A leitura bíblica de hoje encontra-se em Romanos 1-3 e Provérbios 20:1-15.
Romanos
1.1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus,
1.2 o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras,
1.3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
1.4 declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, -- Jesus Cristo, nosso Senhor,
1.5 pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome,
1.6 entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.
1.7 A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
1.8 Primeiramente, dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.
1.9 Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós,
1.10 pedindo sempre em minhas orações que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco.
1.11 Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados,
1.12 isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, tanto vossa como minha.
1.13 Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios.
1.14 Eu sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
1.15 E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
1.16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
1.17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
1.18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça;
1.19 porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
1.20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
1.21 porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
1.22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
1.23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
1.24 Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si;
1.25 pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!
1.26 Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
1.27 E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
1.28 E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém;
1.29 estando cheios de toda iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
1.30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe;
1.31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
1.32 os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
2.1 Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
2.2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
2.3 E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
2.4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
2.5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus,
2.6 o qual recompensará cada um segundo as suas obras,
2.7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorrupção;
2.8 mas indignação e ira aos que são contenciosos e desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;
2.9 tribulação e angústia sobre toda alma do homem que faz o mal, primeiramente do judeu e também do grego;
2.10 glória, porém, e honra e paz a qualquer que faz o bem, primeiramente ao judeu e também ao grego;
2.11 porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
2.12 Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados.
2.13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
2.14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei,
2.15 os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os,
2.16 no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.
2.17 Eis que tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
2.18 e sabes a sua vontade, e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei;
2.19 e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
2.20 instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei;
2.21 tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
2.22 Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?
2.23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
2.24 Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.
2.25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
2.26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura, a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
2.27 E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará, porventura, a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?
2.28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
2.29 Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
3.1 Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
3.2 Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
3.3 Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
3.4 De maneira nenhuma! Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso, como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras e venças quando fores julgado.
3.5 E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.)
3.6 De maneira nenhuma! Doutro modo, como julgará Deus o mundo?
3.7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
3.8 E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.
3.9 Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado,
3.10 como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
3.11 Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.
3.12 Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
3.13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
3.14 cuja boca está cheia de maldição e amargura.
3.15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
3.16 Em seus caminhos há destruição e miséria;
3.17 e não conheceram o caminho da paz.
3.18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.
3.19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
3.20 Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
3.21 Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas,
3.22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
3.23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,
3.24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,
3.25 ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
3.26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
3.27 Onde está, logo, a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não! Mas pela lei da fé.
3.28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.
3.29 É, porventura, Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente.
3.30 Se Deus é um só, que justifica, pela fé, a circuncisão e, por meio da fé, a incircuncisão,
3.31 anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei.
Provérbios
20.1 O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.
20.2 Como o bramido do leão é o terror do rei; o que provoca a sua ira peca contra a sua própria alma.
20.3 Honroso é para o homem o desviar-se de questões, mas todo tolo se entremete nelas.
20.4 O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega e nada receberá.
20.5 Como águas profundas é o conselho no coração do homem; mas o homem de inteligência o tirará para fora.
20.6 Cada qual entre os homens apregoa a sua bondade; mas o homem fiel, quem o achará?
20.7 O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.
20.8 Assentando-se o rei no trono do juízo, com os seus olhos dissipa todo mal.
20.9 Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado!
20.10 Duas espécies de peso e duas espécies de medida são abominação para o SENHOR, tanto uma coisa como outra.
20.11 Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta.
20.12 O ouvido que ouve e o olho que vê, o SENHOR os fez a ambos.
20.13 Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos e te fartarás de pão.
20.14 Nada vale, nada vale, dirá o comprador, mas, indo-se, então, se gabará.
20.15 Há ouro e abundância de rubins, mas os lábios do conhecimento são jóia preciosa.
Romanos
1.1 Eu, Paulo, servo de Cristo Jesus, escrevo esta carta. Deus me chamou e me separou para ser seu apóstolo, a fim de que eu anuncie a boa notícia do evangelho de Deus.
1.2 Há muito tempo essa boa notícia foi prometida por Deus, por meio dos seus profetas, e escrita nas Escrituras Sagradas.
1.3-4 Ela fala a respeito do Filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, como ser humano, foi descendente do rei Davi. E, quanto à sua santidade divina, a sua ressurreição provou, com grande poder, que ele é o Filho de Deus.
1.5 Por meio de Cristo, Deus me deu a honra de ser apóstolo no serviço de Cristo para levar pessoas de todas as nações a crerem em Cristo e a serem obedientes a ele.
1.6 Entre essas pessoas estão vocês que moram em Roma, a quem Deus tem chamado para pertencerem a Jesus Cristo.
1.7 Por isso eu escrevo a todos vocês que estão em Roma, todos vocês a quem Deus ama e a quem tem chamado para serem o seu próprio povo. Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês!
1.8 Em primeiro lugar, por meio de Jesus Cristo dou graças ao meu Deus por todos vocês, pois no mundo inteiro se ouve falar a respeito da fé que vocês têm.
