A leitura bíblica de hoje encontra-se em Êxodo 25-27 e Provérbios 4.
Êxodo
25.1 Então, falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
25.2 Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
25.3 E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, e prata, e cobre,
25.4 e pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras,
25.5 e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de cetim,
25.6 e azeite para a luz, e especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso,
25.7 e pedras sardônicas, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
25.8 E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
25.9 Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.
25.10 Também farão uma arca de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio, e de um côvado e meio, a sua altura.
25.11 E cobri-la-ás de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
25.12 e fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos dela: duas argolas num lado dela e duas argolas no outro lado dela.
25.13 E farás varas de madeira de cetim, e as cobrirás com ouro,
25.14 e meterás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
25.15 As varas estarão nas argolas da arca, e não se tirarão dela.
25.16 Depois, porás na arca o Testemunho, que eu te darei.
25.17 Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio.
25.18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
25.19 Farás um querubim na extremidade de uma parte e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.
25.20 Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.
25.21 E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o Testemunho, que eu te darei.
25.22 E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.
25.23 Também farás uma mesa de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura, de um côvado, e a sua altura, de um côvado e meio,
25.24 e cobri-la-ás com ouro puro; também lhe farás uma coroa de ouro ao redor.
25.25 Também lhe farás uma moldura ao redor, da largura de uma mão, e lhe farás uma coroa de ouro ao redor da moldura.
25.26 Também lhe farás quatro argolas de ouro; e porás as argolas nos quatro cantos, que estão nos seus quatro pés.
25.27 Defronte da moldura estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa.
25.28 Farás, pois, estes varais de madeira de cetim e cobri-los-ás com ouro; e levar-se-á com eles a mesa.
25.29 Também farás os seus pratos, e as suas colheres, e as suas cobertas, e as suas tigelas com que se hão de cobrir; de ouro puro os farás.
25.30 E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face continuamente.
25.31 Também farás um castiçal de ouro puro; de ouro batido se fará este castiçal; o seu pé, as suas canas, as suas copas, as suas maçãs e as suas flores serão do mesmo.
25.32 E dos seus lados sairão seis canas: três canas do castiçal de um lado dele e três canas do castiçal do outro lado dele.
25.33 Numa cana haverá três copos a modo de amêndoas, uma maçã e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra cana, uma maçã e uma flor; assim serão as seis canas que saem do castiçal.
25.34 Mas no castiçal mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com suas maçãs e com suas flores;
25.35 e uma maçã debaixo de duas canas que saem dele; e ainda uma maçã debaixo de duas outras canas que saem dele; e ainda mais uma maçã debaixo de duas outras canas que saem dele: assim se fará com as seis canas que saem do castiçal.
25.36 As suas maçãs e as suas canas serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro.
25.37 Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele.
25.38 Os seus espevitadores e os seus apagadores serão de ouro puro.
25.39 De um talento de ouro puro os farás, com todos estes utensílios.
25.40 Atenta, pois, que o faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.
26.1 E o tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e pano azul, e púrpura, e carmesim; com querubins as farás de obra esmerada.
26.2 O comprimento de uma cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de uma cortina, de quatro côvados; todas estas cortinas serão de uma medida.
26.3 Cinco cortinas se enlaçarão uma à outra; e as outras cinco cortinas se enlaçarão uma com a outra.
26.4 E farás laçadas de pano azul na ponta de uma cortina, na extremidade, na juntura; assim também farás na ponta da extremidade da outra cortina, na segunda juntura.
26.5 Cinqüenta laçadas farás numa cortina e outras cinqüenta laçadas farás na extremidade da cortina que está na segunda juntura; as laçadas estarão travadas uma com a outra.
26.6 Farás também cinqüenta colchetes de ouro e ajuntarás com estes colchetes as cortinas, uma com a outra, e será um tabernáculo.
26.7 Farás também cortinas de pêlos de cabras por tenda sobre o tabernáculo; de onze cortinas a farás.
26.8 O comprimento de uma cortina será de trinta côvados, e a largura da mesma cortina, de quatro côvados; estas onze cortinas serão de uma medida.
26.9 E ajuntarás cinco destas cortinas por si e as outras seis cortinas também por si: e dobrarás a sexta cortina diante da tenda.
26.10 E farás cinqüenta laçadas na borda de uma cortina, na extremidade, na juntura, e outras cinqüenta laçadas na borda da outra cortina, na segunda juntura.
26.11 Farás também cinqüenta colchetes de cobre e meterás os colchetes nas laçadas; e, assim, ajuntarás a tenda para que seja uma.
26.12 E o resto que sobejar das cortinas da tenda, a metade da cortina que sobejar, penderá sobre as costas do tabernáculo.
26.13 E um côvado de um lado e outro côvado de outro, que sobejará no comprimento das cortinas da tenda, penderá de sobejo aos lados do tabernáculo de um e de outro lado, para cobri-lo.
26.14 Farás também à tenda uma coberta de peles de carneiro tintas de vermelho e outra coberta de peles de texugo em cima.
26.15 Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de cetim, que estarão levantadas.
26.16 O comprimento de uma tábua será de dez côvados, e a largura de cada tábua será de um côvado e meio.
26.17 Duas coiceiras terá cada tábua, travadas uma com a outra; assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.
26.18 E farás as tábuas para o tabernáculo assim: vinte tábuas para a banda do meio-dia, ao sul.
26.19 Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua para as suas duas coiceiras e duas bases debaixo de outra tábua para as suas duas coiceiras.
26.20 Também haverá vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para a banda do norte,
26.21 com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua.
26.22 E ao lado do tabernáculo para o ocidente farás seis tábuas.
26.23 Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, de ambos os lados;
26.24 e por baixo se ajuntarão e também em cima dele se ajuntarão numa argola. Assim se fará com as duas tábuas: ambas serão por tábuas para os dois cantos.
26.25 Assim serão as oito tábuas com as suas bases de prata, dezesseis bases: duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua.
26.26 Farás também cinco barras de madeira de cetim para as tábuas de um lado do tabernáculo
26.27 e cinco barras para as tábuas do outro lado do tabernáculo; como também cinco barras para as tábuas do outro lado do tabernáculo, de ambas as bandas, para o ocidente.
26.28 E a barra do meio estará no meio das tábuas, passando de uma extremidade até à outra.
26.29 E cobrirás de ouro as tábuas e farás de ouro as suas argolas, para meter por elas as barras; também as barras cobrirás de ouro.
26.30 Então, levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado no monte.
26.31 Depois, farás um véu de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará.
26.32 E o porás sobre quatro colunas de madeira de cetim cobertas de ouro, sobre quatro bases de prata; seus colchetes serão de ouro.
26.33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e meterás a arca do Testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo.
26.34 E porás a coberta do propiciatório sobre a arca do Testemunho no lugar santíssimo,
26.35 e a mesa porás fora do véu, e o castiçal, defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; e a mesa porás à banda do norte.
26.36 Farás também para a porta da tenda uma coberta de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido, de obra de bordador,
26.37 e farás para esta coberta cinco colunas de madeira de cetim, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de cobre.
27.1 Farás também o altar de madeira de cetim; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados, a largura (será quadrado o altar), e três côvados, a sua altura.
27.2 E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão uma só peça com o mesmo, e o cobrirás de cobre.
27.3 Far-lhe-ás também as suas caldeirinhas, para recolher a sua cinza, e as suas pás, e as suas bacias, e os seus garfos, e os seus braseiros; todos os seus utensílios farás de cobre.
27.4 Far-lhe-ás também um crivo de cobre em forma de rede, e farás a esta rede quatro argolas de metal aos seus quatro cantos,
27.5 e as porás dentro do cerco do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar.
27.6 Farás também varais para o altar, varais de madeira de cetim, e os cobrirás de cobre.
27.7 E os varais se meterão nas argolas, de maneira que os varais estejam de ambos os lados do altar quando for levado.
27.8 Oco, de tábuas, o farás; como se te mostrou no monte, assim o farão.
27.9 Farás também o pátio do tabernáculo; ao lado do meio-dia, para o sul, o pátio terá cortinas de linho fino torcido; o comprimento de cada lado será de cem côvados.
27.10 Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata.
27.11 Assim também do lado do norte as cortinas na longura serão de cem côvados de comprimento; e as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata.
27.12 E na largura do pátio do lado do ocidente haverá cortinas de cinqüenta côvados; as suas colunas, dez, e as suas bases, dez.
27.13 Semelhantemente, a largura do pátio do lado oriental, para o levante, será de cinqüenta côvados,
27.14 de maneira que haja quinze côvados de cortinas de um lado; suas colunas, três, e as suas bases, três;
27.15 e quinze côvados de cortinas do outro lado; as suas colunas, três, e as suas bases, três.
27.16 E à porta do pátio haverá uma coberta de vinte côvados, de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido, de obra de bordador; as suas colunas, quatro, e as suas bases, quatro.
27.17 Todas as colunas do pátio ao redor serão cingidas de faixas de prata; os seus colchetes serão de prata, mas as suas bases, de cobre.
27.18 O comprimento do pátio será de cem côvados, e a largura de cada banda, de cinqüenta, e a altura, de cinco côvados, de linho fino torcido; mas as suas bases serão de cobre.
27.19 No tocante a todos os utensílios do tabernáculo em todo o seu serviço, até todos os seus pregos e todos os pregos do pátio, serão de cobre.
27.20 Tu, pois, ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente.
27.21 Na tenda da congregação fora do véu, que está diante do Testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até pela manhã, perante o SENHOR; um estatuto perpétuo será este, pelas suas gerações, aos filhos de Israel.
25.2 Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
25.3 E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, e prata, e cobre,
25.4 e pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras,
25.5 e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de cetim,
25.6 e azeite para a luz, e especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso,
25.7 e pedras sardônicas, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
25.8 E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
25.9 Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.
25.10 Também farão uma arca de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio, e de um côvado e meio, a sua altura.
25.11 E cobri-la-ás de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
25.12 e fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos dela: duas argolas num lado dela e duas argolas no outro lado dela.
25.13 E farás varas de madeira de cetim, e as cobrirás com ouro,
25.14 e meterás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
25.15 As varas estarão nas argolas da arca, e não se tirarão dela.
25.16 Depois, porás na arca o Testemunho, que eu te darei.
25.17 Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio.
25.18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
25.19 Farás um querubim na extremidade de uma parte e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.
25.20 Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.
25.21 E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o Testemunho, que eu te darei.
25.22 E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.
25.23 Também farás uma mesa de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura, de um côvado, e a sua altura, de um côvado e meio,
25.24 e cobri-la-ás com ouro puro; também lhe farás uma coroa de ouro ao redor.
25.25 Também lhe farás uma moldura ao redor, da largura de uma mão, e lhe farás uma coroa de ouro ao redor da moldura.
25.26 Também lhe farás quatro argolas de ouro; e porás as argolas nos quatro cantos, que estão nos seus quatro pés.
25.27 Defronte da moldura estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa.
25.28 Farás, pois, estes varais de madeira de cetim e cobri-los-ás com ouro; e levar-se-á com eles a mesa.
25.29 Também farás os seus pratos, e as suas colheres, e as suas cobertas, e as suas tigelas com que se hão de cobrir; de ouro puro os farás.
25.30 E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face continuamente.
25.31 Também farás um castiçal de ouro puro; de ouro batido se fará este castiçal; o seu pé, as suas canas, as suas copas, as suas maçãs e as suas flores serão do mesmo.
25.32 E dos seus lados sairão seis canas: três canas do castiçal de um lado dele e três canas do castiçal do outro lado dele.
25.33 Numa cana haverá três copos a modo de amêndoas, uma maçã e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra cana, uma maçã e uma flor; assim serão as seis canas que saem do castiçal.
25.34 Mas no castiçal mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com suas maçãs e com suas flores;
25.35 e uma maçã debaixo de duas canas que saem dele; e ainda uma maçã debaixo de duas outras canas que saem dele; e ainda mais uma maçã debaixo de duas outras canas que saem dele: assim se fará com as seis canas que saem do castiçal.
25.36 As suas maçãs e as suas canas serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro.
25.37 Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele.
25.38 Os seus espevitadores e os seus apagadores serão de ouro puro.
25.39 De um talento de ouro puro os farás, com todos estes utensílios.
25.40 Atenta, pois, que o faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.
26.1 E o tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e pano azul, e púrpura, e carmesim; com querubins as farás de obra esmerada.
26.2 O comprimento de uma cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de uma cortina, de quatro côvados; todas estas cortinas serão de uma medida.
26.3 Cinco cortinas se enlaçarão uma à outra; e as outras cinco cortinas se enlaçarão uma com a outra.
26.4 E farás laçadas de pano azul na ponta de uma cortina, na extremidade, na juntura; assim também farás na ponta da extremidade da outra cortina, na segunda juntura.
26.5 Cinqüenta laçadas farás numa cortina e outras cinqüenta laçadas farás na extremidade da cortina que está na segunda juntura; as laçadas estarão travadas uma com a outra.
