para llevar la mesa, y cubriólas de oro.
37:16 También hizo los vasos que habían de estar sobre la mesa, sus platos, y sus cucharas, y sus cubiertos y sus tazones con que se había de libar, de oro fino.
37:17 Hizo asimismo el candelero de oro puro, é hízolo labrado á martillo: su pie y su caña, sus copas, sus manzanas y sus flores eran de lo mismo.
37:18 De sus lados salían seis brazos; tres brazos del un lado del candelero, y otros tres brazos del otro lado del candelero:
37:19 En el un brazo, tres copas figura de almendras, una manzana y una flor; y en el otro brazo tres copas figura de almendras, una manzana y una flor: y así en los seis brazos que salían del candelero.
37:20 Y en el candelero había cuatro copas figura de almendras, sus manzanas y sus flores:
37:21 Y una manzana debajo de los dos brazos de lo mismo, y otra manzana debajo de los otros dos brazos de lo mismo, y otra manzana debajo de los otros dos brazos de lo mismo, conforme á los seis brazos que salían de él.
37:22 Sus manzanas y sus brazos eran de lo mismo; todo era una pieza labrada á martillo, de oro puro.
37:23 Hizo asimismo sus siete candilejas, y sus despabiladeras, y sus platillos, de oro puro;
37:24 De un talento de oro puro lo hizo, con todos sus vasos.
37:25 Hizo también el altar del perfume de madera de Sittim: un codo su longitud, y otro codo su anchura, era cuadrado; y su altura de dos codos; y sus cuernos de la misma pieza.
37:26 Y cubriólo de oro puro, su mesa y sus paredes alrededor, y sus cuernos: é hízole una corona de oro alrededor.
37:27 Hízole también dos anillos de oro debajo de la corona en las dos esquinas á los dos lados, para pasar por ellos las varas con que había de ser conducido.
37:28 E hizo las varas de madera de Sittim, y cubriólas de oro.
37:29 Hizo asimismo el aceite santo de la unción, y el fino perfume aromático, de obra de perfumador.
35:2 Seis días se hará obra, mas el día séptimo os será santo, sábado de reposo á Jehová: cualquiera que en él hiciere obra, morirá.
35:3 No encenderéis fuego en todas vuestras moradas en el día del sábado.
35:4 Y habló Moisés á toda la congregación de los hijos de Israel, diciendo: Esto es lo que Jehová ha mandado, diciendo:
35:5 Tomad de entre vosotros ofrenda para Jehová: todo liberal de corazón la traerá á Jehová: oro, plata, metal;
35:6 Y cárdeno, y púrpura, y carmesí, y lino fino, y pelo de cabras;
35:7 Y cueros rojos de carneros, y cueros de tejones, y madera de Sittim;
35:8 Y aceite para la luminaria, y especias aromáticas para el aceite de la unción, y para el perfume aromático;
35:9 Y piedras de onix, y demás pedrería, para el ephod, y para el racional.
35:10 Y todo sabio de corazón de entre vosotros, vendrá y hará todas las cosas que Jehová ha mandado:
35:11 El tabernáculo, su tienda, y su cubierta, y sus anillos, y sus tablas, sus barras, sus columnas, y sus basas;
35:12 El arca, y sus varas, la cubierta, y el velo de la tienda;
35:13 La mesa, y sus varas, y todos sus vasos, y el pan de la proposición.
35:14 El candelero de la luminaria, y sus vasos, y sus candilejas, y el aceite para la luminaria;
35:15 Y el altar del perfume, y sus varas, y el aceite de la unción, y el perfume aromático, y el pabellón de la puerta, para la entrada del tabernáculo;
35:16 El altar del holocausto, y su enrejado de metal, y sus varas, y todos sus vasos, y la fuente con su basa;
35:17 Las cortinas del atrio, sus columnas, y sus basas, y el pabellón de la puerta del atrio;
35:18 Las estacas del tabernáculo, y las estacas del atrio, y sus cuerdas;
35:19 Las vestiduras del servicio para ministrar en el santuario, las sagradas vestiduras de Aarón el sacerdote, y las vestiduras de sus hijos para servir en el sacerdocio.
35:20 Y salió toda la congregación de los hijos de Israel de delante de Moisés.