1.9 Eu sirvo a Deus com todo o meu coração, anunciando a boa notícia a respeito do seu Filho; Deus é testemunha de que digo a verdade. Ele sabe que eu sempre lembro de vocês
1.10 e oro por vocês. E peço a Deus que, se for da sua vontade, ele faça com que agora eu possa ir visitá-los.
1.11 Pois eu quero muito vê-los, a fim de repartir bênçãos espirituais com vocês para fortalecê-los,
1.12 quer dizer, para que nos animemos uns aos outros por meio da fé que vocês e eu temos.
1.13 Meus irmãos, quero que saibam que muitas vezes resolvi ir visitá-los, mas fui impedido até agora de fazer isso. Pois eu gostaria que o meu trabalho produzisse resultados entre vocês também, como tem acontecido entre outros não-judeus.
1.14 Pois é meu dever pregar a todos, tanto aos civilizados como aos não-civilizados, tanto aos instruídos como aos sem instrução.
1.15 É por isso que eu quero anunciar o evangelho também a vocês que moram em Roma.
1.16 Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem, primeiro os judeus e também os não-judeus.
1.17 Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.”
1.18 Do céu Deus revela a sua ira contra todos os pecados e todas as maldades das pessoas que, por meio das suas más ações, não deixam que os outros conheçam a verdade a respeito de Deus.
1.19 Deus castiga essas pessoas porque o que se pode conhecer a respeito de Deus está bem claro para elas, pois foi o próprio Deus que lhes mostrou isso.
1.20 Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.
1.21 Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão.
1.22 Eles dizem que são sábios, mas são tolos.
1.23 Em vez de adorarem ao Deus imortal, adoram ídolos que se parecem com seres humanos, ou com pássaros, ou com animais de quatro patas, ou com animais que se arrastam pelo chão.
1.24 Por isso Deus entregou os seres humanos aos desejos do coração deles para fazerem coisas sujas e para terem relações vergonhosas uns com os outros.
1.25 Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém!
1.26 Por causa das coisas que essas pessoas fazem, Deus as entregou a paixões vergonhosas. Pois até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza.
1.27 E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros. Homens têm relações vergonhosas uns com os outros e por isso recebem em si mesmos o castigo que merecem por causa dos seus erros.
1.28 E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem.
1.29 Estão cheios de todo tipo de perversidade, maldade, ganância, vícios, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícia. Caluniam
1.30 e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais,
1.31 são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros.
1.32 Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem.
2.1 Meu amigo, não importa quem você seja, você não tem desculpa quando julga os outros. Pois, quando você os julga, mas faz as mesmas coisas que eles fazem, você está condenando a você mesmo.
2.2 Nós sabemos que Deus é justo quando condena os que fazem essas coisas.
2.3 Mas você, que faz as mesmas coisas que condena nos outros, será que você pensa que escapará do julgamento de Deus?
2.4 Ou será que você despreza a grande bondade, a tolerância e a paciência de Deus? Você sabe muito bem que ele é bom e que quer fazer com que você mude de vida.
2.5 Mas o seu coração é duro e teimoso. Por isso você está aumentando ainda mais o castigo que vai sofrer no dia em que forem revelados a ira e os julgamentos justos de Deus,
2.6 pois ele recompensará cada um de acordo com o que fez.
2.7 Deus dará a vida eterna às pessoas que perseveram em fazer o bem e buscam a glória, a honra e a vida imortal.
2.8 Mas fará cair a sua ira e o seu castigo sobre os egoístas e sobre os que rejeitam o que é justo a fim de seguir o que é mau.
2.9 Haverá sofrimentos e aflições para todos os que fazem o mal, primeiro para os judeus e também para os não-judeus.
2.10 Mas Deus dará glória, honra e paz a todos os que fazem o bem, primeiro aos judeus e também aos não-judeus.
2.11 Pois ele trata a todos com igualdade.
2.12 Todos aqueles que pecam sem conhecer a lei de Deus se perderão sem essa lei; mas todos aqueles que pecam conhecendo a lei serão julgados por ela.
2.13 Porque as pessoas que Deus aceita não são aquelas que somente ouvem a lei, mas aquelas que fazem o que a lei manda.
2.14 Os não-judeus não têm a lei. Mas, quando fazem pela sua própria vontade o que a lei manda, eles são a sua própria lei, embora não tenham a lei.
2.15 Eles mostram, pela sua maneira de agir, que têm a lei escrita no seu coração. A própria consciência deles mostra que isso é verdade, e os seus pensamentos, que às vezes os acusam e às vezes os defendem, também mostram isso.
2.16 E, de acordo com o evangelho que eu anuncio, assim será naquele dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgará os pensamentos secretos de todas as pessoas.
2.17 O que dizer de você? Você diz que é judeu, confia na lei e se orgulha do Deus que você adora.
2.18 Você sabe o que Deus quer que você faça e aprende na lei a escolher o que é certo.
2.19 Você tem a certeza de que é guia dos cegos, luz para os que estão na escuridão,
2.20 orientador dos que não têm instrução e professor dos jovens. Você está certo de que encontra na lei a apresentação completa do conhecimento e da verdade.
2.21 Você, que ensina os outros, por que é que não ensina a você mesmo? Se afirma que não se deve roubar, por que é que você mesmo rouba?
