segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Louvor da semana - 31/10/2011

O louvor desta semana é a canção "O Mar Se Abrirá" da Comunidade Evangélica de Maringá, sugestão da jovem Fernanda da Assembléia de Deus em Campo Magro-Sede.


O Mar Se Abrirá

Se de Ti me afastar
Por mim amor mostrarás
Abre minha visão pra Tuas obras eu ver
Quando eu não enxergar
Sei que me guiarás
Abre minha visão pra Tuas obras eu ver
Cristo dá-me visão pra Tuas obras eu ver

O mar se abrirá
Povos virão, ao ouvirem Tua voz
Tua glória será, todos verão
Teu querer se faça em nós

Toda dor passará
Mas teu amor ficará
Abre minha visão pra tuas obras eu ver
E eu então louvarei
Em Ti me deleitarei
Abre minha visão pra tuas obras eu ver
Cristo dá-me visão pra tuas obras eu ver

domingo, 30 de outubro de 2011

Amanhã celebra-se o Dia da Reforma Protestante

Amanhã, dia 31 de outubro, é considerado o Dia da Reforma Protestante, por ter sido em 31 de outubro de 1517 o dia em que Martinho Lutero afixou as suas Noventa e Cinco Teses à porta da igreja de Wittenberg, onde atacava as vendas de indulgências (o perdão dos pecados mediante pagamento) praticada pela Igreja Romana na época.

Neste dia queremos agradecer a Deus por estes acontecimentos históricos realizados por meio da coragem de verdadeiros servos de Deus que, à semelhança dos primeiros cristãos, não temeram a própria morte por amor ao Evangelho de Cristo a fim de não deixar que as portas do inferno prevalecessem contra a Igreja do Senhor.


Uma breve história da Reforma Protestante

Pré-reformadores
Nos Séculos XIV e XV, surgiram alguns movimentos esporádicos de protesto contra certos ensinos e práticas da Igreja Romana. Um deles foi encabeçado por João Wycliff (1325-1384), um sacerdote e professor da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Wycliff atacou as irregularidades do clero, as superstições (relíquias, peregrinações, veneração dos santos), bem como a transubstanciação (doutrina que afirma que o pão e o vinho se transformam literalmente no corpo e no sangue de Cristo), o purgatório (suposto lugar onde os pecados não capitais são expurgados até que a alma atinja a pureza ideal para chegar ao céu), as indulgências (perdão dos pecados mediante pagamento), o celibato clerical (proibição do casamento aos sacerdotes) e as pretensões papais. Seus seguidores, conhecidos como os Lollardos, tinham a Bíblia como norma de fé que todos devem ler e interpretar. João Huss (1372-1415), um sacerdote e professor da Universidade de Praga, na Boêmia, foi influenciado pelos escritos de Wycliff. Definia a igreja por uma vida semelhante à de Cristo, e não pelos sacramentos. Dizia que todos os eleitos são membros da igreja e que o seu cabeça é Cristo, não o papa. Insistia na autoridade suprema das Escrituras. Huss foi condenado à fogueira pelo Concílio de Constança. Seus seguidores foram muito perseguidos. Foram os precursores dos Irmãos Morávios, outro grupo protestante cujas raízes são anteriores à Reforma. Outro indivíduo incluído entre os pré-reformadores é Jerônimo Savonarola (1452-1498), um frade dominicano de Florença, na Itália, que pregou contra a imoralidade na sociedade e na Igreja, inclusive no papado. Governou a cidade por algum tempo, mas finalmente foi excomungado e enforcado como herege.

Abaixo gravuras de Savonarola, João Wycliff e João Huss:



