sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dever de orar pelas autoridades


Pelo Pastor Wagner Gaby

Além da obediência devida ao Estado, como um bom cidadão, o cristão tem o dever bíblico de orar pelas autoridades legalmente constituídas.

O grande apóstolo Paulo fez questão de lembrar a Timóteo sobre essa responsabilidade premente de cada cristão (1 Timóteo 2:1-5): "Admosto-te, pois antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem".

Devemos orar primeiramente para a salvação de todos os homens. Se os cristãos desejam realmente gozar da liberdade neste mundo, devem orar constantemente pelos governantes e por todos os que ocupam cargos de direção em nosso paós, nos Estados e nos Municípios, para que os mesmos preservem a paz e a ordem na sociedade.

Paulo deu instruções detalhadas a Tito (Tito 3:1-2): "Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra; Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens. Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros".

Tais instruções referem-se à correta conduta que os cristãos devem ter neste mundo, conduta essa, tanto em relação às autoridades públicas como em relação aos seus concidadãos.

Por outro lado, o cristão deve estar cônscio de suas responsabilidades cívicas e estar sempre pronto para participar de qualquer atividade cívica condigna.

A observação feita por Paulo a Tito fundava-se no motivo de que os cretenses possuíam fama de serem sediciosos, isto é, perturbadores da ordem pública, indisciplinados e rebeldes.

O cristão deve manter um padrão de conduta a altura de um cidadão exemplar, evitando a atacar quem quer que seja por intermédio de palavras ou atitudes. É oportuno lembrar as palavras do grande sábio Salomão (Provérbios 24:21-22): "Teme ao SENHOR, filho meu, e ao rei, e não te ponhas com os que buscam mudanças, Porque de repente se levantará a sua destruição, e a ruína de ambos, quem o sabe?".

Em Êxodo 22:28, também está escrito: "A Deus não amaldiçoarás, e o príncipe dentre o teu povo não maldirás". É dever de todo o cristão praticar a mansidão, consideração e respeito para com todos os homens.

No dia 15 deste mês de novembro, quando comemoramos o 122º aniversário da Proclamação dos Estados Unidos do Brasil, ocorrida em 15 de novembro de 1889, pelo Marechal Deodoro da Fonseca, devemos orar pela presidenta Dilma Roussef para que ela honre, de fato, o seu compromisso assumido em seu primeiro discurso de posse, quando enfatizou: "Zelarei pela mais ampla liberdade religiosa e de culto. Zelarei pela observação criteriosa e permanente dos direitos humanos e tão claramente consagrados em nossa Constituição".

"Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança." (Salmos 33:12)


Wagner Tadeu dos Santos Gaby é o Pastor Presidente da 
Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Curitiba.


Este estudo foi copiado do periódico Voz da Assembléia de Deus em Curitiba, Ano 17 - Nº 191

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já, agradecemos por comentar em nosso blog.
Se quiser comentar sem efetuar login em algumas das contas sugeridas na caixa "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL" e apenas digite seu nome, assim é mais prático e mais rápido.