2.22 Se você diz que não se deve cometer adultério, por que é que você mesmo comete adultério? Você odeia os ídolos, mas rouba as coisas dos templos.
2.23 Você se orgulha de ter a lei de Deus, mas você é uma vergonha para Deus porque desobedece à sua lei.
2.24 Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Os não-judeus falam mal de Deus por causa de vocês, os judeus.”
2.25 A circuncisão tem valor se você, que é judeu, obedecer à lei; porém, se não obedecer, é como se você não tivesse sido circuncidado.
2.26 E, se um homem que não foi circuncidado obedecer aos mandamentos da lei, Deus o tratará como se ele fosse circuncidado.
2.27 Assim vocês, judeus, serão condenados pelos não-judeus, pois vocês desobedecem à lei apesar de terem essa lei escrita e de serem circuncidados, enquanto que os não-judeus obedecem à lei, embora não sejam circuncidados.
2.28 Portanto, eu pergunto: quem é judeu de fato e circuncidado de verdade? É claro que não é aquele que é judeu somente por fora e circuncidado só no corpo.
2.29 Pelo contrário, o verdadeiro judeu é aquele que é judeu por dentro, aquele que tem o coração circuncidado; e isso é uma coisa que o Espírito de Deus faz e que a lei escrita não pode fazer. E o louvor que essa pessoa recebe não vem de seres humanos, mas vem de Deus.
3.1 Então qual é a vantagem de ser judeu? Será que ser circuncidado tem algum valor?
3.2 Tem, sim, e de muitas maneiras! E a primeira vantagem é que Deus entregou a sua mensagem aos cuidados dos judeus.
3.3 Mas, se alguns não foram fiéis, será que por isso Deus vai ser infiel?
3.4 De modo nenhum! Que Deus continue a ser verdadeiro, mesmo que todas as pessoas sejam mentirosas. Como dizem as Escrituras Sagradas a respeito dele: “Que fique provado que tu tens razão quando falas e que sejas vencedor quando fores julgado.”
3.5 Mas, se as injustiças que cometemos servem para mostrar que Deus age com justiça, o que é que podemos dizer? Que Deus é injusto quando nos castiga? (Eu falo aqui como as pessoas costumam falar.)
3.6 É claro que não! Se Deus não fosse justo, como poderia julgar o mundo?
3.7 Mas digamos que a minha mentira faz com que a verdade de Deus fique mais clara, aumentando assim a glória dele. Nesse caso, por que é que devo ainda ser condenado como pecador?
3.8 Então por que não dizer: “Façamos o mal para que desse mal venha o bem”? Na verdade alguns têm me caluniado, dizendo que eu afirmo isso. Porém eles serão condenados como merecem.
3.9 Então será que nós, os judeus, estamos em melhor situação do que os não-judeus? De modo nenhum! Já mostrei que todos, judeus e não-judeus, estão debaixo do poder do pecado.
3.10 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Não há uma só pessoa que faça o que é certo;
3.11 não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus.
3.12 Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo.
3.13 Todos mentem e enganam sem parar. Da língua deles saem mentiras perversas, e dos seus lábios saem palavras de morte, como se fossem veneno de cobra.
3.14 A boca deles está cheia de terríveis maldições.
3.15 Eles se apressam para matar.
3.16 Por onde passam, deixam a destruição e a desgraça.
3.17 Não conhecem o caminho da paz
3.18 e não aprenderam a temer a Deus.”
3.19 Nós sabemos que tudo o que a lei diz é dito para os que vivem debaixo da lei. Isso a fim de que todos parem de se justificar e a fim de que todas as pessoas do mundo fiquem debaixo do julgamento de Deus.
3.20 Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras.
3.21 Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas não tem nada a ver com lei. A Lei de Moisés e os Profetas dão testemunho do seguinte:
3.22 Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas.
3.23 Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.
3.24 Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.
3.25-26 Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que crêem em Jesus.
3.27 Será que temos motivo para ficarmos orgulhosos? De modo nenhum! E por que não? Será que é porque obedecemos à lei? Não; não é. É porque cremos em Cristo.
3.28 Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda.
3.29 Ou será que Deus é somente Deus dos judeus? Será que não é também Deus dos não-judeus? Claro que é!
3.30 Deus é um só e aceitará os judeus na base da sua fé e também aceitará os não-judeus por meio da fé que eles têm.
3.31 Será que isso quer dizer que, por causa da fé, nós tratamos a lei como se ela não valesse nada? Não; de modo nenhum! Pelo contrário, afirmamos que a lei tem valor.