O contexto social e religioso à época da Reforma
Havia muita violência, baixa expectativa de vida, profundos contrastes socioeconômicos e um crescente sentimento nacionalista. Havia também muita insatisfação, tanto dos governantes como do povo, em relação à Igreja, principalmente ao alto clero e a Roma. Na área espiritual, havia insegurança e ansiedade acerca da salvação em virtude de uma religiosidade baseada em obras, também chamada de religiosidade contábil ou “matemática da salvação” (débitos = pecados; créditos = boas obras). Foi bastante inusitado o episódio mais imediato que desencadeou o protesto de Lutero. Desde meados do Século XIV, cada novo líder do Sacro Império Romano era escolhido por um colégio eleitoral composto de quatro príncipes e três arcebispos. Em 1517, quando houve a eleição de um novo imperador, um dos três arcebispados eleitorais (o de Mainz ou Mogúncia) estava vago. Uma das famílias nobres que participavam desse processo, os Hohenzollern, resolveu tomar para si esse cargo e assim ter mais um voto no colégio eleitoral. Um jovem da família, Alberto, foi escolhido para ser o novo arcebispo, mas havia dois problemas: ele era leigo e não tinha a idade mínima exigida pela lei canônica para exercer esse ofício. O primeiro problema foi sanado com a sua rápida ordenação ao sacerdócio. Quanto ao impedimento da idade, era necessária uma autorização especial do papa, o que levou a um negócio altamente vantajoso para ambas as partes. A família nobre comprou a autorização do papa Leão X mediante um empréstimo feito junto aos banqueiros Fugger, de Augsburgo. E, ao mesmo tempo, o papa autorizou o novo arcebispo Alberto de Brandemburgo a fazer uma venda especial de indulgências, dividindo os rendimentos da seguinte maneira: parte serviria para o pagamento do empréstimo feito pela família e a outra parte iria para as obras da Catedral de São Pedro, em Roma. E assim foi feito. Tão logo foi instalado no seu cargo, Alberto encarregou o dominicano João Tetzel de fazer a venda das indulgências (o perdão das penas temporais do pecado). Quando Tetzel aproximou-se de Wittenberg, Lutero resolveu pronunciar-se sobre o assunto.

Martinho Lutero (1483-1546)
Martinho Lutero nasceu em 1483 na pequena cidade de Eisleben, na Turíngia, em um lar muito religioso. Seu pai trabalhava nas minas e a família tinha uma vida confortável. Inicialmente, o jovem pretendeu seguir a carreira jurídica, mas em 1505 defrontou-se com a morte em uma tempestade e resolveu abraçar a vida religiosa. Ingressou no mosteiro agostiniano de Erfurt, onde se dedicou a uma intensa busca da salvação. Em 1512, tornou-se professor da Universidade de Wittenberg, onde passou a ministrar cursos sobre vários livros da Bíblia, como Gálatas e Romanos. Isso lhe deu um novo entendimento acerca da “justiça de Deus”: ela não era simplesmente uma expressão da severidade de Deus, mas do seu amor que justifica o pecador mediante a fé em Jesus Cristo (Romanos 1:17). No dia 31 de outubro de 1517, diante da venda das indulgências por João Tetzel, Lutero afixou à porta da igreja de Wittenberg as suas Noventa e Cinco Teses, a maneira usual de convidar-se uma comunidade acadêmica para debater algum assunto. Logo, uma cópia das teses chegou às mãos do arcebispo, que as enviou a Roma. No ano seguinte, Lutero foi convocado para ir a Roma a fim de responder à acusação de heresia. Recusando-se a ir, foi entrevistado pelo cardeal Cajetano e manteve as suas posições. Em 1519, Lutero participou de um debate em Leipzig com o dominicano João Eck, no qual defendeu o pré-reformador João Huss e afirmou que os concílios e os papas podiam errar. Em 1520, a bula papal Exsurge Domine (do latim, significa “Levanta-te, Senhor”) deu-lhe sessenta dias para retratar-se ou ser excomungado. Os estudantes e professores da universidade queimaram a bula e um exemplar da lei canônica em praça pública. Nesse mesmo ano, Lutero escreveu várias obras importantes, especialmente três: "À Nobreza Cristã da Nação Alemã", "O Cativeiro Babilônico da Igreja" e "A Liberdade do Cristão". Isso lhe deu notoriedade imediata em toda a Europa e aumentou a sua popularidade na Alemanha. No início de 1521, foi publicada a bula de excomunhão, Decet Pontificem Romanum (do latim, significa "beneficia o Pontífice Romano"). Nesse ano, Lutero compareceu a uma reunião do parlamento, a Dieta de Worms, onde reafirmou as suas idéias. Foi promulgado contra ele o Edito de Worms, que o levou a refugiar-se no castelo de Wartburgo, sob a proteção do príncipe-eleitor da Saxônia, Frederico, o Sábio. Ali, Lutero começou a produzir uma obra-prima da literatura alemã, a sua tradução das Escrituras.

Abaixo, uma gravura de Martinho Lutero e o poster do filme lançado em 2003 que conta a vida deste reformador de uma maneira bastante fiel à história.