26.6 Farás também cinqüenta colchetes de ouro e ajuntarás com estes colchetes as cortinas, uma com a outra, e será um tabernáculo.
26.7 Farás também cortinas de pêlos de cabras por tenda sobre o tabernáculo; de onze cortinas a farás.
26.8 O comprimento de uma cortina será de trinta côvados, e a largura da mesma cortina, de quatro côvados; estas onze cortinas serão de uma medida.
26.9 E ajuntarás cinco destas cortinas por si e as outras seis cortinas também por si: e dobrarás a sexta cortina diante da tenda.
26.10 E farás cinqüenta laçadas na borda de uma cortina, na extremidade, na juntura, e outras cinqüenta laçadas na borda da outra cortina, na segunda juntura.
26.11 Farás também cinqüenta colchetes de cobre e meterás os colchetes nas laçadas; e, assim, ajuntarás a tenda para que seja uma.
26.12 E o resto que sobejar das cortinas da tenda, a metade da cortina que sobejar, penderá sobre as costas do tabernáculo.
26.13 E um côvado de um lado e outro côvado de outro, que sobejará no comprimento das cortinas da tenda, penderá de sobejo aos lados do tabernáculo de um e de outro lado, para cobri-lo.
26.14 Farás também à tenda uma coberta de peles de carneiro tintas de vermelho e outra coberta de peles de texugo em cima.
26.15 Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de cetim, que estarão levantadas.
26.16 O comprimento de uma tábua será de dez côvados, e a largura de cada tábua será de um côvado e meio.
26.17 Duas coiceiras terá cada tábua, travadas uma com a outra; assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.
26.18 E farás as tábuas para o tabernáculo assim: vinte tábuas para a banda do meio-dia, ao sul.
26.19 Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua para as suas duas coiceiras e duas bases debaixo de outra tábua para as suas duas coiceiras.
26.20 Também haverá vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para a banda do norte,
26.21 com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua.
26.22 E ao lado do tabernáculo para o ocidente farás seis tábuas.
26.23 Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, de ambos os lados;
26.24 e por baixo se ajuntarão e também em cima dele se ajuntarão numa argola. Assim se fará com as duas tábuas: ambas serão por tábuas para os dois cantos.
26.25 Assim serão as oito tábuas com as suas bases de prata, dezesseis bases: duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua.
26.26 Farás também cinco barras de madeira de cetim para as tábuas de um lado do tabernáculo
26.27 e cinco barras para as tábuas do outro lado do tabernáculo; como também cinco barras para as tábuas do outro lado do tabernáculo, de ambas as bandas, para o ocidente.
26.28 E a barra do meio estará no meio das tábuas, passando de uma extremidade até à outra.
26.29 E cobrirás de ouro as tábuas e farás de ouro as suas argolas, para meter por elas as barras; também as barras cobrirás de ouro.
26.30 Então, levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado no monte.
26.31 Depois, farás um véu de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará.
26.32 E o porás sobre quatro colunas de madeira de cetim cobertas de ouro, sobre quatro bases de prata; seus colchetes serão de ouro.
26.33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e meterás a arca do Testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo.
26.34 E porás a coberta do propiciatório sobre a arca do Testemunho no lugar santíssimo,
26.35 e a mesa porás fora do véu, e o castiçal, defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; e a mesa porás à banda do norte.
26.36 Farás também para a porta da tenda uma coberta de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido, de obra de bordador,
26.37 e farás para esta coberta cinco colunas de madeira de cetim, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de cobre.
27.1 Farás também o altar de madeira de cetim; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados, a largura (será quadrado o altar), e três côvados, a sua altura.
27.2 E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão uma só peça com o mesmo, e o cobrirás de cobre.
27.3 Far-lhe-ás também as suas caldeirinhas, para recolher a sua cinza, e as suas pás, e as suas bacias, e os seus garfos, e os seus braseiros; todos os seus utensílios farás de cobre.
27.4 Far-lhe-ás também um crivo de cobre em forma de rede, e farás a esta rede quatro argolas de metal aos seus quatro cantos,
27.5 e as porás dentro do cerco do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar.
27.6 Farás também varais para o altar, varais de madeira de cetim, e os cobrirás de cobre.
27.7 E os varais se meterão nas argolas, de maneira que os varais estejam de ambos os lados do altar quando for levado.
27.8 Oco, de tábuas, o farás; como se te mostrou no monte, assim o farão.
27.9 Farás também o pátio do tabernáculo; ao lado do meio-dia, para o sul, o pátio terá cortinas de linho fino torcido; o comprimento de cada lado será de cem côvados.
27.10 Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata.
27.11 Assim também do lado do norte as cortinas na longura serão de cem côvados de comprimento; e as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata.
27.12 E na largura do pátio do lado do ocidente haverá cortinas de cinqüenta côvados; as suas colunas, dez, e as suas bases, dez.
27.13 Semelhantemente, a largura do pátio do lado oriental, para o levante, será de cinqüenta côvados,
27.14 de maneira que haja quinze côvados de cortinas de um lado; suas colunas, três, e as suas bases, três;
27.15 e quinze côvados de cortinas do outro lado; as suas colunas, três, e as suas bases, três.
27.16 E à porta do pátio haverá uma coberta de vinte côvados, de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido, de obra de bordador; as suas colunas, quatro, e as suas bases, quatro.
27.17 Todas as colunas do pátio ao redor serão cingidas de faixas de prata; os seus colchetes serão de prata, mas as suas bases, de cobre.
27.18 O comprimento do pátio será de cem côvados, e a largura de cada banda, de cinqüenta, e a altura, de cinco côvados, de linho fino torcido; mas as suas bases serão de cobre.
27.19 No tocante a todos os utensílios do tabernáculo em todo o seu serviço, até todos os seus pregos e todos os pregos do pátio, serão de cobre.
27.20 Tu, pois, ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente.
27.21 Na tenda da congregação fora do véu, que está diante do Testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até pela manhã, perante o SENHOR; um estatuto perpétuo será este, pelas suas gerações, aos filhos de Israel.
Provérbios
4.1 Ouvi, filhos, a correção do pai e estai atentos para conhecerdes a prudência.
4.2 Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.
4.3 Porque eu era filho de meu pai, tenro e único em estima diante de minha mãe.
4.4 E ele ensinava-me e dizia-me: Retenha as minhas palavras o teu coração; guarda os meus mandamentos e vive.
4.5 Adquire a sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
4.6 Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará.
4.7 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.
4.8 Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.
4.9 Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.
4.10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.
4.11 No caminho da sabedoria, te ensinei e, pelas carreiras direitas, te fiz andar.
4.12 Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e, se correres, não tropeçarás.
4.13 Pega-te à correção e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
4.14 Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus.
4.15 Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.
4.16 Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém.
4.17 Porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências.
4.18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
4.19 O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.
4.20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
4.21 Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração.
4.22 Porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo.
4.23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.
4.24 Desvia de ti a tortuosidade da boca e alonga de ti a perversidade dos lábios.
4.25 Os teus olhos olhem direitos, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.
4.26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
4.27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
4.2 Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.
4.3 Porque eu era filho de meu pai, tenro e único em estima diante de minha mãe.
4.4 E ele ensinava-me e dizia-me: Retenha as minhas palavras o teu coração; guarda os meus mandamentos e vive.
4.5 Adquire a sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
4.6 Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará.
4.7 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.
4.8 Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.
4.9 Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.
4.10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.
4.11 No caminho da sabedoria, te ensinei e, pelas carreiras direitas, te fiz andar.
4.12 Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e, se correres, não tropeçarás.
4.13 Pega-te à correção e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
4.14 Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus.
4.15 Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.
4.16 Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém.
4.17 Porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências.
4.18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
4.19 O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.
4.20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
4.21 Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração.
4.22 Porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo.
4.23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.
4.24 Desvia de ti a tortuosidade da boca e alonga de ti a perversidade dos lábios.
4.25 Os teus olhos olhem direitos, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.
4.26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
4.27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
Êxodo
25.1 O SENHOR Deus disse a Moisés:
25.2 — Diga aos israelitas que me dêem uma oferta. Receba as ofertas que eles quiserem dar de bom coração.
25.3 Essas ofertas podem ser ouro, prata ou bronze;
25.4 fios de lã azul, púrpura e vermelha; linho fino; tecido feito de pêlos de cabra;
25.5 peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas; madeira de acácia;
25.6 azeite para lamparinas; especiarias para a preparação do azeite de ungir e para o incenso de cheiro agradável;
25.7 pedras de ônix e outras pedras de valor para serem colocadas no manto sacerdotal e no peitoral do Grande Sacerdote.
25.8 Os israelitas deverão fazer uma Tenda Sagrada para mim a fim de que eu possa morar no meio deles.
25.9 — E você, Moisés, faça a Tenda e todos os seus móveis de acordo com o modelo que eu vou lhe mostrar.
25.10 — Diga aos israelitas que façam uma arca de madeira de acácia, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura.
25.11 Revistam de ouro puro essa caixa, por dentro e por fora. E em toda a volta coloquem um remate de ouro.
25.12 Façam também quatro argolas de ouro e ponham nos quatro pés, ficando duas argolas de cada lado.
25.13 Façam cabos de madeira de acácia e revistam de ouro.
25.14 Enfiem os cabos nas argolas nos lados da arca, para que ela possa ser carregada.
25.15 Os cabos ficarão nas argolas da arca e não serão tirados dela.
25.16 Eu lhe darei as duas placas de pedra, onde estão escritos os mandamentos; e você porá essas placas na arca.
25.17 — Faça também uma tampa de ouro puro, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura.
25.18 Faça dois querubins de ouro batido,
25.19 um para cada ponta da tampa. Isso deve ser feito de modo que os querubins formem uma só peça com a tampa.
25.20 Os querubins ficarão de frente um para o outro, olhando para a tampa. As suas asas ficarão abertas, cobrindo a tampa.
25.21 Coloque dentro da arca as duas placas de pedra que eu vou lhe dar e ponha a tampa na arca.
25.22 Ali eu me encontrarei com você e, de cima da tampa, do meio dos dois querubins, eu lhe darei as minhas leis para o povo de Israel.
25.23 — Você deverá fazer também uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura.
25.24 Revista de ouro puro a mesa e coloque um remate de ouro em volta dela.
25.25 Em volta da mesa faça um friso de quatro dedos de largura e um remate de ouro em volta do friso.
25.26 Faça também quatro argolas de ouro e ponha nos quatro cantos, perto dos quatro pés.
25.27 Perto do friso deverão ser colocadas as argolas por onde passam os cabos para se carregar a mesa.
25.28 Esses cabos deverão ser feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro. A mesa será carregada por esses cabos.
25.29 Faça os pratos, os copos, as taças e as jarras que serão usados para as ofertas de vinho. Tudo isso deverá ser feito de ouro puro.
25.30 A mesa será colocada na frente da arca da aliança, e em cima da mesa estarão sempre os pães sagrados que são oferecidos a mim.
25.31 — Faça um candelabro de ouro puro. A sua base e a sua haste deverão ser de ouro batido. As flores que enfeitarão o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formarão uma só peça com ele.
25.32 Dos seus lados sairão seis braços, três de um lado e três do outro.
25.33 Cada um dos seis braços deverá ter três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.
25.34 — A haste do candelabro deverá ter quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.
25.35 Debaixo de cada um dos três pares de braços deverá haver um botão de amendoeira.
25.36 Os botões, os braços e o candelabro deverão formar uma só peça de ouro puro batido.
25.37 Faça sete lamparinas para o candelabro e coloque-as na parte de cima, de maneira que iluminem a frente dele.
25.38 As tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros deverão ser de ouro puro.
25.39 Use trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanham.
25.40 — E tenha o cuidado de fazer tudo de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.
26.1 O SENHOR disse a Moisés: — Faça a parte de dentro da Tenda Sagrada com dez cortinas de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha. Nessas cortinas serão bordadas figuras de querubins.
26.2 Cada cortina deverá ter doze metros e meio de comprimento por um metro e oitenta de largura.
26.3 Costure cinco delas umas nas outras, formando assim uma só peça. Faça a mesma coisa com as outras cinco.
26.4 Ponha laçadas de tecido azul na beirada de fora da última cortina de cada uma das duas peças de cortinas.
26.5 Faça cinqüenta laçadas para a beirada da primeira cortina da primeira peça e cinqüenta para a beirada da última cortina da segunda peça, de modo que as laçadas fiquem de frente umas para as outras.
26.6 Faça também cinqüenta prendedores de ouro e com eles junte os dois jogos de cortinas para que formem uma só peça.
26.7 — Faça uma cobertura para a Tenda, com onze pedaços de pano feito de pêlos de cabra.
26.8 Os pedaços deverão ter o mesmo tamanho, medindo treze metros e trinta de comprimento por um metro e oitenta de largura.