Provérbios
20.1 Quem bebe demais fica barulhento e caçoa dos outros; o escravo da bebida nunca será sábio.
20.2 A raiva do rei é como o rugido de um leão; quem provoca o rei arrisca a vida.
20.3 Qualquer tolo pode começar uma briga; quem fica fora dela é que merece elogios.
20.4 O lavrador preguiçoso, que não ara as suas terras no tempo certo, não terá nada para colher.
20.5 Os pensamentos de uma pessoa são como água em poço fundo, mas quem é inteligente sabe como tirá-los para fora.
20.6 Todos dizem que são bons e fiéis, mas tente achar alguém que realmente seja!
20.7 Como são felizes os filhos de um pai honesto e direito!
20.8 Quando o rei senta para julgar, ele logo vê o que está errado.
20.9 Será que alguém pode dizer que tem a consciência limpa e que já se livrou dos seus pecados?
20.10 O SENHOR Deus detesta quem usa medidas e pesos desonestos.
20.11 A criança mostra o que é pelo que faz; pelos seus atos a gente pode saber se ela é honesta e boa.
20.12 O SENHOR nos deu olhos para ver e ouvidos para ouvir.
20.13 Se você gastar o seu tempo dormindo, acabará pobre; trabalhe e terá comida com fartura.
20.14 Está muito caro — diz o comprador, mas depois sai e se gaba de ter feito um ótimo negócio.
20.15 Há muito ouro e muitas pedras preciosas; mas falar com conhecimento, isso, sim, é uma jóia de valor.
Romans
1:1 Paul, a servant of Jesus Christ, called [to be] an apostle, separated unto the gospel of God,
1:2 (Which he had promised afore by his prophets in the holy scriptures,)
1:3 Concerning his Son Jesus Christ our Lord, which was made of the seed of David according to the flesh;
1:4 And declared [to be] the Son of God with power, according to the spirit of holiness, by the resurrection from the dead:
1:5 By whom we have received grace and apostleship, for obedience to the faith among all nations, for his name:
1:6 Among whom are ye also the called of Jesus Christ:
1:7 To all that be in Rome, beloved of God, called [to be] saints: Grace to you and peace from God our Father, and the Lord Jesus Christ.
1:8 First, I thank my God through Jesus Christ for you all, that your faith is spoken of throughout the whole world.
1:9 For God is my witness, whom I serve with my spirit in the gospel of his Son, that without ceasing I make mention of you always in my prayers;
1:10 Making request, if by any means now at length I might have a prosperous journey by the will of God to come unto you.
1:11 For I long to see you, that I may impart unto you some spiritual gift, to the end ye may be established;
1:12 That is, that I may be comforted together with you by the mutual faith both of you and me.
1:13 Now I would not have you ignorant, brethren, that oftentimes I purposed to come unto you, (but was let hitherto,) that I might have some fruit among you also, even as among other Gentiles.
1:14 I am debtor both to the Greeks, and to the Barbarians; both to the wise, and to the unwise.
1:15 So, as much as in me is, I am ready to preach the gospel to you that are at Rome also.
1:16 For I am not ashamed of the gospel of Christ: for it is the power of God unto salvation to every one that believeth; to the Jew first, and also to the Greek.
1:17 For therein is the righteousness of God revealed from faith to faith: as it is written, The just shall live by faith.
1:18 For the wrath of God is revealed from heaven against all ungodliness and unrighteousness of men, who hold the truth in unrighteousness;
1:19 Because that which may be known of God is manifest in them; for God hath shewed [it] unto them.
1:20 For the invisible things of him from the creation of the world are clearly seen, being understood by the things that are made, [even] his eternal power and Godhead; so that they are without excuse:
1:21 Because that, when they knew God, they glorified [him] not as God, neither were thankful; but became vain in their imaginations, and their foolish heart was darkened.
1:22 Professing themselves to be wise, they became fools,
1:23 And changed the glory of the uncorruptible God into an image made like to corruptible man, and to birds, and fourfooted beasts, and creeping things.
1:24 Wherefore God also gave them up to uncleanness through the lusts of their own hearts, to dishonour their own bodies between themselves:
1:25 Who changed the truth of God into a lie, and worshipped and served the creature more than the Creator, who is blessed for ever. Amen.
1:26 For this cause God gave them up unto vile affections: for even their women did change the natural use into that which is against nature:
1:27 And likewise also the men, leaving the natural use of the woman, burned in their lust one toward another; men with men working that which is unseemly, and receiving in themselves that recompence of their error which was meet.
1:28 And even as they did not like to retain God in [their] knowledge, God gave them over to a reprobate mind, to do those things which are not convenient;
1:29 Being filled with all unrighteousness, fornication, wickedness, covetousness, maliciousness; full of envy, murder, debate, deceit, malignity; whisperers,
1:30 Backbiters, haters of God, despiteful, proud, boasters, inventors of evil things, disobedient to parents,
1:31 Without understanding, covenantbreakers, without natural affection, implacable, unmerciful:
1:32 Who knowing the judgment of God, that they which commit such things are worthy of death, not only do the same, but have pleasure in them that do them.
2:1 Therefore thou art inexcusable, O man, whosoever thou art that judgest: for wherein thou judgest another, thou condemnest thyself; for thou that judgest doest the same things.
2:2 But we are sure that the judgment of God is according to truth against them which commit such things.
2:3 And thinkest thou this, O man, that judgest them which do such things, and doest the same, that thou shalt escape the judgment of God?
2:4 Or despisest thou the riches of his goodness and forbearance and longsuffering; not knowing that the goodness of God leadeth thee to repentance?
