A leitura bíblica de hoje encontra-se em Romanos 4-5 e Provérbios 20:16-30.
Romanos
4.1 Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
4.2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
4.3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
4.4 Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
4.5 Mas, àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
4.6 Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
4.7 Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
4.8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
4.9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.
4.10 Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.
4.11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem (estando eles também na incircuncisão, a fim de que também a justiça lhes seja imputada),
4.12 e fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé de Abraão, nosso pai, que tivera na incircuncisão.
4.13 Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
4.14 Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
4.15 Porque a lei opera a ira; porque onde não há lei também não há transgressão.
4.16 Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós
4.17 (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem.
4.18 O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
4.19 E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
4.20 E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus;
4.21 e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
4.22 Pelo que isso lhe foi também imputado como justiça.
4.23 Ora, não só por causa dele está escrito que lhe fosse tomado em conta,
4.24 mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus, nosso Senhor,
4.25 o qual por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação.
5.1 Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo;
5.2 pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
5.3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência;
5.4 e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.
5.5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
5.6 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
5.7 Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
5.8 Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
5.9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
5.10 Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
5.11 E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
5.12 Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
5.13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei.
5.14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
5.15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
5.16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
5.17 Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
5.18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
5.19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.
5.20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
5.21 para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Provérbios
20.16 Aquele que fica por fiador do estranho tira a sua roupa e penhora-a por um estranho.
20.17 Suave é ao homem o pão da mentira, mas, depois, a sua boca se encherá de pedrinhas de areia.
20.18 Cada pensamento com conselho se confirma; e com conselhos prudentes faz a guerra.
20.19 O que anda maldizendo descobre o segredo; pelo que, com o que afaga com seus lábios, não te entremetas.
20.20 O que a seu pai ou a sua mãe amaldiçoar, apagar-se-lhe-á a sua lâmpada e ficará em trevas densas.
20.21 Entrando-se apressadamente de posse de uma herança no princípio, o seu fim não será bendito.
20.22 Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará.
20.23 Duas espécies de peso são abomináveis ao SENHOR, e balanças enganosas não são boas.
20.24 Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; o homem, pois, como entenderá o seu caminho?
20.25 Laço é para o homem dizer precipitadamente: É santo; e, feitos os votos, então, inquirir.
20.26 O rei sábio dissipa os ímpios e faz girar sobre eles a roda.
20.27 A alma do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do ventre.
20.28 Benignidade e verdade guardam o rei, e com benignidade sustém ele o seu trono.
20.29 O ornato dos jovens é a sua força; e a beleza dos velhos, as cãs.
20.30 Os vergões das feridas são a purificação dos maus, como também as pancadas que penetram até o mais íntimo do ventre.
Romanos
4.1 Então o que é que podemos dizer de Abraão, o antepassado de nossa raça? O que foi que ele conseguiu?
4.2 Se foi por causa das coisas que ele fez que Deus o aceitou, então ele teria motivo para se orgulhar, mas não para se orgulhar diante de Deus.
4.3 Pois o que é que as Escrituras Sagradas dizem? Elas dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.”
4.4 O salário que o trabalhador recebe não é um presente, mas é o pagamento a que ele tem direito por causa do trabalho que fez.
4.5 Porém a pessoa que não põe a sua esperança nas coisas que faz, mas simplesmente crê em Deus, é a fé dessa pessoa que faz com que ela seja aceita por Deus, o Deus que trata o culpado como se ele fosse inocente.
4.6 E isso foi o que Davi queria dizer quando falou da felicidade daqueles que Deus aceita, sem levar em conta o que eles fazem.
4.7 Davi disse: “Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga!
4.8 Feliz aquele que o Senhor não acusa de cometer pecado!”
4.9 Será que essa felicidade de que Davi falou existe somente para os que são circuncidados? É claro que não! Ela existe também para os que não são circuncidados. Pois já citamos as Escrituras Sagradas, que dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.”