26.9 Costure cinco pedaços uns nos outros, formando uma peça, e os outros seis, formando outra peça, ficando o sexto pedaço dobrado na parte da frente da Tenda.
26.10 Ponha cinqüenta laçadas na beirada do último pedaço da primeira peça e cinqüenta laçadas na beirada da outra peça.
26.11 Faça também cinqüenta prendedores de bronze e passe esses prendedores nas laçadas, juntando assim as duas peças uma com a outra para que formem uma cobertura só.
26.12 A metade da cortina que sobrar ficará pendurada na parte de trás da Tenda.
26.13 Os quarenta e cinco centímetros que sobrarem de cada lado do comprimento das cortinas ficarão de um lado e do outro para cobrir a Tenda.
26.14 — Faça mais uma cobertura, de peles de carneiro tingidas de vermelho; e em cima desta coloque outra cobertura, feita de peles finas.
26.15 — Faça também armações de madeira de acácia para a Tenda.
26.16 Cada uma das armações terá quatro metros e quarenta e cinco de comprimento por sessenta e sete centímetros de largura.
26.17 Cada armação terá dois encaixes para juntar uma à outra. Você fará isso com todas as armações da Tenda.
26.18 Faça vinte armações para o lado sul
26.19 e ponha debaixo dessas vinte armações quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação, para firmarem os seus dois encaixes.
26.20 Faça também vinte armações para o lado norte
26.21 e quarenta bases de prata, duas para cada armação.
26.22 Para o lado de trás da Tenda, o lado oeste, você fará seis armações
26.23 e mais duas armações para os cantos da Tenda.
26.24 Essas armações dos cantos deverão ser juntadas na base, formando uma só peça até a primeira argola que fica na parte de cima. As duas armações que formam os dois cantos deverão ser colocadas desse jeito.
26.25 Portanto, haverá oito armações com as suas dezesseis bases de prata, duas debaixo de cada armação.
26.26 — Faça quinze travessas de madeira de acácia, cinco para as armações de um lado da Tenda,
26.27 cinco para as armações do outro lado e cinco para as armações do lado oeste, na parte de trás.
26.28 A travessa do centro passará a meia altura entre as armações, de um lado da Tenda até o outro.
26.29 Revista de ouro essas armações e ponha nelas argolas de ouro, por onde passarão os cabos, que também deverão ser revestidos de ouro.
26.30 Arme a Tenda de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.
26.31 — Faça uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e bordada com figuras de querubins.
26.32 Pendure essa cortina em quatro postes de madeira de acácia revestidos de ouro, que terão prendedores de ouro e serão fixados em quatro bases de prata.
26.33 Pendure a cortina debaixo dos prendedores e atrás da cortina ponha a arca da aliança, onde estão as duas placas de pedra. A cortina separará o Lugar Santo do Lugar Santíssimo.
26.34 Ponha a tampa na arca da aliança, no Lugar Santíssimo.
26.35 Fora do Lugar Santíssimo ponha a mesa no lado norte da Tenda e coloque o candelabro no lado sul.
26.36 — Para a entrada da Tenda faça uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e enfeitada com bordados.
26.37 Para segurarem essa cortina, faça cinco postes de madeira de acácia revestidos de ouro e com prendedores de ouro. E faça cinco bases de bronze para os postes.
27.1 O SENHOR disse a Moisés: — Faça um altar de madeira de acácia. Ele será quadrado, medindo dois metros e vinte de comprimento por dois metros e vinte de largura e um metro e trinta de altura.
27.2 Nos quatro cantos ponha quatro pontas, que formarão uma só peça com o altar, que deverá ser revestido de bronze.
27.3 Faça vasilhas para recolher a gordura e as cinzas e faça pás, bacias, garfos e braseiros; todas essas peças serão feitas de bronze.
27.4 Faça também uma grelha de bronze em forma de rede e nos seus cantos ponha quatro argolas de bronze.
27.5 Coloque essas argolas debaixo da beirada do altar, de maneira que a grelha chegue até a metade da altura do altar.
27.6 Para carregar o altar, faça cabos de madeira de acácia e revista-os de bronze.
27.7 Esses cabos deverão ser enfiados nas argolas, de um lado e do outro do altar, quando este tiver de ser carregado.
27.8 Esse altar, feito de madeira, será oco, de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.
27.9 — Faça para a Tenda Sagrada um pátio cercado de cortinas de linho fino. No lado sul as cortinas deverão ter quarenta e quatro metros de comprimento.
27.10 Elas serão sustentadas por vinte postes e vinte bases feitos de bronze. Os ganchos dos postes e os suportes das cortinas serão de prata.
27.11 Faça a mesma coisa no lado norte do pátio.
27.12-13 O pátio terá vinte e dois metros de largura; portanto, nos lados oeste e leste as cortinas deverão ter vinte e dois metros de comprimento. Para sustentarem as cortinas, haverá dez postes e dez bases.
27.14-15 Cada lado da entrada terá cortinas de seis metros e sessenta de comprimento, com três postes e três bases.
27.16 Na entrada do pátio haverá uma cortina de oito metros e oitenta de comprimento. Faça essa cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e enfeitada com bordados. A cortina será sustentada por quatro postes e quatro bases.
27.17 Todos os postes em volta do pátio deverão ser unidos por suportes de prata. Os seus ganchos serão de prata, e as suas bases serão de bronze.
27.18 O pátio terá quarenta e quatro metros de comprimento por vinte e dois de largura; a altura das cortinas será de dois metros e vinte. As cortinas serão de linho fino, e as bases, de bronze.
27.19 Todos os objetos usados no serviço da Tenda, as estacas da Tenda e as estacas do pátio serão de bronze.
27.20 — Moisés, mande que os israelitas lhe tragam o melhor azeite para o candelabro, a fim de que ele possa ser aceso todas as tardes.
27.21 Arão e os seus filhos colocarão o candelabro na Tenda da Minha Presença, do lado de fora da cortina que está na frente da arca da aliança. O azeite ficará ali queimando na minha presença, desde a tarde até de manhã. Essa ordem deverá ser obedecida para sempre pelos israelitas e pelos seus descendentes.
25.2 — Diga aos israelitas que me dêem uma oferta. Receba as ofertas que eles quiserem dar de bom coração.
25.3 Essas ofertas podem ser ouro, prata ou bronze;
25.4 fios de lã azul, púrpura e vermelha; linho fino; tecido feito de pêlos de cabra;
25.5 peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas; madeira de acácia;
25.6 azeite para lamparinas; especiarias para a preparação do azeite de ungir e para o incenso de cheiro agradável;
25.7 pedras de ônix e outras pedras de valor para serem colocadas no manto sacerdotal e no peitoral do Grande Sacerdote.
25.8 Os israelitas deverão fazer uma Tenda Sagrada para mim a fim de que eu possa morar no meio deles.
25.9 — E você, Moisés, faça a Tenda e todos os seus móveis de acordo com o modelo que eu vou lhe mostrar.
25.10 — Diga aos israelitas que façam uma arca de madeira de acácia, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura.
25.11 Revistam de ouro puro essa caixa, por dentro e por fora. E em toda a volta coloquem um remate de ouro.
25.12 Façam também quatro argolas de ouro e ponham nos quatro pés, ficando duas argolas de cada lado.
25.13 Façam cabos de madeira de acácia e revistam de ouro.
25.14 Enfiem os cabos nas argolas nos lados da arca, para que ela possa ser carregada.
25.15 Os cabos ficarão nas argolas da arca e não serão tirados dela.
25.16 Eu lhe darei as duas placas de pedra, onde estão escritos os mandamentos; e você porá essas placas na arca.
25.17 — Faça também uma tampa de ouro puro, de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura.
25.18 Faça dois querubins de ouro batido,
25.19 um para cada ponta da tampa. Isso deve ser feito de modo que os querubins formem uma só peça com a tampa.
25.20 Os querubins ficarão de frente um para o outro, olhando para a tampa. As suas asas ficarão abertas, cobrindo a tampa.
25.21 Coloque dentro da arca as duas placas de pedra que eu vou lhe dar e ponha a tampa na arca.
25.22 Ali eu me encontrarei com você e, de cima da tampa, do meio dos dois querubins, eu lhe darei as minhas leis para o povo de Israel.
25.23 — Você deverá fazer também uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura.
25.24 Revista de ouro puro a mesa e coloque um remate de ouro em volta dela.
25.25 Em volta da mesa faça um friso de quatro dedos de largura e um remate de ouro em volta do friso.
25.26 Faça também quatro argolas de ouro e ponha nos quatro cantos, perto dos quatro pés.
25.27 Perto do friso deverão ser colocadas as argolas por onde passam os cabos para se carregar a mesa.
25.28 Esses cabos deverão ser feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro. A mesa será carregada por esses cabos.
25.29 Faça os pratos, os copos, as taças e as jarras que serão usados para as ofertas de vinho. Tudo isso deverá ser feito de ouro puro.
25.30 A mesa será colocada na frente da arca da aliança, e em cima da mesa estarão sempre os pães sagrados que são oferecidos a mim.
25.31 — Faça um candelabro de ouro puro. A sua base e a sua haste deverão ser de ouro batido. As flores que enfeitarão o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formarão uma só peça com ele.
25.32 Dos seus lados sairão seis braços, três de um lado e três do outro.
25.33 Cada um dos seis braços deverá ter três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.
25.34 — A haste do candelabro deverá ter quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.
25.35 Debaixo de cada um dos três pares de braços deverá haver um botão de amendoeira.
25.36 Os botões, os braços e o candelabro deverão formar uma só peça de ouro puro batido.
25.37 Faça sete lamparinas para o candelabro e coloque-as na parte de cima, de maneira que iluminem a frente dele.
25.38 As tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros deverão ser de ouro puro.
25.39 Use trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanham.
25.40 — E tenha o cuidado de fazer tudo de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.
26.1 O SENHOR disse a Moisés: — Faça a parte de dentro da Tenda Sagrada com dez cortinas de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha. Nessas cortinas serão bordadas figuras de querubins.
26.2 Cada cortina deverá ter doze metros e meio de comprimento por um metro e oitenta de largura.
26.3 Costure cinco delas umas nas outras, formando assim uma só peça. Faça a mesma coisa com as outras cinco.
26.4 Ponha laçadas de tecido azul na beirada de fora da última cortina de cada uma das duas peças de cortinas.
26.5 Faça cinqüenta laçadas para a beirada da primeira cortina da primeira peça e cinqüenta para a beirada da última cortina da segunda peça, de modo que as laçadas fiquem de frente umas para as outras.
26.6 Faça também cinqüenta prendedores de ouro e com eles junte os dois jogos de cortinas para que formem uma só peça.
26.7 — Faça uma cobertura para a Tenda, com onze pedaços de pano feito de pêlos de cabra.
26.8 Os pedaços deverão ter o mesmo tamanho, medindo treze metros e trinta de comprimento por um metro e oitenta de largura.
26.9 Costure cinco pedaços uns nos outros, formando uma peça, e os outros seis, formando outra peça, ficando o sexto pedaço dobrado na parte da frente da Tenda.
26.10 Ponha cinqüenta laçadas na beirada do último pedaço da primeira peça e cinqüenta laçadas na beirada da outra peça.
26.11 Faça também cinqüenta prendedores de bronze e passe esses prendedores nas laçadas, juntando assim as duas peças uma com a outra para que formem uma cobertura só.
26.12 A metade da cortina que sobrar ficará pendurada na parte de trás da Tenda.
26.13 Os quarenta e cinco centímetros que sobrarem de cada lado do comprimento das cortinas ficarão de um lado e do outro para cobrir a Tenda.
26.14 — Faça mais uma cobertura, de peles de carneiro tingidas de vermelho; e em cima desta coloque outra cobertura, feita de peles finas.
26.15 — Faça também armações de madeira de acácia para a Tenda.
26.16 Cada uma das armações terá quatro metros e quarenta e cinco de comprimento por sessenta e sete centímetros de largura.
26.17 Cada armação terá dois encaixes para juntar uma à outra. Você fará isso com todas as armações da Tenda.
26.18 Faça vinte armações para o lado sul
26.19 e ponha debaixo dessas vinte armações quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação, para firmarem os seus dois encaixes.
26.20 Faça também vinte armações para o lado norte
26.21 e quarenta bases de prata, duas para cada armação.
26.22 Para o lado de trás da Tenda, o lado oeste, você fará seis armações
26.23 e mais duas armações para os cantos da Tenda.
26.24 Essas armações dos cantos deverão ser juntadas na base, formando uma só peça até a primeira argola que fica na parte de cima. As duas armações que formam os dois cantos deverão ser colocadas desse jeito.
26.25 Portanto, haverá oito armações com as suas dezesseis bases de prata, duas debaixo de cada armação.
26.26 — Faça quinze travessas de madeira de acácia, cinco para as armações de um lado da Tenda,
26.27 cinco para as armações do outro lado e cinco para as armações do lado oeste, na parte de trás.