2:5 But after thy hardness and impenitent heart treasurest up unto thyself wrath against the day of wrath and revelation of the righteous judgment of God;
2:6 Who will render to every man according to his deeds:
2:7 To them who by patient continuance in well doing seek for glory and honour and immortality, eternal life:
2:8 But unto them that are contentious, and do not obey the truth, but obey unrighteousness, indignation and wrath,
2:9 Tribulation and anguish, upon every soul of man that doeth evil, of the Jew first, and also of the Gentile;
2:10 But glory, honour, and peace, to every man that worketh good, to the Jew first, and also to the Gentile:
2:11 For there is no respect of persons with God.
2:12 For as many as have sinned without law shall also perish without law: and as many as have sinned in the law shall be judged by the law;
2:13 (For not the hearers of the law [are] just before God, but the doers of the law shall be justified.
2:14 For when the Gentiles, which have not the law, do by nature the things contained in the law, these, having not the law, are a law unto themselves:
2:15 Which shew the work of the law written in their hearts, their conscience also bearing witness, and [their] thoughts the mean while accusing or else excusing one another;)
2:16 In the day when God shall judge the secrets of men by Jesus Christ according to my gospel.
2:17 Behold, thou art called a Jew, and restest in the law, and makest thy boast of God,
2:18 And knowest [his] will, and approvest the things that are more excellent, being instructed out of the law;
2:19 And art confident that thou thyself art a guide of the blind, a light of them which are in darkness,
2:20 An instructor of the foolish, a teacher of babes, which hast the form of knowledge and of the truth in the law.
2:21 Thou therefore which teachest another, teachest thou not thyself? thou that preachest a man should not steal, dost thou steal?
2:22 Thou that sayest a man should not commit adultery, dost thou commit adultery? thou that abhorrest idols, dost thou commit sacrilege?
2:23 Thou that makest thy boast of the law, through breaking the law dishonourest thou God?
2:24 For the name of God is blasphemed among the Gentiles through you, as it is written.
2:25 For circumcision verily profiteth, if thou keep the law: but if thou be a breaker of the law, thy circumcision is made uncircumcision.
2:26 Therefore if the uncircumcision keep the righteousness of the law, shall not his uncircumcision be counted for circumcision?
2:27 And shall not uncircumcision which is by nature, if it fulfil the law, judge thee, who by the letter and circumcision dost transgress the law?
2:28 For he is not a Jew, which is one outwardly; neither [is that] circumcision, which is outward in the flesh:
2:29 But he [is] a Jew, which is one inwardly; and circumcision [is that] of the heart, in the spirit, [and] not in the letter; whose praise [is] not of men, but of God.
3:1 What advantage then hath the Jew? or what profit [is there] of circumcision?
3:2 Much every way: chiefly, because that unto them were committed the oracles of God.
3:3 For what if some did not believe? shall their unbelief make the faith of God without effect?
3:4 God forbid: yea, let God be true, but every man a liar; as it is written, That thou mightest be justified in thy sayings, and mightest overcome when thou art judged.
3:5 But if our unrighteousness commend the righteousness of God, what shall we say? [Is] God unrighteous who taketh vengeance? (I speak as a man)
3:6 God forbid: for then how shall God judge the world?
3:7 For if the truth of God hath more abounded through my lie unto his glory; why yet am I also judged as a sinner?
3:8 And not [rather], (as we be slanderously reported, and as some affirm that we say,) Let us do evil, that good may come? whose damnation is just.
3:9 What then? are we better [than they]? No, in no wise: for we have before proved both Jews and Gentiles, that they are all under sin;
3:10 As it is written, There is none righteous, no, not one:
3:11 There is none that understandeth, there is none that seeketh after God.
3:12 They are all gone out of the way, they are together become unprofitable; there is none that doeth good, no, not one.
3:13 Their throat [is] an open sepulchre; with their tongues they have used deceit; the poison of asps [is] under their lips:
3:14 Whose mouth [is] full of cursing and bitterness:
3:15 Their feet [are] swift to shed blood:
3:16 Destruction and misery [are] in their ways:
3:17 And the way of peace have they not known:
3:18 There is no fear of God before their eyes.
3:19 Now we know that what things soever the law saith, it saith to them who are under the law: that every mouth may be stopped, and all the world may become guilty before God.
3:20 Therefore by the deeds of the law there shall no flesh be justified in his sight: for by the law [is] the knowledge of sin.
3:21 But now the righteousness of God without the law is manifested, being witnessed by the law and the prophets;
3:22 Even the righteousness of God [which is] by faith of Jesus Christ unto all and upon all them that believe: for there is no difference:
3:23 For all have sinned, and come short of the glory of God;
3:24 Being justified freely by his grace through the redemption that is in Christ Jesus:
3:25 Whom God hath set forth [to be] a propitiation through faith in his blood, to declare his righteousness for the remission of sins that are past, through the forbearance of God;
3:26 To declare, [I say], at this time his righteousness: that he might be just, and the justifier of him which believeth in Jesus.
3:27 Where [is] boasting then? It is excluded. By what law? of works? Nay: but by the law of faith.
3:28 Therefore we conclude that a man is justified by faith without the deeds of the law.