A Reforma na Alemanha
A partir de então, a reforma luterana difundiu-se rapidamente no Sacro Império, sendo abraçada por vários principados alemães. Isso levou a dificuldades crescentes com os principados católicos, com o novo imperador Carlos V (1519-1556) e com o parlamento (Dieta). Na Dieta de 1526, houve uma atitude de tolerância para com os luteranos, mas em 1529 a Dieta de Spira reverteu essa política conciliadora. Diante disso, os líderes luteranos fizeram um protesto formal que deu origem ao nome histórico “protestantes”. No ano seguinte, o auxiliar e eventual sucessor de Lutero, Filipe Melanchton (1497-1560), apresentou ao imperador Carlos V a Confissão de Augsburgo, um importante documento que definia em 21 artigos a doutrina luterana e indicava sete erros que Lutero via na Igreja Romana. Os problemas político-religiosos levaram a um período de guerras entre católicos e protestantes (1546-1555), que terminaram com um tratado, a Paz de Augsburgo. O luteranismo também se difundiu em outras partes da Europa, principalmente nos países nórdicos, surgindo igrejas nacionais luteranas na Suécia (1527), Dinamarca (1537), Noruega (1539) e Islândia (1554). Lutero e os demais reformadores defenderam alguns princípios básicos que viriam a caracterizar as convicções e práticas protestantes: sola Scriptura, solo Christo, sola gratia, sola fides, soli Deo gloria. Outro princípio aceito por todos foi o do sacerdócio universal dos fiéis.

Os cinco "solas" da Reforma Protestante de 1517

Sola fide ("somente a fé")
Também conhecida, historicamente, como Doutrina da justificação pela Fé, é a Doutrina que distingue denominações Protestantes da Igreja Católica Romana, Igreja Ortodoxa e outras.

Sola scriptura ("somente  a Escritura") 
Segundo a Reforma (século XVI) é o principio no qual a Bíblia tem primazia ante à Tradição legada pelo magistério quando os princípios doutrinários entre estas e aquelas forem conflitantes. Na Reforma, não se rejeita a Tradição, ela continua a ser usada como legitimadora para qualquer assunto omitido pela Bíblia. 

Solo Christo ("somente Cristo")
É um dos cinco solas propostos pelos reformistas para resumir as crenças fundamentais do Cristianismo. Esta expressão latina refere-se ao termo: "salvação somente por Cristo". 

Sola gratia ("somente a graça") é diferente de Sola fide porque fé é considerado isoladamente, que só pode ser concedida gratuitamente por Deus a quem Lhe apraz. Esta doutrina está especialmente ligada ao Calvinismo (ramo protestante iniciado pelo suíço João Calvino), à eleição incondicional, à predestinação decretiva e ao monergismo (conceito teológico que diz que a salvação e a santificação do convertido advém inteiramente de Deus). 

Soli Deo gloria ("Glória somente a Deus")
É o princípio segundo o qual toda a glória é devida a Deus por si só, uma vez que salvação é efetuada exclusivamente através de sua vontade e ação. Não só o dom da expiação de Jesus na cruz, mas também o dom da fé, criada no coração do crente pelo Espírito Santo.


“Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não das obras, para que ninguém se glorie.” (Ef.2:8-9).

“Não por obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante a lavagem da regeneração e da renovação pelo Espírito Santo.” (Tt.3:5).

“Sabemos que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, Também temos crido em Jesus Cristo pra sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei, porque pelas obras da lei ninguém será justificado.” (Gl.2:16).

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A educação financeira e o “povo evangélico”



Por Paulo Cesar Cândido.

Ao falar deste tema tão comentado nos dias de hoje, devo colocar um parâmetro entre a “educação financeira e o povo evangélico”; ou seja, o instrumento de análise não se trata da fé do individuo, mas da necessidade de entender as razões e vantagens de estar com a vida financeira em equilíbrio.

Antes de tudo é importante observarmos que a palavra de Deus nos ensina a termos em nossas vidas a perfeita harmonia, e neste contexto também esta a “saúde financeira”. Deus nos deixou através do “Espírito Santo” o discernimento de nossas ações e as conseqüências delas geradas... "Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor." (Eclesiastes 7:12)

É bem verdade que sem “o dinheiro” não temos “nossa defesa” em muitas questões básicas em nossas vidas; é exatamente este o ponto central desta mensagem; e que para tal se faz necessário técnicas e conceitos onde existam formas para obtermos o sucesso em nossa defesa, ou seja, como seria possível obtermos nossas necessidades atendidas em relação as nossas contas e empreendimentos? "Para rir se fazem banquetes, e o vinho produz alegria, e por tudo o dinheiro responde." (Eclesiastes 10:19)

É verdade também que devemos ter cuidado para não fazermos desta necessidade um altar de adoração... Isso também Deus nos alerta através da sua palavra "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." (1 Timóteo 6:10)

Assim sendo é necessário que encontremos diferentes formas que nos auxiliem no ajuste e controles financeiros nas famílias; ou seja, é necessária uma metodologia de controle e acompanhamento das receitas e despesas geradas ao mês. Desta forma toda e qualquer natureza de aprendizado é possível, pois sem orientação e uma “educação financeira” de qualidade ao alcance das pessoas será difícil o tão sonhado “equilíbrio financeiro”.