26.28 A travessa do centro passará a meia altura entre as armações, de um lado da Tenda até o outro.
26.29 Revista de ouro essas armações e ponha nelas argolas de ouro, por onde passarão os cabos, que também deverão ser revestidos de ouro.
26.30 Arme a Tenda de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.
26.31 — Faça uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e bordada com figuras de querubins.
26.32 Pendure essa cortina em quatro postes de madeira de acácia revestidos de ouro, que terão prendedores de ouro e serão fixados em quatro bases de prata.
26.33 Pendure a cortina debaixo dos prendedores e atrás da cortina ponha a arca da aliança, onde estão as duas placas de pedra. A cortina separará o Lugar Santo do Lugar Santíssimo.
26.34 Ponha a tampa na arca da aliança, no Lugar Santíssimo.
26.35 Fora do Lugar Santíssimo ponha a mesa no lado norte da Tenda e coloque o candelabro no lado sul.
26.36 — Para a entrada da Tenda faça uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e enfeitada com bordados.
26.37 Para segurarem essa cortina, faça cinco postes de madeira de acácia revestidos de ouro e com prendedores de ouro. E faça cinco bases de bronze para os postes.
27.1 O SENHOR disse a Moisés: — Faça um altar de madeira de acácia. Ele será quadrado, medindo dois metros e vinte de comprimento por dois metros e vinte de largura e um metro e trinta de altura.
27.2 Nos quatro cantos ponha quatro pontas, que formarão uma só peça com o altar, que deverá ser revestido de bronze.
27.3 Faça vasilhas para recolher a gordura e as cinzas e faça pás, bacias, garfos e braseiros; todas essas peças serão feitas de bronze.
27.4 Faça também uma grelha de bronze em forma de rede e nos seus cantos ponha quatro argolas de bronze.
27.5 Coloque essas argolas debaixo da beirada do altar, de maneira que a grelha chegue até a metade da altura do altar.
27.6 Para carregar o altar, faça cabos de madeira de acácia e revista-os de bronze.
27.7 Esses cabos deverão ser enfiados nas argolas, de um lado e do outro do altar, quando este tiver de ser carregado.
27.8 Esse altar, feito de madeira, será oco, de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.
27.9 — Faça para a Tenda Sagrada um pátio cercado de cortinas de linho fino. No lado sul as cortinas deverão ter quarenta e quatro metros de comprimento.
27.10 Elas serão sustentadas por vinte postes e vinte bases feitos de bronze. Os ganchos dos postes e os suportes das cortinas serão de prata.
27.11 Faça a mesma coisa no lado norte do pátio.
27.12-13 O pátio terá vinte e dois metros de largura; portanto, nos lados oeste e leste as cortinas deverão ter vinte e dois metros de comprimento. Para sustentarem as cortinas, haverá dez postes e dez bases.
27.14-15 Cada lado da entrada terá cortinas de seis metros e sessenta de comprimento, com três postes e três bases.
27.16 Na entrada do pátio haverá uma cortina de oito metros e oitenta de comprimento. Faça essa cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e enfeitada com bordados. A cortina será sustentada por quatro postes e quatro bases.
27.17 Todos os postes em volta do pátio deverão ser unidos por suportes de prata. Os seus ganchos serão de prata, e as suas bases serão de bronze.
27.18 O pátio terá quarenta e quatro metros de comprimento por vinte e dois de largura; a altura das cortinas será de dois metros e vinte. As cortinas serão de linho fino, e as bases, de bronze.
27.19 Todos os objetos usados no serviço da Tenda, as estacas da Tenda e as estacas do pátio serão de bronze.
27.20 — Moisés, mande que os israelitas lhe tragam o melhor azeite para o candelabro, a fim de que ele possa ser aceso todas as tardes.
27.21 Arão e os seus filhos colocarão o candelabro na Tenda da Minha Presença, do lado de fora da cortina que está na frente da arca da aliança. O azeite ficará ali queimando na minha presença, desde a tarde até de manhã. Essa ordem deverá ser obedecida para sempre pelos israelitas e pelos seus descendentes.
Provérbios
4.1 Filhos, escutem o que o seu pai ensina. Prestem atenção e compreenderão as coisas.
4.2 O que eu ensino é bom; portanto, lembrem dos meus conselhos.
4.3 Quando eu era menino, filho único dos meus pais,
4.4 o meu pai me ensinava, dizendo: — Lembre das minhas palavras e nunca as esqueça. Faça o que eu digo e você viverá.
4.5 Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não esqueça, nem se afaste do que eu digo.
4.6 Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança.
4.7 Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão.
4.8 Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado.
4.9 A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa.
4.10 Escute, meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa.
4.11 Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver.
4.12 Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr.
4.13 Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem.
4.14 Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles.
4.15 Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado.
4.16 Os maus não podem dormir sem ter feito alguma coisa má; eles ficam acordados até conseguirem prejudicar alguém.
4.17 Porque para eles a maldade e a violência são comida e bebida.
4.18 A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro.
4.19 Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram.
4.20 Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras.
4.21 Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as.
4.22 Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las.
4.23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.
4.24 Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas.
4.25 Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado.
4.26 Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo.
4.27 Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.
4.2 O que eu ensino é bom; portanto, lembrem dos meus conselhos.
4.3 Quando eu era menino, filho único dos meus pais,
4.4 o meu pai me ensinava, dizendo: — Lembre das minhas palavras e nunca as esqueça. Faça o que eu digo e você viverá.
4.5 Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não esqueça, nem se afaste do que eu digo.
4.6 Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança.
4.7 Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão.
4.8 Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado.
4.9 A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa.
4.10 Escute, meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa.
4.11 Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver.
4.12 Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr.
4.13 Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem.
4.14 Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles.
4.15 Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado.
4.16 Os maus não podem dormir sem ter feito alguma coisa má; eles ficam acordados até conseguirem prejudicar alguém.
4.17 Porque para eles a maldade e a violência são comida e bebida.
4.18 A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro.
4.19 Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram.
4.20 Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras.
4.21 Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as.
4.22 Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las.
4.23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.
4.24 Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas.
4.25 Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado.
4.26 Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo.
4.27 Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.
Exodus
25:1 And the LORD spake unto Moses, saying,
25:2 Speak unto the children of Israel, that they bring me an offering: of every man that giveth it willingly with his heart ye shall take my offering.
25:3 And this [is] the offering which ye shall take of them; gold, and silver, and brass,
25:4 And blue, and purple, and scarlet, and fine linen, and goats' [hair],
25:5 And rams' skins dyed red, and badgers' skins, and shittim wood,
25:6 Oil for the light, spices for anointing oil, and for sweet incense,
25:7 Onyx stones, and stones to be set in the ephod, and in the breastplate.
25:8 And let them make me a sanctuary; that I may dwell among them.
25:9 According to all that I shew thee, [after] the pattern of the tabernacle, and the pattern of all the instruments thereof, even so shall ye make [it].
25:10 And they shall make an ark [of] shittim wood: two cubits and a half [shall be] the length thereof, and a cubit and a half the breadth thereof, and a cubit and a half the height thereof.
25:11 And thou shalt overlay it with pure gold, within and without shalt thou overlay it, and shalt make upon it a crown of gold round about.
25:12 And thou shalt cast four rings of gold for it, and put [them] in the four corners thereof; and two rings [shall be] in the one side of it, and two rings in the other side of it.
25:13 And thou shalt make staves [of] shittim wood, and overlay them with gold.
25:14 And thou shalt put the staves into the rings by the sides of the ark, that the ark may be borne with them.
25:15 The staves shall be in the rings of the ark: they shall not be taken from it.
25:16 And thou shalt put into the ark the testimony which I shall give thee.
25:17 And thou shalt make a mercy seat [of] pure gold: two cubits and a half [shall be] the length thereof, and a cubit and a half the breadth thereof.
25:18 And thou shalt make two cherubims [of] gold, [of] beaten work shalt thou make them, in the two ends of the mercy seat.
25:19 And make one cherub on the one end, and the other cherub on the other end: [even] of the mercy seat shall ye make the cherubims on the two ends thereof.
25:20 And the cherubims shall stretch forth [their] wings on high, covering the mercy seat with their wings, and their faces [shall look] one to another; toward the mercy seat shall the faces of the cherubims be.
25:21 And thou shalt put the mercy seat above upon the ark; and in the ark thou shalt put the testimony that I shall give thee.
25:22 And there I will meet with thee, and I will commune with thee from above the mercy seat, from between the two cherubims which [are] upon the ark of the testimony, of all [things] which I will give thee in commandment unto the children of Israel.
25:23 Thou shalt also make a table [of] shittim wood: two cubits [shall be] the length thereof, and a cubit the breadth thereof, and a cubit and a half the height thereof.
25:24 And thou shalt overlay it with pure gold, and make thereto a crown of gold round about.
25:25 And thou shalt make unto it a border of an hand breadth round about, and thou shalt make a golden crown to the border thereof round about.
25:26 And thou shalt make for it four rings of gold, and put the rings in the four corners that [are] on the four feet thereof.
25:27 Over against the border shall the rings be for places of the staves to bear the table.
25:28 And thou shalt make the staves [of] shittim wood, and overlay them with gold, that the table may be borne with them.
25:29 And thou shalt make the dishes thereof, and spoons thereof, and covers thereof, and bowls thereof, to cover withal: [of] pure gold shalt thou make them.
25:30 And thou shalt set upon the table shewbread before me alway.
25:31 And thou shalt make a candlestick [of] pure gold: [of] beaten work shall the candlestick be made: his shaft, and his branches, his bowls, his knops, and his flowers, shall be of the same.
25:32 And six branches shall come out of the sides of it; three branches of the candlestick out of the one side, and three branches of the candlestick out of the other side:
25:33 Three bowls made like unto almonds, [with] a knop and a flower in one branch; and three bowls made like almonds in the other branch, [with] a knop and a flower: so in the six branches that come out of the candlestick.
25:34 And in the candlestick [shall be] four bowls made like unto almonds, [with] their knops and their flowers.
25:35 And [there shall be] a knop under two branches of the same, and a knop under two branches of the same, and a knop under two branches of the same, according to the six branches that proceed out of the candlestick.
25:36 Their knops and their branches shall be of the same: all it [shall be] one beaten work [of] pure gold.
25:37 And thou shalt make the seven lamps thereof: and they shall light the lamps thereof, that they may give light over against it.
25:38 And the tongs thereof, and the snuffdishes thereof, [shall be of] pure gold.
25:39 [Of] a talent of pure gold shall he make it, with all these vessels.
25:40 And look that thou make [them] after their pattern, which was shewed thee in the mount.
26:1 Moreover thou shalt make the tabernacle [with] ten curtains [of] fine twined linen, and blue, and purple, and scarlet: [with] cherubims of cunning work shalt thou make them.
26:2 The length of one curtain [shall be] eight and twenty cubits, and the breadth of one curtain four cubits: and every one of the curtains shall have one measure.
26:3 The five curtains shall be coupled together one to another; and [other] five curtains [shall be] coupled one to another.
26:4 And thou shalt make loops of blue upon the edge of the one curtain from the selvedge in the coupling; and likewise shalt thou make in the uttermost edge of [another] curtain, in the coupling of the second.
26:5 Fifty loops shalt thou make in the one curtain, and fifty loops shalt thou make in the edge of the curtain that [is] in the coupling of the second; that the loops may take hold one of another.
26:6 And thou shalt make fifty taches of gold, and couple the curtains together with the taches: and it shall be one tabernacle.
26:7 And thou shalt make curtains [of] goats' [hair] to be a covering upon the tabernacle: eleven curtains shalt thou make.
26:8 The length of one curtain [shall be] thirty cubits, and the breadth of one curtain four cubits: and the eleven curtains [shall be all] of one measure.
26:9 And thou shalt couple five curtains by themselves, and six curtains by themselves, and shalt double the sixth curtain in the forefront of the tabernacle.
26:10 And thou shalt make fifty loops on the edge of the one curtain [that is] outmost in the coupling, and fifty loops in the edge of the curtain which coupleth the second.
26:11 And thou shalt make fifty taches of brass, and put the taches into the loops, and couple the tent together, that it may be one.
26:12 And the remnant that remaineth of the curtains of the tent, the half curtain that remaineth, shall hang over the backside of the tabernacle.
26:13 And a cubit on the one side, and a cubit on the other side of that which remaineth in the length of the curtains of the tent, it shall hang over the sides of the tabernacle on this side and on that side, to cover it.
26:14 And thou shalt make a covering for the tent [of] rams' skins dyed red, and a covering above [of] badgers' skins.
26:15 And thou shalt make boards for the tabernacle [of] shittim wood standing up.
26:16 Ten cubits [shall be] the length of a board, and a cubit and a half [shall be] the breadth of one board.
26:17 Two tenons [shall there be] in one board, set in order one against another: thus shalt thou make for all the boards of the tabernacle.
26:18 And thou shalt make the boards for the tabernacle, twenty boards on the south side southward.