3:29 [Is he] the God of the Jews only? [is he] not also of the Gentiles? Yes, of the Gentiles also:
3:30 Seeing [it is] one God, which shall justify the circumcision by faith, and uncircumcision through faith.
3:31 Do we then make void the law through faith? God forbid: yea, we establish the law.
Proverbs
20:1 Wine [is] a mocker, strong drink [is] raging: and whosoever is deceived thereby is not wise.
20:2 The fear of a king [is] as the roaring of a lion: [whoso] provoketh him to anger sinneth [against] his own soul.
20:3 [It is] an honour for a man to cease from strife: but every fool will be meddling.
20:4 The sluggard will not plow by reason of the cold; [therefore] shall he beg in harvest, and [have] nothing.
20:5 Counsel in the heart of man [is like] deep water; but a man of understanding will draw it out.
20:6 Most men will proclaim every one his own goodness: but a faithful man who can find?
20:7 The just [man] walketh in his integrity: his children [are] blessed after him.
20:8 A king that sitteth in the throne of judgment scattereth away all evil with his eyes.
20:9 Who can say, I have made my heart clean, I am pure from my sin?
20:10 Divers weights, [and] divers measures, both of them [are] alike abomination to the LORD.
20:11 Even a child is known by his doings, whether his work [be] pure, and whether [it be] right.
20:12 The hearing ear, and the seeing eye, the LORD hath made even both of them.
20:13 Love not sleep, lest thou come to poverty; open thine eyes, [and] thou shalt be satisfied with bread.
20:14 [It is] naught, [it is] naught, saith the buyer: but when he is gone his way, then he boasteth.
20:15 There is gold, and a multitude of rubies: but the lips of knowledge [are] a precious jewel.
Romanos
1:1 PABLO, siervo de Jesucristo, llamado á ser apóstol, apartado para el evangelio de Dios,
1:2 Que Él había antes prometido por sus profetas en las santas Escrituras,
1:3 Acerca de su Hijo, (que fué hecho de la simiente de David según la carne;
1:4 El cual fué declarado Hijo de Dios con potencia, según el espíritu de santidad, por la resurrección de los muertos), de Jesucristo Señor nuestro,
1:5 Por el cual recibimos la gracia y el apostolado, para la obediencia de la fe en todas las naciones en su nombre,
1:6 Entre las cuales sois también vosotros, llamados de Jesucristo:
1:7 A todos los que estáis en Roma, amados de Dios, llamados santos: Gracia y paz tengáis de Dios nuestro Padre, y del Señor Jesucristo.
1:8 Primeramente, doy gracias á mi Dios por Jesucristo acerca de todos vosotros, de que vuestra fe es predicada en todo el mundo.
1:9 Porque testigo me es Dios, al cual sirvo en mi espíritu en el evangelio de su Hijo, que sin cesar me acuerdo de vosotros siempre en mis oraciones,
1:10 Rogando, si al fin algún tiempo haya de tener, por la voluntad de Dios, próspero viaje para ir á vosotros.
1:11 Porque os deseo ver, para repartir con vosotros algún don espiritual, para confirmaros;
1:12 Es á saber, para ser juntamente consolado con vosotros por la común fe vuestra y juntamente mía.
1:13 Mas no quiero, hermanos, que ingnoréis que muchas veces me he propuesto ir á vosotros (empero hasta ahora he sido estorbado), para tener también entre vosotros algún fruto, como entre los demás Gentiles.
1:14 A Griegos y á bárbaros, á sabios y á no sabios soy deudor.
1:15 Así que, cuanto á mí, presto estoy á anunciar el evangelio también á vosotros que estáis en Roma.
1:16 Porque no me avergüenzo del evangelio: porque es potencia de Dios para salud á todo aquel que cree; al Judío primeramente y también al Griego.
1:17 Porque en Él la justicia de Dios se descubre de fe en fe; como está escrito: Mas el justo vivirá por la fe.
1:18 Porque manifiesta es la ira de Dios del cielo contra toda impiedad é injusticia de los hombres, que detienen la verdad con injusticia:
1:19 Porque lo que de Dios se conoce, á ellos es manifiesto; porque Dios se lo manifestó.
1:20 Porque las cosas invisibles de Él, su eterna potencia y divinidad, se echan de ver desde la creación del mundo, siendo entendidas por las cosas que son hechas; de modo que son inexcusables:
1:21 Porque habiendo conocido á Dios, no le glorificaron como á Dios, ni dieron gracias; antes se desvanecieron en sus discursos, y el necio corazón de ellos fué entenebrecido.
1:22 Diciéndose ser sabios, se hicieron fatuos,
1:23 Y trocaron la gloria del Dios incorruptible en semejanza de imagen de hombre corruptible, y de aves, y de animales de cuatro pies, y de serpientes.
1:24 Por lo cual también Dios los entregó á inmundicia, en las concupiscencias de sus corazones, de suerte que contaminaron sus cuerpos entre sí mismos:
1:25 Los cuales mudaron la verdad de Dios en mentira, honrando y sirviendo á las criaturas antes que al Criador, el cual es bendito por los siglos. Amén.