4.10 Quando foi que isso aconteceu? Foi antes ou depois de Abraão ser circuncidado? Foi antes e não depois.
4.11 Ele foi circuncidado mais tarde. E a sua circuncisão foi um sinal para provar que Deus aceitou Abraão porque ele tinha fé; e isso aconteceu quando ele ainda não havia sido circuncidado. Assim Abraão é o pai espiritual de todos os que crêem em Deus e são aceitos por ele, mesmo que não sejam circuncidados.
4.12 Ele é também o pai dos que são circuncidados. Não apenas porque são circuncidados, mas porque vivem a mesma vida de fé que Abraão, o nosso pai, viveu antes de ter sido circuncidado.
4.13 Deus prometeu a Abraão e aos seus descendentes que o mundo ia pertencer a eles. Essa promessa foi feita não porque Abraão tinha obedecido à lei, mas porque ele havia crido em Deus e havia sido aceito por ele.
4.14 Pois, se aqueles que obedecem à lei vão receber o que Deus prometeu, então a fé é inútil, e a promessa de Deus não tem valor.
4.15 Pois a lei traz o castigo de Deus. Mas, onde não existe lei, também não existe desobediência à lei.
4.16 Portanto, a promessa de Deus depende da fé, a fim de que a promessa seja garantida como presente de Deus a todos os descendentes de Abraão. Ela não é somente para os que obedecem à lei, mas também para os que crêem em Deus como Abraão creu, pois ele é o pai espiritual de todos nós.
4.17 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Eu fiz de você o pai de muitas nações.” Assim a promessa depende de Deus, em quem Abraão creu, o Deus que ressuscita os mortos e faz com que exista o que não existia.
4.18 Abraão teve fé e esperança, mesmo quando não havia motivo para ter esperança, e por isso ele se tornou “o pai de muitas nações”. Como dizem as Escrituras: “Os seus descendentes serão muitos.”
4.19 Abraão tinha quase cem anos. Mas, mesmo quando ele pensou a respeito do seu corpo, que já estava como morto, ou quando lembrou que Sara não podia ter filhos, a sua fé não enfraqueceu.
4.20 Abraão não perdeu a fé, nem duvidou da promessa de Deus. A sua fé o encheu de poder, e ele louvou a Deus
4.21 porque tinha toda a certeza de que Deus podia fazer o que havia prometido.
4.22 Por isso Abraão, por meio da fé, “foi aceito por Deus.”
4.23 As palavras “foi aceito” não falam somente dele.
4.24 Falam também de nós, que seremos aceitos, nós os que cremos em Deus, o qual ressuscitou Jesus, o nosso Senhor.
4.25 Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus.
5.1 Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.
5.2 Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus.
5.3 E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência,
5.4 a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança.
5.5 Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.
5.6 De fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus.
5.7 Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa.
5.8 Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.
5.9 E, agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus.
5.10 Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo.
5.11 E não somente isso, mas também nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus.
5.12 O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram.
5.13 Antes de a lei ser dada, já existia o pecado no mundo; porém, quando não existe lei, Deus não leva em conta o pecado.
5.14 Mas, desde o tempo de Adão até Moisés, a morte dominou todos os seres humanos, mesmo os que não pecaram como Adão, quando ele desobedeceu à ordem de Deus. Adão era a figura daquele que havia de vir,
5.15 mas existe uma diferença entre o pecado de Adão e o presente que Deus nos dá. De fato, muitos morreram por causa do pecado de um só homem; mas a graça de Deus é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos, por meio da graça de um só homem, que é Jesus Cristo.
5.16 E existe uma diferença entre aquilo que Deus dá e o pecado de um só homem. Porque, no caso do pecado, a condenação veio por causa de um só pecado. Porém, no caso da salvação, Deus perdoa os que têm cometido muitos pecados, embora não mereçam esse perdão.
5.17 É verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte começou a dominar a raça humana. Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo.
5.18 Portanto, assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida.
5.19 E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim também muitos serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só homem.