26:19 And thou shalt make forty sockets of silver under the twenty boards; two sockets under one board for his two tenons, and two sockets under another board for his two tenons.
26:20 And for the second side of the tabernacle on the north side [there shall be] twenty boards:
26:21 And their forty sockets [of] silver; two sockets under one board, and two sockets under another board.
26:22 And for the sides of the tabernacle westward thou shalt make six boards.
26:23 And two boards shalt thou make for the corners of the tabernacle in the two sides.
26:24 And they shall be coupled together beneath, and they shall be coupled together above the head of it unto one ring: thus shall it be for them both; they shall be for the two corners.
26:25 And they shall be eight boards, and their sockets [of] silver, sixteen sockets; two sockets under one board, and two sockets under another board.
26:26 And thou shalt make bars [of] shittim wood; five for the boards of the one side of the tabernacle,
26:27 And five bars for the boards of the other side of the tabernacle, and five bars for the boards of the side of the tabernacle, for the two sides westward.
26:28 And the middle bar in the midst of the boards shall reach from end to end.
26:29 And thou shalt overlay the boards with gold, and make their rings [of] gold [for] places for the bars: and thou shalt overlay the bars with gold.
26:30 And thou shalt rear up the tabernacle according to the fashion thereof which was shewed thee in the mount.
26:31 And thou shalt make a vail [of] blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen of cunning work: with cherubims shall it be made:
26:32 And thou shalt hang it upon four pillars of shittim [wood] overlaid with gold: their hooks [shall be of] gold, upon the four sockets of silver.
26:33 And thou shalt hang up the vail under the taches, that thou mayest bring in thither within the vail the ark of the testimony: and the vail shall divide unto you between the holy [place] and the most holy.
26:34 And thou shalt put the mercy seat upon the ark of the testimony in the most holy [place].
26:35 And thou shalt set the table without the vail, and the candlestick over against the table on the side of the tabernacle toward the south: and thou shalt put the table on the north side.
26:36 And thou shalt make an hanging for the door of the tent, [of] blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen, wrought with needlework.
26:37 And thou shalt make for the hanging five pillars [of] shittim [wood], and overlay them with gold, [and] their hooks [shall be of] gold: and thou shalt cast five sockets of brass for them.
27:1 And thou shalt make an altar [of] shittim wood, five cubits long, and five cubits broad; the altar shall be foursquare: and the height thereof [shall be] three cubits.
27:2 And thou shalt make the horns of it upon the four corners thereof: his horns shall be of the same: and thou shalt overlay it with brass.
27:3 And thou shalt make his pans to receive his ashes, and his shovels, and his basons, and his fleshhooks, and his firepans: all the vessels thereof thou shalt make [of] brass.
27:4 And thou shalt make for it a grate of network [of] brass; and upon the net shalt thou make four brasen rings in the four corners thereof.
27:5 And thou shalt put it under the compass of the altar beneath, that the net may be even to the midst of the altar.
27:6 And thou shalt make staves for the altar, staves [of] shittim wood, and overlay them with brass.
27:7 And the staves shall be put into the rings, and the staves shall be upon the two sides of the altar, to bear it.
27:8 Hollow with boards shalt thou make it: as it was shewed thee in the mount, so shall they make [it].
27:9 And thou shalt make the court of the tabernacle: for the south side southward [there shall be] hangings for the court [of] fine twined linen of an hundred cubits long for one side:
27:10 And the twenty pillars thereof and their twenty sockets [shall be of] brass; the hooks of the pillars and their fillets [shall be of] silver.
27:11 And likewise for the north side in length [there shall be] hangings of an hundred [cubits] long, and his twenty pillars and their twenty sockets [of] brass; the hooks of the pillars and their fillets [of] silver.
27:12 And [for] the breadth of the court on the west side [shall be] hangings of fifty cubits: their pillars ten, and their sockets ten.
27:13 And the breadth of the court on the east side eastward [shall be] fifty cubits.
27:14 The hangings of one side [of the gate shall be] fifteen cubits: their pillars three, and their sockets three.
27:15 And on the other side [shall be] hangings fifteen [cubits]: their pillars three, and their sockets three.
27:16 And for the gate of the court [shall be] an hanging of twenty cubits, [of] blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen, wrought with needlework: [and] their pillars [shall be] four, and their sockets four.
27:17 All the pillars round about the court [shall be] filleted with silver; their hooks [shall be of] silver, and their sockets [of] brass.
27:18 The length of the court [shall be] an hundred cubits, and the breadth fifty every where, and the height five cubits [of] fine twined linen, and their sockets [of] brass.
27:19 All the vessels of the tabernacle in all the service thereof, and all the pins thereof, and all the pins of the court, [shall be of] brass.
27:20 And thou shalt command the children of Israel, that they bring thee pure oil olive beaten for the light, to cause the lamp to burn always.
27:21 In the tabernacle of the congregation without the vail, which [is] before the testimony, Aaron and his sons shall order it from evening to morning before the LORD: [it shall be] a statute for ever unto their generations on the behalf of the children of Israel.
25:2 Speak unto the children of Israel, that they bring me an offering: of every man that giveth it willingly with his heart ye shall take my offering.
25:3 And this [is] the offering which ye shall take of them; gold, and silver, and brass,
25:4 And blue, and purple, and scarlet, and fine linen, and goats' [hair],
25:5 And rams' skins dyed red, and badgers' skins, and shittim wood,
25:6 Oil for the light, spices for anointing oil, and for sweet incense,
25:7 Onyx stones, and stones to be set in the ephod, and in the breastplate.
25:8 And let them make me a sanctuary; that I may dwell among them.
25:9 According to all that I shew thee, [after] the pattern of the tabernacle, and the pattern of all the instruments thereof, even so shall ye make [it].
25:10 And they shall make an ark [of] shittim wood: two cubits and a half [shall be] the length thereof, and a cubit and a half the breadth thereof, and a cubit and a half the height thereof.
25:11 And thou shalt overlay it with pure gold, within and without shalt thou overlay it, and shalt make upon it a crown of gold round about.
25:12 And thou shalt cast four rings of gold for it, and put [them] in the four corners thereof; and two rings [shall be] in the one side of it, and two rings in the other side of it.
25:13 And thou shalt make staves [of] shittim wood, and overlay them with gold.
25:14 And thou shalt put the staves into the rings by the sides of the ark, that the ark may be borne with them.
25:15 The staves shall be in the rings of the ark: they shall not be taken from it.
25:16 And thou shalt put into the ark the testimony which I shall give thee.
25:17 And thou shalt make a mercy seat [of] pure gold: two cubits and a half [shall be] the length thereof, and a cubit and a half the breadth thereof.
25:18 And thou shalt make two cherubims [of] gold, [of] beaten work shalt thou make them, in the two ends of the mercy seat.
25:19 And make one cherub on the one end, and the other cherub on the other end: [even] of the mercy seat shall ye make the cherubims on the two ends thereof.
25:20 And the cherubims shall stretch forth [their] wings on high, covering the mercy seat with their wings, and their faces [shall look] one to another; toward the mercy seat shall the faces of the cherubims be.
25:21 And thou shalt put the mercy seat above upon the ark; and in the ark thou shalt put the testimony that I shall give thee.
25:22 And there I will meet with thee, and I will commune with thee from above the mercy seat, from between the two cherubims which [are] upon the ark of the testimony, of all [things] which I will give thee in commandment unto the children of Israel.
25:23 Thou shalt also make a table [of] shittim wood: two cubits [shall be] the length thereof, and a cubit the breadth thereof, and a cubit and a half the height thereof.
25:24 And thou shalt overlay it with pure gold, and make thereto a crown of gold round about.
25:25 And thou shalt make unto it a border of an hand breadth round about, and thou shalt make a golden crown to the border thereof round about.
25:26 And thou shalt make for it four rings of gold, and put the rings in the four corners that [are] on the four feet thereof.
25:27 Over against the border shall the rings be for places of the staves to bear the table.
25:28 And thou shalt make the staves [of] shittim wood, and overlay them with gold, that the table may be borne with them.
25:29 And thou shalt make the dishes thereof, and spoons thereof, and covers thereof, and bowls thereof, to cover withal: [of] pure gold shalt thou make them.
25:30 And thou shalt set upon the table shewbread before me alway.
25:31 And thou shalt make a candlestick [of] pure gold: [of] beaten work shall the candlestick be made: his shaft, and his branches, his bowls, his knops, and his flowers, shall be of the same.
25:32 And six branches shall come out of the sides of it; three branches of the candlestick out of the one side, and three branches of the candlestick out of the other side:
25:33 Three bowls made like unto almonds, [with] a knop and a flower in one branch; and three bowls made like almonds in the other branch, [with] a knop and a flower: so in the six branches that come out of the candlestick.
25:34 And in the candlestick [shall be] four bowls made like unto almonds, [with] their knops and their flowers.
25:35 And [there shall be] a knop under two branches of the same, and a knop under two branches of the same, and a knop under two branches of the same, according to the six branches that proceed out of the candlestick.
25:36 Their knops and their branches shall be of the same: all it [shall be] one beaten work [of] pure gold.
25:37 And thou shalt make the seven lamps thereof: and they shall light the lamps thereof, that they may give light over against it.
25:38 And the tongs thereof, and the snuffdishes thereof, [shall be of] pure gold.
25:39 [Of] a talent of pure gold shall he make it, with all these vessels.
25:40 And look that thou make [them] after their pattern, which was shewed thee in the mount.
26:1 Moreover thou shalt make the tabernacle [with] ten curtains [of] fine twined linen, and blue, and purple, and scarlet: [with] cherubims of cunning work shalt thou make them.
26:2 The length of one curtain [shall be] eight and twenty cubits, and the breadth of one curtain four cubits: and every one of the curtains shall have one measure.
26:3 The five curtains shall be coupled together one to another; and [other] five curtains [shall be] coupled one to another.
26:4 And thou shalt make loops of blue upon the edge of the one curtain from the selvedge in the coupling; and likewise shalt thou make in the uttermost edge of [another] curtain, in the coupling of the second.
26:5 Fifty loops shalt thou make in the one curtain, and fifty loops shalt thou make in the edge of the curtain that [is] in the coupling of the second; that the loops may take hold one of another.
26:6 And thou shalt make fifty taches of gold, and couple the curtains together with the taches: and it shall be one tabernacle.
26:7 And thou shalt make curtains [of] goats' [hair] to be a covering upon the tabernacle: eleven curtains shalt thou make.
26:8 The length of one curtain [shall be] thirty cubits, and the breadth of one curtain four cubits: and the eleven curtains [shall be all] of one measure.
26:9 And thou shalt couple five curtains by themselves, and six curtains by themselves, and shalt double the sixth curtain in the forefront of the tabernacle.
26:10 And thou shalt make fifty loops on the edge of the one curtain [that is] outmost in the coupling, and fifty loops in the edge of the curtain which coupleth the second.
26:11 And thou shalt make fifty taches of brass, and put the taches into the loops, and couple the tent together, that it may be one.
26:12 And the remnant that remaineth of the curtains of the tent, the half curtain that remaineth, shall hang over the backside of the tabernacle.
26:13 And a cubit on the one side, and a cubit on the other side of that which remaineth in the length of the curtains of the tent, it shall hang over the sides of the tabernacle on this side and on that side, to cover it.
26:14 And thou shalt make a covering for the tent [of] rams' skins dyed red, and a covering above [of] badgers' skins.
26:15 And thou shalt make boards for the tabernacle [of] shittim wood standing up.
26:16 Ten cubits [shall be] the length of a board, and a cubit and a half [shall be] the breadth of one board.
26:17 Two tenons [shall there be] in one board, set in order one against another: thus shalt thou make for all the boards of the tabernacle.
26:18 And thou shalt make the boards for the tabernacle, twenty boards on the south side southward.
26:19 And thou shalt make forty sockets of silver under the twenty boards; two sockets under one board for his two tenons, and two sockets under another board for his two tenons.
26:20 And for the second side of the tabernacle on the north side [there shall be] twenty boards:
26:21 And their forty sockets [of] silver; two sockets under one board, and two sockets under another board.
26:22 And for the sides of the tabernacle westward thou shalt make six boards.
26:23 And two boards shalt thou make for the corners of the tabernacle in the two sides.
26:24 And they shall be coupled together beneath, and they shall be coupled together above the head of it unto one ring: thus shall it be for them both; they shall be for the two corners.
26:25 And they shall be eight boards, and their sockets [of] silver, sixteen sockets; two sockets under one board, and two sockets under another board.
26:26 And thou shalt make bars [of] shittim wood; five for the boards of the one side of the tabernacle,
26:27 And five bars for the boards of the other side of the tabernacle, and five bars for the boards of the side of the tabernacle, for the two sides westward.
26:28 And the middle bar in the midst of the boards shall reach from end to end.
26:29 And thou shalt overlay the boards with gold, and make their rings [of] gold [for] places for the bars: and thou shalt overlay the bars with gold.