1:26 Por esto Dios los entregó á afectos vergonzosos; pues aun sus mujeres mudaron el natural uso en el uso que es contra naturaleza:
1:27 Y del mismo modo también los hombres, dejando el uso natural de las mujeres, se encendieron en sus concupiscencias los unos con los otros, cometiendo cosas nefandas hombres con hombres, y recibiendo en sí mismos la recompensa que convino á su extravío.
1:28 Y como á ellos no les pareció tener á Dios en su noticia, Dios los entregó á una mente depravada, para hacer lo que no conviene,
1:29 Estando atestados de toda iniquidad, de fornicación, de malicia, de avaricia, de maldad; llenos de envidia, de homicidios, de contiendas, de engaños, de malignidades;
1:30 Murmuradores, detractores, aborrecedores de Dios, injuriosos, soberbios, altivos, inventores de males, desobedientes á los padres,
1:31 Necios, desleales, sin afecto natural, implacables, sin misericordia:
1:32 Que habiendo entendido el juicio de Dios que los que hacen tales cosas son dignos de muerte, no sólo las hacen, más aún consienten á los que las hacen.
2:1 POR lo cual eres inexcusable, oh hombre, cualquiera que juzgas: porque en lo que juzgas á otro, te condenas á ti mismo; porque lo mismo haces, tú que juzgas.
2:2 Mas sabemos que el juicio de Dios es según verdad contra los que hacen tales cosas.
2:3 ¿Y piensas esto, oh hombre, que juzgas á los que hacen tales cosas, y haces las mismas, que tú escaparás del juicio de Dios.?
2:4 ¿O menosprecias las riquezas de su benignidad, y paciencia, y longanimidad, ignorando que su benignidad te guía á arrepentimiento?
2:5 Mas por tu dureza, y por tu corazón no arrepentido, atesoras para ti mismo ira para el día de la ira y de la manifestación del justo juicio de Dios;
2:6 El cual pagará á cada uno conforme á sus obras:
2:7 A los que perseverando en bien hacer, buscan gloria y honra e inmortalidad, la vida eterna.
2:8 Mas á los que son contenciosos, y no obedecen á la verdad, antes obedecen á la injusticia, enojo é ira;
2:9 Tribulación y angustia sobre toda persona humana que obra lo malo, el Judío primeramente, y también el Griego.
2:10 Mas gloria y honra y paz á cualquiera que obra el bien, al Judío primeramente, y también al Griego.
2:11 Porque no hay acepción de personas para con Dios.
2:12 Porque todos lo que sin ley pecaron, sin ley también perecerán; y todos los que en la ley pecaron, por la ley serán juzgados:
2:13 Porque no los oidores de la ley son justos para con Dios, mas los hacedores de la ley serán justificados.
2:14 Porque los Gentiles que no tienen ley, naturalmente haciendo lo que es de la ley, los tales, aunque no tengan ley, ellos son ley á sí mismos:
2:15 Mostrando la obra de la ley escrita en sus corazones, dando testimonio juntamente sus conciencias, y acusándose y también excusándose sus pensamientos unos con otros;
2:16 En el día que juzgará el Señor lo encubierto de los hombres, conforme á mi evangelio, por Jesucristo.
2:17 He aquí, tú tienes el sobrenombre de Judío, y estás reposado en la ley, y te glorías en Dios,
2:18 Y sabes su voluntad, y apruebas lo mejor, instruído por la ley;
2:19 Y confías que eres guía de los ciegos, luz de los que están en tinieblas,
2:20 Enseñador de los que no saben, maestro de niños, que tienes la forma de la ciencia y de la verdad en la ley:
2:21 Tú pues, que enseñas á otro, ¿no te enseñas á ti mismo? ¿Tú, que predicas que no se ha de hurtar, hurtas?
2:22 ¿Tú, que dices que no se ha de adulterar, adulteras? ¿Tú, que abominas los ídolos, cometes sacrilegio?
2:23 ¿Tú, que te jactas de la ley, con infracción de la ley deshonras á Dios?
2:24 Porque el nombre de Dios es blasfemado por causa de vosotros entre los Gentiles, como está escrito.
2:25 Porque la circuncisión en verdad aprovecha, si guardares la ley; mas si eres rebelde á la ley, tu circuncisión es hecha incircuncisión.
2:26 De manera que, si el incircunciso guardare las justicias de la ley, ¿no será tenida su incircuncisión por circuncisión?
2:27 Y lo que de su natural es incircunciso, guardando perfectamente la ley, te juzgará á ti, que con la letra y con la circuncisión eres rebelde á la ley.
2:28 Porque no es Judío el que lo es en manifiesto; ni la circuncisión es la que es en manifiesto en la carne:
2:29 Mas es Judío el que lo es en lo interior; y la circuncisión es la del corazón, en espíritu, no en letra; la alabanza del cual no es de los hombres, sino de Dios.
3:1 ¿QUÉ, pues, tiene más el Judío? ¿ó qué aprovecha la circuncisión?,
3:2 Mucho en todas maneras. Lo primero ciertamente, que la palabra de Dios les ha sido confiada.