Paulo Cesar Cândido é membro da 10ª Igreja do Evangelho Quadrangular em Curitiba-PR.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Culto das crianças - 22/10/2011

No último sábado, dia 22 de outubro, foi realizado um abençoado culto na direção do Departamento Infantil, onde as crianças estiveram louvando a Deus, e esteve trazendo a Palavra do Senhor o irmão Marco Polidoro, da congregação do Jardim Califórnia.


Durante este culto foi apresentada uma peça intitulada "O que é aquilo", gravada no vídeo abaixo:


O tema desta peça, baseado no vídeo abaixo, ensina às crianças, e também aos adultos, a aprenderem a respeitar seus pais e terem com eles o mesmo carinho e paciência que estes tiveram e sempre terão por seus filhos. Também ensina aos pais e mães que devem ter por seus filhos o devido respeito e carinho ao acompanhar seu crescimento e aprendizado.


"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." (Efésios 6:1-4)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Até onde vai o egoísmo e o descaso para com o próximo?

Menina atropelada duas vezes e não socorrida morre no hospital na China


Uma chinesa de dois anos atropelada por dois veículos e ignorada por quem passava pelo local na semana passada morreu no hospital na última sexta-feira dia 21 de outubro, informou a mídia estatal da China.

O caso provocou indignação pública sobre o que muitos descreveram como o torpor moral da sociedade.

Os dois motoristas que atropelaram a menina foram presos, mas usuários da Internet lotaram microblogs, censurando a apatia das pessoas que deixaram a garota morrer, depois que imagens do incidente captadas por uma câmera de segurança foram postas na rede.

Wang Yue teve morte cerebral mais de uma semana depois do acidente em Foshan, na província de Guangdon, no sul do país, disse a agência de notícias Xinhua.

"O hospital fez o possível para salvá-la. Mas seus ferimentos eram graves demais e o tratamento não deu resultado", disse Su Lei, diretor da unidade de tratamento intensivo do Hospital Militar de Guangzhou.

O vídeo, de 13 de outubro, transmitido por um canal de televisão, mostra a menina sendo atropelada por uma van, cujo motorista vai embora e a deixa sangrando na rua estreita. Várias pessoas passam pelo local nos sete minutos seguintes, a pé ou em bicicletas, e a criança é atropelada por um segundo veículo. Só então uma mulher puxa a menina para o lado da rua antes que a mãe dela, uma trabalhadora migrante, entre em cena.

Segundo a Xinhua, o pai da menina recebeu mais de 270.000 yuan (US$ 42.280) para ajudar a pagar o tratamento médico de Wang em doações de chineses do mundo todo.

A notícia acima foi retirada do endereço http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/atropelamento-de-menina-e-falta-de-socorro-chocam-a-china.html . O vídeo está disponível no Youtube e as cenas são bem fortes e lamentáveis: http://www.youtube.com/watch?v=wKR0_4lqg_A .

Isso aconteceu na China, mas infelizmente também ocorrem fatos semelhantes em todas as partes do mundo onde vemos através disso que a humanidade está se tornando cada vez mais corrompida, egoísta, sem amor para com o próximo.

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (2 Timóteo 3:1-5)

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Louvor da semana - 24/10/2011

O louvor desta semana é outra canção internacional, da banda Hillsong, a música Hosanna, sugestão da jovem Débora.


Hosanna

I see the King of glory
Coming on the clouds with fire
The whole earth shakes, the whole earth shakes
I see His love and mercy
Washing over all our sin
The people sing, the people sing

(Chorus)
Hosanna, Hosanna
Hosanna in the highest

I see a generation
Rising up to take their place
With selfless faith, with selfless faith
I see a near revival
Stirring as we pray and seek
We're on our knees, we're on our knees

(Chorus)

Heal my heart and make it clean
Open up my eyes to the things unseen
Show me how to love like You have loved me
Break my heart for what breaks Yours
Everything I am for Your kingdom's cause
As I walk from earth into eternity

(Chorus)
Hosana

Eu vejo o Rei da glória
Vindo sobre as nuvens com fogo
E a terra toda treme, e a terra toda treme
Eu vejo Seu amor e misericórdia
Lavando todo o nosso pecado
E as pessoas cantam, e as pessoas cantam

(Refrão)
Hosana, Hosana
Hosana nas alturas

Eu vejo uma geração
Erguendo-se para conquistar o lugar
Com fé altruísta, com fé altruísta
Eu vejo um avivamento próximo
Se levantando enquanto oramos e buscamos
Estamos de joelhos, estamos de joelhos

(Refrão)

Cura meu coração e torna-o limpo
Abre os meus olhos para as coisas invisíveis
Mostra-me como amar como Tu me amaste
Quebre meu coração com o que quebra o Teu
Tudo o que eu sou é pela causa do Teu reino
Enquanto eu caminho da terra para a eternidade

(Refrão)

sábado, 22 de outubro de 2011

Dia da Bíblia de 2011 será em 11 de dezembro



Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP). 