35:21 Y vino todo varón á quien su corazón estimuló, y todo aquel á quien su espíritu le dió voluntad, y trajeron ofrenda á Jehová para la obra del tabernáculo del testimonio, y para toda su fábrica, y para las sagradas vestiduras.
35:22 Y vinieron así hombres como mujeres, todo voluntario de corazón, y trajeron cadenas y zarcillos, sortijas y brazaletes, y toda joya de oro; y cualquiera ofrecía ofrenda de oro á Jehová.
35:23 Todo hombre que se hallaba con jacinto, ó púrpura, ó carmesí, ó lino fino, ó pelo de cabras, ó cueros rojos de carneros, ó cueros de tejones, lo traía.
35:24 Cualquiera que ofrecía ofrenda de plata ó de metal, traía á Jehová la ofrenda: y todo el que se hallaba con madera de Sittim, traíala para toda la obra del servicio.
35:25 Además todas las mujeres sabias de corazón hilaban de sus manos, y traían lo que habían hilado: cárdeno, ó púrpura, ó carmesí, ó lino fino.
35:26 Y todas las mujeres cuyo corazón las levantó en sabiduría, hilaron pelos de cabras.
35:27 Y los príncipes trajeron piedras de onix, y las piedras de los engastes para el ephod y el racional;
35:28 Y la especia aromática y aceite, para la luminaria, y para el aceite de la unción, y para el perfume aromático.
35:29 De los hijos de Israel, así hombres como mujeres, todos los que tuvieron corazón voluntario para traer para toda la obra, que Jehová había mandado por medio de Moisés que hiciesen, trajeron ofrenda voluntaria á Jehová.
35:30 Y dijo Moisés á los hijos de Israel: Mirad, Jehová ha nombrado á Bezaleel hijo de Uri, hijo de Hur, de la tribu de Judá;
35:31 Y lo ha henchido de espíritu de Dios, en sabiduría, en inteligencia, y en ciencia, y en todo artificio,
35:32 Para proyectar inventos, para trabajar en oro, y en plata, y en metal,
35:33 Y en obra de pedrería para engastar, y en obra de madera, para trabajar en toda invención ingeniosa.
35:34 Y ha puesto en su corazón el que pueda enseñar, así él como Aholiab hijo de Ahisamac, de la tribu de Dan:
35:35 Y los ha henchido de sabiduría de corazón, para que hagan toda obra de artificio, y de invención, y de recamado en jacinto, y en púrpura, y en carmesí, y en lino fino, y en telar; para que hagan toda labor, é inventen todo diseño.
36:1 HIZO, pues, Bezaleel y Aholiab, y todo hombre sabio de corazón, á quien Jehová dió sabiduría é inteligencia para que supiesen hacer toda la obra del servicio del santuario, todas las cosas que había mandado Jehová.
36:2 Y Moisés llamó á Bezaleel y á Aholiab, y á todo varón sabio de corazón, en cuyo corazón había dado Jehová sabiduría, y á todo hombre á quien su corazón le movió á llegarse á la obra, para trabajar en ella;
36:3 Y tomaron de delante de Moisés toda la ofrenda que los hijos de Israel habían traído para la obra del servicio del santuario, á fin de hacerla. Y ellos le traían aún ofrenda voluntaria cada mañana.
36:4 Vinieron, por tanto, todos los maestros que hacían toda la obra del santuario, cada uno de la obra que hacía.
36:5 Y hablaron á Moisés, diciendo: El pueblo trae mucho más de lo que es menester para la atención de hacer la obra que Jehová ha mandado que se haga.
36:6 Entonces Moisés mandó pregonar por el campo, diciendo: Ningún hombre ni mujer haga más obra para ofrecer para el santuario. Y así fue el pueblo impedido de ofrecer;
36:7 Pues tenia material abundante para hacer toda la obra, y sobraba.
36:8 Y todos los sabios de corazón entre los que hacían la obra, hicieron el tabernáculo de diez cortinas, de lino torcido, y de jacinto, y de púrpura y carmesí; las cuales hicieron de obra prima, con querubines.
36:9 La longitud de la una cortina era de veintiocho codos, y la anchura de cuatro codos: todas las cortinas tenían una misma medida.
36:10 Y juntó las cinco cortinas la una con la otra: asimismo unió las otras cinco cortinas la una con la otra.
