sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A educação financeira e o “povo evangélico”



Por Paulo Cesar Cândido.

Ao falar deste tema tão comentado nos dias de hoje, devo colocar um parâmetro entre a “educação financeira e o povo evangélico”; ou seja, o instrumento de análise não se trata da fé do individuo, mas da necessidade de entender as razões e vantagens de estar com a vida financeira em equilíbrio.

Antes de tudo é importante observarmos que a palavra de Deus nos ensina a termos em nossas vidas a perfeita harmonia, e neste contexto também esta a “saúde financeira”. Deus nos deixou através do “Espírito Santo” o discernimento de nossas ações e as conseqüências delas geradas... "Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor." (Eclesiastes 7:12)

É bem verdade que sem “o dinheiro” não temos “nossa defesa” em muitas questões básicas em nossas vidas; é exatamente este o ponto central desta mensagem; e que para tal se faz necessário técnicas e conceitos onde existam formas para obtermos o sucesso em nossa defesa, ou seja, como seria possível obtermos nossas necessidades atendidas em relação as nossas contas e empreendimentos? "Para rir se fazem banquetes, e o vinho produz alegria, e por tudo o dinheiro responde." (Eclesiastes 10:19)

É verdade também que devemos ter cuidado para não fazermos desta necessidade um altar de adoração... Isso também Deus nos alerta através da sua palavra "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." (1 Timóteo 6:10)

Assim sendo é necessário que encontremos diferentes formas que nos auxiliem no ajuste e controles financeiros nas famílias; ou seja, é necessária uma metodologia de controle e acompanhamento das receitas e despesas geradas ao mês. Desta forma toda e qualquer natureza de aprendizado é possível, pois sem orientação e uma “educação financeira” de qualidade ao alcance das pessoas será difícil o tão sonhado “equilíbrio financeiro”.


Paulo Cesar Cândido é membro da 10ª Igreja do Evangelho Quadrangular em Curitiba-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já, agradecemos por comentar em nosso blog.
Se quiser comentar sem efetuar login em algumas das contas sugeridas na caixa "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL" e apenas digite seu nome, assim é mais prático e mais rápido.