E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. 

Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

O texto acima também está disponível no endereço: http://www.diadabiblia.org.br/historia_dia_biblia.asp

Face ao dia da Bíblia, que neste ano será no dia 11 de dezembro, em breve estaremos colocando aqui no blog um desafio para você realizar juntamente conosco: ler toda a Bíblia em um ano. 

Aguarde e desde já coloque em seu coração o propósito de participar. O maior abençoado será você mesmo ao aprender mais da Palavra de Deus

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho." (Salmos 119:105)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Há espaço em tua cavalgadura?


Por Dra. Paula Bernardo.

“Mas um Samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão. E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a tua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.”  (Lc 10: 33-34)

Queridas irmãs em Cristo, temos vivido dias muito corridos. Muitas de nós possuem dupla jornada: trabalhamos fora para auxiliar nas despesas da família e também cuidamos dos afazeres domésticos, dentro do nosso Lar.

Além de toda esta responsabilidade, temos ainda que nos preocupar com o bem-estar de nossos filhos, maridos e zelar de nossa vida espiritual e compromissos com a Igreja Entretanto, a Bíblia nos mostra o exemplo de um homem, na parábola do “Bom Samaritano” que estava em viagem, cuidando de seus problemas pessoais, mas que se deparou com alguém em seu caminho que estava com um sério problema: havia caído nas mãos de salteadores que o despojaram, o espancaram, deixando-o meio morto.

 No contexto registrado nas Escrituras, vemos que outros passaram por este mesmo caminho e viram que esta pessoa necessitava de ajuda, entre eles um sacerdote e um levita. Todavia, ambos preferiram passar de largo e ignorar o ocorrido, a estender a tua mão ao problema alheio. A mesma atitude acontece conosco, afinal durante a nossa jornada diária surgem “pessoas doentes”, “paralíticos espirituais”, “seres humanos saqueados pelo inimigo” e Jesus lhe pergunta neste dia: Há espaço em tua cavalgadura?

Assim como o Bom Samaritano, o que Deus deseja de suas verdadeiras servas é a verdadeira demonstração do seu amor, através de nossas atitudes em abrir espaço em nosso cotidiano, em nossas vidas para socorrer aqueles que estão necessitando.

Talvez nos sintamos incapazes, em diversas ocasiões, porém notamos que a ajuda do Samaritano foi na medida de suas possibilidades: aplicou-lhe azeite e vinho nas feridas, o colocou sobre a tua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. Se você deseja desfrutar das bênçãos dos céus sobre a tua vida, procure identificar as situações em que o Senhor te prepara, para que você possa amar o teu próximo como a ti mesmo e deixar que Ele te use de uma maneira preciosa para o Reino de Deus.

 Não hesite em fazer o bem, sem olhar há quem. Pratique o maior exemplo de Jesus: O Amor! Agindo deste modo, o Senhor também te abençoará, pois Ele é Justo e certamente te dará oportunidade de colher os frutos gerados da semente que você mesma plantou com suas ações.

Que Deus as abençoe grandemente.


Dra Paula Bernardo, advogada e pregadora
da palavra de Deus. 
Membro da Assembléia de Deus em Campinas-SP.
www.drapaulabernardo.com.br

Este estudo bíblico também está disponível nos endereços:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Certificados aos novos membros

No último sábado, durante o culto de Santa Ceia, foram entregues as fotos e os certificados de Batismo aos novos membros que foram batizados no último dia 25 de setembro (Clique aqui para ver o post sobre o Batismo do dia 25/09/2011)

Parabéns aos novos membros, que Deus vos abençoe a cada dia para que, juntos, aguardemos pelo grande dia da vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, guardando firmemente a fé que uma vez nos foi dada.


"Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações." (2 Coríntios 1:21-22)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Louvor da semana - 17/10/2011

O louvor desta semana é a canção "Família" de Regis Danese, sugestão do nosso Pastor.


Familia

Te agradeço pela minha família
E por tua presença no meu lar
Te agradeço pelo pão de cada dia
Que o Senhor nunca deixou faltar.

Te agradeço pela nossa harmonia
Só em ti Senhor podemos confiar
Já te agradeço pelas tuas maravilhas
E os milagres que ainda há de operar.