3:3 ¿Pues qué si algunos de ellos han sido incrédulos? ¿la incredulidad de ellos habrá hecho vana la verdad de Dios?
3:4 En ninguna manera; antes bien sea Dios verdadero, mas todo hombre mentiroso; como está escrito: Para que seas justificado en tus dichos, Y venzas cuando de ti se juzgare.
3:5 Y si nuestra iniquidad encarece la justicia de Dios, ¿qué diremos? ¿Será injusto Dios que da castigo? (hablo como hombre.)
3:6 En ninguna manera: de otra suerte ¿cómo juzgaría Dios el mundo?
3:7 Empero si la verdad de Dios por mi mentira creció á gloria suya, ¿por qué aun así yo soy juzgado como pecador?
3:8 ¿Y por qué no decir (como somos blasfemados, y como algunos dicen que nosotros decimos): Hagamos males para que vengan bienes? la condenación de los cuales es justa.
3:9 ¿Qué pues? ¿Somos mejores que ellos? En ninguna manera: porque ya hemos acusado á Judíos y á Gentiles, que todos están debajo de pecado.
3:10 Como está escrito: No hay justo, ni aun uno;
3:11 No hay quien entienda, No hay quien busque á Dios;
3:12 Todos se apartaron, á una fueron hechos inútiles; No hay quien haga lo bueno, no hay ni aun uno:
3:13 Sepulcro abierto es su garganta; Con sus lenguas tratan engañosamente; Veneno de áspides está debajo de sus labios;
3:14 Cuya boca está llena de maledicencia y de amargura;
3:15 Sus pies son ligeros á derramar sangre;
3:16 Quebrantamiento y desventura hay en sus caminos;
3:17 Y camino de paz no conocieron:
3:18 No hay temor de Dios delante de sus ojos.
3:19 Empero sabemos que todo lo que la ley dice, á los que están en la ley lo dice, para que toda boca se tape, y que todo el mundo se sujete á Dios:
3:20 Porque por las obras de la ley ninguna carne se justificará delante de Él; porque por la ley es el conocimiento del pecado.
3:21 Mas ahora, sin la ley, la justicia de Dios se ha manifestado, testificada por la ley y por los profetas:
3:22 La justicia de Dios por la fe de Jesucristo, para todos los que creen en Él: porque no hay diferencia;
3:23 Por cuanto todos pecaron, y están destituídos de la gloria de Dios;
3:24 Siendo justificados gratuitamente por su gracia por la redención que es en Cristo Jesús;
3:25 Al cual Dios ha propuesto en propiciación por la fe en su sangre, para manifestación de su justicia, atento á haber pasado por alto, en su paciencia, los pecados pasados,
3:26 Con la mira de manifestar su justicia en este tiempo: para que Él sea el justo, y el que justifica al que es de la fe de Jesús.
3:27 ¿Dónde pues está la jactancia? Es excluída. ¿Por cuál ley? ¿de las obras? No; mas por la ley de la fe.
3:28 Así que, concluímos ser el hombre justificado por fe sin las obras de la ley.
3:29 ¿Es Dios solamente Dios de los Judíos? ¿No es también Dios de los Gentiles? Cierto, también de los Gentiles.
3:30 Porque uno es Dios, el cual justificará por la fe la circuncisión, y por medio de la fe la incircuncisión.
3:31 ¿Luego deshacemos la ley por la fe? En ninguna manera; antes establecemos la ley.
Proverbs
20:1 EL vino es escarnecedor, la cerveza alborotadora; Y cualquiera que por ello errare, no será sabio.
20:2 Como bramido de cachorro de león es el terror del rey: El que lo hace enfurecerse, peca contra su alma.
20:3 Honra es del hombre dejarse de contienda: Mas todo insensato se envolverá en ella.
20:4 El perezoso no ara á causa del invierno; Pedirá pues en la siega, y no hallará.
20:5 Como aguas profundas es el consejo en el corazón del hombre: Mas el hombre entendido lo alcanzará.
20:6 Muchos hombres publican cada uno su liberalidad: Mas hombre de verdad, ¿quién lo hallará?
20:7 El justo que camina en su integridad, Bienaventurados serán sus hijos después de él.
20:8 El rey que se sienta en el trono de juicio, Con su mirar disipa todo mal.
20:9 ¿Quién podrá decir: Yo he limpiado mi corazón, Limpio estoy de mi pecado?
20:10 Doble pesa y doble medida, Abominación son á Jehová ambas cosas.
20:11 Aun el muchacho es conocido por sus hechos, Si su obra fuere limpia y recta.
20:12 El oído que oye, y el ojo que ve, Ambas cosas ha igualmente hecho Jehová.
20:13 No ames el sueño, porque no te empobrezcas; Abre tus ojos, y te hartarás de pan.
20:14 El que compra dice: Malo es, malo es: Mas en apartándose, se alaba.
20:15 Hay oro y multitud de piedras preciosas: Mas los labios sabios son vaso precioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já, agradecemos por comentar em nosso blog.
Se quiser comentar sem efetuar login em algumas das contas sugeridas na caixa "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL" e apenas digite seu nome, assim é mais prático e mais rápido.