5.20 A lei veio para aumentar o mal. Mas, onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda.
5.21 E isso aconteceu a fim de que, assim como o pecado dominou e trouxe a morte, assim também a graça de Deus, que o leva a aceitar as pessoas, dominasse e trouxesse a vida eterna. Essa vida é nossa por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.
Provérbios
20.16 Quem aceita ser fiador de um estranho deve dar a sua roupa como garantia de pagamento.
20.17 A comida que se consegue desonestamente pode ser muito gostosa, mas depois será como areia na boca.
20.18 Procure bons conselhos e você terá sucesso; não entre na batalha sem antes fazer planos.
20.19 O mexeriqueiro espalha os segredos; por isso fique longe de quem fala demais.
20.20 Se você amaldiçoar os seus pais, a sua vida terminará como uma lâmpada que se apaga na escuridão.
20.21 A riqueza que é ganha facilmente não faz bem à gente.
20.22 Não seja vingativo; confie em Deus, o SENHOR, e ele fará justiça a você.
20.23 O SENHOR detesta quem usa medidas e pesos desonestos.
20.24 Se é o SENHOR quem dirige os nossos passos, como poderemos entender a nossa vida?
20.25 Pense bem antes de prometer alguma coisa a Deus, pois você poderá se arrepender depois.
20.26 O rei sábio descobre quem está fazendo o mal e o castiga sem piedade.
20.27 O SENHOR deu aos seres humanos inteligência e consciência; ninguém pode se esconder de si mesmo.
20.28 Um governo continuará no poder enquanto for humano, justo e honesto.
20.29 A beleza dos jovens está na sua força, e o enfeite dos velhos são os seus cabelos brancos.
20.30 Os castigos curam a maldade da gente e melhoram o nosso caráter.
Romans
4:1 What shall we say then that Abraham our father, as pertaining to the flesh, hath found?
4:2 For if Abraham were justified by works, he hath [whereof] to glory; but not before God.
4:3 For what saith the scripture? Abraham believed God, and it was counted unto him for righteousness.
4:4 Now to him that worketh is the reward not reckoned of grace, but of debt.
4:5 But to him that worketh not, but believeth on him that justifieth the ungodly, his faith is counted for righteousness.
4:6 Even as David also describeth the blessedness of the man, unto whom God imputeth righteousness without works,
4:7 [Saying], Blessed [are] they whose iniquities are forgiven, and whose sins are covered.
4:8 Blessed [is] the man to whom the Lord will not impute sin.
4:9 [Cometh] this blessedness then upon the circumcision [only], or upon the uncircumcision also? for we say that faith was reckoned to Abraham for righteousness.
4:10 How was it then reckoned? when he was in circumcision, or in uncircumcision? Not in circumcision, but in uncircumcision.
4:11 And he received the sign of circumcision, a seal of the righteousness of the faith which [he had yet] being uncircumcised: that he might be the father of all them that believe, though they be not circumcised; that righteousness might be imputed unto them also:
4:12 And the father of circumcision to them who are not of the circumcision only, but who also walk in the steps of that faith of our father Abraham, which [he had] being [yet] uncircumcised.
4:13 For the promise, that he should be the heir of the world, [was] not to Abraham, or to his seed, through the law, but through the righteousness of faith.
4:14 For if they which are of the law [be] heirs, faith is made void, and the promise made of none effect:
4:15 Because the law worketh wrath: for where no law is, [there is] no transgression.
4:16 Therefore [it is] of faith, that [it might be] by grace; to the end the promise might be sure to all the seed; not to that only which is of the law, but to that also which is of the faith of Abraham; who is the father of us all,
4:17 (As it is written, I have made thee a father of many nations,) before him whom he believed, [even] God, who quickeneth the dead, and calleth those things which be not as though they were.
4:18 Who against hope believed in hope, that he might become the father of many nations, according to that which was spoken, So shall thy seed be.