36:11 E hizo las lazadas de color de jacinto en la orilla de la una cortina, en el borde, á la juntura; y así hizo en la orilla al borde de la segunda cortina, en la juntura.
36:12 Cincuenta lazadas hizo en la una cortina, y otras cincuenta en la segunda cortina, en el borde, en la juntura; las unas lazadas enfrente de las otras.
36:13 Hizo también cincuenta corchetes de oro, con los cuales juntó las cortinas, la una con la otra; é hízose un tabernáculo.
36:14 Hizo asimismo cortinas de pelo de cabras para la tienda sobre el tabernáculo, é hízolas en número de once.
36:15 La longitud de la una cortina era de treinta codos, y la anchura de cuatro codos: las once cortinas tenían una misma medida.
36:16 Y juntó las cinco cortinas de por sí, y las seis cortinas aparte.
36:17 Hizo además cincuenta lazadas en la orilla de la postrera cortina en la juntura, y otras cincuenta lazadas en la orilla de la otra cortina en la juntura.
36:18 Hizo también cincuenta corchetes de metal para juntar la tienda, de modo que fuese una.
36:19 E hizo una cubierta para la tienda de cueros rojos de carneros, y una cubierta encima de cueros de tejones.
36:20 Además hizo las tablas para el tabernáculo de madera de Sittim, para estar derechas.
36:21 La longitud de cada tabla de diez codos, y de codo y medio la anchura.
36:22 Cada tabla tenía dos quicios enclavijados el uno delante del otro: así hizo todas las tablas del tabernáculo.
36:23 Hizo, pues, las tablas para el tabernáculo: veinte tablas al lado del austro, al mediodía.
36:24 Hizo también las cuarenta basas de plata debajo de las veinte tablas: dos basas debajo de la una tabla para sus dos quicios, y dos basas debajo de la otra tabla para sus dos quicios.
36:25 Y para el otro lado del tabernáculo, á la parte del aquilón, hizo veinte tablas,
36:26 Con sus cuarenta basas de plata: dos basas debajo de la una tabla, y dos basas debajo de la otra tabla.
36:27 Y para el lado occidental del tabernáculo hizo seis tablas.
36:28 Para las esquinas del tabernáculo en los dos lados hizo dos tablas,
36:29 Las cuales se juntaban por abajo, y asimismo por arriba á un gozne: y así hizo á la una y á la otra en las dos esquinas.
36:30 Eran, pues, ocho tablas, y sus basas de plata dieciséis; dos basas debajo de cada tabla.
36:31 Hizo también las barras de madera de Sittim; cinco para las tablas del un lado del tabernáculo,
36:32 Y cinco barras para las tablas del otro lado del tabernáculo, y cinco barras para las tablas del lado del tabernáculo á la parte occidental.
36:33 E hizo que la barra del medio pasase por medio de las tablas del un cabo al otro.
36:34 Y cubrió las tablas de oro, é hizo de oro los anillos de ellas por donde pasasen las barras: cubrió también de oro las barras.
36:35 Hizo asimismo el velo de cárdeno, y púrpura, y carmesí, y lino torcido, el cual hizo con querubines de delicada obra.
36:36 Y para él hizo cuatro columnas de madera de Sittim; y cubriólas de oro, los capiteles de las cuales eran de oro; é hizo para ellas cuatro basas de plata de fundición.
36:37 Hizo también el velo para la puerta del tabernáculo, de jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino torcido, obra de recamador;
36:38 Y sus cinco columnas con sus capiteles: y cubrió las cabezas de ellas y sus molduras de oro: pero sus cinco basas las hizo de metal.
37:1 HIZO también Bezaleel el arca de madera de Sittim: su longitud era de dos codos y medio, y de codo y medio su anchura, y su altura de otro codo y medio:
37:2 Y cubrióla de oro puro por de dentro y por de fuera, é hízole una cornisa de oro en derredor.
37:3 Hízole además de fundición cuatro anillos de oro á sus cuatro esquinas; en el un lado dos anillos y en el otro lado dos anillos.
37:4 Hizo también las varas de madera de Sittim, y cubriólas de oro.
37:5 Y metió las varas por los anillos á los lados del arca, para llevar el arca.