26:30 And thou shalt rear up the tabernacle according to the fashion thereof which was shewed thee in the mount.
26:31 And thou shalt make a vail [of] blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen of cunning work: with cherubims shall it be made:
26:32 And thou shalt hang it upon four pillars of shittim [wood] overlaid with gold: their hooks [shall be of] gold, upon the four sockets of silver.
26:33 And thou shalt hang up the vail under the taches, that thou mayest bring in thither within the vail the ark of the testimony: and the vail shall divide unto you between the holy [place] and the most holy.
26:34 And thou shalt put the mercy seat upon the ark of the testimony in the most holy [place].
26:35 And thou shalt set the table without the vail, and the candlestick over against the table on the side of the tabernacle toward the south: and thou shalt put the table on the north side.
26:36 And thou shalt make an hanging for the door of the tent, [of] blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen, wrought with needlework.
26:37 And thou shalt make for the hanging five pillars [of] shittim [wood], and overlay them with gold, [and] their hooks [shall be of] gold: and thou shalt cast five sockets of brass for them.
27:1 And thou shalt make an altar [of] shittim wood, five cubits long, and five cubits broad; the altar shall be foursquare: and the height thereof [shall be] three cubits.
27:2 And thou shalt make the horns of it upon the four corners thereof: his horns shall be of the same: and thou shalt overlay it with brass.
27:3 And thou shalt make his pans to receive his ashes, and his shovels, and his basons, and his fleshhooks, and his firepans: all the vessels thereof thou shalt make [of] brass.
27:4 And thou shalt make for it a grate of network [of] brass; and upon the net shalt thou make four brasen rings in the four corners thereof.
27:5 And thou shalt put it under the compass of the altar beneath, that the net may be even to the midst of the altar.
27:6 And thou shalt make staves for the altar, staves [of] shittim wood, and overlay them with brass.
27:7 And the staves shall be put into the rings, and the staves shall be upon the two sides of the altar, to bear it.
27:8 Hollow with boards shalt thou make it: as it was shewed thee in the mount, so shall they make [it].
27:9 And thou shalt make the court of the tabernacle: for the south side southward [there shall be] hangings for the court [of] fine twined linen of an hundred cubits long for one side:
27:10 And the twenty pillars thereof and their twenty sockets [shall be of] brass; the hooks of the pillars and their fillets [shall be of] silver.
27:11 And likewise for the north side in length [there shall be] hangings of an hundred [cubits] long, and his twenty pillars and their twenty sockets [of] brass; the hooks of the pillars and their fillets [of] silver.
27:12 And [for] the breadth of the court on the west side [shall be] hangings of fifty cubits: their pillars ten, and their sockets ten.
27:13 And the breadth of the court on the east side eastward [shall be] fifty cubits.
27:14 The hangings of one side [of the gate shall be] fifteen cubits: their pillars three, and their sockets three.
27:15 And on the other side [shall be] hangings fifteen [cubits]: their pillars three, and their sockets three.
27:16 And for the gate of the court [shall be] an hanging of twenty cubits, [of] blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen, wrought with needlework: [and] their pillars [shall be] four, and their sockets four.
27:17 All the pillars round about the court [shall be] filleted with silver; their hooks [shall be of] silver, and their sockets [of] brass.
27:18 The length of the court [shall be] an hundred cubits, and the breadth fifty every where, and the height five cubits [of] fine twined linen, and their sockets [of] brass.
27:19 All the vessels of the tabernacle in all the service thereof, and all the pins thereof, and all the pins of the court, [shall be of] brass.
27:20 And thou shalt command the children of Israel, that they bring thee pure oil olive beaten for the light, to cause the lamp to burn always.
27:21 In the tabernacle of the congregation without the vail, which [is] before the testimony, Aaron and his sons shall order it from evening to morning before the LORD: [it shall be] a statute for ever unto their generations on the behalf of the children of Israel.
Proverbs
4:1 Hear, ye children, the instruction of a father, and attend to know understanding.
4:2 For I give you good doctrine, forsake ye not my law.
4:3 For I was my father's son, tender and only [beloved] in the sight of my mother.
4:4 He taught me also, and said unto me, Let thine heart retain my words: keep my commandments, and live.
4:5 Get wisdom, get understanding: forget [it] not; neither decline from the words of my mouth.
4:6 Forsake her not, and she shall preserve thee: love her, and she shall keep thee.
4:7 Wisdom [is] the principal thing; [therefore] get wisdom: and with all thy getting get understanding.
4:8 Exalt her, and she shall promote thee: she shall bring thee to honour, when thou dost embrace her.
4:9 She shall give to thine head an ornament of grace: a crown of glory shall she deliver to thee.
4:10 Hear, O my son, and receive my sayings; and the years of thy life shall be many.
4:11 I have taught thee in the way of wisdom; I have led thee in right paths.
4:12 When thou goest, thy steps shall not be straitened; and when thou runnest, thou shalt not stumble.
4:13 Take fast hold of instruction; let [her] not go: keep her; for she [is] thy life.
4:14 Enter not into the path of the wicked, and go not in the way of evil [men].
4:15 Avoid it, pass not by it, turn from it, and pass away.
4:16 For they sleep not, except they have done mischief; and their sleep is taken away, unless they cause [some] to fall.
4:17 For they eat the bread of wickedness, and drink the wine of violence.
4:18 But the path of the just [is] as the shining light, that shineth more and more unto the perfect day.
4:19 The way of the wicked [is] as darkness: they know not at what they stumble.
4:20 My son, attend to my words; incline thine ear unto my sayings.
4:21 Let them not depart from thine eyes; keep them in the midst of thine heart.
4:22 For they [are] life unto those that find them, and health to all their flesh.
4:23 Keep thy heart with all diligence; for out of it [are] the issues of life.
4:24 Put away from thee a froward mouth, and perverse lips put far from thee.
4:25 Let thine eyes look right on, and let thine eyelids look straight before thee.
4:26 Ponder the path of thy feet, and let all thy ways be established.
4:27 Turn not to the right hand nor to the left: remove thy foot from evil.
4:2 For I give you good doctrine, forsake ye not my law.
4:3 For I was my father's son, tender and only [beloved] in the sight of my mother.
4:4 He taught me also, and said unto me, Let thine heart retain my words: keep my commandments, and live.
4:5 Get wisdom, get understanding: forget [it] not; neither decline from the words of my mouth.
4:6 Forsake her not, and she shall preserve thee: love her, and she shall keep thee.
4:7 Wisdom [is] the principal thing; [therefore] get wisdom: and with all thy getting get understanding.
4:8 Exalt her, and she shall promote thee: she shall bring thee to honour, when thou dost embrace her.
4:9 She shall give to thine head an ornament of grace: a crown of glory shall she deliver to thee.
4:10 Hear, O my son, and receive my sayings; and the years of thy life shall be many.
4:11 I have taught thee in the way of wisdom; I have led thee in right paths.
4:12 When thou goest, thy steps shall not be straitened; and when thou runnest, thou shalt not stumble.
4:13 Take fast hold of instruction; let [her] not go: keep her; for she [is] thy life.
4:14 Enter not into the path of the wicked, and go not in the way of evil [men].
4:15 Avoid it, pass not by it, turn from it, and pass away.
4:16 For they sleep not, except they have done mischief; and their sleep is taken away, unless they cause [some] to fall.
4:17 For they eat the bread of wickedness, and drink the wine of violence.
4:18 But the path of the just [is] as the shining light, that shineth more and more unto the perfect day.
4:19 The way of the wicked [is] as darkness: they know not at what they stumble.
4:20 My son, attend to my words; incline thine ear unto my sayings.
4:21 Let them not depart from thine eyes; keep them in the midst of thine heart.
4:22 For they [are] life unto those that find them, and health to all their flesh.
4:23 Keep thy heart with all diligence; for out of it [are] the issues of life.
4:24 Put away from thee a froward mouth, and perverse lips put far from thee.
4:25 Let thine eyes look right on, and let thine eyelids look straight before thee.
4:26 Ponder the path of thy feet, and let all thy ways be established.
4:27 Turn not to the right hand nor to the left: remove thy foot from evil.
Exodo
25:1 Y JEHOVÁ habló á Moisés, diciendo:
25:2 Di á los hijos de Israel que tomen para mí ofrenda: de todo varón que la diere de su voluntad, de corazón, tomaréis mi ofrenda.
25:3 Y esta es la ofrenda que tomaréis de ellos: Oro, y plata, y cobre,
25:4 Y jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino fino, y pelo de cabras,
25:5 Y cueros de carneros teñidos de rojo, y cueros de tejones, y madera de Sittim;
25:6 Aceite para la luminaria, especias para el aceite de la unción, y para el sahumerio aromático;
25:7 Piedras de onix, y piedras de engastes, para el ephod, y para el racional.
25:8 Y hacerme han un santuario, y yo habitaré entre ellos.
25:9 Conforme á todo lo que yo te mostrare, el diseño del tabernáculo, y el diseño de todos sus vasos, así lo haréis.
25:10 Harán también un arca de madera de Sittim, cuya longitud será de dos codos y medio, y su anchura de codo y medio, y su altura de codo y medio.
25:11 Y la cubrirás de oro puro; por dentro y por fuera la cubrirás; y harás sobre ella una cornisa de oro alrededor.
25:12 Y para ella harás de fundición cuatro anillos de oro, que pondrás á sus cuatro esquinas; dos anillos al un lado de ella, y dos anillos al otro lado.
25:13 Y harás unas varas de madera de Sittim, las cuales cubrirás de oro.
25:14 Y meterás las varas por los anillos á los lados del arca, para llevar el arca con ellas.
25:15 Las varas se estarán en los anillos del arca: no se quitarán de ella.
25:16 Y pondrás en el arca el testimonio que yo te daré.
25:17 Y harás una cubierta de oro fino, cuya longitud será de dos codos y medio, y su anchura de codo y medio.
25:18 Harás también dos querubines de oro, labrados á martillo los harás, en los dos cabos de la cubierta.
25:19 Harás, pues, un querubín al extremo de un lado, y un querubín al otro extremo del lado opuesto: de la calidad de la cubierta harás los querubines en sus dos extremidades.
25:20 Y los querubines extenderán por encima las alas, cubriendo con sus alas la cubierta: sus caras la una enfrente de la otra, mirando á la cubierta las caras de los querubines.
25:21 Y pondrás la cubierta encima del arca, y en el arca pondrás el testimonio que yo te daré.
25:22 Y de allí me declararé á ti, y hablaré contigo de sobre la cubierta, de entre los dos querubines que están sobre el arca del testimonio, todo lo que yo te mandaré para los hijos de Israel.
25:23 Harás asimismo una mesa de madera de Sittim: su longitud será de dos codos, y de uu codo su anchura, y su altura de codo y medio.
25:24 Y la cubrirás de oro puro, y le has de hacer una cornisa de oro alrededor.
25:25 Hacerle has también una moldura alrededor, del ancho de una mano, á la cual moldura harás una cornisa de oro en circunferencia.
25:26 Y le harás cuatro anillos de oro, los cuales pondrás á las cuatro esquinas que corresponden á sus cuatro pies.
25:27 Los anillos estarán antes de la moldura, por lugares de las varas, para llevar la mesa.
25:28 Y harás las varas de madera de Sittim, y las cubrirás de oro, y con ellas será llevada la mesa.
25:29 Harás también sus platos, y sus cucharas, y sus cubiertas, y sus tazones, con que se libará: de oro fino los harás.
25:30 Y pondrás sobre la mesa el pan de la proposición delante de mí continuamente.
25:31 Harás además un candelero de oro puro; labrado á martillo se hará el candelero: su pie, y su caña, sus copas, sus manzanas, y sus flores, serán de lo mismo:
25:32 Y saldrán seis brazos de sus lados: tres brazos del candelero del un lado suyo, y tres brazos del candelero del otro su lado:
25:33 Tres copas en forma de almendras en el un brazo, una manzana y una flor; y tres copas, figura de almendras en el otro brazo, una manzana y una flor: así pues, en los seis brazos que salen del candelero:
25:34 Y en el candelero cuatro copas en forma de almendras, sus manzanas y sus flores.
25:35 Habrá una manzana debajo de los dos brazos de lo mismo, otra manzana debajo de los otros dos brazos de lo mismo, y otra manzana debajo de los otros dos brazos de lo mismo, en conformidad á los seis brazos que salen del candelero.
25:36 Sus manzanas y sus brazos serán de lo mismo, todo ello una pieza labrada á martillo, de oro puro.
25:37 Y hacerle has siete candilejas, las cuales encenderás para que alumbren á la parte de su delantera:
25:38 También sus despabiladeras y sus platillos, de oro puro.
25:39 De un talento de oro fino lo harás, con todos estos vasos.
25:40 Y mira, y hazlos conforme á su modelo, que te ha sido mostrado en el monte.
26:1 Y HARÁS el tabernáculo de diez cortinas de lino torcido, cárdeno, y púrpura, y carmesí: y harás querubines de obra delicada.