A minha família é bênção do Senhor
Me ensina a tratar minha família com amor
Edifica minha casa para o teu louvor
A minha família é um presente do Senhor.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um coração que obedece


Por Dra. Paula Bernardo.

Desde a Criação do mundo, observamos que Deus sempre desejou ter comunhão com o ser humano. Buscando um relacionamento íntimo que lhe agradasse, podemos observar nas Escrituras que no Livro de Atos, no capítulo 3, versículo 22, o Senhor disse: “Achei Davi...homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”.

Esta afirmação feita por Deus, faz gerar dentro de nós reflexões, tais como: O que nosso Senhor encontrou em Davi, a ponto de dizer que ele era um homem segundo o seu coração? Somos servos segundo o coração de Deus?

Dentro da Bíblia Sagrada encontramos que uma das atitudes que Deus mais se agrada é a Obediência. Quando nos reportamos ao Antigo Testamento, lembramos que o povo de Israel clamou ao Senhor por um Rei e Deus lhes deu, durante 40 anos, o Rei Saul.

Entretanto, Deus o reprovou, tendo em vista que ele não obedecia as instruções divinas. No I Livro de Samuel, o Rei Saul foi citado como um homem que, em diversas ocasiões ultrapassava os limites que Deus fixara para ele.

Atualmente, o Senhor está em busca de homens e mulheres que possuam corações que lhe obedeçam e que estejam dispostos a fazer a sua vontade. Deus constatou que Davi desejava obedecê-lo, serví-lo, cumprindo sua vontade, já que sempre reconheceu o Senhor como o centro da sua vida.

Contrariando os propósitos de Deus, já o Rei Saul buscava servir a si mesmo, tomando atitudes a seu modo, apenas se importando com atos exteriores de sacrifício, uma vez que possuía um coração centrado nele mesmo e sua natureza carnal sempre falava mais alto.

Por mais que sejamos servos, muitas vezes desobedecemos a Deus e tomamos atitudes que não lhe agradam. Todavia, como exemplo bíblico, temos que embora Davi não obedecesse ao Senhor em todos os momentos, sempre tinha o que era mais importante: Um coração segundo a vontade de Deus.

No tocante ao caráter do Rei Davi, ainda encontramos uma declaração da total dependência que ele possuía de Deus quando assim reconhece no Salmo 27, versículo 1: “O Senhor é a fortaleza da minha vida”, por mais que ele fosse famoso por ser guerreiro e por sua coragem física.

Atualmente, o Senhor ainda está em busca de homens e mulheres que Obedeçam e façam a sua vontade!

Estas atitudes apenas poderão ser conquistadas em nosso coração, quando o nivelarmos conforme os parâmetros bíblicos, das quais destacaremos apenas três a seguir:

•  Guardar o nosso coração, pois dele procedem as fontes da vida, conforme Provérbios 4:23.

• Fazer o que é correto, orando, vigiando sempre, de acordo com provérbios 3: 6 que assim nos traz: “Reconhece-o em todos os teu caminhos e Ele endireitará as suas veredas”.

•  Abandonar o pecado e prosseguir para o alvo, como nos encoraja o apóstolo Paulo em Filipenses 3:13 e 14, que assim nos adverte: “Esquecendo-me das coisas que para trás ficaram e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus”.

Não podemos deixar de fazer a vontade de Deus em nossas vidas. Que possamos entregar nosso coração nas mãos de Deus, nos mantendo aos pés da cruz de Jesus, tendo acima de tudo a convicção de que no momento em que desejamos o que Deus deseja e nos humilhamos debaixo de suas potentes mãos, passamos a ser um filho segundo o coração de Deus.

Agindo desta maneira, tomamos posse da promessa que ele nos deixou quando disse assim: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia N’Ele e o mais Ele fará” ( Salmo 37:5).


Dra Paula Bernardo, advogada e pregadora da palavra de Deus. 
Membro da Assembléia de Deus em Campinas-SP.
www.drapaulabernardo.com.br

Este estudo bíblico também está disponível nos endereços:

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Confraternização das Crianças

Ontem, Dia das Crianças o Departamento Infantil organizou uma confraternização com as crianças onde houve brincadeiras, maratona, muita alegria e louvores a Deus.

Somos muito agradecidos a Deus pelas nossas crianças, às quais Jesus tem abençoado de maneira grandiosa, e também agradecemos ao Departamento Infantil que tem se dedicado a ensinar estes pequeninos a louvar ao Senhor e a viver sob os ensinamentos da Bíblia. 

Conhecemos muitos testemunhos de famílias que vieram a Cristo através da perseverança de seus filhos em estarem na presença do Senhor e isso é motivo de rendermos infinitas graças a Deus.