4:19 And being not weak in faith, he considered not his own body now dead, when he was about an hundred years old, neither yet the deadness of Sara's womb:
4:20 He staggered not at the promise of God through unbelief; but was strong in faith, giving glory to God;
4:21 And being fully persuaded that, what he had promised, he was able also to perform.
4:22 And therefore it was imputed to him for righteousness.
4:23 Now it was not written for his sake alone, that it was imputed to him;
4:24 But for us also, to whom it shall be imputed, if we believe on him that raised up Jesus our Lord from the dead;
4:25 Who was delivered for our offences, and was raised again for our justification.
5:1 Therefore being justified by faith, we have peace with God through our Lord Jesus Christ:
5:2 By whom also we have access by faith into this grace wherein we stand, and rejoice in hope of the glory of God.
5:3 And not only [so], but we glory in tribulations also: knowing that tribulation worketh patience;
5:4 And patience, experience; and experience, hope:
5:5 And hope maketh not ashamed; because the love of God is shed abroad in our hearts by the Holy Ghost which is given unto us.
5:6 For when we were yet without strength, in due time Christ died for the ungodly.
5:7 For scarcely for a righteous man will one die: yet peradventure for a good man some would even dare to die.
5:8 But God commendeth his love toward us, in that, while we were yet sinners, Christ died for us.
5:9 Much more then, being now justified by his blood, we shall be saved from wrath through him.
5:10 For if, when we were enemies, we were reconciled to God by the death of his Son, much more, being reconciled, we shall be saved by his life.
5:11 And not only [so], but we also joy in God through our Lord Jesus Christ, by whom we have now received the atonement.
5:12 Wherefore, as by one man sin entered into the world, and death by sin; and so death passed upon all men, for that all have sinned:
5:13 (For until the law sin was in the world: but sin is not imputed when there is no law.
5:14 Nevertheless death reigned from Adam to Moses, even over them that had not sinned after the similitude of Adam's transgression, who is the figure of him that was to come.
5:15 But not as the offence, so also [is] the free gift. For if through the offence of one many be dead, much more the grace of God, and the gift by grace, [which is] by one man, Jesus Christ, hath abounded unto many.
5:16 And not as [it was] by one that sinned, [so is] the gift: for the judgment [was] by one to condemnation, but the free gift [is] of many offences unto justification.
5:17 For if by one man's offence death reigned by one; much more they which receive abundance of grace and of the gift of righteousness shall reign in life by one, Jesus Christ.)
5:18 Therefore as by the offence of one [judgment came] upon all men to condemnation; even so by the righteousness of one [the free gift came] upon all men unto justification of life.
5:19 For as by one man's disobedience many were made sinners, so by the obedience of one shall many be made righteous.
5:20 Moreover the law entered, that the offence might abound. But where sin abounded, grace did much more abound:
5:21 That as sin hath reigned unto death, even so might grace reign through righteousness unto eternal life by Jesus Christ our Lord.
Proverbs
20:16 Take his garment that is surety [for] a stranger: and take a pledge of him for a strange woman.
20:17 Bread of deceit [is] sweet to a man; but afterwards his mouth shall be filled with gravel.
20:18 [Every] purpose is established by counsel: and with good advice make war.
20:19 He that goeth about [as] a talebearer revealeth secrets: therefore meddle not with him that flattereth with his lips.
20:20 Whoso curseth his father or his mother, his lamp shall be put out in obscure darkness.
20:21 An inheritance [may be] gotten hastily at the beginning; but the end thereof shall not be blessed.
20:22 Say not thou, I will recompense evil; [but] wait on the LORD, and he shall save thee.
20:23 Divers weights [are] an abomination unto the LORD; and a false balance [is] not good.
20:24 Man's goings [are] of the LORD; how can a man then understand his own way?
20:25 [It is] a snare to the man [who] devoureth [that which is] holy, and after vows to make enquiry.
20:26 A wise king scattereth the wicked, and bringeth the wheel over them.
20:27 The spirit of man [is] the candle of the LORD, searching all the inward parts of the belly.
20:28 Mercy and truth preserve the king: and his throne is upholden by mercy.