26:2 La longitud de la una cortina de veintiocho codos, y la anchura de la misma cortina de cuatro codos: todas las cortinas tendrán una medida.
26:3 Cinco cortinas estarán juntas la una con la otra, y cinco cortinas unidas la una con la otra.
26:4 Y harás lazadas de cárdeno en la orilla de la una cortina, en el borde, en la juntura: y así harás en la orilla de la postrera cortina en la juntura segunda.
26:5 Cincuenta lazadas harás en la una cortina, y cincuenta lazadas harás en el borde de la cortina que está en la segunda juntura: las lazadas estarán contrapuestas la una á la otra.
26:6 Harás también cincuenta corchetes de oro, con los cuales juntarás las cortinas la una con la otra, y se formará un tabernáculo.
26:7 Harás asimismo cortinas de pelo de cabras para una cubierta sobre el tabernáculo; once cortinas harás.
26:8 La longitud de la una cortina será de treinta codos, y la anchura de la misma cortina de cuatro codos: una medida tendrán las once cortinas.
26:9 Y juntarás las cinco cortinas aparte y las otras seis cortinas separadamente; y doblarás la sexta cortina delante de la faz del tabernáculo.
26:10 Y harás cincuenta lazadas en la orilla de la una cortina, al borde en la juntura, y cincuenta lazadas en la orilla de la segunda cortina en la otra juntura.
26:11 Harás asimismo cincuenta corchetes de alambre, los cuales meterás por las lazadas: y juntarás la tienda, para que se haga una sola cubierta.
26:12 Y el sobrante que resulta en las cortinas de la tienda, la mitad de la una cortina que sobra, quedará á las espaldas del tabernáculo.
26:13 Y un codo de la una parte, y otro codo de la otra que sobra en la longitud de las cortinas de la tienda, cargará sobre los lados del tabernáculo de la una parte y de la otra, para cubrirlo.
26:14 Harás también á la tienda una cubierta de cueros de carneros, teñidos de rojo, y una cubierta de cueros de tejones encima.
26:15 Y harás para el tabernáculo tablas de madera de Sittim, que estén derechas.
26:16 La longitud de cada tabla será de diez codos, y de codo y medio la anchura de cada tabla.
26:17 Dos quicios tendrá cada tabla, trabadas la una con la otra; así harás todas las tablas del tabernáculo.
26:18 Harás, pues, las tablas del tabernáculo: veinte tablas al lado del mediodía, al austro.
26:19 Y harás cuarenta basas de plata debajo de las veinte tablas; dos basas debajo de la una tabla para sus dos quicios, y dos basas debajo de la otra tabla para sus dos quicios.
26:20 Y al otro lado del tabernáculo, á la parte del aquilón, veinte tablas;
26:21 Y sus cuarenta basas de plata: dos basas debajo de la una tabla, y dos basas debajo de la otra tabla.
26:22 Y para el lado del tabernáculo, al occidente, harás seis tablas.
26:23 Harás además dos tablas para las esquinas del tabernáculo en los dos ángulos posteriores;
26:24 Las cuales se unirán por abajo, y asimismo se juntarán por su alto á un gozne: así será de las otras dos que estarán á las dos esquinas.
26:25 De suerte que serán ocho tablas, con sus basas de plata, diez y seis basas; dos basas debajo de la una tabla, y dos basas debajo de la otra tabla.
26:26 Harás también cinco barras de madera de Sittim, para las tablas del un lado del tabernáculo,
26:27 Y cinco barras para las tablas del otro lado del tabernáculo, y cinco barras para el otro lado del tabernáculo, que está al occidente.
26:28 Y la barra del medio pasará por medio de las tablas, del un cabo al otro.
26:29 Y cubrirás las tablas de oro, y harás sus anillos de oro para meter por ellos las barras: también cubrirás las barras de oro.
26:30 Y alzarás el tabernáculo conforme á su traza que te fue mostrada en el monte.
26:31 Y harás también un velo de cárdeno, y púrpura, y carmesí, y de lino torcido: será hecho de primorosa labor, con querubines:
26:32 Y has de ponerlo sobre cuatro columnas de madera de Sittim cubiertas de oro; sus capiteles de oro, sobre basas de plata.
26:33 Y pondrás el velo debajo de los corchetes, y meterás allí, del velo adentro, el arca del testimonio; y aquel velo os hará separación entre el lugar santo y el santísimo.
26:34 Y pondrás la cubierta sobre el arca del testimonio en el lugar santísimo.
26:35 Y pondrás la mesa fuera del velo, y el candelero enfrente de la mesa al lado del tabernáculo al mediodía; y pondrás la mesa al lado del aquilón.
26:36 Y harás á la puerta del tabernáculo una cortina de cárdeno, y púrpura, y carmesí, y lino torcido, obra de bordador.
26:37 Y harás para la cortina cinco columnas de madera de Sittim, las cuales cubrirás de oro, con sus capiteles de oro: y hacerlas has de fundición cinco basas de metal.
27:1 HARÁS también altar de madera de Sittim de cinco codos de longitud, y de cinco codos de anchura: será cuadrado el altar, y su altura de tres codos.
27:2 Y harás sus cuernos á sus cuatro esquinas; los cuernos serán de lo mismo; y lo cubrirás de metal.
27:3 Harás también sus calderas para echar su ceniza; y sus paletas, y sus tazones, y sus garfios, y sus braseros: harás todos sus vasos de metal.
27:4 Y le harás un enrejado de metal de obra de malla; y sobre el enrejado harás cuatro anillos de metal á sus cuatro esquinas.
27:5 Y lo has de poner dentro del cerco del altar abajo; y llegará el enrejado hasta el medio del altar.
27:6 Harás también varas para el altar, varas de madera de Sittim, las cuales cubrirás de metal.
27:7 Y sus varas se meterán por los anillos: y estarán aquellas varas á ambos lados del altar, cuando hubiere de ser llevado.
27:8 De tablas lo harás, hueco: de la manera que te fue mostrado en el monte, así lo harás.
27:9 Asimismo harás el atrio del tabernáculo: al lado del mediodía, al austro, tendrá el atrio cortinas de lino torcido, de cien codos de longitud cada un lado;
27:10 Sus veinte columnas, y sus veinte basas serán de metal; los capiteles de las columnas y sus molduras, de plata.
27:11 Y de la misma manera al lado del aquilón habrá á lo largo cortinas de cien codos de longitud, y sus veinte columnas, con sus veinte basas de metal; los capiteles de sus columnas y sus molduras, de plata.
27:12 Y el ancho del atrio del lado occidental tendrá cortinas de cincuenta codos; sus columnas diez, con sus diez basas.
27:13 Y en el ancho del atrio por la parte de levante, al oriente, habrá cincuenta codos.
27:14 Y las cortinas del un lado serán de quince codos; sus columnas tres, con sus tres basas.
27:15 Al otro lado quince codos de cortinas; sus columnas tres, con sus tres basas.
27:16 Y á la puerta del atrio habrá un pabellón de veinte codos, de cárdeno, y púrpura, y carmesí, y lino torcido, de obra de bordador: sus columnas cuatro, con sus cuatro basas.
27:17 Todas las columnas del atrio en derredor serán ceñidas de plata; sus capiteles de plata, y sus basas de metal.
27:18 La longitud del atrio será de cien codos, y la anchura cincuenta por un lado y cincuenta por el otro, y la altura de cinco codos: sus cortinas de lino torcido, y sus basas de metal.
27:19 Todos los vasos del tabernáculo en todo su servicio, y todos sus clavos, y todos los clavos del atrio, serán de metal.
27:20 Y tú mandarás á los hijos de Israel que te traigan aceite puro de olivas, molido, para la luminaria, para hacer arder continuamente las lámparas.
27:21 En el tabernáculo del testimonio, afuera del velo que está delante del testimonio, las pondrá en orden Aarón y sus hijos, delante de Jehová desde la tarde hasta la mañana, como estatuto perpetuo de los hijos de Israel por sus generaciones.
25:2 Di á los hijos de Israel que tomen para mí ofrenda: de todo varón que la diere de su voluntad, de corazón, tomaréis mi ofrenda.
25:3 Y esta es la ofrenda que tomaréis de ellos: Oro, y plata, y cobre,
25:4 Y jacinto, y púrpura, y carmesí, y lino fino, y pelo de cabras,
25:5 Y cueros de carneros teñidos de rojo, y cueros de tejones, y madera de Sittim;
25:6 Aceite para la luminaria, especias para el aceite de la unción, y para el sahumerio aromático;
25:7 Piedras de onix, y piedras de engastes, para el ephod, y para el racional.
25:8 Y hacerme han un santuario, y yo habitaré entre ellos.
25:9 Conforme á todo lo que yo te mostrare, el diseño del tabernáculo, y el diseño de todos sus vasos, así lo haréis.
25:10 Harán también un arca de madera de Sittim, cuya longitud será de dos codos y medio, y su anchura de codo y medio, y su altura de codo y medio.
25:11 Y la cubrirás de oro puro; por dentro y por fuera la cubrirás; y harás sobre ella una cornisa de oro alrededor.
25:12 Y para ella harás de fundición cuatro anillos de oro, que pondrás á sus cuatro esquinas; dos anillos al un lado de ella, y dos anillos al otro lado.
25:13 Y harás unas varas de madera de Sittim, las cuales cubrirás de oro.
25:14 Y meterás las varas por los anillos á los lados del arca, para llevar el arca con ellas.
25:15 Las varas se estarán en los anillos del arca: no se quitarán de ella.
25:16 Y pondrás en el arca el testimonio que yo te daré.
25:17 Y harás una cubierta de oro fino, cuya longitud será de dos codos y medio, y su anchura de codo y medio.
25:18 Harás también dos querubines de oro, labrados á martillo los harás, en los dos cabos de la cubierta.
25:19 Harás, pues, un querubín al extremo de un lado, y un querubín al otro extremo del lado opuesto: de la calidad de la cubierta harás los querubines en sus dos extremidades.
25:20 Y los querubines extenderán por encima las alas, cubriendo con sus alas la cubierta: sus caras la una enfrente de la otra, mirando á la cubierta las caras de los querubines.
25:21 Y pondrás la cubierta encima del arca, y en el arca pondrás el testimonio que yo te daré.
25:22 Y de allí me declararé á ti, y hablaré contigo de sobre la cubierta, de entre los dos querubines que están sobre el arca del testimonio, todo lo que yo te mandaré para los hijos de Israel.
25:23 Harás asimismo una mesa de madera de Sittim: su longitud será de dos codos, y de uu codo su anchura, y su altura de codo y medio.
25:24 Y la cubrirás de oro puro, y le has de hacer una cornisa de oro alrededor.
25:25 Hacerle has también una moldura alrededor, del ancho de una mano, á la cual moldura harás una cornisa de oro en circunferencia.
25:26 Y le harás cuatro anillos de oro, los cuales pondrás á las cuatro esquinas que corresponden á sus cuatro pies.
25:27 Los anillos estarán antes de la moldura, por lugares de las varas, para llevar la mesa.
25:28 Y harás las varas de madera de Sittim, y las cubrirás de oro, y con ellas será llevada la mesa.
25:29 Harás también sus platos, y sus cucharas, y sus cubiertas, y sus tazones, con que se libará: de oro fino los harás.
25:30 Y pondrás sobre la mesa el pan de la proposición delante de mí continuamente.
25:31 Harás además un candelero de oro puro; labrado á martillo se hará el candelero: su pie, y su caña, sus copas, sus manzanas, y sus flores, serán de lo mismo:
25:32 Y saldrán seis brazos de sus lados: tres brazos del candelero del un lado suyo, y tres brazos del candelero del otro su lado:
25:33 Tres copas en forma de almendras en el un brazo, una manzana y una flor; y tres copas, figura de almendras en el otro brazo, una manzana y una flor: así pues, en los seis brazos que salen del candelero:
25:34 Y en el candelero cuatro copas en forma de almendras, sus manzanas y sus flores.
25:35 Habrá una manzana debajo de los dos brazos de lo mismo, otra manzana debajo de los otros dos brazos de lo mismo, y otra manzana debajo de los otros dos brazos de lo mismo, en conformidad á los seis brazos que salen del candelero.
25:36 Sus manzanas y sus brazos serán de lo mismo, todo ello una pieza labrada á martillo, de oro puro.
25:37 Y hacerle has siete candilejas, las cuales encenderás para que alumbren á la parte de su delantera:
25:38 También sus despabiladeras y sus platillos, de oro puro.
25:39 De un talento de oro fino lo harás, con todos estos vasos.
25:40 Y mira, y hazlos conforme á su modelo, que te ha sido mostrado en el monte.
26:1 Y HARÁS el tabernáculo de diez cortinas de lino torcido, cárdeno, y púrpura, y carmesí: y harás querubines de obra delicada.