"E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?" (Mateus 21:16)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Oremos pelas nossas crianças


A tirinha acima é uma brincadeira que serve para alertar sobre o risco que corremos de nos distanciarmos dos nossos filhos causado não só pela nossa correria do dia a dia, mas também pelo mundo altamente tecnológico no qual nossas crianças estão crescendo.

A evolução dos meios de comunicação acontece com o objetivo de facilitar nossas vidas e observamos que há pouco tempo atrás quase ninguém imaginava que a Internet seria tão popular e quase que indispensável em nossas vidas. No entanto, da mesma forma que temos que tomar cuidado com os livros que nossos filhos leem ou o que eles assistem na TV ou ainda com as pessoas com quem elas convivem, temos que ter o devido cuidado com o que eles acompanham na Internet ou com quem eles se relacionam nas redes sociais. E isso tudo sem deixar de conviver com nossos filhos, conversar com eles, mostrar a eles que os amamos e que somos, além de seus pais, seus grandes amigos, senão eles com certeza preferirão passar seu tempo de maneira excessiva à frente da TV, da Internet, com más companhias ou até mesmo atrás das drogas.

E, pensando não somente no bem-estar moral e social de nossa família, mas principalmente no crescimento espiritual de nossas crianças, queremos aqui alertar que, assim como a programação da TV insiste em transmitir programas nenhum pouco edificantes, como exemplo do próprio dia de hoje, Dia das Crianças, os desenhos estão adiantando temas relacionados ao Dia das Bruxas (que será só no dia 31/10). Mas que tal procurar alguma coisa sobre temas, não necessariamente bíblicos, mas que pelo menos exaltassem valores como a amizade e o altruísmo, será que conseguiríamos encontrar facilmente?

Se satanás não perde tempo em usar os meios de comunicação para transmitir seus maus ensinos e ao mesmo tempo distanciar os pais dos filhos, os cristãos têm que colocar suas vidas e suas famílias diante do altar para pedir a graça do Senhor de modo a conseguir lutar contra tudo isso e ensinar seus filhos que Jesus é o único e verdadeiro caminho, verdade e vida (João 14:6).

Neste Dia 12 de outubro, oremos pelas nossas crianças, para que elas possam, assim como Jesus, crescer em estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lucas 2:52), mas que também possamos orar pelos pais, para que peçam sabedoria da parte de Deus a fim de educar seus filhos na presença do Senhor.

"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22:6)

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pedro 5:8)

Oremos pelo nosso Brasil



"Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás." (Lucas 4:8)

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6)

"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra." (Mateus 28:18)

"Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém." (Judas 1:25)

"Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos." (Efésios 1:20-23)

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4:12)

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (1 Timóteo 2:5)

"Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas." (Hebreus 8:6)

"E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel." (Hebreus 12:24)

"A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém." (1 Pedro 5:11)

"Portanto, grandioso és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos." (2 Samuel 7:22)

"SENHOR, ninguém há como tu, e não há Deus fora de ti, segundo tudo quanto ouvimos com os nossos ouvidos." (1 Crônicas 17:20)

"Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis." (2 Coríntios 11:4)

"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." (Gálatas 1:8)

Neste dia 12 de outubro, oremos pelo nosso Brasil.

Ação de Graças pelo Congresso do Círculo de Oração

Segunda-feira tivemos o culto de Ação de Graças pelo 1º Congresso do Círculo de Oração em nossa congregação onde a igreja esteve glorificando a Deus em gratidão pelos dias abençoados que nos proporcionou durante este evento.


Nesse dia tivemos a cooperação do Coral do Círculo de Oração da congregação do Sol Nascente e quem trouxe a Palavra do Senhor foi a irmã Giovana da cidade de Colombo.


Nosso Círculo de Oração, juntamente com toda a igreja, agradecem a Deus por estes dias maravilhosos de Congresso e também a todos que estiveram nos visitando e cooperando conosco, que o Senhor possa lhes retribuir com bênçãos dos Céus.

"Porquanto os vossos olhos são os que viram toda a grande obra que fez o SENHOR." (Deuteronômio 11:7)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Louvor da semana - 10/10/2011

Iniciando a série de posts "Louvor da Semana", começamos com um louvor internacional, sugestão da irmã Juliana, é a canção "Creeré" da dupla Tercer Cielo.


Creeré

Creeré, creeré...
Creeré, creeré, creeré oh...
Oh, oh...Ah!