20:29 The glory of young men [is] their strength: and the beauty of old men [is] the gray head.
20:30 The blueness of a wound cleanseth away evil: so [do] stripes the inward parts of the belly.
Romanos
4:1 ¿QUÉ, pues, diremos que halló Abraham nuestro padre según la carne?
4:2 Que si Abraham fué justificado por la obras, tiene de qué gloriarse; mas no para con Dios.
4:3 Porque ¿qué dice la Escritura? Y creyó Abraham á Dios, y le fué atribuído á justicia.
4:4 Empero al que obra, no se le cuenta el salario por merced, sino por deuda.
4:5 Mas al que no obra, pero cree en aquél que justifica al impío, la fe le es contada por justicia.
4:6 Como también David dice ser bienaventurado el hombre al cual Dios atribuye justicia sin obras,
4:7 Diciendo: Bienaventurados aquellos cuyas iniquidades son perdonadas, Y cuyos pecados son cubiertos.
4:8 Bienaventurado el varón al cual el Señor no imputó pecado.
4:9 ¿Es pues esta bienaventuranza solamente en la circuncisión ó también en la incircuncisión? porque decimos que á Abraham fué contada la fe por justicia.
4:10 ¿Cómo pues le fué contada? ¿en la circuncisión, ó en la incircuncisión? No en la circuncisión, sino en la incircuncisión.
4:11 Y recibió la circuncisión por señal, por sello de la justicia de la fe que tuvo en la incircuncisión: para que fuese padre de todos los creyentes no circuncidados, para que también á ellos les sea contado por justicia;
4:12 Y padre de la circuncisión, no solamente á los que son de la circuncisión, más también á los que siguen las pisadas de la fe que fué en nuestro padre Abraham antes de ser circuncidado.
4:13 Porque no por la ley fué dada la promesa á Abraham ó á su simiente, que sería heredero del mundo, sino por la justicia de la fe.
4:14 Porque si los que son de la ley son los herederos, vana es la fe, y anulada es la promesa.
4:15 Porque la ley obra ira; porque donde no hay ley, tampoco hay transgresión.
4:16 Por tanto es por la fe, para que sea por gracia; para que la promesa sea firme á toda simiente, no solamente al que es de la ley, mas también al que es de la fe de Abraham, el cual es padre de todos nosotros.
4:17 (Como está escrito: Que por padre de muchas gentes te he puesto) delante de Dios, al cual creyó; el cual da vida á los muertos, y llama las cosas que no son, como las que son.
4:18 El creyó en esperanza contra esperanza, para venir á ser padre de muchas gentes, conforme á lo que le había sido dicho: Así será tu simiente.
4:19 Y no se enflaqueció en la fe, ni consideró su cuerpo ya muerto (siendo ya de casi cien años,) ni la matriz muerta de Sara;
4:20 Tampoco en la promesa de Dios dudó con desconfianza: antes fué esforzado en fe, dando gloria á Dios,
4:21 Plenamente convencido de que todo lo que había prometido, era también poderoso para hacerlo.
4:22 Por lo cual también le fué atribuído á justicia.
4:23 Y no solamente por Él fué escrito que le haya sido imputado;
4:24 Sino también por nosotros, á quienes será imputado, esto es, á los que creemos en el que levantó de los muertos á Jesús Señor nuestro,
4:25 El cual fué entregado por nuestros delitos, y resucitado para nuestra justificación
5:1 JUSTIFICADOS pues por la fe, tenemos paz para con Dios por medio de nuestro Señor Jesucristo:
5:2 Por el cual también tenemos entrada por la fe á esta gracia en la cual estamos firmes, y nos gloriamos en la esperanza de la gloria de Dios.
5:3 Y no sólo esto, mas aun nos gloriamos en las tribulaciones, sabiendo que la tribulación produce paciencia;
5:4 Y la paciencia, prueba; y la prueba, esperanza;
5:5 Y la esperanza no avergüenza; porque el amor de Dios está derramado en nuestros corazones por el Espíritu Santo que nos es dado.