26:2 La longitud de la una cortina de veintiocho codos, y la anchura de la misma cortina de cuatro codos: todas las cortinas tendrán una medida.
26:3 Cinco cortinas estarán juntas la una con la otra, y cinco cortinas unidas la una con la otra.
26:4 Y harás lazadas de cárdeno en la orilla de la una cortina, en el borde, en la juntura: y así harás en la orilla de la postrera cortina en la juntura segunda.
26:5 Cincuenta lazadas harás en la una cortina, y cincuenta lazadas harás en el borde de la cortina que está en la segunda juntura: las lazadas estarán contrapuestas la una á la otra.
26:6 Harás también cincuenta corchetes de oro, con los cuales juntarás las cortinas la una con la otra, y se formará un tabernáculo.
26:7 Harás asimismo cortinas de pelo de cabras para una cubierta sobre el tabernáculo; once cortinas harás.
26:8 La longitud de la una cortina será de treinta codos, y la anchura de la misma cortina de cuatro codos: una medida tendrán las once cortinas.
26:9 Y juntarás las cinco cortinas aparte y las otras seis cortinas separadamente; y doblarás la sexta cortina delante de la faz del tabernáculo.
26:10 Y harás cincuenta lazadas en la orilla de la una cortina, al borde en la juntura, y cincuenta lazadas en la orilla de la segunda cortina en la otra juntura.
26:11 Harás asimismo cincuenta corchetes de alambre, los cuales meterás por las lazadas: y juntarás la tienda, para que se haga una sola cubierta.
26:12 Y el sobrante que resulta en las cortinas de la tienda, la mitad de la una cortina que sobra, quedará á las espaldas del tabernáculo.
26:13 Y un codo de la una parte, y otro codo de la otra que sobra en la longitud de las cortinas de la tienda, cargará sobre los lados del tabernáculo de la una parte y de la otra, para cubrirlo.
26:14 Harás también á la tienda una cubierta de cueros de carneros, teñidos de rojo, y una cubierta de cueros de tejones encima.
26:15 Y harás para el tabernáculo tablas de madera de Sittim, que estén derechas.
26:16 La longitud de cada tabla será de diez codos, y de codo y medio la anchura de cada tabla.
26:17 Dos quicios tendrá cada tabla, trabadas la una con la otra; así harás todas las tablas del tabernáculo.
26:18 Harás, pues, las tablas del tabernáculo: veinte tablas al lado del mediodía, al austro.
26:19 Y harás cuarenta basas de plata debajo de las veinte tablas; dos basas debajo de la una tabla para sus dos quicios, y dos basas debajo de la otra tabla para sus dos quicios.
26:20 Y al otro lado del tabernáculo, á la parte del aquilón, veinte tablas;
26:21 Y sus cuarenta basas de plata: dos basas debajo de la una tabla, y dos basas debajo de la otra tabla.
26:22 Y para el lado del tabernáculo, al occidente, harás seis tablas.
26:23 Harás además dos tablas para las esquinas del tabernáculo en los dos ángulos posteriores;
26:24 Las cuales se unirán por abajo, y asimismo se juntarán por su alto á un gozne: así será de las otras dos que estarán á las dos esquinas.
26:25 De suerte que serán ocho tablas, con sus basas de plata, diez y seis basas; dos basas debajo de la una tabla, y dos basas debajo de la otra tabla.
26:26 Harás también cinco barras de madera de Sittim, para las tablas del un lado del tabernáculo,
26:27 Y cinco barras para las tablas del otro lado del tabernáculo, y cinco barras para el otro lado del tabernáculo, que está al occidente.
26:28 Y la barra del medio pasará por medio de las tablas, del un cabo al otro.
26:29 Y cubrirás las tablas de oro, y harás sus anillos de oro para meter por ellos las barras: también cubrirás las barras de oro.
26:30 Y alzarás el tabernáculo conforme á su traza que te fue mostrada en el monte.
26:31 Y harás también un velo de cárdeno, y púrpura, y carmesí, y de lino torcido: será hecho de primorosa labor, con querubines:
26:32 Y has de ponerlo sobre cuatro columnas de madera de Sittim cubiertas de oro; sus capiteles de oro, sobre basas de plata.
26:33 Y pondrás el velo debajo de los corchetes, y meterás allí, del velo adentro, el arca del testimonio; y aquel velo os hará separación entre el lugar santo y el santísimo.
26:34 Y pondrás la cubierta sobre el arca del testimonio en el lugar santísimo.
26:35 Y pondrás la mesa fuera del velo, y el candelero enfrente de la mesa al lado del tabernáculo al mediodía; y pondrás la mesa al lado del aquilón.
26:36 Y harás á la puerta del tabernáculo una cortina de cárdeno, y púrpura, y carmesí, y lino torcido, obra de bordador.
26:37 Y harás para la cortina cinco columnas de madera de Sittim, las cuales cubrirás de oro, con sus capiteles de oro: y hacerlas has de fundición cinco basas de metal.
27:1 HARÁS también altar de madera de Sittim de cinco codos de longitud, y de cinco codos de anchura: será cuadrado el altar, y su altura de tres codos.
27:2 Y harás sus cuernos á sus cuatro esquinas; los cuernos serán de lo mismo; y lo cubrirás de metal.
27:3 Harás también sus calderas para echar su ceniza; y sus paletas, y sus tazones, y sus garfios, y sus braseros: harás todos sus vasos de metal.
27:4 Y le harás un enrejado de metal de obra de malla; y sobre el enrejado harás cuatro anillos de metal á sus cuatro esquinas.
27:5 Y lo has de poner dentro del cerco del altar abajo; y llegará el enrejado hasta el medio del altar.
27:6 Harás también varas para el altar, varas de madera de Sittim, las cuales cubrirás de metal.
27:7 Y sus varas se meterán por los anillos: y estarán aquellas varas á ambos lados del altar, cuando hubiere de ser llevado.
27:8 De tablas lo harás, hueco: de la manera que te fue mostrado en el monte, así lo harás.
27:9 Asimismo harás el atrio del tabernáculo: al lado del mediodía, al austro, tendrá el atrio cortinas de lino torcido, de cien codos de longitud cada un lado;
27:10 Sus veinte columnas, y sus veinte basas serán de metal; los capiteles de las columnas y sus molduras, de plata.
27:11 Y de la misma manera al lado del aquilón habrá á lo largo cortinas de cien codos de longitud, y sus veinte columnas, con sus veinte basas de metal; los capiteles de sus columnas y sus molduras, de plata.
27:12 Y el ancho del atrio del lado occidental tendrá cortinas de cincuenta codos; sus columnas diez, con sus diez basas.
27:13 Y en el ancho del atrio por la parte de levante, al oriente, habrá cincuenta codos.
27:14 Y las cortinas del un lado serán de quince codos; sus columnas tres, con sus tres basas.
27:15 Al otro lado quince codos de cortinas; sus columnas tres, con sus tres basas.
27:16 Y á la puerta del atrio habrá un pabellón de veinte codos, de cárdeno, y púrpura, y carmesí, y lino torcido, de obra de bordador: sus columnas cuatro, con sus cuatro basas.
27:17 Todas las columnas del atrio en derredor serán ceñidas de plata; sus capiteles de plata, y sus basas de metal.
27:18 La longitud del atrio será de cien codos, y la anchura cincuenta por un lado y cincuenta por el otro, y la altura de cinco codos: sus cortinas de lino torcido, y sus basas de metal.
27:19 Todos los vasos del tabernáculo en todo su servicio, y todos sus clavos, y todos los clavos del atrio, serán de metal.
27:20 Y tú mandarás á los hijos de Israel que te traigan aceite puro de olivas, molido, para la luminaria, para hacer arder continuamente las lámparas.
27:21 En el tabernáculo del testimonio, afuera del velo que está delante del testimonio, las pondrá en orden Aarón y sus hijos, delante de Jehová desde la tarde hasta la mañana, como estatuto perpetuo de los hijos de Israel por sus generaciones.
Proverbs
4:1 OID, hijos, la doctrina de un padre, Y estad atentos para que conozcáis cordura.
4:2 Porque os doy buena enseñanza; No desamparéis mi ley.
4:3 Porque yo fuí hijo de mi padre, Delicado y único delante de mi madre.
4:4 Y él me enseñaba, y me decía: Mantenga tu corazón mis razones, Guarda mis mandamientos, y vivirás:
4:5 Adquiere sabiduría, adquiere inteligencia; No te olvides ni te apartes de las razones de mi boca;
4:6 No la dejes, y ella te guardará; Amala, y te conservará.
4:7 Sabiduría ante todo: adquiere sabiduría: Y ante toda tu posesión adquiere inteligencia.
4:8 Engrandécela, y ella te engrandecerá: Ella te honrará, cuando tú la hubieres abrazado.
4:9 Adorno de gracia dará á tu cabeza: Corona de hermosura te entregará.
4:10 Oye, hijo mío, y recibe mis razones; Y se te multiplicarán años de vida.
4:11 Por el camino de la sabiduría te he encaminado, Y por veredas derechas te he hecho andar.
4:12 Cuando anduvieres no se estrecharán tus pasos; Y si corrieres, no tropezarás.
4:13 Ten el consejo, no lo dejes; Guárdalo, porque eso es tu vida.
4:14 No entres por la vereda de los impíos, Ni vayas por el camino de los malos.
4:15 Desampárala, no pases por ella; Apártate de ella, pasa.
4:16 Porque no duermen ellos, si no hicieren mal; Y pierden su sueño, si no han hecho caer.
4:17 Porque comen pan de maldad, y beben vino de robos.
4:18 Mas la senda de los justos es como la luz de la aurora, Que va en aumento hasta que el día es perfecto.
4:19 El camino de los impíos es como la oscuridad: No saben en qué tropiezan.
4:20 Hijo mío, está atento á mis palabras; Inclina tu oído á mis razones.
4:21 No se aparten de tus ojos; Guárdalas en medio de tu corazón.
4:22 Porque son vida á los que las hallan, Y medicina á toda su carne.
4:23 Sobre toda cosa guardada guarda tu corazón; Porque de él mana la vida.
4:24 Aparta de ti la perversidad de la boca, Y aleja de ti la iniquidad de labios.
4:25 Tus ojos miren lo recto, Y tus párpados en derechura delante de ti.
4:26 Examina la senda de tus pies, Y todos tus caminos sean ordenados.
4:27 No te apartes á diestra, ni á siniestra: Aparta tu pie del mal.
4:2 Porque os doy buena enseñanza; No desamparéis mi ley.
4:3 Porque yo fuí hijo de mi padre, Delicado y único delante de mi madre.
4:4 Y él me enseñaba, y me decía: Mantenga tu corazón mis razones, Guarda mis mandamientos, y vivirás:
4:5 Adquiere sabiduría, adquiere inteligencia; No te olvides ni te apartes de las razones de mi boca;
4:6 No la dejes, y ella te guardará; Amala, y te conservará.
4:7 Sabiduría ante todo: adquiere sabiduría: Y ante toda tu posesión adquiere inteligencia.
4:8 Engrandécela, y ella te engrandecerá: Ella te honrará, cuando tú la hubieres abrazado.
4:9 Adorno de gracia dará á tu cabeza: Corona de hermosura te entregará.
4:10 Oye, hijo mío, y recibe mis razones; Y se te multiplicarán años de vida.
4:11 Por el camino de la sabiduría te he encaminado, Y por veredas derechas te he hecho andar.
4:12 Cuando anduvieres no se estrecharán tus pasos; Y si corrieres, no tropezarás.
4:13 Ten el consejo, no lo dejes; Guárdalo, porque eso es tu vida.
4:14 No entres por la vereda de los impíos, Ni vayas por el camino de los malos.
4:15 Desampárala, no pases por ella; Apártate de ella, pasa.
4:16 Porque no duermen ellos, si no hicieren mal; Y pierden su sueño, si no han hecho caer.
4:17 Porque comen pan de maldad, y beben vino de robos.
4:18 Mas la senda de los justos es como la luz de la aurora, Que va en aumento hasta que el día es perfecto.
4:19 El camino de los impíos es como la oscuridad: No saben en qué tropiezan.
4:20 Hijo mío, está atento á mis palabras; Inclina tu oído á mis razones.
4:21 No se aparten de tus ojos; Guárdalas en medio de tu corazón.
4:22 Porque son vida á los que las hallan, Y medicina á toda su carne.
4:23 Sobre toda cosa guardada guarda tu corazón; Porque de él mana la vida.
4:24 Aparta de ti la perversidad de la boca, Y aleja de ti la iniquidad de labios.
4:25 Tus ojos miren lo recto, Y tus párpados en derechura delante de ti.
4:26 Examina la senda de tus pies, Y todos tus caminos sean ordenados.
4:27 No te apartes á diestra, ni á siniestra: Aparta tu pie del mal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já, agradecemos por comentar em nosso blog.
Se quiser comentar sem efetuar login em algumas das contas sugeridas na caixa "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL" e apenas digite seu nome, assim é mais prático e mais rápido.