37:6 Hizo asimismo la cubierta de oro puro: su longitud de dos codos y medio, y su anchura de codo y medio.
37:7 Hizo también los dos querubines de oro, hízolos labrados á martillo, á los dos cabos de la cubierta:
37:8 El un querubín de esta parte al un cabo, y el otro querubín de la otra parte al otro cabo de la cubierta: hizo los querubines á sus dos cabos.
37:9 Y los querubines extendían sus alas por encima, cubriendo con sus alas la cubierta: y sus rostros el uno enfrente del otro, hacia la cubierta los rostros de los querubines.
37:10 Hizo también la mesa de madera de Sittim; su longitud de dos codos, y su anchura de un codo, y de codo y medio su altura;
37:11 Y cubrióla de oro puro, é hízole una cornisa de oro en derredor.
37:12 Hízole también una moldura alrededor, del ancho de una mano, á la cual moldura hizo la cornisa de oro en circunferencia.
37:13 Hízole asimismo de fundición cuatro anillos de oro, y púsolos á las cuatro esquinas que correspondían á los cuatro pies de ella.
37:14 Delante de la moldura estaban los anillos, por los cuales se metiesen las varas para llevar la mesa.
37:15 E hizo las varas de madera de Sittim para llevar la mesa, y cubriólas de oro.
37:16 También hizo los vasos que habían de estar sobre la mesa, sus platos, y sus cucharas, y sus cubiertos y sus tazones con que se había de libar, de oro fino.
37:17 Hizo asimismo el candelero de oro puro, é hízolo labrado á martillo: su pie y su caña, sus copas, sus manzanas y sus flores eran de lo mismo.
37:18 De sus lados salían seis brazos; tres brazos del un lado del candelero, y otros tres brazos del otro lado del candelero:
37:19 En el un brazo, tres copas figura de almendras, una manzana y una flor; y en el otro brazo tres copas figura de almendras, una manzana y una flor: y así en los seis brazos que salían del candelero.
37:20 Y en el candelero había cuatro copas figura de almendras, sus manzanas y sus flores:
37:21 Y una manzana debajo de los dos brazos de lo mismo, y otra manzana debajo de los otros dos brazos de lo mismo, y otra manzana debajo de los otros dos brazos de lo mismo, conforme á los seis brazos que salían de él.
37:22 Sus manzanas y sus brazos eran de lo mismo; todo era una pieza labrada á martillo, de oro puro.
37:23 Hizo asimismo sus siete candilejas, y sus despabiladeras, y sus platillos, de oro puro;
37:24 De un talento de oro puro lo hizo, con todos sus vasos.
37:25 Hizo también el altar del perfume de madera de Sittim: un codo su longitud, y otro codo su anchura, era cuadrado; y su altura de dos codos; y sus cuernos de la misma pieza.
37:26 Y cubriólo de oro puro, su mesa y sus paredes alrededor, y sus cuernos: é hízole una corona de oro alrededor.
37:27 Hízole también dos anillos de oro debajo de la corona en las dos esquinas á los dos lados, para pasar por ellos las varas con que había de ser conducido.
37:28 E hizo las varas de madera de Sittim, y cubriólas de oro.
37:29 Hizo asimismo el aceite santo de la unción, y el fino perfume aromático, de obra de perfumador.
Proverbs
7:1 HIJO mío, guarda mis razones, Y encierra contigo mis mandamientos.
7:2 Guarda mis mandamientos, y vivirás; Y mi ley como las niñas de tus ojos.
7:3 Lígalos á tus dedos; Escríbelos en la tabla de tu corazón.
7:4 Di á la sabiduría: Tú eres mi hermana; Y á la inteligencia llama parienta:
7:5 Para que te guarden de la mujer ajena, Y de la extraña que ablanda sus palabras.
7:6 Porque mirando yo por la ventana de mi casa, Por mi celosía,
7:7 Vi entre los simples, Consideré entre los jóvenes, Un mancebo falto de entendimiento,
7:8 El cual pasaba por la calle, junto á la esquina de aquella, E iba camino de su casa,
7:9 A la tarde del día, ya que oscurecía, En la oscuridad y tiniebla de la noche.
7:10 Y he aquí, una mujer que le sale al encuentro Con atavío de ramera, astuta de corazón,
7:11 Alborotadora y rencillosa, Sus pies no pueden estar en casa;
7:12 Unas veces de fuera, ó bien por las plazas, Acechando por todas las esquinas.