Cuando sientas desmayar
Y que ya no hay fuerzas para continuar
Has pensado abandonar
Ese sueño, ese anhelo que en tu alma está

La mente dice no, nada puedes hacer
Pero tu corazón no para de creer
Y la montaña, se encuentra frente a ti
Mas yo sé que la cruz harás si lo puedes creer

Creeré, creeré, creeré oh...
Oh, oh...Ah!

Cuando parezca como si no puedas pelear más
Y se ve como si el camino llegó a su final
Cuando nadie en ti crea, cuando te cierren las puertas
Por favor no te detengas porque debes continuar

La esperanza te hará mirar más allá
Y la fe te dará fuerza de creer que vencerás
Ahora es tiempo de avanzar y del pasado olvidar
Y celebrar lo que vendrá, juntos cantar

Creeré, creeré, creeré oh...
Oh, oh...Ah!

Y las palabras que vendrán intentando apagar
El fuego que hay en ti, las debes olvidar
Y el viento soplará pero no te detendrás
Si DIOS está a tu lado, tú tienes todo lo necesario
Para levantarte y creer

Creeré, creeré, creeré oh...
Oh oh...
Creeré, creeré, creeré oh...
Yo creeré

Y al final todo saldrá bien, yo lo sé, yo lo sé
Yo creo sí, en mi futuro
Porque DIOS es el que nos da las fuerzas
Confía, confía, confía, confía, confía, confía
Canta conmigo sí
Sé que llegará, yo creo sí, yo creo sí

Creeré, yo creeré
Crerei

Crerei, Crerei...
Crerei, Crerei, Crerei, oh...
Oh, oh... Ah!

Quando sentes que vai desmaiar
E que já não há forças pra continuar
Pensou em abandonar
Esse sonho, essa vontade que está em tua alma

A mente diz que não, nada podes fazer
Mas teu coração não para de crer
E a montanha está à sua frente
Mas eu sei que a cruz vai fazer, sim, podes crer

Crerei, crerei, crerei, oh...
Oh... oh... Ah!

Quando parece que não pode mais lutar
E vê que seu caminho chegou ao final
Quando ninguém crê em ti, quando as portas se fecham
Por favor não te detenhas, porque deves continuar

A esperança te fará ver mais além
E a fé te dará força para crer que vencerás
Agora é tempo de avançar e do passado esquecer
E celebrar o que virá, juntos cantar

Crerei, crerei, crerei, oh...
Oh... oh... Ah!

E as palavras que virão tentando apagar
O fogo que há em você, deves esquecer
E o vento soprará, mas não te deterá
Se Deus está ao teu lado, você tem o necessário
Para levantar e crer

Crerei, crerei, crerei, oh...
Oh, oh....
Crerei, crerei, crerei, oh...
Eu crerei

E no final tudo sairá bem, eu sei, eu sei
Eu creio, sim, no meu futuro
Porque Deus é o que nos dá forças
Confie, Confie, Confie, Confie, Confie, Confie
Cante comigo sim
Sei que chegará, eu creio sim, eu creio sim

Crerei, eu crerei

2º e 3º dia do Congresso do Círculo de Oração

O 2º e 3º dia do Congresso do Círculo de Oração foi uma verdadeira bênção de Deus, pois o Senhor se fez presente operando de maneira grandiosa na vida de todos e cremos que há também grande festa no Céu porque no sábado houve 3 pessoas e no domingo 4 pessoas entre os que se reconciliaram e aceitaram a Jesus com seu Salvador.


E a missionária Paula, de Campinas, esteve pregando a Palavra nestes dois dias e o Senhor operou de uma forma maravilhosa. Somos muito gratos pela presença da irmã durante estes três dias e desejamos que Deus a abençoe a cada dia mais na obra do Senhor. Em breve estaremos publicando aqui no blog alguns estudos bíblicos de sua autoria.


"Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor." (1 Coríntios 1:9)

sábado, 8 de outubro de 2011

Abertura do Congresso do Círculo de Oração

Ontem ocorreu o culto de abertura do nosso 1º Congresso do Círculo de Oração, sob o tema "Mulheres em busca de um milagre" baseado em João 11:3.


O Coral do Círculo de Oração apresentou seus louvores a Deus:


Contamos com a presença de vários visitantes que nos alegraram com a sua presença e com a participação especial do Cooperador Anderson do Santa Quitéria e do Coral do Círculo de Oração da congregação de Vila Sandra, que estiveram louvando ao Senhor:


E a pregadora Paula, vinda da cidade de Campinas, trouxe a Palavra do Senhor. Ela também estará pregando nos cultos de hoje e amanhã.


Estamos muito gratos a Deus por este culto onde o Senhor abençoou grandiosamente e houve uma vida aceitando a Jesus como seu Salvador.

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis." (Provérbios 31:10)