5:6 Porque Cristo, cuando aún éramos flacos, á su tiempo murió por los impíos.
5:7 Ciertamente apenas muere alguno por un justo: con todo podrá ser que alguno osara morir por el bueno.
5:8 Mas Dios encarece su caridad para con nosotros, porque siendo aún pecadores, Cristo murió por nosotros.
5:9 Luego mucho más ahora, justificados en su sangre, por Él seremos salvos de la ira.
5:10 Porque si siendo enemigos, fuimos reconciliado con Dios por la muerte de su Hijo, mucho más, estando reconciliados, seremos salvos por su vida.
5:11 Y no sólo esto, mas aun nos gloriamos en Dios por el Señor nuestro Jesucristo, por el cual hemos ahora recibido la reconciliación.
5:12 De consiguiente, vino la reconciliación por uno, así como el pecado entró en el mundo por un hombre, y por el pecado la muerte, y la muerte así pasó á todos los hombres, pues que todos pecaron.
5:13 Porque hasta la ley, el pecado estaba en el mundo; pero no se imputa pecado no habiendo ley.
5:14 No obstante, reinó la muerte desde Adam hasta Moisés, aun en los que no pecaron á la manera de la rebelión de Adam; el cual es figura del que había de venir.
5:15 Mas no como el delito, tal fué el don: porque si por el delito de aquel uno murieron los muchos, mucho más abundó la gracia de Dios á los muchos, y el don por la gracia de un hombre, Jesucristo.
5:16 Ni tampoco de la manera que por un pecado, así también el don: porque el juicio á la verdad vino de un pecado para condenación, mas la gracia vino de muchos delitos para justificación.
5:17 Porque, si por un delito reinó la muerte por uno, mucho más reinarán en vida por un Jesucristo los que reciben la abundancia de gracia, y del don de la justicia.
5:18 Así que, de la manera que por un delito vino la culpa á todos los hombres para condenación, así por una justicia vino la gracia á todos los hombres para justificación de vida.
5:19 Porque como por la desobediencia de un hombre los muchos fueron constituídos pecadores, así por la obediencia de uno los muchos serán constituídos justos.
5:20 La ley empero entró para que el pecado creciese; mas cuando el pecado creció, sobrepujó la gracia;
5:21 Para que, de la manera que el pecado reinó para muerte, así también la gracia reine por la justicia para vida eterna por Jesucristo Señor nuestro.
Proverbs
20:16 Quítale su ropa al que salió por fiador del extraño; Y tómale prenda al que fía la extraña.
20:17 Sabroso es al hombre el pan de mentira; Mas después su boca será llena de cascajo.
20:18 Los pensamientos con el consejo se ordenan: Y con industria se hace la guerra.
20:19 El que descubre el secreto, en chismes anda: No te entrometas, pues, con el que lisonjea con sus labios.
20:20 El que maldice á su padre ó á su madre, Su lámpara será apagada en oscuridad tenebrosa.
20:21 La herencia adquirida de priesa al principio, Aun su postrimería no será bendita.
20:22 No digas, yo me vengaré; Espera á Jehová, y él te salvará.
20:23 Abominación son á Jehová las pesas dobles; Y el peso falso no es bueno.
20:24 De Jehová son los pasos del hombre: ¿Cómo pues entenderá el hombre su camino?
20:25 Lazo es al hombre el devorar lo santo, Y andar pesquisando después de los votos.
20:26 El rey sabio esparce los impíos. Y sobre ellos hace tornar la rueda.
20:27 Candela de Jehová es el alma del hombre, Que escudriña lo secreto del vientre.
20:28 Misericordia y verdad guardan al rey; Y con clemencia sustenta su trono.
20:29 La gloria de los jóvenes es su fortaleza, Y la hermosura de los viejos la vejez.
20:30 Las señales de las heridas son medicina para lo malo: Y las llagas llegan á lo más secreto del vientre.
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