7:13 Y traba de él, y bésalo; Desvergonzó su rostro, y díjole:
7:14 Sacrificios de paz había prometido, Hoy he pagado mis votos;
7:15 Por tanto he salido á encontrarte, Buscando diligentemente tu rostro, y te he hallado.
7:16 Con paramentos he ataviado mi cama, Recamados con cordoncillo de Egipto.
7:17 He sahumado mi cámara Con mirra, áloes, y cinamomo.
7:18 Ven, embriaguémonos de amores hasta la mañana; Alegrémonos en amores.
7:19 Porque el marido no está en casa, Hase ido á un largo viaje:
7:20 El saco de dinero llevó en su mano; El día señalado volverá á su casa.
7:21 Rindiólo con la mucha suavidad de sus palabras, Obligóle con la blandura de sus labios.
7:22 Vase en pos de ella luego, Como va el buey al degolladero, Y como el loco á las prisiones para ser castigado;
7:23 Como el ave que se apresura al lazo, Y no sabe que es contra su vida, Hasta que la saeta traspasó su hígado.
7:24 Ahora pues, hijos, oidme, Y estad atentos á las razones de mi boca.
7:25 No se aparte á sus caminos tu corazón; No yerres en sus veredas.
7:26 Porque á muchos ha hecho caer heridos; Y aun los más fuertes han sido muertos por ella.
7:27 Caminos del sepulcro son su casa, Que descienden á las cámaras de la muerte.
7:2 Guarda mis mandamientos, y vivirás; Y mi ley como las niñas de tus ojos.
7:3 Lígalos á tus dedos; Escríbelos en la tabla de tu corazón.
7:4 Di á la sabiduría: Tú eres mi hermana; Y á la inteligencia llama parienta:
7:5 Para que te guarden de la mujer ajena, Y de la extraña que ablanda sus palabras.
7:6 Porque mirando yo por la ventana de mi casa, Por mi celosía,
7:7 Vi entre los simples, Consideré entre los jóvenes, Un mancebo falto de entendimiento,
7:8 El cual pasaba por la calle, junto á la esquina de aquella, E iba camino de su casa,
7:9 A la tarde del día, ya que oscurecía, En la oscuridad y tiniebla de la noche.
7:10 Y he aquí, una mujer que le sale al encuentro Con atavío de ramera, astuta de corazón,
7:11 Alborotadora y rencillosa, Sus pies no pueden estar en casa;
7:12 Unas veces de fuera, ó bien por las plazas, Acechando por todas las esquinas.
7:13 Y traba de él, y bésalo; Desvergonzó su rostro, y díjole:
7:14 Sacrificios de paz había prometido, Hoy he pagado mis votos;
7:15 Por tanto he salido á encontrarte, Buscando diligentemente tu rostro, y te he hallado.
7:16 Con paramentos he ataviado mi cama, Recamados con cordoncillo de Egipto.
7:17 He sahumado mi cámara Con mirra, áloes, y cinamomo.
7:18 Ven, embriaguémonos de amores hasta la mañana; Alegrémonos en amores.
7:19 Porque el marido no está en casa, Hase ido á un largo viaje:
7:20 El saco de dinero llevó en su mano; El día señalado volverá á su casa.
7:21 Rindiólo con la mucha suavidad de sus palabras, Obligóle con la blandura de sus labios.
7:22 Vase en pos de ella luego, Como va el buey al degolladero, Y como el loco á las prisiones para ser castigado;
7:23 Como el ave que se apresura al lazo, Y no sabe que es contra su vida, Hasta que la saeta traspasó su hígado.
7:24 Ahora pues, hijos, oidme, Y estad atentos á las razones de mi boca.
7:25 No se aparte á sus caminos tu corazón; No yerres en sus veredas.
7:26 Porque á muchos ha hecho caer heridos; Y aun los más fuertes han sido muertos por ella.
7:27 Caminos del sepulcro son su casa, Que descienden á las cámaras de la muerte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já, agradecemos por comentar em nosso blog.
Se quiser comentar sem efetuar login em algumas das contas sugeridas na caixa "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL" e apenas digite seu nome, assim é mais prático e mais rápido.